Motor md
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agora, devemos buscar a melhor relação (lift/válvula)
experimentalmente, sabe-se que as melhores relações estão entre 0,25 a 0,35. então vamos de 0,25
0,3=lift/válvula
se o lift do comando 049 é 9,8 vamos substituir:
0,25=9,8/válvula
agora é só dividir o lift por 0,25
válvula=9,8/0,25= 39,2
agora voltamos à esquação para substituir os valores:
0,5=(80/v)²x[18/340xkv(0,25)]
0,5=(80/39,2)x[18/340xkv(0,25)]
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casantosef,me tira uma duvida em relação a montagem da equação do im,em sua postagem anterior vc colocou, o primeiro item é a divisão entre o diâmetro do cilindro pelo diâmetro da válvula de admissão e o resultado elevamos ao quadrado.
assim, se o pistão do motor do md tem 79,5 mm e vamos usar válvulas com 38 mm de diâmetro fazemos:
79,5/38= 2,0921
mas agora vc esta montando a equação começando com o curso do vira,então vamos fixar o virabrequim como sendo o padrão inicial de escolha o modelo do md com 80 mm de curso. assim, vamos substituir na equação:oque muda entre um e outro?çãou a ordem do inicio da equação é independente?
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hi,mais uma duvida se eu iniciar minha equação pelo curso do vira o diametro do cilindro não entra na equação??
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não terminei a equação devido uma pequena distensão.
fernando, é o seguinte, comecei por peças diferentes por um só motivo: para mostrar que dá para começar de qualquer parte. É que a ideia é você desenvolver uma habilidade razoável a ponto de começar por qualquer parte, bastando apenas definir alguns pequenos itens. se você for fazer uma preparação específica para um cliente por exemplo, muitas vezes ele diz que já possui algumas peças e é com base nelas que você poderá começar. É por não dominar completamente o índice que muitos preparadores não aceitam modificar alguns motores menos convencionais e só optarem por repetir receitas que todos já conhecem. nesse caso, qualquer que seja o motor, você terá condições de executar as modificações que garantam potência e durabilidade.
o diâmetro do cilindro entra sim, só que é você quem vai definir se logo de início ou não. digamos que eu contrate um serviço de preparação a você e digo que já tenho o bloco, o virabrequim, os cabeçotes e as válvulas. o que você faz? apenas calcula a vmp para definir que comando usar e depois verifica se o diâmetro do cilindro será compatível ou terá que sofrer alterações.
depois de tudo calculado, você vai ver a taxa, as bielas, turbina e pressão com taxa residual, possíveis modificações nas bronzinas e controladores de pressão conforme o projeto. até mesmo para ie existe a necessidade de calcular alguns itens. mas isso é para outro momento.
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a ideia ao calcular o Índice é gerar adequações. se você verificar que o virabrequim é muito grande talvez tenha que diminuir a faixa de limitação de giro para não exceder a vmp e assim, terá que mudar o comando, se lift/válvula for inadequado, você pode mudar a válvula ou o comando por causa do lift. isso vai depender muito da sua necessidade.
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junior85, seu motor vai aspirado ou turboalimentado?
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junior,até por onde sei tanto moente como munhão ou mancal,muda de midida,mas não tenho certeza.
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casantosef,obrigado, em relação a esses calculos acho que posso dizer que domino,graças a tua boa vontade de ensinar de graça aquilo que aprendeu a autos custos de uma faculdade.parabéns pela atitude.agora!!só uma coisa,em relação ao peso da mola,vc sebe me dizer noque interfere???
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junior, não tenho certeza, mas acredito que, como o fernando descreveu, há diferenças entre os moentes e mancais neste motores. essa informação só posso te passar na segunda, que é quando entro em contato com o colega da retífica que poderá me disponibilizar esses dados e só estará sóbrio o suficiente para conversar(final de semana conversar com ele só se for sobre o preços das latinhas e do litrão).
em relação
fernando, um dos motivos de fazer engenharia foi o fato de ninguém querer disponibilizar este tipo de informação em relação aos cálculos e tudo mais e isso sempre me deixou frustrado. por isso qualquer que seja a dúvida, desde que eu possa sanar, pode entrar em contato. e relação ao peso das molas, explicarei melhor assim que sair do trabalho.
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fernando, que tipo de escape pretende utilizar?
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se mantiver esses 2 mm vai ficar um motor com pouquíssima taxa. facear o bloco é comum em alguns caso quando há uma incompatibilidade entre o bloco e o virabrequim.
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casantosef,to pençando em usar um 2,5¨ ou 3¨ até atras com 1 silencioso na ponta.cara tava fazendo os calculos do meu motor,com o lift de 9.8,o im fica em 0.62 se eu usar um comando com lift de 12 o im fica em 0.50,me deu uma vontade de atrasar um pouco mais meu projeto e comprar um comando!!!!ha e outra coisa se eu baixar a vmp para 16 eu mudo o im de 0.62 para 0.57 isso é valido???
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fernando, com um im de 0,62 o valor fica meio alto. com o motor montado você vai notar o seguinte: até 4000 rpm o motor vai ser muito forte depois, ao chegar próximo das 5000 a 6000 vai haver um esforço descomunal sem ganhar quase nada. inclusive pode colocar no dinamômetro para aferir os resultados para confirmar.
se você conseguir um comando com lift maior será perfeito caso consiga chegar aos 0,5 de im. aconselho você a montar o motor com a configuração disponível e fazer os testes, depois quando tiver $$$ compre um comando com um lift maior e vai se surpreender com os resultados.