Motor md
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alguns amigos gostaram os resultados, mas nunca montei nenhum motor com estes aneis.
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fernando me diz uma coisa. que taxa de compressão o seu motor vai terá além disso que taxa residual pretende usar? e porque escolheu aquele coletor da foto?
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a principio,o motor era alcool no alcool,mas não tinha buretado,agora vou montar com os forjado que tem bastante camara,so sei bureta com um calculo de ml mas ainda não montei o motor,imagino que fique na casa dos 8 de taxa,não sei quanto de pressão vou usar mas quero chegar a 300 cv ai finalizo o projeto desse carro,e tanto a admição quanto o tbi e valvula 40 foram escolidas na tentativa de conseguir um bom cfm, para não dar obstrução de fluxo,imagino que errei nisso né.
ha e a hr que quiser falar sobre aqueles outros calculos que sito,to pronto pra aprender!!!!valeu!!
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junior,um sabio conselho,use tanto anel quanto bronzina metal leve!!!!
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a partir daqui, o que se necessita é prática com os números. sabendo manipular as equações você acha os valores necessários de acordo com os critérios estabelecidos previamente na escolha do comportamento do motor.
fernando, sua escolha não foi equivocada. agora, os efeitos que ele produz são mais complexo e não é a capacidade em cfm nele que vai ajudar seu motor. serão outros critérios.
vamos ao im só que agora nós que estabeleceremos nossos parâmetros.
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um resumo breve para um motor em particular:
im=(c/v)²x(vmp/vsxkv(lift/v)
vamos imaginar 0,5 como o im a ser obtido. ou seja, estamos buscando o fluxo ideal.
0,5=(c/v)²x(vm/vsxkv(lift/v)
ao contrário de motores como o do fusca, os motores em linha possuem uma limitação muito grande quando se pensa em usar virabrequins diferentes, pois o bloco acaba impedido a preparação strocker. então vamos fixar o virabrequim como sendo o padrão inicial de escolha o modelo do md com 80 mm de curso. assim, vamos substituir na equação:
0,5=(80/v)²x(vmp/vsxkv(lift/v)
já temos agora o curso e ele compõem metade do que é necessário para definir outro item: a vmp(velocidade média do pistão). a coisa que falta é a rotação máxima ou pretendida para este motor. esta, nãoé uma escolha aleatória, porque deve-se levar em consideração que o motor não foi projetado para gira o mais alto possível e indefinidamente. ele leva em consideração o famoso limite dos 20 m/s. como todo, tudo deve ter uma márgem de segurança e por isso não se coloca o motor para chegar nem próximo aos 20 m/s. quem vai limitar isso é o comando de válvulas. então, se eu quero uma vmp de 18 m/2 eu simplesmente faço:
vmp=(cursoxrpm)/30.000
assim eu ddefino que quero a vmp de 18 e substituo logo de cara na equação:
18=(80xrpm)/30.000
agora é só lembrar que "o produtos dos meios é igual ao produtos dos extremos) e multiplicamos os denominadores pelos numeradores:
18x30.000=(80xrpm)
540.000=(80xrpm)
agora ficou mais fácil, é só dividir os 50.000 pela parte númerica do 2º membro:
540.000/80=rpm
6750=rpm
dizemos assim, que a rotação máxima para que a vmp seja 18 m/s é 6750. tanto é que se fizermos o cálculo no sentido inverso temos:
vmp=(80x6.750)/30.000
vmp= 540.000/30.000
vmp= 18 m/s
pronto, já temos a vmp e vamos colocá-la no cálculo:
0,5=(80/v)²x(vmp/vsxkv(lift/v)
0,5=(80/v)²x(18/vsxkv(lift/v)
como a velocidade do som na admissão a temperatura ambiente varia, é melhor fixar o valor padrão de 340 m/s e subtituir na equação:
0,5=(80/v)²x(18/340xkv(lift/v)
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agora, devemos buscar a melhor relação (lift/válvula)
experimentalmente, sabe-se que as melhores relações estão entre 0,25 a 0,35. então vamos de 0,25
0,3=lift/válvula
se o lift do comando 049 é 9,8 vamos substituir:
0,25=9,8/válvula
agora é só dividir o lift por 0,25
válvula=9,8/0,25= 39,2
agora voltamos à esquação para substituir os valores:
0,5=(80/v)²x[18/340xkv(0,25)]
0,5=(80/39,2)x[18/340xkv(0,25)]
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casantosef,me tira uma duvida em relação a montagem da equação do im,em sua postagem anterior vc colocou, o primeiro item é a divisão entre o diâmetro do cilindro pelo diâmetro da válvula de admissão e o resultado elevamos ao quadrado.
assim, se o pistão do motor do md tem 79,5 mm e vamos usar válvulas com 38 mm de diâmetro fazemos:
79,5/38= 2,0921
mas agora vc esta montando a equação começando com o curso do vira,então vamos fixar o virabrequim como sendo o padrão inicial de escolha o modelo do md com 80 mm de curso. assim, vamos substituir na equação:oque muda entre um e outro?çãou a ordem do inicio da equação é independente?
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hi,mais uma duvida se eu iniciar minha equação pelo curso do vira o diametro do cilindro não entra na equação??
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não terminei a equação devido uma pequena distensão.
fernando, é o seguinte, comecei por peças diferentes por um só motivo: para mostrar que dá para começar de qualquer parte. É que a ideia é você desenvolver uma habilidade razoável a ponto de começar por qualquer parte, bastando apenas definir alguns pequenos itens. se você for fazer uma preparação específica para um cliente por exemplo, muitas vezes ele diz que já possui algumas peças e é com base nelas que você poderá começar. É por não dominar completamente o índice que muitos preparadores não aceitam modificar alguns motores menos convencionais e só optarem por repetir receitas que todos já conhecem. nesse caso, qualquer que seja o motor, você terá condições de executar as modificações que garantam potência e durabilidade.
o diâmetro do cilindro entra sim, só que é você quem vai definir se logo de início ou não. digamos que eu contrate um serviço de preparação a você e digo que já tenho o bloco, o virabrequim, os cabeçotes e as válvulas. o que você faz? apenas calcula a vmp para definir que comando usar e depois verifica se o diâmetro do cilindro será compatível ou terá que sofrer alterações.
depois de tudo calculado, você vai ver a taxa, as bielas, turbina e pressão com taxa residual, possíveis modificações nas bronzinas e controladores de pressão conforme o projeto. até mesmo para ie existe a necessidade de calcular alguns itens. mas isso é para outro momento.
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a ideia ao calcular o Índice é gerar adequações. se você verificar que o virabrequim é muito grande talvez tenha que diminuir a faixa de limitação de giro para não exceder a vmp e assim, terá que mudar o comando, se lift/válvula for inadequado, você pode mudar a válvula ou o comando por causa do lift. isso vai depender muito da sua necessidade.
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junior85, seu motor vai aspirado ou turboalimentado?
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junior,até por onde sei tanto moente como munhão ou mancal,muda de midida,mas não tenho certeza.
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casantosef,obrigado, em relação a esses calculos acho que posso dizer que domino,graças a tua boa vontade de ensinar de graça aquilo que aprendeu a autos custos de uma faculdade.parabéns pela atitude.agora!!só uma coisa,em relação ao peso da mola,vc sebe me dizer noque interfere???
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junior, não tenho certeza, mas acredito que, como o fernando descreveu, há diferenças entre os moentes e mancais neste motores. essa informação só posso te passar na segunda, que é quando entro em contato com o colega da retífica que poderá me disponibilizar esses dados e só estará sóbrio o suficiente para conversar(final de semana conversar com ele só se for sobre o preços das latinhas e do litrão).
em relação
fernando, um dos motivos de fazer engenharia foi o fato de ninguém querer disponibilizar este tipo de informação em relação aos cálculos e tudo mais e isso sempre me deixou frustrado. por isso qualquer que seja a dúvida, desde que eu possa sanar, pode entrar em contato. e relação ao peso das molas, explicarei melhor assim que sair do trabalho.