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Motor md

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • C Offline
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    Casantosef
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    #88

    Índice de mach=(diâmetro do cilindro/diâmetro da válvula de admissão)² x [velocidade média do pistão/velocidade do somx constante de escoamento x (lift do comando de válvula)]

    então, vamos preencher o quebra cabeças e verificar o que casa ou não.

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    • C Offline
      C Offline
      Casantosef
      escreveu em última edição por
      #89

      im=(79,5/38)²x[16/340x1,45x(9,8/38)]

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      • N Offline
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        Nando Moura
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        #90

        casantosef,curti esses calculos,mas agora me surgiu um monte de duvidas,da uma força pra entendermos isso melhor,como faço para achar o lift do comando?bom no meu caso estou montando um ap 1.9 com valvula de admição 40 e esc 33 comando 49g pistão 83.3 curso 86.4,segundo o calculo de valvula e comando ficou um valor de 24.5,pensei nesse diametro pois estou usando tbi e adm do 2.0,então pensei em um fluxo maior,sera errado?10339582_637347863014530_515421365274569

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        • N Offline
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          Nando Moura
          escreveu em última edição por
          #91

          cara não consegui entende esses valores

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          • C Offline
            C Offline
            Casantosef
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            #92

            fernando, o lift do comando é uma informação obtida quando se compra a peça. se você obtém um comando sem uma nota ou através de troca ele não vem com as especificações, a solução é utilizar um relógio comparador ligado a um suporte com um transferidor. o procedimento é quase que universal: coloca-se o comando em suporte com mancais para poder girá-lo e acopla-o ao suporte com o relógio. a seguir zera o relógio e começa a girar o comando a partir da parte mais baixa e longe do ressalto(esse ressalto, assim como todo ressalto ou quina rotaciona em contato com algo chamamos de came). quando o relógio comparador chegar ao ponto mais alto você obter o levante(lift) do comando.

            no seu caso lift da admissão do comando 49g é 9,8 mm e você pretende usar válvulas de 40 mm. então fazemos: 9,8/40= 0,245. nesse caso você ultrapassa um pouco os 0,25 da relação que, na teoria, seria necessários. assim o motor vai ter um nível muito turbulento da admissão da mistura a ponto de atrapalhar a centelha da vela. recomendo que dê uma ultra caprichada no sistema de ignição, pois se não o fizer, o motor vai apresentar "buracos" no funcionamento. outra solução seria usar válvulas um pouco menor, 38 mm por exemplo. daria 9,8/38=25,78.

            uma pergunta: que coletor é este?

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            • C Offline
              C Offline
              Casantosef
              escreveu em última edição por
              #93

              vou tentar esclarecer: a relação diâmetro da válvula/lift pode ser comparada à regulagem daqueles borrifadores  de água. quando você gira você altera a altura daquele pino obturador sairá na forma de de jato ou na forma de spray de acordo com a regulagem que você deixa.

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              • J Offline
                J Offline
                junior85
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                #94

                nao me recordo no monento mas e quase 80mm.

                valeu pela ajuda!!!!

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                • C Offline
                  C Offline
                  Casantosef
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                  #95

                  im=(79,5/38)²x[16/340x1,45x(9,8/38)]

                  im=(2,09)²x[16/340x1,45(0,2578)]

                  im=4,3681x[16/340x0,37381]

                  im=4,2681x[16/127,0954]

                  im=4,2681x[0,12588]

                  im=0,537

                  se  levarmos em consideração o im ideal é 0,5 pode-se ficar quase feliz, pois ele ficou bem próximo. significa que o motor vai girar razoavelmente bem até próximo do limite da rotação fornecida pelo comando, porém isto não é o ideal porque 0,537 não é 0,500.

                  o que fazemosó vamos discutir as possíveis intervenções e, juntos, vamos perceber que coisas simples fazem muita diferença nos resultados.

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                  • J Offline
                    J Offline
                    junior85
                    escreveu em última edição por
                    #96

                    ta mas altura de cabecote nao interfere em nada?

                    pq nao sei como vai ficar a altura com a junta de cobre!

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      Casantosef
                      escreveu em última edição por
                      #97

                      fernando, desculpe não por não ter sanado suas dúvidas, acredito que minha abordagem não foi didática o suficiente. assim que ajustarmos o im do motor md em questão irei pormenorizar tudo com a maior cautela possível, afim de melhorar este post ok?

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        Casantosef
                        escreveu em última edição por
                        #98

                        vai interferir sim, mas não na busca pelo melhor preenchimento do cilindro(maior eficiência volumétrica) e sim na eficiência térmica, pois a luz(distância entre a borda do pistão e o cabeçote vai ser um item a mais no cálculo da taxa de compressão. a luta agora é pela escolha e ajuste pormenorizado de cada peça do cabeçote, pois será ele quem vai determinar o quanto seu motor será eficiente.

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                        • J Offline
                          J Offline
                          junior85
                          escreveu em última edição por
                          #99

                          sera que eu uso o cabecote md?

                          qual configuracao fica melhor entao?

                          valeu pela atencao

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
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                            Casantosef
                            escreveu em última edição por
                            #100

                            esta configuração está próxima do ideal, porém o problema será usar o cabeçote de um motor ap em um bloco de um md, pois se não estou enganado terá que fazer modificações nos dutos de óleo. não sei ao certo todos os pormenores. agora se for usar um cabeçote md o ideal seria usar um comando com as especificações do 49g e as válvulas de 38 mm para que o fluxo esteja próximo do im que a gente calculou.

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
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                              junior85
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                              #101

                              mas eu tenho um cabecote md.

                              posso colocar um 49g e trocar por valvulas dessa configuracao?

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
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                                #102

                                ficaria perfeito. no caso, você terá duas opções: usar válvulas 36 mm ou manter as de 38 mm e usar 2 ângulos nas válvulas(vai ter que achar um cara bom em uma tornearia ou uma retífica muito especializada)

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
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                                  #103

                                  acredito que aí há apenas um inconveniente: o diagrama de distribuição do comando de válvula do 49g é diferente do diagrama do comando do md.

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                                  • J Offline
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                                    #104

                                    ta e um 49 puro?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      #105

                                      amanhã, vou conversar com um amigo mestre de retífica e te informarei com mais precisão e certeza.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
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                                        #106

                                        muito obrigado!

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
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                                          #107

                                          conversei com ele e as informações são as seguintes: a ordem de ignição dos dois motores é exatamente a mesma, mas o diagrama de abertura é diferente e isso pode render mais torque ou potência(isso ele não soube informar). ele ficou de me passar uma tabela com estes dados, mas já me garantiu que o comando 49 dá ao motor um giro próximo do 7000 rpm. se este dado for verdadeiro, o Índice ou número de mach deverá ser recalculado porque a velocidade média do pistão passa a ser maior, mas agora que já sabemos isso não será um grande problema. a dúvida que ele não soube responder é se o alojamento do comando no cabeçote md é compativel com o comando ap. ele até se dispôs a testar, porém, apesar de termos alguns comandos ap nas mãos, esbarramos no fato de não termos o cabeçote md para efetuar os testes. isso vai ficar para depois.

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