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Turbinando o sevel 1.9

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    menegotto
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    #279

    lancia, não machuca o cabeçote não… são esses relevos que garantem a vedação...

    eu usaria junta de papel... pois ela é o fusível do motor... se tiver algum problema no acerto de ponto (detonação em turbo nem se houve só vê a fumaça pelo escape) a junta de aço aguenta muito mais, e daí alguém tem que se entregar né... melhor perder uma junta do que um jogo de pistão/anél...

    eu uso sabó com 1 kg de turbo e 8,3:1 de taxa, sem maiores problemas...

    me diga para quando precisa da junta que tenho ela aqui, só me confirme seu endereço amigo lancia

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      marcossilvass
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      #280

      fiquei devendo uma puxada boa e verificar a temperatura do ar com o meu intercooler que aliás fica no mesmo lugar do intercooler no a3, bom mesmo com o parachoque novo paralelo que tem os frisos menores para entrada de ar, andei uns 30min com uma boa parte do trajeto com o pé embaixo com 1,3bar de turbo e deu 85cº ponto final 31,5º no alcool taxa de 8,7:1.

      espero que ajude

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      • S Offline
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        svcglobal
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        #281

        menegotto, aceito sim com máximo prazer, porque como disse, está difícil de achar uma sabó nas minhas bandas.

        mas confirme se tem 2,0mm porque já vi algumas com 1,4mm e até com 1,6mm.

        acho que tem umas para álcool, outras para cabeçote retificado, sem falar na gasolina.

        com 2,0mm fico com 9,5:1 e com as outras acima de 10 que é o que estou rodando atualmente.

        e outra, a sabó não necessita de retorque como algumas taranto precisam (+30° após 1000km).

        marcos, 85°c na temperatura do ar admitido depois do intercooler, correto?

        mensagem meia telegráfica mas foi o que entendi.

        qual foi a temperatura ambiente?

        se no futuro achar que deva por intercooler eu faria como muitos americanos fazem num honda.

        eles recortam o para-choque e deixam o intercooler à vista.

        não parece muito feio não.

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        • M Offline
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          marcossilvass
          escreveu em última edição por
          #282

          estava falando de temperatura do ar por isso não mencionei, ah após a borboleta (admitido), temperatura ambiente não sei estava bem quente, se conseguir colocar o intercooler como esse ai, é o melhor local.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
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            menegotto
            escreveu em última edição por
            #283

            lancia ela é de 1,4mm, padrão original

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            • S Offline
              S Offline
              svcglobal
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              #284

              se tem 1,4mm é igual a taranto nova que tenho em estoque, ou seja, vai dar mais que 10:1.

              todas as sabó que comprei na nafil são de 2,0mm. tenho três já usadas antes da modificação de 1.6 para 1.9.

              bom, como só resta a de aço, será ela mesmo a escolhida.

              ou tenho uma branil novinha, também com 2,0 mm - serve? não tenho experiência prática com esta marca.

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              • S Offline
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                svcglobal
                escreveu em última edição por
                #285

                estava falando de temperatura do ar por isso não mencionei, ah após a borboleta (admitido), temperatura ambiente não sei estava bem quente, se conseguir colocar o intercooler como esse ai, é o melhor local.

                ok, intercooler será matéria para se pensar assim que conseguir juntar todas as pontas deste novelo e botar tudo para funcionar…

                tá fácil não, é muita coisinha, muitos detalhes, testes, perguntas, etc... mas chegaremos lá.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
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                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #286

                  branil, fuja para as colinas hehehehe muitooo ruim

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #287

                    branil, fuja para as colinas hehehehe muitooo ruim

                    menegotto, já está longe, fique tranquilo. vou usar a de aço mantendo a adequada atenção para não expelir bielas pela estrada…

                    bom, como já tenho todas as peças para juntar neste quebra-cabeças, comecei ontem encaixando no lugar os coletores no cabeçote recém chegado da retífica.

                    aparentemente está tudo dando certo como se vê nas fotos.

                    a wg que inventei de colocá-la diretamente sobre o coletor de escapamento não colidiu com os tubos da admissão.

                    a saída dela será ligada no topo do downpipe da spa. este se vê em primeiro plano na primeira foto.

                    é só furar o downpipe por cima e soldar o cano da wg curvo que aparece só apontado na foto.

                    como este downpipe tem saída para 3 irei cortá-lo gradativamente até caber justo um tubo inox de 2 1/2 . depois o encaixo e soldo tig.

                    e este downpipe faz o milagre de só crescer 70mm para o lado do alternador.

                    como este espaço é de aproximadamente 100mm sobram 30mm dando uma boa folga para o alternador.

                    agora que o peso pendurado gerado pela turbina é grande, isso é.

                    provavelmente é devido a isso que coletores tenham trincado.

                    imagino uns 40 kg total com saída de escape e tudo. antes de montá-lo definitivamente vou passar uma balança para satisfazer a curiosidade.

                    no cabeçote aspirado se consegue colocá-lo com as mãos, já este novo conjunto só com guincho e removendo-se o capô.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Flavio Cruz
                      escreveu em última edição por
                      #288

                      essa tranqueira vai entrar no cofre?

                      no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
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                        marcossilvass
                        escreveu em última edição por
                        #289

                        esse corpo de borboleta é de qual carro?

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          biriba
                          escreveu em última edição por
                          #290

                          tá com cara de ser de palio 16v

                          esse corpo de borboleta é de qual carro?

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            svcglobal
                            escreveu em última edição por
                            #291

                            essa tranqueira vai entrar no cofre?

                            no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?

                            flávio, sinceramente? não sei rsrsrs, na hora tento por uma vaselina…

                            a turbina fica na parte de trás no tipo. tanto o escapamento como a admissão ficam entre o motor e a parede corta-fogo.

                            vai ser que nem lata de sardinha mas deve entrar sim.

                            o motor foi projetado assim de modo a colocá-lo no cofre do fiat 128 bem encostado no para-choque dianteiro e assim permitir colocar-se o pneu step por trás e dentro do cofre também, que nem nos fiat 147. maluquices comerciais da fiat, vai entender.

                            eu teria preferido um cabeçote cross-flow e um step na mala, que nem os outros 99.9% dos fabricantes.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              svcglobal
                              escreveu em última edição por
                              #292

                              esse corpo de borboleta é de qual carro?

                              marcos, é de tempra 2.0 16v (a mesma da injeção g7).

                              ele tem borboleta com abertura parcial em curva exponencial.

                              ou seja abre pouco nos primeiros 45° e depois disso abre proporcional até os 90°.

                              reduz muito o consumo e cria mais dirigibilidade.

                              outra vantagem é a boca de 3 (76,2mm).

                              sem falar no custo, r$100,00 em qualquer desmanche.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                marcossilvass
                                escreveu em última edição por
                                #293

                                imaginei que fosse do tempra…ehehe 3 é bruto essa entrada heim...kkkk para a fase turbo fica exelente e como tem esse esquema de abertura parcial você acaba tendo um torque bom em baixa né, a borboleta do fiat tipo 1.6 mpi também é assim? analizando o dispositivo de abertura da borboleta aquela roldana meio ovalizada.

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
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                                  jonas_102
                                  escreveu em última edição por
                                  #294

                                  lancia,

                                  e quanto a alimentação? salvo engano não lembro de ter falado nada sobre bicos, bombas, linha de combustivel, etc.

                                  já está definido?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    svcglobal
                                    escreveu em última edição por
                                    #295

                                    jonas, para a parte aspirada serão os mesmos novos bicos plásticos da marelli para fiat dobló ipe019 e que já estou usando.

                                    para a parte gerenciada pelo his efic estou pensando em usar inicialmente os iwp143 que tenho guardado.

                                    se forem demais passo para o iwp119.

                                    bomba por enquanto a mesma, 3 bar bosch e que tem vazão razoável.

                                    e vou ajustar/balancear tudo de acordo com a wideband.

                                    marcos, não me lembro muito bem da borboleta do tipo mpi.

                                    mas basta dar uma olhada na borboleta: se uma parte permanece fechada enquanto a outra está abrindo seria exponencial.

                                    o nome não é bem exponencial para esta característica (seria mais gradativa) mas é o que me está vindo em mente.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
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                                      jonas_102
                                      escreveu em última edição por
                                      #296

                                      qual o diâmetro interno dos tubos do alambique? e qual o processo de soldagem que o sr. usou?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #297

                                        sua bomba tem quanto de vazão? acho que não vai dar conta mesmo usando gasolina.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          Flavio Cruz
                                          escreveu em última edição por
                                          #298

                                          uma bomba pra 8 bicosó acho pouco…

                                          1 Resposta Última resposta

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