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Relações de marchas de quase tds os fiats

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    M Offline
    menegotto
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    #10

    dr. 147

    no caso eu poderia usar as engrenagens do tempra e coroa/pinhão do tempra numa caixa de fiat tipo 1.6 (motor sevel)???

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #11

      minha cx dá 80 de 2ª marcha… isso irrita muito... acho que o diferencial 3.54 (tempra stile / prêmio) ficaria ótimo, passando a dar 100 em 2ª.... o 3.18 do tt daria 120 de 2ª porém a 5ª em 100km/h ficaria com somente 2500 rpm... daí vai matar o carro na estrada...

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      • P Offline
        P Offline
        Pisca
        escreveu em última edição por
        #12

        pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).

        já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.

        vc está correto c/ relação às caixas, porém tds as relações são intercambiáveis, basta ver a 2ª de vários carros diferentes e notar q as engrenagens são exatamente iguais.

        qnt aos diferenciais, tds são intercambiáveis sim.

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          Pisca
          escreveu em última edição por
          #13

          minha cx dá 80 de 2ª marcha… isso irrita muito... acho que o diferencial 3.54 (tempra stile / prêmio) ficaria ótimo, passando a dar 100 em 2ª.... o 3.18 do tt daria 120 de 2ª porém a 5ª em 100km/h ficaria com somente 2500 rpm... daí vai matar o carro na estrada...

          a minha tbm dá 80 de 2ª a 6 mil rpm.

          e 165 de 4ª a 6000.

          nunca dei limitador de 5ª p/ saber….

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
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            Pisca
            escreveu em última edição por
            #14

            e outra coisa….

            passa ae suas relaçoes + diferencial + pneu/roda p/ fzr um cálculo p/ vc.

            e se tiver tbm a relação de torke e potencia máxima do seu carro, consigo calcular um bom cambio p/ vc tbm.

            J 1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              guabiroba
              escreveu em última edição por
              #15

              pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).

              já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.

              vc está correto c/ relação às caixas, porém tds as relações são intercambiáveis, basta ver a 2ª de vários carros diferentes e notar q as engrenagens são exatamente iguais.

              qnt aos diferenciais, tds são intercambiáveis sim.

              então pisca, se entendi certo, as caixas são diferentes (trambulador em cima e em baixo), porém as engrenagens são intercambiáveis, correto? e as dos primeiros 147, que tinham sincronizadores diferentes, são intercambiáveis também?

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                Pisca
                escreveu em última edição por
                #16

                pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).

                já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.

                vc está correto c/ relação às caixas, porém tds as relações são intercambiáveis, basta ver a 2ª de vários carros diferentes e notar q as engrenagens são exatamente iguais.

                qnt aos diferenciais, tds são intercambiáveis sim.

                então pisca, se entendi certo, as caixas são diferentes (trambulador em cima e em baixo), porém as engrenagens são intercambiáveis, correto? e as dos primeiros 147, que tinham sincronizadores diferentes, são intercambiáveis também?

                se vc adaptar os anéis sincronizadores dos modelos mais novos, são sim.

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                • F Offline
                  F Offline
                  Flavio Cruz
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  minha cx dá 80 de 2ª marcha… isso irrita muito... acho que o diferencial 3.54 (tempra stile / prêmio) ficaria ótimo, passando a dar 100 em 2ª.... o 3.18 do tt daria 120 de 2ª porém a 5ª em 100km/h ficaria com somente 2500 rpm... daí vai matar o carro na estrada...

                  ow… eu a 2500 rpm estou a 100km h e te digo que é otimo em estrada....a 120km to a 3000rpm e ando de boa com o motor a menos da metade rpm livre... quer ultrapassar.. pine uma ou duas marchas pra baixo e resolva o problema... overdrive foi feito pra isso....

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    Dr.147
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    dr. 147

                    no caso eu poderia usar as engrenagens do tempra e coroa/pinhão do tempra numa caixa de fiat tipo 1.6 (motor sevel)???

                    acredito que sim, só observe se a furação da coroa é a mesma (vou contar qtos furos tem o diferencial dos sevel/fiasa e depois posto)

                    adaptei um cambio de palio (com trambulador a cabos) na minha pikcup 147, no fim me venderam por engano o cambio do 1.0 com diferencial 4,4, muito curto.
                    coloquei o conjunto de coroa/pinhão do palio 1.6 16v, diferencial 3,76 ( 17/64), plug´n play, ficou excelente pro meu 1.300 turbo 200 e poucos cavalos.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      o que me irrita é que arranco com um amigo que tem um focus… câmbio longo demais... eu passo a 2ª, espeto a 3ª... quando to beliscando 100km ele tá chegando no fim da segunda... ou seja, no 0-100 ele é 1 ou 2 segundos mais rápido só na função da troca de marcha a mais... esse 1-2 segundos são os 40cv que meu motor tem a mais que o dele...

                      ps: so braço duro mesmo pra demorar 2 segundos pra cambiar daufehaufhaufueafhuah

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Pisca
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        o que me irrita é que arranco com um amigo que tem um focus… câmbio longo demais... eu passo a 2ª, espeto a 3ª... quando to beliscando 100km ele tá chegando no fim da segunda... ou seja, no 0-100 ele é 1 ou 2 segundos mais rápido só na função da troca de marcha a mais... esse 1-2 segundos são os 40cv que meu motor tem a mais que o dele...

                        ps: so braço duro mesmo pra demorar 2 segundos pra cambiar daufehaufhaufueafhuah

                        qual a relação de 1ª e 2ª do seu carro?

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          tipo 1.6 i.e
                          1- 3,91
                          2- 2,24
                          3- 1,47
                          4- 1,04
                          5- 0,87
                          dif – 3,94

                          a idéia é colocar o diferencial 3,54 do tempra ou o 3,59 dos 1.6r… assim consigo 100 em 2ª sem muitas alterações... no máximo dou uma alongada na 1ª pra 2ª entrar com o motor mais cheio...

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
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                            Pisca
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            tipo 1.6 i.e
                            1- 3,91
                            2- 2,24
                            3- 1,47
                            4- 1,04
                            5- 0,87
                            dif – 3,94

                            a idéia é colocar o diferencial 3,54 do tempra ou o 3,59 dos 1.6r… assim consigo 100 em 2ª sem muitas alterações... no máximo dou uma alongada na 1ª pra 2ª entrar com o motor mais cheio...

                            mas aí vc vai alongar tds as marchas…

                            uma dica p/ alongar apenas a 1ª e 2ª é usar o eixo primário do siena 6 marchas q é o mais longo da linha fiat.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Flavio Cruz
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              alguem tem diagrama de pecas que envolve o cambio do palio? especialmente a parte de trambuladoes e cabos de acionamento (se é que é por cabo…)

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                Pisca
                                escreveu em última edição por
                                #24

                                vamo lá….já q vc não me passou as medidas de pneus e rodas q usa, fiz os calculos tendo como base pneus 185/60-14

                                esticando tds as marchas até 6000 rpm vc tem as seguintes velocidades e kedas de rotação p/ marcha:

                                1ª 42 km/h

                                keda - 3,437 rpm

                                2ª 74 km/h

                                keda - 3973 rpm

                                3ª 113 kmh

                                keda - 4245 rpm

                                4ª 159 km/h

                                keda - 5000 rpm

                                5ª 190 km/h

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #25

                                  c/ diferencial 3,54 à 6000 rpm

                                  1ª - 47 km/h

                                  2ª - 82 km/h

                                  3ª - 125 kmh

                                  4ª - 177 kmh

                                  5ª - 212 kmh

                                  c/ diferencial 3,59 à 6000 rpm

                                  1ª - 46 kmh

                                  2ª - 81 kmh

                                  3ª - 124 kmh

                                  4ª - 175 kmh

                                  5ª - 209 kmh

                                  vc tem os nº de torke e potencia máxima do seu carro?

                                  assim eu poderia calcular o escalonamento certinho p/ cãmbio ficar sempre entre a power band ideal, ou seja, entre os picos máximos de torke e potencia.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    #26

                                    foi mal pisca… esqueci mesmo...

                                    então, uso pneu 195/55 r15...

                                    hoje meu carro tem 21kgf.m em 3750rpm e 146,4cv em 5750 rpm... essa é a medição que fiz quando montei o kit turbo... depois entrou ie programavel, mas deve ter mudado pouco o resultado...

                                    pneu 195 lixa a 1ª inteira e a 2ª um pouco... não muito... fim de ano vem motor forjado com meta de 280cv+... se com essa merdinha a caixa já tá curta, imagina com o motor mais forte

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
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                                      #27

                                      foi mal pisca… esqueci mesmo...

                                      então, uso pneu 195/55 r15...

                                      hoje meu carro tem 21kgf.m em 3750rpm e 146,4cv em 5750 rpm... essa é a medição que fiz quando montei o kit turbo... depois entrou ie programavel, mas deve ter mudado pouco o resultado...

                                      pneu 195 lixa a 1ª inteira e a 2ª um pouco... não muito... fim de ano vem motor forjado com meta de 280cv+... se com essa merdinha a caixa já tá curta, imagina com o motor mais forte

                                      1ª - 45 kmh

                                      keda - 3580 rpm

                                      2ª - 79 kmh

                                      keda - 4100 rpm

                                      3ª - 121 kmh

                                      keda - 4400 rpm

                                      4ª - 171 kmh

                                      keda - 5200 rpm

                                      5ª - 205 kmh

                                      esticando tds as marchas até 6250 rpm.

                                      dá p/ ver q a sua 1ª tá errada….

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        menegotto
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                                        #28

                                        câmbio original… que droga né...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          #29

                                          câmbio original… que droga né...

                                          fião….fiz as contas finais aki p/ vc.

                                          de acordo c/ a potencia, relações de marchas e pne/roda q vc tem, o ideal seria um diferencial 6% mais longo.

                                          o diferencial 3,54 é 5,3% mais longo.

                                          não é o ideal, mas por apenas 0,7% de diferença, creio eu q seja o melhor p/ seu carro na configuração atual.

                                          pois aí vc não vai precisar mecher em escalonamento de marchas.

                                          mas se vc for aumentar a potencia mais p/ frente, aí sim vc terá q reescalonar as marchas.

                                          mas ó....pode correr atrás desse diferencial ae de 3,54 pois vai ajudar e mto seu carro.

                                          1 Resposta Última resposta

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