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Multimetro na sonda lambda

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  • F Offline
    F Offline
    Fabio Dela Marta
    escreveu em última edição por
    #1

    pessoal,

    estou com duvida:

    onde voces normalmente ligam o terra do multimetro, quando estao usando ele pra ver o sinal da sonda? no proprio negativo da sonda ou no negativo da bateria?

    percebi que tem diferenca de valores dependendo o terra do multimetro que voce usa. percebi que se usar o terra para o multimetro da propria sonda lambda, os valores que aparecem sao menores do que quando ligado o terra na bateria.

    qual seria o correto?

    obrigado

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    • O Offline
      O Offline
      O Esmerilhador
      escreveu em última edição por
      #2

      tem que ligar na sonda, o terra o negativo do multimetro só vai na lata quando a sonda é de 1 fio

      flw

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Gui_Jpa
        escreveu em última edição por
        #3

        cara,

        o melhor terra sem duvida seria o da bateria (minha opiniao).

        abraco

        1 Resposta Última resposta
        • K Offline
          K Offline
          Ktulu
          escreveu em última edição por
          #4

          pessoal,

          percebi que tem diferenca de valores dependendo o terra do multimetro que voce usa. percebi que se usar o terra para o multimetro da propria sonda lambda, os valores que aparecem sao menores do que quando ligado o terra na bateria.

          se o terra da sonda está ligado corretamente ao negativo da bateria, não deveria ter variação de leitura.

          de uma revisada nele, veja se não tem alguma emenda mal feita.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio Dela Marta
            escreveu em última edição por
            #5

            nao tem nenhuma emenda… a sonda em questao é de um ap 1.6 totalflex de 4 fios.

            meu receio é: se eu ligar o terra do multimetro na sonda, o multimetro mostra 880mv de pé fincado.

            se eu ligar o terra do multimetro na bateria, o sinal demonstrado pelo multimetro pula pra cerca de 980 a 1050mv.

            qual terra que eu tenho que considerar?

            1 Resposta Última resposta
            • 1 Offline
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              16volts
              escreveu em última edição por
              #6

              considere o terra da sonda.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Dela Marta
                escreveu em última edição por
                #7

                16 volts, sabe o que me deixa curioso? se eu tenho que considerar o terra da sonda, ou seja, o multimetro indicando mistura de 870 a 880mv com pé fincado, porque até agora meu motor nao explodiu? ja dei final muitas vezes e de segurar ela tb… meu carro nao esquenta nem nada... tudo perfeito.

                config do motor: ap 1.6 totalflex com 1 kg com taxa/pistão original e intercooler

                não era pra pelo menos furar pistao dando final com mistura de 870 a 880mvó

                1 Resposta Última resposta
                • 1 Offline
                  1 Offline
                  16volts
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  16 volts, sabe o que me deixa curioso? se eu tenho que considerar o terra da sonda, ou seja, o multimetro indicando mistura de 870 a 880mv com pé fincado, porque até agora meu motor nao explodiu? ja dei final muitas vezes e de segurar ela tb… meu carro nao esquenta nem nada... tudo perfeito.

                  config do motor: ap 1.6 totalflex com 1 kg com taxa/pistão original e intercooler

                  não era pra pelo menos furar pistao dando final com mistura de 870 a 880mvó

                  as sondas convencionais servem como uma idéia de como tá a mistura, mas estão longe de dizerem exatamente o q está se passando com seu motor.

                  pra vc ter noção, quando tava acertando o carro da assinatura e tava com muito excesso a sonda normal estava marcando pobre (300mv), mas mesmo com mais combustível o carro não ia. espetei a wide e tudo clareou, estava com 0.7 de fator lambda (absurdamente gordo ).

                  se tiver como arranjar um lambda-meter é o melhor caminho pra vc acertar.

                  a diferença na leitura é pq o terra da lambda e o negativo da bateria não possuem o mesmo potencial elétrico. o aterramento do ap sai do negativo da bateria, encosta na carcaça ali na corta fogo e de lá (pelo menos no bola é assim) vai até um dos parafusos que prendem o câmbio ao bloco. com o tempo aquilo ali acaba isolando . como o terra da sonda deve ser no motor (que dizem ser o melhor lugar pra se aterrar equipamentos eletrônicos no carro), e o terra não está perfeito, vc nota a diferença.

                  por fim, com 880mv talvez seu motor esteja bem alimentado, vc não sabe exatamente o quanto. dá pra ir dando mais comida até vc notar que perde potência, já vai tar bastante gordo e não vai quebrar.

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    O Esmerilhador
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    o emu tb ta gordo absurdo e dá 880mv na sonda e o negativo do multimetro ta ligado no negativo da sonda

                    1 Resposta Última resposta
                    • E Offline
                      E Offline
                      edney
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      eu tinha um problema parecido quando eu usava 1 sonda lambda só, não conseguia fazer a leitura certa. a partir do momento que começei a usar 2 sondas, mudou completamente de figura o acerto.

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
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                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        o emu tb ta gordo absurdo e dá 880mv na sonda e o negativo do multimetro ta ligado no negativo da sonda

                        ja liguei a minha (bosch novinha, de 4 fios, cabeamento com malha aterrada, tudo soldado e isolado) de tudo o q foi jeito. em wot ela acusa 700 milivolts uhauhauahuahuah lixando 2ª, 3ª e perdendo a frente de 4ª e ela diz q a mistura está pobre de derreter e ainda não render huahuahuahuahauhauha

                        jaja pintarei tudo ali de verde…

                        sonda confiável, pra mim, só uma wide o resto é só ilusão.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Dela Marta
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          por ser uma sonda do totalflex, eu depositei um pouco mais de confianca nela, visto que a central é totalmente dependente dela para saber que combustivel está sendo utilizado. nao é a mesma sonda dos ap mi…

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            sim fabio, só que sonda narrow é situacional apenas… serve pra saber se está no fator lambda desejado ( =1)...se estiver muito fora ele aciona a adaptação de longo prazo (ou seja mudança de combustivel a grosso modo).

                            as injeções mais antigas só queriam saber se ela tá acima ou abaixo do valor médio (380 a 450mv dependendo da injeção)...se tá acima ta rico...se ta abaixo ta pobre..aí junta um monte de estratégia no caso dos flex... mas basicamente é isso... se estiver acima de um certo valor por mais do que um certo tempo pode iniciar a estratégia de adaptação de longo prazo (a grosso modo mudança de combustivel, dependendo de outrosd gatilhos)

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
                              N Offline
                              Niex
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              eu estou usando uma mte thomsom de 4 fios (universal)

                              estou tendo 880mv, no meu caso é ap 2.0 com bicos furados para alcool, alguns momentos dá 910mv.

                              ligado num multimetro minipa, wide é wide, mais o preço tb é wide para mim :dance:

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fabio Dela Marta
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                entendi over valew

                                por enquanto vou me virando com a narrow e assim que der, vou comprar uma wide, mesmo que seja em parceria com uns amigos :dance:

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  ANDER*SOM
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  fabio isso de elitura diferente é diferenca de potencial eletrico escuta que to te falando ….ai vc testa ....pois usa o terra da sonda mesmo...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • K Offline
                                    K Offline
                                    Ktulu
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    na real em carros originais a sonda só serve pra saber se está rico ou pobre. o quanto rico ou o quanto pobre não é levado em consideração, até porque sonda narrow não tem condição de medir isso.

                                    por isso, se estiver dando 700 ou 1000mv quando rico é irrelevante. o que conta é a transicao por lambda 1 (~450mv)

                                    isso pode ser observado ligando halmeter em carro original. o sinal fica ciclando entre rico e pobre, pois se ela tá ciclando é porque está praticamente em lambda 1.

                                    ou seja, se quer medir algo compre uma wideband.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
                                      D Offline
                                      DuKa
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      acho que o modo que vc liga e em cutt of na desaceleração ficar marcando valor negativo no multimetro é o modo errado… se vc tem valores negativos, mas proximos de 000 ai sim...

                                      uso de 1 fio so.... ende encosta marca certo... foda é esperar esquentar...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • N Offline
                                        N Offline
                                        Niex
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        meu carro esta andando com a sonda original pendurada do lado de fora e esta igual para andar.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
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                                          Adriano Sushi
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          quem quiser sonda wide, a odg ta com preço bom…

                                          1 Resposta Última resposta

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