Motor md
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fernando, desculpe não por não ter sanado suas dúvidas, acredito que minha abordagem não foi didática o suficiente. assim que ajustarmos o im do motor md em questão irei pormenorizar tudo com a maior cautela possível, afim de melhorar este post ok?
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vai interferir sim, mas não na busca pelo melhor preenchimento do cilindro(maior eficiência volumétrica) e sim na eficiência térmica, pois a luz(distância entre a borda do pistão e o cabeçote vai ser um item a mais no cálculo da taxa de compressão. a luta agora é pela escolha e ajuste pormenorizado de cada peça do cabeçote, pois será ele quem vai determinar o quanto seu motor será eficiente.
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esta configuração está próxima do ideal, porém o problema será usar o cabeçote de um motor ap em um bloco de um md, pois se não estou enganado terá que fazer modificações nos dutos de óleo. não sei ao certo todos os pormenores. agora se for usar um cabeçote md o ideal seria usar um comando com as especificações do 49g e as válvulas de 38 mm para que o fluxo esteja próximo do im que a gente calculou.
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ficaria perfeito. no caso, você terá duas opções: usar válvulas 36 mm ou manter as de 38 mm e usar 2 ângulos nas válvulas(vai ter que achar um cara bom em uma tornearia ou uma retífica muito especializada)
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acredito que aí há apenas um inconveniente: o diagrama de distribuição do comando de válvula do 49g é diferente do diagrama do comando do md.
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amanhã, vou conversar com um amigo mestre de retífica e te informarei com mais precisão e certeza.
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conversei com ele e as informações são as seguintes: a ordem de ignição dos dois motores é exatamente a mesma, mas o diagrama de abertura é diferente e isso pode render mais torque ou potência(isso ele não soube informar). ele ficou de me passar uma tabela com estes dados, mas já me garantiu que o comando 49 dá ao motor um giro próximo do 7000 rpm. se este dado for verdadeiro, o Índice ou número de mach deverá ser recalculado porque a velocidade média do pistão passa a ser maior, mas agora que já sabemos isso não será um grande problema. a dúvida que ele não soube responder é se o alojamento do comando no cabeçote md é compativel com o comando ap. ele até se dispôs a testar, porém, apesar de termos alguns comandos ap nas mãos, esbarramos no fato de não termos o cabeçote md para efetuar os testes. isso vai ficar para depois.
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fernando moura, olha só:
com um ângulo de 45º na válvula de admissão temos uma constante de escoamento bem próxima de 1,45, então usamos assim:im=(83,3/40)²x[16/340x1,45(9,8/40)]
im=(2,09)²x[16/340x1,45(0,245)]
im=4,3681x[16/340x0,35525]
im=4,3681x[16/120,785]
im=4,3681x[0,132466]
im=0,5786com dois ângulos, um de 45º e outro de 44º na válvula de admissão temos uma constante de escoamento bem próxima de 1,50, então usamos assim:
im=(83,3/40)²x[16/340x1,50(9,8/40)]
im=(2,09)²x[16/340x1,5(0,245)]
im=(2,09)²x[16/340x0,3675]
im=(2,09)²x[16/124,95]
im=4,3681x0,12805
im=0,5593com mais dois ângulos, um de 45º e outro de 44º e outro qualquer na válvula de admissão temos uma constante de escoamento bem próxima de 1,55, então usamos assim:
im=(83,3/40)²x[16/340x1,55(9,8/40)]
im=(2,09)²x[16/340x1,55(0,245)]
im=4,3681x[16/340x0,37975]
im=4,3681x[16/129,115]
im=4,3681x[0,12392]
im=0,5412o que a gente pode inferir?
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caraca casantosef vc eh engenheiro?¿.
uma coisa que influenciaria muito seria a regulagem da polia regulavel (comando) e ponto ignição não?¿
o carro que o cara ta fazendo ta ficando quase igual meu motor.
md 1.6 (1º retifica .50) gasolina rodando com alcool + 2e + polia de comando meio dente atrasdo (acredigo que 5 graus)..+ cabecote original + comando 49g + valvulas retrabalhadas para mudar.
segundo o cara o efeito das valvulas seriam como se fossem maiores 1mm tanto adm quanto escape.
o motor md original gira 6500….... nos testes do meu motor o maluco la girou 8000 o.o'
comandos tem o 49h 49 e 49g......
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ainda estou cursando engenharia mecatrônica.
no caso de uma polia regulável só seria necessário se você usasse comandos de alta graduação, algo acima dos 300º. o objetivo dessa polia é facilitar o enquadramento do comando. dependendo de quanto atrasar ou adiantar você consegue características de torque em baixas rotações ou potência em alta. vai depender do perfil e duração do comando.
quando se faz ângulos nas válvulas você altera a capacidade de passagem de fluxo da mistura e realmente, uma válvula trabalhada aumenta consideravelmente o rendimento volumétrico.
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casantosef,não quero ser chato,mas quero muito entender esse calculo,mas a unica coisa que entendi é que vc terminou com uma pergunta,mas não sei oque inserir,sou pessimo em matematica,mas não me importo em estudar,veja bem,minha parati era carburada,comando zba,valvula 33 por 38,comprei um cabeçote do gti valvula 39 por 33,troquei as 39 pelas 40,comando 49g,tbi e admição do gti,vou usar uma pandu pulser,para alimentar a primeira bancada de bico 4 gti e um tec race para segunda bancada e atraso de ponto,uma 42/48 empurando 1,5kg de pressão +ou -e um intercooler.sei que era melhor usar pelo menos uma .50 mas quero um carro mais rapido de baixa,então por essa melhoria de componentes achei por obvio dar um up nas valvulas de admição tirando as 39 e colocando as 40.cara se não for te encomodar muito,da uma mastigada em cada iten do calculo para que eu possa entender,trabalho com preparação de motores,mas ainda sou criança neste mundo,com um mar de coisas para aprender,obrigado!!!!
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ainda estou cursando engenharia mecatrônica.
no caso de uma polia regulável só seria necessário se você usasse comandos de alta graduação, algo acima dos 300º. o objetivo dessa polia é facilitar o enquadramento do comando. dependendo de quanto atrasar ou adiantar você consegue características de torque em baixas rotações ou potência em alta. vai depender do perfil e duração do comando.
quando se faz ângulos nas válvulas você altera a capacidade de passagem de fluxo da mistura e realmente, uma válvula trabalhada aumenta consideravelmente o rendimento volumétrico.
entao, foi isso mesmo que ele fez…... e acho que é isso que justamente o amigo do md ta querendo.
agora fazer esses calculos todos ai que tu fez nao sei....
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ok fernando moura e milan, vou mastigar bem cada item e ainda explicar o que faço com cada um deles, do início ao fim e mostrar como cada um deles altera o funcionamento do motor.
essa é primeira parte da escolha das peças estruturais. tem mais coisas, mas vamos nos ater a essa primeira parte e o mais interessante disso tudo é que, ano passado, um amigo/irmão montou dois motores com as mesmas peças e configurações, mas o que a gente seguiu os cálculos sempre termina na frente nas arrancadas. o dono do carro que ficou para trás ficou chateado e mandou desmontar o motor para ver o que tinha de diferente. a cara dele depois de ver que as peças eram as mesma foi hilária.
ou seria melhor fazer estes cálculos em outro tópico para não tumultuar o do junior85?
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então vamos adiante:
a ideia aqui é atingir um número 0,5 como resultado dessa equação. para isso, a gente vai fazer uma série de ajustes através da escolha de peças como válvulas, comando, pistões e até virabrequins se for necessário.
a equação em si só tem divisões, multiplicações e potenciações.
depois de um tempo, se acostuma e faz tudo isso em um pedaço de papel.
o primeiro item é a divisão entre o diâmetro do cilindro pelo diâmetro da válvula de admissão e o resultado elevamos ao quadrado.
assim, se o pistão do motor do md tem 79,5 mm e vamos usar válvulas com 38 mm de diâmetro fazemos:
79,5/38= 2,0921
depois elevamos o resultado ao quadrado:
(2,0921)²=4,3768
bom, o primeiro passo já foi dado.
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até aqui tudo ok?