[dúvida] - superquadrado, subquadrado…
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esse subquadrado e superquadrado é o lance do r/l…
motores com r/l abaixo de 0,300 são bons pra giro alto, os acima de 0,300 são ruins de giro.
em se tratando de ap os 1.6 1.7 1.8, 1.9 e 2.0(bloco alto - golf) ficam com r/l abaixo ou exatamente nos 0,300...
os 2.0 bloco baixo ficam com r/l um pouco acima.
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r/l é uma coisa, super/sub/quadrado é outra.
r/l é a relação entra curso e tamanho de biela.
super/sub/quadrado é a relação entre diâmetro e curso
dudles, turbo girador, vc podia tentar pegar um vira de 80mm dos motores 1.5 com pistão de 82mm. ou mesmo um 1.8 original, mas não vai girar tanto…
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na verdade, super / ou sub é so uma uma forma do desenho do motor…
r/l é mais para vibrações, e nesse caso, nao esta diretamente ligada ao super / subquadrado... pois o motor pode ser subquadrado e ter bielas muito longas, assim mantendo poucas vibrações em alta rpm...
mas outro fato é a cabacidade de bombeamento do cilindro, nao adianta vc ter um motor subquabrado com r/l boa pra girar, pois acima de um valor teorico (20m / segundo) a capacidade de bombemento do motor fica prejudicado.... ele vai girar, mas sem ganho expressivo...
logo, um motor superquadrado, tem vantagem, alem de poder utilizar uma biela menor pra manter uma r/l otima e uma capacidade de bombeamento bem maior em altos rpm, precisando de mais rpm pra chegar nesses teoricos 20m/s
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meu conselho…. esquece turbo girador... girar alto é coisa para motor aspro.
turbo é já a vantagem de não ter as cargas inerciais dos aspro, pois gira bem menos.....
turbo girador é coisa de competição e não para a rua. se quiser turbo girador tem que forjar tudo, e com parafusos de biela top.
com peças originais, sem chance. não há r/l ou relação diâmetro / curso que faça mágica na resistência dos materiais.
relação r/l é uma coisa bem diferente de quadrado e superquadrado e afins. o 1° depende do comprimento da biela, o segundo não.
motor girador tem que ter virabrequim de pouco curso…. por exemplo os f-1 tem cerca de 34mm de curso do virabrequim.
abraço
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se usar um pistão 86mm no vira original do 1.8 vai ficar quase quadrado ( 86,2x86 ) mas a parede do bloco vai fcar muito fina, não é quando ao vira dos 1.5 é dos md é ele serve no ap ?
o vira é do md mesmo, e que eu saiba serve sem adaptações no ap.
nessa config que vc falou fica mto fina mesmo… vira de 1.8 com pistão de monza 1.8 fica bão, o guswrc usa essa receita...
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girador q eu falo é fazer um ap 1.8 bater nas 7500 rpm… pq eu li em algum lugar q ap flutua válvula acima de 7 mil, e uma vez dirigi um gol g3 2.0 com comando 272º que nas 1as marchas lambia a escala do conta girosa mto rápido mas nas marchas mais altas ( 4a e tals ) ele meio q morria acima de 5 mil e poucos rpm...
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flutuação de válvula vc contorna com molas mais duras. molas de fiat.
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flutuacao de valvulas se contorna utilizando molas de valvulas especiais, mais duras e feitas para aquele motor.
e nao molas de fiat que precisa cortar e ainda corre risco de encostar os elos.
muita gente usa, mas esta longe de ser o ideal.
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este negócio de flutuar válvulas a x rpm não tem como dizer…. depende do comando também.
depois que inventaram internet, todo mundo virou preparador com larga experiência. soluções milagrosas aparecem com peças originais...... a gambiatech nunca foi tão utilizada.
se quer 7500rpm com turbo, considerando um virabrequim de 1.8, lembre-se sempre que a velocidade média dos pistões está muito alta (21,5m/s), a lubrificação vai sofrer muito (e não é só usar óleo de motor diesel que fica bom ), as cargas inerciais aumentam ao quadrado da rpm ( a 7500 serão o dobro do que a 6500).
será que não seria mais produtivo usar maior pressão no turbo e girar 6000? será que vale a pena perder cilindrada usando virabrequim de 1.5 por 1000rpm a mais?
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eu lí q tomei sufoco de vti q é + de 5 segundos + lento q meu vts….....e foi vc q escreveu.
tem gente q escreve cada coisa
eu te conheço pessoalmente, sei q vc é brincalhão, falei brincando pq fotografei vc na grama quando o vti tava trás de vc, se vc não aceitou a brincadeira, me desculpe. e isso não foi nem aqui.
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eu te conheço pessoalmente, sei q vc é brincalhão, falei brincando pq fotografei vc na grama quando o vti tava trás de vc, se vc não aceitou a brincadeira, me desculpe. e isso não foi nem aqui.
ultrapassei ele na curva e perdí a tomada/entrada perfeita, espalhei jogando as rodas na grama….......coisa normal de td
nem tudo q lemos é a realidade, não esquenta c isso.......percebí q houve psa x honda no seu comentário.
o recordista fwd agora é vts.
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ultrapassei ele na curva e perdí a tomada/entrada perfeita, espalhei jogando as rodas na grama….......coisa normal de td
nem tudo q lemos é a realidade, não esquenta c isso.......percebí q houve psa x honda no seu comentário.
o recordista fwd agora é vts.
gaucho, não quero me estender pq não é o foco do tópico, mas o psa x honda foi justamente pra zuar, pq sei q vc é brincalhão… cansei de ir no encontro do psa em são francsco junto om o leandro e tu tava sempre lá brincando, não sou fanático, mto pelo contrário, um dos meus sonhos é um 106 quik com 1.6 16v de 206... ou então meu mais novo projeto é um go gt turbo, todos não-honda.. deixa isso pra lá e vamo acabar essa porra tomando uma breja gelada porra... e vai ter q me levar de carona próximo td... senão v potar zuando deovo
p.s. tava companhando seus tempos durante o td e conesso q iqei surpreso... tá virando mto bem pela cavalaria do carro ( que em um autódromo é difícil controlar num tração dianteira ) tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.
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gaucho,tava companhando seus tempos durante o td e conesso q iqei surpreso… tá virando mto bem pela cavalaria do carro ( que em um autódromo é difícil controlar num tração dianteira ) tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.
meu 1º td de vts, a temperatura do escape chegava nos 800º (achei melhor não acelerar forte a estragar o motor) em casa descobrí q uma das bombas elétricas tinha queimado.
no 2º ,o carro tava muito forte mas o freio não aguentou…...........c medo de bater na traseira dos evos achei melhor não me aproximar/acelerar forte nas curvas.
nesse último não tive problemas e acabei batendo o recorde fwd
baixarei p 1:28 no próximo ............se chegar meu blocante vou cutucar os brabos
gostaria q vc tirasse fotos do meu carro assim como tira dos outros
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gaucho, tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.
na realidade, os carros + rápidos do td são carros originais + algum tapinha (evos, wrxs, porsches)…......esses nunca dão problema
o maverick do ruy tem + de 20 anos de experiência nesses carros.
foda é alterar o carro todo, + q dobrar pot e tq, dar umas aceleradas na rua e achar q consegue correr na pista
99% das vezes dá merda.........estou 5 anos melhorando meu carro, agora começou dar resultado.
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meu 1º td de vts, a temperatura do escape chegava nos 800º (achei melhor não acelerar forte a estragar o motor) em casa descobrí q uma das bombas elétricas tinha queimado.
no 2º ,o carro tava muito forte mas o freio não aguentou…...........c medo de bater na traseira dos evos achei melhor não me aproximar/acelerar forte nas curvas.
nesse último não tive problemas e acabei batendo o recorde fwd
baixarei p 1:28 no próximo ............se chegar meu blocante vou cutucar os brabos
**gostaria q vc tirasse fotos do meu carro assim como tira dos outros [][/quote]
´pura coincidência… na hora q eu tava fotografando vc já não tava na pista por alguma razão... no próximo vo ficar de olho.**
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flutuacao de valvulas se contorna utilizando molas de valvulas especiais, mais duras e feitas para aquele motor.
e nao molas de fiat que precisa cortar e ainda corre risco de encostar os elos.
muita gente usa, mas esta longe de ser o ideal.
este negócio de flutuar válvulas a x rpm não tem como dizer…. depende do comando também.
depois que inventaram internet, todo mundo virou preparador com larga experiência. soluções milagrosas aparecem com peças originais...... a gambiatech nunca foi tão utilizada.
se quer 7500rpm com turbo, considerando um virabrequim de 1.8, lembre-se sempre que a velocidade média dos pistões está muito alta (21,5m/s), a lubrificação vai sofrer muito (e não é só usar óleo de motor diesel que fica bom ), as cargas inerciais aumentam ao quadrado da rpm ( a 7500 serão o dobro do que a 6500).
será que não seria mais produtivo usar maior pressão no turbo e girar 6000? será que vale a pena perder cilindrada usando virabrequim de 1.5 por 1000rpm a mais?
falei das molas de fiat pq mta gente já usou com bons resultados, mas sei que não foram feitas pra arquitetura de um vw ap