Forjados powertech
-
tem q ter as manhas de montar então, pq ja ouvi motor ap com esse pistão q memso quente batia que nem motor de muer cana. horrivel.
mas se fizer uq o evandro e outrso falaram, de esquentar o bloco e os pistões pra calculas a dilatação e depois usinar o bloco, ai fica show, o foda é achar quem faça isso e ficar de olho.
-
os meus também não batem nada, talvez minima coisa e não escuto pelo ronco do motor…...... só a fdp da correia do alternador insiste em virar depois de 7500 rpm, agora botei uma grossa p kct... vamo ve... se alguem tive uma dica da ai
[snapback]375660[/snapback]
use correia industrial, vc axa em casa especializadas em borracha. leva uma automotiva de modelo.
-
me digam como vcs esquentam o bloco pra medir a folga com ele quente? esquentam ele no ma?arico?
[snapback]375857[/snapback]
não… tenho que olhar aqui, mas é num tanque com água ou tanque com óleo a x de temperatura, nem mais nem menos. o mesmo é com o pistão.
so não lembro isso, se é na água ou no oleo.
mas no ma?arico não pode pq esquenta rapido d+ e pode passar da temperatura ideal e comprometer o material.
-
não… tenho que olhar aqui, mas é num tanque com água ou tanque com óleo a x de temperatura, nem mais nem menos. o mesmo é com o pistão.
so não lembro isso, se é na água ou no oleo.
mas no ma?arico não pode pq esquenta rapido d+ e pode passar da temperatura ideal e comprometer o material.
[snapback]375871[/snapback]
e dai vc enfia a mao no oleo/agua quente com a ferramenta e depois enfia a cara com um oculos de mergulho pra ve a folga que tem?
-
e dai vc enfia a mao no oleo/agua quente com a ferramenta e depois enfia a cara com um oculos de mergulho pra ve a folga que tem?
[snapback]375872[/snapback]
uahauhauhahuauhauh
podes crer.. com aqueles com snork ainda pra poder respirar…
cada um hehehehhee
mas foi boa....
-
não… tenho que olhar aqui, mas é num tanque com água ou tanque com óleo a x de temperatura, nem mais nem menos. o mesmo é com o pistão.
so não lembro isso, se é na água ou no oleo.
mas no ma?arico não pode pq esquenta rapido d+ e pode passar da temperatura ideal e comprometer o material.
[snapback]375871[/snapback]
esquentar o bloco não vai te dar a medida da folga, e muito menos alguem vai calcular as dilatações deste geito, o problema de esquentar todo o bloco ou todo o pistão é que vc simula uma situação que não tem nada a ver com a realidado, a dificuldade de realmente calcular as dilatações é que cada parte do pistão ou do bloco trabalha em uma temperatura diferente, a temperatura fica variando até com mistura, taxa ou pressão
os únicos que conseguem calcular as dilatações dos pistões/bloco e saber a folga ideal com precisão são lab. de desenvolvimento de motores de bmw, vw, honda, etc
pra nés mortais só resta saber a pressão/taxa que vai ser utilizada no motor e com base na experiencia (na prática mesmo) colocar a folga ideal pra utilização
este negocio de medir peça quente, aquecida em banho maria não funciona, vc tem dois problemas, teu instrumento de medição quente vai te dar a medida erra, depois de algumas medidas ele já vai aquecer, e já que a peça esta com a temperatura homogenea vc pode simplemente medir ele frio e calcular a medida em banho maria com a formula ∆l=∆t*ℓ, que pelo menos dimui o desgaste dos teus instrumentos
existe alguem que faça isto? não sei, pode existir, mas esta fazendo errado
abraço,
-
pega os y (gama) do bloco, do pistao….do anel sei lah...
e faz a conta...
soh que eh o seguinte...
ai que vem o pratico..
o bloco naum vai ficar sem tampa ... essas medidas de folga etc tem que ser feitas com torque plate... com o torque certinho que vc apertaria o cabecote... com junta com tudo...
pra vc ter a condicao real que o pistao vai se encotrar lah dentro do cilindro...
-
ai ven a pergunta que nao quer calar….
pistao quando dilada, fila maior o diametro... mas...
a camiza quando dilata ela enlarguece o diametro ou fecha ?
-
o interior do cilindro vai fechar com certeza
ele naum vai ficar mais largo … vai ficar mais apertado o cilindro...
se vc pegar pegar uma placa de metal....
com um furo no meio.... medir o diametro desse furo...... esquentar a placa... e medir novamente... vai ver que o diametro do furo diminuiu...
classica essa....
-
pra galera q não viu a dica, pq estava na seção classificados quando o evandro tinha anunciado os pistões powertech:
quote(golzin mi @ aug 14 2005, 09:18 pm)
só pra saber… os pistões powertech ainda estão com a fama de dilatarem muito, exigindo uma folga grande e assim ficar batendo?
_esta pergunta é excelente. mas a folga do pistão é muito mais uma mera estratégia de venda do que uma realidade em termos de performance. a lenda da folga e do barulho esta diretamente relacionada a montagem e o tradicional erro na preparação do bloco, bielas e pistoes, que infelizmente poucos no pa?s sabem como fazer corretamente. já vi motores com pistões forjados baterem como motores a diesel com defeito, tudo errado.
eu instalo pistoes com até 0,12 de folga sem apresentar qualquer tipo de ru?do, mesmo a frio. para conseguir o sucesso na instalação dos pistoes forjados, sejam eles de qualquer marca ou modelo devemos respeitar alguns paramentros, regras e tomar alguns cuidados, entre eles o uso do torque plate, examinar a dilatação dos pistoes em agua com 80 graus de temperatura, usinar o bloco com o plate e virabrequim torqueados a temperatura minima de 60 graus, e principalmente a posição do pino no proprio pistão e em relação ao angulo de ataque do virabrequim. sabe quem faz isso com um pistão forjado? menos de 0,1% dos preparadores.
um motor que utiliza x pressão de turbo em x tipo de utilização deve ter sua folga de x, e não de y, como se isso fosse um padrão ou regra fixa para qualquer tipo de preparação. na verdade, o que vem descrito no manual de um pistão é em relação a folga minima em uma utilização normal . o que vai determinar a folga correta e o sucesso na utilização do pistão é saber a dilatação, saber medir o pistão , ter ferramentas de alta precisão e calcular a expansão do psitão em relação ao que você pretende gerar de potencia. pressões mais altas e motores de super rendimento devem por obrigação possuir folgas maiores, pois a expansão varia de acordo com a temperatura de trabalho do bloco e camara de combust?o.
a liga determina a dilatação, e um pistão 0,06 de dilatação possui uma infima vantagem em ralação a expansão se o bloco for erroneamente preparado em relação a um pistão que exige 0,10 de folga, o que muito ocorre por ai.
não confunda folga correta com desempenho, se pensassemos assim os pistões wiseco que utilizam entre 0,09 a 0,14 de folga em motores com preparações nervosas não seriam bons, mas são os melhores pistões do planeta. o que realmente comanda, é quem faz a preparação, este exemplo é uma das gigantescas diferenças entre o preparador pro e o pseudo-preparador.
atualmente os pistoes powertech possuem folgas que variam entre 0,09 a 0,12, dependendo do uso e modelo do pistão. eu utilizo este pistão no focus com 0,11 de folga, e em mais de 70% dos motores que prepararo, sem nunca ter um unico problema com os mesmos. é claro que tudo é checado antes, já peguei pistões de marcas famosas com diferenças no posicionamento do pino, o que fatalmente iria prender o pistão se eu o tivesse montado sem fazer a checagem antes. ou tro fator importante é saber se os colos do pino na biela estão 100% centrados, qualquer deslocamento faz o pistão raspar na parede da camisa.
dica 1
a vantagem do torque plate:
bom, para quem não sabe o torque plate nada mais é que uma placa que simula o cabeçote instalado. a vantagem da utilização da peça na hora de abrir os cilindros é que com a placa voce tem todas as tensões fixadas. se um bloco vai para a usinagem sem o torque plate a medida da camisa é uma sem a peça, e quando voce coloca e torqueia o cabeçote as camisas fecham na parte superior, ocasionamente prendendo o pistão e ou o deixando com folga excessiva quando o pistão esta em ponto morto inferior, causando barulho.
dica 2
posicionamento do pino:
alguns pistões possuem como suas caracteristicas o pino deslocado em relação ao centro do pistão, (? por isso que existem as setas nas cabeças dos pistões), esta caracteristica deve ser atentamente percebida durante a instalação dos pistoes, pois a parte menor deve ficar do lado oposto a descida do virabrequim, se motar errado o barulho é enorme e o rendimento do motor é péssimo.
**dica 3
dilatação do pistão e do bloco:**
antes de usinar o bloco para receber o pistão peque um micrometro e tire as medidas, depois coloque-os em agua quente a uma temperatura de 80 graus, tire as medidadas novamente (saia e cabeça). aque?a o bloco a uma temperatura de 80 graus (forno) e tire as medidas em 3 pontos da camisa, pms, centro e pmi (saia). com os dados marcados é simples fazer o ajuste perfeito._
-
o interior do cilindro vai fechar com certeza
ele naum vai ficar mais largo … vai ficar mais apertado o cilindro...
se vc pegar pegar uma placa de metal....
com um furo no meio.... medir o diametro desse furo...... esquentar a placa... e medir novamente... vai ver que o diametro do furo diminuiu...
classica essa....
[snapback]376559[/snapback]
nas experiencia que fiz no laboratério do col?gio no 2 grau não era assim…
uma placa de metal com um furo no meio qdo aquecida a placa dilatava e o furo aumentava o di?metro...
ah... um exemplo claro disso são pinos de pistão sem trava... o que se faz para que eles entrem e travem é esquentar a biela para aumentar ligeiramente o di?metro...
-
só uma coisa q vi q tem gente se esquecendo: a posição do pino no pistão.
tem pistão forjado com pino centrado (1)
tem pistão forjado com pino descentrado (2)
no caso 1, é obrigatorio se trabalhar com uma folga maior por questáes lágicas, e com isso o motor faz barulho sim, não-tem-jeito. é o caso dos je, que são barulhentos não pq je é barulhento mesmo mas sim pela posição do pino. se montar pistão tipo 1 e não bater nada, pode esperar…vai travar feio.
no caso 2, vc não precisa trabalhar com tanta folga, e mesmo se usar folga grande, não vai ter tanto ruido como no caso 1. ex. ross e iapel.
isso de deve a posição do virabrequim em relação aos cilindros, ja q o vira fica pro lado no bloco, trabalha em inclinação e nisso é q se usa (ja nos motores originais) o pino fora do centro do pistão, justamente por causa desse deslocamento do vira.