Enchimento de cilindros motor turbo
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muito interessante esse topico…
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que outros dados sao levados em consideração ao calcular esses dados?
volume da cava dos pistoes, camara de combustao, espesura da junta, pressao atmosferica?taxa de compressão é resultante, entre outras coisas, exatamente disso…
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taxa de compressão é resultante, entre outras coisas, exatamente disso…
isso é…
mas pergunto justamente porque pela fabrica a cilindrada é divulgada apenas levando em conta o curso do vira e o diametro do cilindro...
o que num 2.0 é de 1983cc...
mas quando o pistao desce ele enche tambem a area da camara de combustao, junta e cava dos pistoes...
se incluir os valores dessas partes, a cilindrada(?) sobe pra por exemplo 2043,5cc...
sei lá... de repente to falando besteira...
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isso é…
mas pergunto justamente porque pela fabrica a cilindrada é divulgada apenas levando em conta o curso do vira e o diametro do cilindro...
o que num 2.0 é de 1983cc...
mas quando o pistao desce ele enche tambem a area da camara de combustao, junta e cava dos pistoes...
se incluir os valores dessas partes, a cilindrada(?) sobe pra por exemplo 2043,5cc...
sei lá... de repente to falando besteira...
isso é verdade eles divulgam mesma litragen pra um alcool e gasolina ,pois se fosse assim o gasolina teria uma litragen maior
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cada um tem sua idéia, nao boto em questao o rendimento mas sim o enchimento da camara, que na minha cabeça acredito ser igual nos dois casos ( na mesma pressão ).
um motor destaxado tem a camara maior em pmi, sim, se for considerar volume de cilindro + volume da camara. mas não se deve esquecer que o volume da camara ( cava + cabeçote + junto ) nunca é expulso do motor quando se esta em pms, ou seja, maior a camara, mais residuos pro proximo ciclo.
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lembrem-se que os gases se expandem após a combustão.
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1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cco mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:
1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc
carol, o que você quiz dizer com uma pressão impossível de se usar ?
qual pressão máxima de turbo num carro com intercooler você acha que um carro com 10:1 de taxa estática deve aguentar se bem alimentado?
obrigado
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nem é o caso de ter ou não ic, mas sim qto a pme que os pistões suportam caso o motor esteja alimentado direto e sem sobre-aquecimento na massa de ar comprimida devido ao uso de compressores inadequados (pequenos) para a pressão ajustada.
o limite máximo (pico) respeitado unanimemente é de 25:1. com pistões ross e je esse limite foi para ~32:1.qto ao post q vc citou, me confundi com motor de 12:1 de taxa. o de 10:1 da pra usar um pouco mais de 1 bar sim.
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turbinar carro para andar com menos de 1kg, é rasgar $$. a não ser que você esteja montado em um carro de motor grande .. agora no caso de 4 cilindros … esquece ...
vc conhece outros motores sem ser ap ?
tem motor 4 cil (original c turbina pindurada) q rende + de 400 cvs c 1kg ou menos
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esse próprio motor do si parece ser muito bom. com um pentelho já vem uma bela cavalaria,e tem uns videos dos gringos que mostra isso.
mas a relação da taxa, acho que antes de tudo, tem que ver a aplicação e aonde a pessoa quer chegar. não adianta falar que 15:1 de taxa e turbo em cima é bom, que todos sabem que não é verdade.
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esse próprio motor do si parece ser muito bom. com um pentelho já vem uma bela cavalaria,e tem uns videos dos gringos que mostra isso.
lá fora tem kit p esse motor original q usa 0,5 na gasolina
pq aqui não podemos usar 0,8 no álcool ?
meu vts tá + de 5 anos turbo c baixa pressão