Igni?
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se não me engano 180 ou no máximo 200metros, depois a vela se derrete e como ela vira um ponto quente dentro do cilindro então o motor percorre o resto (~200m) da pista apenas com pré-ignição e só é possível deslig?-lo cortando o combustável
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será q é isso mesmo, e depois como é q se retira essas velas derretidas?? se perdem 2 kbe?otes a cada puxada?? sei nao em…
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voce sabia que:
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um dragster top fuel com 500 pol. cubicas num motor hemi (camaras hemisfericas) tem mais cavalos que as 4 primeiras filas da corrida daytona 500??
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de po embaixo, um motor de dragster consome cerca de 7,5litros de nitrometano por segundo. um jato 747 completamente carregado gasta a mesma coisa mas produz menos energia?
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um motor dodge hemi original não tem força suficiente para girar o compressor de um dragster. (coisa de 425 hps)
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com 3000cfm de ar sendo empurrado pelo compressor pra dentro do motor, a mistura chega perto de ficar solida antes da ignição. os cilindros ficam próximos de sofrerem calão hidraulico da propria mistura, em regime de po embaixo.
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na mistura estequiometrica 1,7:1 para o nitrometano, a frente da chama tem 7050 graus farenheit.
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nitrometano queima amarelo. a espetacular chama branca que se vê é noite nas acelerações dos dragters, é o hidrogenio queimado pelos gases da descarga quando é dissociado do vapor dágua existente na atmosfera.
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dois magnetos usados para a ignição fornecem 44 amp para cada vela. é o mesmo que uma solda eletrica em cada cilindro.
- os eletrodos das velas são totalmente consumidos em meia pista. no restante do trajeto, o motor funciona quase que como diesel aliado é incandescencia das valvulas de escape que estão a 1400 graus farenheit. o motor só pode ser desligado cortando o combustivel..
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se alguma vela falhar momentaneamente no inicio da corrida, a nitrometana não queimada neste cilindro explode com força para mandar o cabeçote para fora em peda?os ou rachar o bloco no meio.
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para atingir 300mph em 4,5 segundos a aceleração se aproxima de 8g.
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um dragster alccan?a 300mph antes que voce acabe de ler esta frase.
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um motor de top fuel gira apenas 540 vezes entre a largada e o fim da corrida.
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incluindo o aquecimento dos pneus, o motor do dragster sobrevive apenas por 900 rotações.
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atualmente estes motores entram na faixa vermelha a 9500rpm.
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se nada explodir e assumindo que todo o equipamento já foi pago e que a equipe trabalha de gra?a, cada corrida custa mil dolares por segundo.
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o recorde atual dos top fuel é de 4,441 segundos para o quarto de milha, atingido em 05/10/03 opr tony schumacher. a maior velocidade atingida foi 533km/h (333mph) por doug kalitta em 28/09/03
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para se colocar as coisas nos devidos lugares. imagine que voce esta dirigindo um corvette z06 lingenfelter twin turbo. uma milha é frente, um dragster top fuel esta parado e pronto para arrancar. voce tem a vantagem de largar já em velocidade e o dragster está parado. quando voce encotra o dragster voce está a 200mph e então a luz verde se acende pra voce e para o dragster. voce bota o po no fundo, já a 200mph. da? que voce escuta aquele ruido brutal que detona seus timpanos e em 3 miseros segundos o dragster lhe ultrapassa e chega na sua frente 1/4 de milha após o local que voce passou por ele. pense a respeito. voce largou já a 200mph. o dragster estava parado. ele não só lhe alcança como tambem lhe ultrapassa e quase lhe bota fora da estrada com o vento que ele carrega, em menos de 400 metros após voces terem se encontrado a primeira vez.
1 milha = 1.61 quilometros.
copiado do mega em outro forum….
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será q vc não se acostumou com o som dela???
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com ctz hhehehe
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mas voltando ao assunto anterior, nao é bem q derreta a vela né, é q se acaba o eletrodo devido é eletroerosão q ocorre na hora do centelhamento.
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será q vc não se acostumou com o som dela???
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será
ai, acabei de voltar do cinema, agora eu escutei ela denovo hehehe.
estou chegando a uma conclusão, com o tempo rodando direto, a ignição diminui o barulho e chega a ficar muda (ou eu q to surdo), mas depois de um tempinho parado, o zunido volta com força total
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ser?
ai, acabei de voltar do cinema, agora eu escutei ela denovo hehehe.
estou chegando a uma conclusão, com o tempo rodando direto, a ignição diminui o barulho e chega a ficar muda (ou eu q to surdo), mas depois de um tempinho parado, o zunido volta com força total
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presta atenção, porque vc deve se acostumar com o barulho.
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cara a gente se acostuma com o barulho. só pode, pq tb ja tive essa impressão que não tava fazendo barulho e o outro amigo meu q tava no carro perguntando que zunido era akele. hehehe.
mas faz parte.
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vc tb usa ignição do cm ???
nos de mais detalhes do seu motor ???
rendimento e tal
kleber
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oi pessoal , esse é meu primeiro post aqui no preparados .
eu uso a ignição cm plus já tem quase um ano . nunca tive nenhum problema com ela . quando montei , usei os cabos e velas que estavam no carro mesmo (tempra turbo stile) .
trabalhei bastante em cima da ignição e consegui tirar dela um ?timo resultado .
converti meu carro pra alcool , ando com apenas 0,45bar de pressão , e ando na frente de stiles originais .
eu e um colega com um stile original(mesmo ano que o meu , 98 , sem catalisador, a gasolina com 0,65 bar) fizemos um teste interessante semana passada , e refizemos essa semana com mais um stile(que não tava tão bom) . saimos pra retomar lado a lado de quarta marcha a 1500rpm , e o meu carro abriu umas 2 carretas na frente . saindo parado , no final da segunda , ele já podia entrar atras do meu carro e no fim da terceira , já eram uns 2 carros de frente .
consegui solucionar doir problemas do stile na minha opinião . primeiro que era muito lerdo em baixa , chegava a irritar no transito , hoje acho ele esperto até d+.
o consumo era de 6km/l a gasolina na cidade e cheguei a fazer 8km/l , na estrada saiu de 10,5km/l , para 13km/l .
hoje a alcool ele faz 6km/l na cidade e 10km/l na estrada . fui com ele de sp ao mato grosso do sul , com média de 139,9km/h , e ele fez 8,2km/l .
outro ponto , é que não tenho partida a frio , e até hoje , o carro liga com 100% de alcool , mesmo a 11 graus , sem embolar nada , e em dias frios assim , conto até 20 e saio sem nenhuma falha .qualquer dúvida , peão aos colegas dos outros stiles para entrarem e confirmarem qualquer informação .
sds
gustavo
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sobre a ignição multicentelha , queria saber com quantos graus de atraso ela dispara a segunda centelha ?
fizemos uma conta rápida sobre uma informação que obtive sobre a segunda centelha da msd , e a 2000rpm , a segunda centelha seria disparada 12? após a primeira .
da? pergunto , pra que essa centelha ??? o carro não subiria nem um quebra molas com esse avanço .
sds
gustavo
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bom, até acho que ja escrevi em outro tópico, mas vamos lá.
tenho um gol 2003 1.6, e uso a ignição da cm desde dezembro, desde lá só alegria, além dela tirei o catalizador, cano só com o intemedi?rio e filtro duplo fluxo. começei usando cabos de vela 100% originais, sem nenhum isolamento adicional, e com abertura original. mesmo sem aumentar o gap, ja notei bastante diferença. o carro que antes fazia 12,5km/l no máximo, ja fez 14,5km/l, em uso misto. mas o padrão de média atual dele, andando devagar (sem passar da 2000rpm) é 13,5km/l. nunca fiz média só na estrada pra saber qto faz, mas acredito que bata no mínimo uns 17km/l.
hoje em dia uso 1,2mm de abertura, ja usei 1,4mm, mas em baixa tava dando fuga nos cabos, mas é que não fiz um servião bem feito (pra não dizer q ta uma matação).
espero até o fim do mês refazer o isolamento (direito dessa vez) e rodar na base de 1,5mm de gap.
abraão galera, acho que é isso a
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sobre a ignição multicentelha , queria saber com quantos graus de atraso ela dispara a segunda centelha ?
fizemos uma conta rápida sobre uma informação que obtive sobre a segunda centelha da msd , e a 2000rpm , a segunda centelha seria disparada 12? após a primeira .
da? pergunto , pra que essa centelha ??? o carro não subiria nem um quebra molas com esse avanço .
sds
gustavo
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ai ai ai, la vem ele com os seus estudos, ainda bem q aqui é um local mais aberto , senao vc seria banido por comprovar a verdade
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pra vcs pensarem :
iniciar uma queima com um fosforo pequeno ou com um fosforo grande faz diferença ?
iniciar uma queima, seguida de outra numa camara de combustão fechada vai melhorar ou piorar o resultado é
(semelhante ao fenomeno pre-ignição )
sistemas de ignição com multiplas centelhas, na verdade vc está alterando o ponto e não promovendo melhor queima .
já fizemos varias experiencias (usando unichip para fazer o ajuste do avanço) com varios modelos de bobina e o resultado é semelhante ou outras palavras vc obtem o mesmo resultado de torque e potencia quando ajusta o ponto (cada rpm e cada posição de borboleta) independente da bobina que esteja usando
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mas quando vc está em altas rpm, a ignição original ão consegue soltar as faiscas, correto. por isso é bom usar um amplificador de ignição, para a corrente manter-se forte mesmo em altas rpm, e isos eu senti drasticamente no meu motor.
antes eu esticava, quando chegava nos 4.000rpm em diante, o giro subia meio lento. agora o giro sobe do mesmo jeito e com a mesma intensidade até os 6.500rpm.