Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Motor md

Motor md

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
246 Posts 8 Posters 11.2k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • N Offline
    N Offline
    Nando Moura
    escreveu em última edição por
    #90

    casantosef,curti esses calculos,mas agora me surgiu um monte de duvidas,da uma força pra entendermos isso melhor,como faço para achar o lift do comando?bom no meu caso estou montando um ap 1.9 com valvula de admição 40 e esc 33 comando 49g pistão 83.3 curso 86.4,segundo o calculo de valvula e comando ficou um valor de 24.5,pensei nesse diametro pois estou usando tbi e adm do 2.0,então pensei em um fluxo maior,sera errado?10339582_637347863014530_515421365274569

    1 Resposta Última resposta
    • N Offline
      N Offline
      Nando Moura
      escreveu em última edição por
      #91

      cara não consegui entende esses valores

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        Casantosef
        escreveu em última edição por
        #92

        fernando, o lift do comando é uma informação obtida quando se compra a peça. se você obtém um comando sem uma nota ou através de troca ele não vem com as especificações, a solução é utilizar um relógio comparador ligado a um suporte com um transferidor. o procedimento é quase que universal: coloca-se o comando em suporte com mancais para poder girá-lo e acopla-o ao suporte com o relógio. a seguir zera o relógio e começa a girar o comando a partir da parte mais baixa e longe do ressalto(esse ressalto, assim como todo ressalto ou quina rotaciona em contato com algo chamamos de came). quando o relógio comparador chegar ao ponto mais alto você obter o levante(lift) do comando.

        no seu caso lift da admissão do comando 49g é 9,8 mm e você pretende usar válvulas de 40 mm. então fazemos: 9,8/40= 0,245. nesse caso você ultrapassa um pouco os 0,25 da relação que, na teoria, seria necessários. assim o motor vai ter um nível muito turbulento da admissão da mistura a ponto de atrapalhar a centelha da vela. recomendo que dê uma ultra caprichada no sistema de ignição, pois se não o fizer, o motor vai apresentar "buracos" no funcionamento. outra solução seria usar válvulas um pouco menor, 38 mm por exemplo. daria 9,8/38=25,78.

        uma pergunta: que coletor é este?

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          Casantosef
          escreveu em última edição por
          #93

          vou tentar esclarecer: a relação diâmetro da válvula/lift pode ser comparada à regulagem daqueles borrifadores  de água. quando você gira você altera a altura daquele pino obturador sairá na forma de de jato ou na forma de spray de acordo com a regulagem que você deixa.

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            junior85
            escreveu em última edição por
            #94

            nao me recordo no monento mas e quase 80mm.

            valeu pela ajuda!!!!

            1 Resposta Última resposta
            • C Offline
              C Offline
              Casantosef
              escreveu em última edição por
              #95

              im=(79,5/38)²x[16/340x1,45x(9,8/38)]

              im=(2,09)²x[16/340x1,45(0,2578)]

              im=4,3681x[16/340x0,37381]

              im=4,2681x[16/127,0954]

              im=4,2681x[0,12588]

              im=0,537

              se  levarmos em consideração o im ideal é 0,5 pode-se ficar quase feliz, pois ele ficou bem próximo. significa que o motor vai girar razoavelmente bem até próximo do limite da rotação fornecida pelo comando, porém isto não é o ideal porque 0,537 não é 0,500.

              o que fazemosó vamos discutir as possíveis intervenções e, juntos, vamos perceber que coisas simples fazem muita diferença nos resultados.

              1 Resposta Última resposta
              • J Offline
                J Offline
                junior85
                escreveu em última edição por
                #96

                ta mas altura de cabecote nao interfere em nada?

                pq nao sei como vai ficar a altura com a junta de cobre!

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Casantosef
                  escreveu em última edição por
                  #97

                  fernando, desculpe não por não ter sanado suas dúvidas, acredito que minha abordagem não foi didática o suficiente. assim que ajustarmos o im do motor md em questão irei pormenorizar tudo com a maior cautela possível, afim de melhorar este post ok?

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    Casantosef
                    escreveu em última edição por
                    #98

                    vai interferir sim, mas não na busca pelo melhor preenchimento do cilindro(maior eficiência volumétrica) e sim na eficiência térmica, pois a luz(distância entre a borda do pistão e o cabeçote vai ser um item a mais no cálculo da taxa de compressão. a luta agora é pela escolha e ajuste pormenorizado de cada peça do cabeçote, pois será ele quem vai determinar o quanto seu motor será eficiente.

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      junior85
                      escreveu em última edição por
                      #99

                      sera que eu uso o cabecote md?

                      qual configuracao fica melhor entao?

                      valeu pela atencao

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        Casantosef
                        escreveu em última edição por
                        #100

                        esta configuração está próxima do ideal, porém o problema será usar o cabeçote de um motor ap em um bloco de um md, pois se não estou enganado terá que fazer modificações nos dutos de óleo. não sei ao certo todos os pormenores. agora se for usar um cabeçote md o ideal seria usar um comando com as especificações do 49g e as válvulas de 38 mm para que o fluxo esteja próximo do im que a gente calculou.

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          junior85
                          escreveu em última edição por
                          #101

                          mas eu tenho um cabecote md.

                          posso colocar um 49g e trocar por valvulas dessa configuracao?

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Casantosef
                            escreveu em última edição por
                            #102

                            ficaria perfeito. no caso, você terá duas opções: usar válvulas 36 mm ou manter as de 38 mm e usar 2 ângulos nas válvulas(vai ter que achar um cara bom em uma tornearia ou uma retífica muito especializada)

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              Casantosef
                              escreveu em última edição por
                              #103

                              acredito que aí há apenas um inconveniente: o diagrama de distribuição do comando de válvula do 49g é diferente do diagrama do comando do md.

                              1 Resposta Última resposta
                              • J Offline
                                J Offline
                                junior85
                                escreveu em última edição por
                                #104

                                ta e um 49 puro?

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
                                  C Offline
                                  Casantosef
                                  escreveu em última edição por
                                  #105

                                  amanhã, vou conversar com um amigo mestre de retífica e te informarei com mais precisão e certeza.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • J Offline
                                    J Offline
                                    junior85
                                    escreveu em última edição por
                                    #106

                                    muito obrigado!

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
                                      C Offline
                                      Casantosef
                                      escreveu em última edição por
                                      #107

                                      conversei com ele e as informações são as seguintes: a ordem de ignição dos dois motores é exatamente a mesma, mas o diagrama de abertura é diferente e isso pode render mais torque ou potência(isso ele não soube informar). ele ficou de me passar uma tabela com estes dados, mas já me garantiu que o comando 49 dá ao motor um giro próximo do 7000 rpm. se este dado for verdadeiro, o Índice ou número de mach deverá ser recalculado porque a velocidade média do pistão passa a ser maior, mas agora que já sabemos isso não será um grande problema. a dúvida que ele não soube responder é se o alojamento do comando no cabeçote md é compativel com o comando ap. ele até se dispôs a testar, porém, apesar de termos alguns comandos ap nas mãos, esbarramos no fato de não termos o cabeçote md para efetuar os testes. isso vai ficar para depois.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
                                        C Offline
                                        Casantosef
                                        escreveu em última edição por
                                        #108

                                        fernando moura, olha só:
                                        com um ângulo de 45º na válvula de admissão temos uma constante de escoamento bem próxima de 1,45, então usamos assim:

                                        im=(83,3/40)²x[16/340x1,45(9,8/40)]
                                        im=(2,09)²x[16/340x1,45(0,245)]
                                        im=4,3681x[16/340x0,35525]
                                        im=4,3681x[16/120,785]
                                        im=4,3681x[0,132466]
                                        im=0,5786

                                        com dois ângulos, um de 45º e outro de 44º na válvula de admissão temos uma constante de escoamento bem próxima de 1,50, então usamos assim:

                                        im=(83,3/40)²x[16/340x1,50(9,8/40)]
                                        im=(2,09)²x[16/340x1,5(0,245)]
                                        im=(2,09)²x[16/340x0,3675]
                                        im=(2,09)²x[16/124,95]
                                        im=4,3681x0,12805
                                        im=0,5593

                                        com mais dois ângulos, um de 45º e outro de 44º e outro qualquer na válvula de admissão temos uma constante de escoamento bem próxima de 1,55, então usamos assim:

                                        im=(83,3/40)²x[16/340x1,55(9,8/40)]
                                        im=(2,09)²x[16/340x1,55(0,245)]
                                        im=4,3681x[16/340x0,37975]
                                        im=4,3681x[16/129,115]
                                        im=4,3681x[0,12392]
                                        im=0,5412

                                        o que a gente pode inferir?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          Milan
                                          escreveu em última edição por
                                          #109

                                          caraca casantosef vc eh engenheiro?¿.

                                          uma coisa que influenciaria muito seria a regulagem da polia regulavel (comando) e ponto ignição não?¿

                                          o carro que o cara ta fazendo ta ficando quase igual meu motor.

                                          md 1.6 (1º retifica .50) gasolina rodando com alcool + 2e + polia de comando meio dente atrasdo (acredigo que 5 graus)..+ cabecote original + comando 49g + valvulas retrabalhadas para mudar.

                                          segundo o cara o efeito das valvulas seriam como se fossem maiores 1mm tanto adm quanto escape.

                                          o motor md original gira 6500….... nos testes do meu motor o maluco la girou 8000 o.o'

                                          comandos tem o 49h 49 e 49g......

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários