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[dúvida] - superquadrado, subquadrado…

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  • D Offline
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    Dudles
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    #5

    se usar um pistão 86mm no vira original do 1.8 vai ficar quase quadrado ( 86,2x86 ) mas a parede do bloco vai fcar muito fina, não é quando ao vira dos 1.5 é dos md é ele serve no ap ?

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    • X Offline
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      Xev
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      #6

      girador mesmo é com r/l baixo.

      nada a ver diretamente com sub/super e quadrado.

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      • D Offline
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        DuKa
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        #7

        na verdade, super / ou sub é so uma uma forma do desenho do motor…

        r/l é mais para vibrações, e nesse caso, nao esta diretamente ligada ao super / subquadrado... pois o motor pode ser subquadrado e ter bielas muito longas, assim mantendo poucas vibrações em alta rpm...

        mas outro fato é a cabacidade de bombeamento do cilindro, nao adianta vc ter um motor subquabrado com r/l boa pra girar, pois acima de um valor teorico (20m / segundo) a capacidade de bombemento do motor fica prejudicado.... ele vai girar, mas sem ganho expressivo...

        logo, um motor superquadrado, tem vantagem, alem de poder utilizar uma biela menor pra manter uma r/l otima e uma capacidade de bombeamento bem maior em altos rpm, precisando de mais rpm pra chegar nesses teoricos 20m/s

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        • N Offline
          N Offline
          Nick_Destroyer
          escreveu em última edição por
          #8

          meu conselho…. esquece turbo girador... girar alto é coisa para motor aspro.

          turbo é já a vantagem de não ter as cargas inerciais dos aspro, pois gira bem menos.....

          turbo girador é coisa de competição e não para a rua. se quiser turbo girador tem que forjar tudo, e com parafusos de biela top.

          com peças originais, sem chance. não há r/l ou relação diâmetro / curso que faça mágica na resistência dos materiais.

          relação r/l é uma coisa bem diferente de quadrado e superquadrado e afins. o 1° depende do comprimento da biela, o segundo não.

          motor girador tem que ter virabrequim de pouco curso…. por exemplo os f-1 tem cerca de 34mm de curso do virabrequim.

          abraço

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          • P Offline
            P Offline
            Pellegrino
            escreveu em última edição por
            #9

            se usar um pistão 86mm no vira original do 1.8 vai ficar quase quadrado ( 86,2x86 ) mas a parede do bloco vai fcar muito fina, não é quando ao vira dos 1.5 é dos md é ele serve no ap ?

            o vira é do md mesmo, e que eu saiba serve sem adaptações no ap.

            nessa config que vc falou fica mto fina mesmo… vira de 1.8 com pistão de monza 1.8 fica bão, o guswrc usa essa receita...

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              Dudles
              escreveu em última edição por
              #10

              girador q eu falo é fazer um ap 1.8 bater nas 7500 rpm… pq eu li em algum lugar q ap flutua válvula acima de 7 mil, e uma vez dirigi um gol g3 2.0 com comando 272º que nas 1as marchas lambia a escala do conta girosa mto rápido mas nas marchas mais altas ( 4a e tals ) ele meio q morria acima de 5 mil e poucos rpm...

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              • P Offline
                P Offline
                Pellegrino
                escreveu em última edição por
                #11

                flutuação de válvula vc contorna com molas mais duras. molas de fiat.

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
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                  #12

                  pq eu li em algum lugar

                  eu lí q tomei sufoco de vti q é + de 5 segundos + lento q meu vts….....e foi vc q escreveu. :coisatriste:

                  tem gente q escreve cada coisa :hauhau:

                  1 Resposta Última resposta
                  • I Offline
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                    Inssurection
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                    #13

                    flutuacao de valvulas se contorna utilizando molas de valvulas especiais, mais duras e feitas para aquele motor.

                    e nao molas de fiat que precisa cortar e ainda corre risco de encostar os elos.

                    muita gente usa, mas esta longe de ser o ideal.

                    1 Resposta Última resposta
                    • N Offline
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                      Nick_Destroyer
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      este negócio de flutuar válvulas a x rpm não tem como dizer…. depende do comando também.

                      depois que inventaram internet, todo mundo virou preparador com larga experiência. soluções milagrosas aparecem com peças originais...... a gambiatech nunca foi tão utilizada.

                      se quer 7500rpm com turbo, considerando um virabrequim de 1.8, lembre-se sempre que a velocidade média dos pistões está muito alta (21,5m/s), a lubrificação vai sofrer muito (e não é só usar óleo de motor diesel que fica bom ), as cargas inerciais aumentam ao quadrado da rpm ( a 7500 serão o dobro do que a 6500).

                      será que não seria mais produtivo usar maior pressão no turbo e girar 6000? será que vale a pena perder cilindrada usando virabrequim de 1.5 por 1000rpm a mais?

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                      • D Offline
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                        Dudles
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        eu lí q tomei sufoco de vti q é + de 5 segundos + lento q meu vts….....e foi vc q escreveu. :coisatriste:

                        tem gente q escreve cada coisa :hauhau:

                        eu te conheço pessoalmente, sei q vc é brincalhão, falei brincando pq fotografei vc na grama quando o vti tava trás de vc, se vc não aceitou a brincadeira, me desculpe. e isso não foi nem aqui.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
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                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #16

                          eu te conheço pessoalmente, sei q vc é brincalhão, falei brincando pq fotografei vc na grama quando o vti tava trás de vc, se vc não aceitou a brincadeira, me desculpe. e isso não foi nem aqui.

                          ultrapassei ele na curva e perdí a tomada/entrada perfeita, espalhei jogando as rodas na grama….......coisa normal de td

                          nem tudo q lemos é a realidade, não esquenta c isso.......percebí q houve psa x honda no seu comentário.

                          o recordista fwd agora é vts.

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
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                            Dudles
                            escreveu em última edição por
                            #17

                            ultrapassei ele na curva e perdí a tomada/entrada perfeita, espalhei jogando as rodas na grama….......coisa normal de td

                            nem tudo q lemos é a realidade, não esquenta c isso.......percebí q houve psa x honda no seu comentário.

                            o recordista fwd agora é vts.

                            gaucho, não quero me estender pq não é o foco do tópico, mas o psa x honda foi justamente pra zuar, pq sei q vc é brincalhão… cansei de ir no encontro do psa em são francsco junto om o leandro e tu tava sempre lá brincando, não sou fanático, mto pelo contrário, um dos meus sonhos é um 106 quik com 1.6 16v de 206... ou então meu mais novo projeto é um go gt turbo, todos não-honda.. deixa isso pra lá e vamo acabar essa porra tomando uma breja gelada porra... e vai ter q me levar de carona próximo td... senão v potar zuando deovo :coisatriste:

                            p.s. tava companhando seus tempos durante o td e conesso q iqei surpreso... tá virando mto bem pela cavalaria do carro ( que em um autódromo é difícil controlar num tração dianteira ) tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #18

                              gaucho,tava companhando seus tempos durante o td e conesso q iqei surpreso… tá virando mto bem pela cavalaria do carro ( que em um autódromo é difícil controlar num tração dianteira ) tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

                              meu 1º td de vts, a temperatura do escape chegava nos 800º (achei melhor não acelerar forte a estragar o motor) em casa descobrí q uma das bombas elétricas tinha queimado.

                              no 2º ,o carro tava muito forte mas o freio não aguentou…...........c medo de bater na traseira dos evos :coisatriste: achei melhor não me aproximar/acelerar forte nas curvas.

                              nesse último não tive problemas e acabei batendo o recorde fwd

                              baixarei p 1:28 no próximo ............se chegar meu blocante vou cutucar os brabos :hauhau:

                              gostaria q vc tirasse fotos do meu carro assim como tira dos outros :d

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Gaucho
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                                #19

                                gaucho, tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

                                na realidade, os carros + rápidos do td são carros originais + algum tapinha (evos, wrxs, porsches)…......esses nunca dão problema

                                o maverick do ruy tem + de 20 anos de experiência nesses carros.

                                foda é alterar o carro todo, + q dobrar pot e tq, dar umas aceleradas na rua e achar q consegue correr na pista

                                99% das vezes dá merda.........estou 5 anos melhorando meu carro, agora começou dar resultado.

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #20

                                  meu 1º td de vts, a temperatura do escape chegava nos 800º (achei melhor não acelerar forte a estragar o motor) em casa descobrí q uma das bombas elétricas tinha queimado.

                                  no 2º ,o carro tava muito forte mas o freio não aguentou…...........c medo de bater na traseira dos evos :coisatriste: achei melhor não me aproximar/acelerar forte nas curvas.

                                  nesse último não tive problemas e acabei batendo o recorde fwd

                                  baixarei p 1:28 no próximo ............se chegar meu blocante vou cutucar os brabos :hauhau:

                                  **gostaria q vc tirasse fotos do meu carro assim como tira dos outros :d[][/quote]

                                  ´pura coincidência… na hora q eu tava fotografando vc já não tava na pista por alguma razão... no próximo vo ficar de olho.**

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    #21

                                    flutuacao de valvulas se contorna utilizando molas de valvulas especiais, mais duras e feitas para aquele motor.

                                    e nao molas de fiat que precisa cortar e ainda corre risco de encostar os elos.

                                    muita gente usa, mas esta longe de ser o ideal.

                                    este negócio de flutuar válvulas a x rpm não tem como dizer…. depende do comando também.

                                    depois que inventaram internet, todo mundo virou preparador com larga experiência. soluções milagrosas aparecem com peças originais...... a gambiatech nunca foi tão utilizada.

                                    se quer 7500rpm com turbo, considerando um virabrequim de 1.8, lembre-se sempre que a velocidade média dos pistões está muito alta (21,5m/s), a lubrificação vai sofrer muito (e não é só usar óleo de motor diesel que fica bom ), as cargas inerciais aumentam ao quadrado da rpm ( a 7500 serão o dobro do que a 6500).

                                    será que não seria mais produtivo usar maior pressão no turbo e girar 6000? será que vale a pena perder cilindrada usando virabrequim de 1.5 por 1000rpm a mais?

                                    falei das molas de fiat pq mta gente já usou com bons resultados, mas sei que não foram feitas pra arquitetura de um vw ap

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