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Relações de marchas de quase tds os fiats

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    guabiroba
    escreveu em última edição por
    #15

    pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).

    já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.

    vc está correto c/ relação às caixas, porém tds as relações são intercambiáveis, basta ver a 2ª de vários carros diferentes e notar q as engrenagens são exatamente iguais.

    qnt aos diferenciais, tds são intercambiáveis sim.

    então pisca, se entendi certo, as caixas são diferentes (trambulador em cima e em baixo), porém as engrenagens são intercambiáveis, correto? e as dos primeiros 147, que tinham sincronizadores diferentes, são intercambiáveis também?

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    • P Offline
      P Offline
      Pisca
      escreveu em última edição por
      #16

      pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).

      já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.

      vc está correto c/ relação às caixas, porém tds as relações são intercambiáveis, basta ver a 2ª de vários carros diferentes e notar q as engrenagens são exatamente iguais.

      qnt aos diferenciais, tds são intercambiáveis sim.

      então pisca, se entendi certo, as caixas são diferentes (trambulador em cima e em baixo), porém as engrenagens são intercambiáveis, correto? e as dos primeiros 147, que tinham sincronizadores diferentes, são intercambiáveis também?

      se vc adaptar os anéis sincronizadores dos modelos mais novos, são sim.

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      • F Offline
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        Flavio Cruz
        escreveu em última edição por
        #17

        minha cx dá 80 de 2ª marcha… isso irrita muito... acho que o diferencial 3.54 (tempra stile / prêmio) ficaria ótimo, passando a dar 100 em 2ª.... o 3.18 do tt daria 120 de 2ª porém a 5ª em 100km/h ficaria com somente 2500 rpm... daí vai matar o carro na estrada...

        ow… eu a 2500 rpm estou a 100km h e te digo que é otimo em estrada....a 120km to a 3000rpm e ando de boa com o motor a menos da metade rpm livre... quer ultrapassar.. pine uma ou duas marchas pra baixo e resolva o problema... overdrive foi feito pra isso....

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
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          Dr.147
          escreveu em última edição por
          #18

          dr. 147

          no caso eu poderia usar as engrenagens do tempra e coroa/pinhão do tempra numa caixa de fiat tipo 1.6 (motor sevel)???

          acredito que sim, só observe se a furação da coroa é a mesma (vou contar qtos furos tem o diferencial dos sevel/fiasa e depois posto)

          adaptei um cambio de palio (com trambulador a cabos) na minha pikcup 147, no fim me venderam por engano o cambio do 1.0 com diferencial 4,4, muito curto.
          coloquei o conjunto de coroa/pinhão do palio 1.6 16v, diferencial 3,76 ( 17/64), plug´n play, ficou excelente pro meu 1.300 turbo 200 e poucos cavalos.

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          • M Offline
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            menegotto
            escreveu em última edição por
            #19

            o que me irrita é que arranco com um amigo que tem um focus… câmbio longo demais... eu passo a 2ª, espeto a 3ª... quando to beliscando 100km ele tá chegando no fim da segunda... ou seja, no 0-100 ele é 1 ou 2 segundos mais rápido só na função da troca de marcha a mais... esse 1-2 segundos são os 40cv que meu motor tem a mais que o dele...

            ps: so braço duro mesmo pra demorar 2 segundos pra cambiar daufehaufhaufueafhuah

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
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              Pisca
              escreveu em última edição por
              #20

              o que me irrita é que arranco com um amigo que tem um focus… câmbio longo demais... eu passo a 2ª, espeto a 3ª... quando to beliscando 100km ele tá chegando no fim da segunda... ou seja, no 0-100 ele é 1 ou 2 segundos mais rápido só na função da troca de marcha a mais... esse 1-2 segundos são os 40cv que meu motor tem a mais que o dele...

              ps: so braço duro mesmo pra demorar 2 segundos pra cambiar daufehaufhaufueafhuah

              qual a relação de 1ª e 2ª do seu carro?

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
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                menegotto
                escreveu em última edição por
                #21

                tipo 1.6 i.e
                1- 3,91
                2- 2,24
                3- 1,47
                4- 1,04
                5- 0,87
                dif – 3,94

                a idéia é colocar o diferencial 3,54 do tempra ou o 3,59 dos 1.6r… assim consigo 100 em 2ª sem muitas alterações... no máximo dou uma alongada na 1ª pra 2ª entrar com o motor mais cheio...

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  Pisca
                  escreveu em última edição por
                  #22

                  tipo 1.6 i.e
                  1- 3,91
                  2- 2,24
                  3- 1,47
                  4- 1,04
                  5- 0,87
                  dif – 3,94

                  a idéia é colocar o diferencial 3,54 do tempra ou o 3,59 dos 1.6r… assim consigo 100 em 2ª sem muitas alterações... no máximo dou uma alongada na 1ª pra 2ª entrar com o motor mais cheio...

                  mas aí vc vai alongar tds as marchas…

                  uma dica p/ alongar apenas a 1ª e 2ª é usar o eixo primário do siena 6 marchas q é o mais longo da linha fiat.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Flavio Cruz
                    escreveu em última edição por
                    #23

                    alguem tem diagrama de pecas que envolve o cambio do palio? especialmente a parte de trambuladoes e cabos de acionamento (se é que é por cabo…)

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      Pisca
                      escreveu em última edição por
                      #24

                      vamo lá….já q vc não me passou as medidas de pneus e rodas q usa, fiz os calculos tendo como base pneus 185/60-14

                      esticando tds as marchas até 6000 rpm vc tem as seguintes velocidades e kedas de rotação p/ marcha:

                      1ª 42 km/h

                      keda - 3,437 rpm

                      2ª 74 km/h

                      keda - 3973 rpm

                      3ª 113 kmh

                      keda - 4245 rpm

                      4ª 159 km/h

                      keda - 5000 rpm

                      5ª 190 km/h

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Pisca
                        escreveu em última edição por
                        #25

                        c/ diferencial 3,54 à 6000 rpm

                        1ª - 47 km/h

                        2ª - 82 km/h

                        3ª - 125 kmh

                        4ª - 177 kmh

                        5ª - 212 kmh

                        c/ diferencial 3,59 à 6000 rpm

                        1ª - 46 kmh

                        2ª - 81 kmh

                        3ª - 124 kmh

                        4ª - 175 kmh

                        5ª - 209 kmh

                        vc tem os nº de torke e potencia máxima do seu carro?

                        assim eu poderia calcular o escalonamento certinho p/ cãmbio ficar sempre entre a power band ideal, ou seja, entre os picos máximos de torke e potencia.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #26

                          foi mal pisca… esqueci mesmo...

                          então, uso pneu 195/55 r15...

                          hoje meu carro tem 21kgf.m em 3750rpm e 146,4cv em 5750 rpm... essa é a medição que fiz quando montei o kit turbo... depois entrou ie programavel, mas deve ter mudado pouco o resultado...

                          pneu 195 lixa a 1ª inteira e a 2ª um pouco... não muito... fim de ano vem motor forjado com meta de 280cv+... se com essa merdinha a caixa já tá curta, imagina com o motor mais forte

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
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                            Pisca
                            escreveu em última edição por
                            #27

                            foi mal pisca… esqueci mesmo...

                            então, uso pneu 195/55 r15...

                            hoje meu carro tem 21kgf.m em 3750rpm e 146,4cv em 5750 rpm... essa é a medição que fiz quando montei o kit turbo... depois entrou ie programavel, mas deve ter mudado pouco o resultado...

                            pneu 195 lixa a 1ª inteira e a 2ª um pouco... não muito... fim de ano vem motor forjado com meta de 280cv+... se com essa merdinha a caixa já tá curta, imagina com o motor mais forte

                            1ª - 45 kmh

                            keda - 3580 rpm

                            2ª - 79 kmh

                            keda - 4100 rpm

                            3ª - 121 kmh

                            keda - 4400 rpm

                            4ª - 171 kmh

                            keda - 5200 rpm

                            5ª - 205 kmh

                            esticando tds as marchas até 6250 rpm.

                            dá p/ ver q a sua 1ª tá errada….

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              #28

                              câmbio original… que droga né...

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                #29

                                câmbio original… que droga né...

                                fião….fiz as contas finais aki p/ vc.

                                de acordo c/ a potencia, relações de marchas e pne/roda q vc tem, o ideal seria um diferencial 6% mais longo.

                                o diferencial 3,54 é 5,3% mais longo.

                                não é o ideal, mas por apenas 0,7% de diferença, creio eu q seja o melhor p/ seu carro na configuração atual.

                                pois aí vc não vai precisar mecher em escalonamento de marchas.

                                mas se vc for aumentar a potencia mais p/ frente, aí sim vc terá q reescalonar as marchas.

                                mas ó....pode correr atrás desse diferencial ae de 3,54 pois vai ajudar e mto seu carro.

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  #30

                                  vlw pela força pisca

                                  achei uma coroa/pinhão de tempra aqui… 150 lulas... o problema é que todo mundo diz que não monta... pelo jeito eu vou ter que desmontar a caixa e conferir pessoalmente hehehehehehehe

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    #31

                                    vlw pela força pisca

                                    achei uma coroa/pinhão de tempra aqui… 150 lulas... o problema é que todo mundo diz que não monta... pelo jeito eu vou ter que desmontar a caixa e conferir pessoalmente hehehehehehehe

                                    lembrando q é o diferecial do tempra stile tá?

                                    e eu sou fietero fião.

                                    amo fiats…

                                    ps: tem nenhum mecânico especilizado em fiat ae na sua terra não?

                                    onde vc mora? talvez possa te indicar um...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #32

                                      moro a 20km de porto alegre… que eu saiba aqui não tem especializado em fiat... pessoal aqui ve fiat e faz cara feia duaufhaeuhfuah

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #33

                                        topico bom e em boa hora…

                                        pisca vc sabe a relação do cambio 1.5 da strada?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          Pisca
                                          escreveu em última edição por
                                          #34

                                          moro a 20km de porto alegre… que eu saiba aqui não tem especializado em fiat... pessoal aqui ve fiat e faz cara feia duaufhaeuhfuah

                                          20 km de poa seria qual cidade fião?

                                          seja + específico senão não poderei te ajudar…

                                          1 Resposta Última resposta

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