Catch tank
-
vi na pagina 5 q o ka disse q tem gente q usa ate 4 bombas para alimentar uma weber 40 achei meio exageiro e gostaria de saber mais ou menos qual é a vazão e pressão final de combustivel q essa weber estaria engolindo, alguem sabe???
pq eu já tive 40 (sem bico) em meu carro turbo de rua, lembro q uma bomba de gti já alimentava legal ate 1 bar e mesmo assim eu tinha q dar um estrangulada boa lá no dosador, do contrario transbordava alcool já no inicio de entrada de pressão
-
vi na pagina 5 q o ka disse q tem gente q usa ate 4 bombas para alimentar uma weber 40 achei meio exageiro e gostaria de saber mais ou menos qual é a vazão e pressão final de combustivel q essa weber estaria engolindo, alguem sabe???
pq eu já tive 40 (sem bico) em meu carro turbo de rua, lembro q uma bomba de gti já alimentava legal ate 1 bar e mesmo assim eu tinha q dar um estrangulada boa lá no dosador, do contrario transbordava alcool já no inicio de entrada de pressão
[snapback]373318[/snapback]
não é exagero amigo, isso depende do acerto do motor e dos resultados desejados.
meu carro (tb um turbo de rua com pressão limite de 2,8 bar) roda com duas bombas na weber pq eu uso a calibragem relativamente pobre devido a ter bico auxiliar de alt?ssima vazão (estimada em 190 ml/m) , com uma bomba de gti só pra ele.
se eu fosse usar a weber como fonte unica de alimentação, com certeza iria usar 3 bombas só nela.
tb ja tive setup manso no carro e nisso uma bomba só dava conta. eu tb não entendia pq o povo usava mais bombas. e hj eu entendo o pq.
ps: carros com 4/5 bombas são movidos a metanol.
pra vc ter ideia, meu carro (alcool de posto) e com alimentação lisa de tudo, anda com:
-
2 gigles principais 280
-
2 gigles de lenta 130
-
2 injetores de acel. rapida 140
-
dutos de progressão trabalhados
-
agulha 400
-
não uso difusores, trabalho com o fluxo máximo possível
entende como facilmente precisa de muito combustivel?
agora imagina os carros alimentados por metanol, onde se usa 380 nos gigles principais…e até mais...
-
-
mas ka, qual seria a pressão de combustivel em wot com essas 3 bombas de gti alimentando uma unica weber???
pq pressão d+ tambem vai ser vazão d+, o weber vai beber isso tudo??? é vazão para encher um balde em alguns segundos e tambem imagino q se vc chega ao ponto de ter 3 bombas, pressão baixa é q não vai utilizar, se fosse assim andaria com somente um e mais pressão de combustivel.
vc anda na rua com essa config??? tem tanque de landau na sua saveiro??? rsrsrs…
-
mas ka, qual seria a pressão de combustivel em wot com essas 3 bombas de gti alimentando uma unica weber???
pq pressão d+ tambem vai ser vazão d+, o weber vai beber isso tudo??? é vazão para encher um balde em alguns segundos e tambem imagino q se vc chega ao ponto de ter 3 bombas, pressão baixa é q não vai utilizar, se fosse assim andaria com somente um e mais pressão de combustivel.
vc anda na rua com essa config??? tem tanque de landau na sua saveiro??? rsrsrs…
[snapback]378710[/snapback]
então anderson, sabe q weber tem cuba pequena e boia grande, com isso facilmente o nivel de boia vai baixando e afinando a mistura, e é ai q entra esse monte de bomba: pra manter o nivel alto, cuba cheia sempre mesmo com motor que tenha alto consumo, tipo com comando forte + cabeçote de alto fluxo + turbo grande + admissão fria (intercooler grande) + cilindrada mediana + pressão de turbo alta. a jogada não é só pressão e sim vazão alta, tanto q uso pouco mais de 1,5/1,7 bar de pressão diferencial no carburador. tipo: 1,5 no turbo @ 3,2 de combustivel. se usar diferencial maior, ai ja transborda tudo e o motor enxarca.
sim, ando com essa config na rua, o carro é um doce pra dirigir
ah, o tanque é o original, naum lembro se de 47 ou 55 litros…da pra dar uma voltinha de sabado a noite hehehehe
-
?, acho q vou ter q apelar pra uma espocie de catch mais simples pra ajudar na alimentação…vou espetar niples ali atrás do tanque, seria melhor se fizesse um catch igual ao da carol, mas $$$ naum deixa =/
tudo pra ajudar a alimentar a weber, como bebe
-
então anderson, sabe q weber tem cuba pequena e boia grande, com isso facilmente o nivel de boia vai baixando e afinando a mistura, e é ai q entra esse monte de bomba: pra manter o nivel alto, cuba cheia sempre mesmo com motor que tenha alto consumo, tipo com comando forte + cabeçote de alto fluxo + turbo grande + admissão fria (intercooler grande) + cilindrada mediana + pressão de turbo alta. a jogada não é só pressão e sim vazão alta, tanto q uso pouco mais de 1,5/1,7 bar de pressão diferencial no carburador. tipo: 1,5 no turbo @ 3,2 de combustivel. se usar diferencial maior, ai ja transborda tudo e o motor enxarca.
sim, ando com essa config na rua, o carro é um doce pra dirigir
ah, o tanque é o original, naum lembro se de 47 ou 55 litros…da pra dar uma voltinha de sabado a noite hehehehe
[snapback]378762[/snapback]
bom q quando volta para casa já não tem mais alcool no tanque para poder ficar parado nos gigles de lenta hahahaha… menos uma dor de cabeça na proxima voltinha :-p
desvirtuando um pouco, vc não acharia legal partir para uma ie??? pergunto isso pq sei q seu carro é bem monstro e vc gosta de andar na rua com ele.
-
bom q quando volta para casa já não tem mais alcool no tanque para poder ficar parado nos gigles de lenta hahahaha… menos uma dor de cabeça na proxima voltinha :-p
desvirtuando um pouco, vc não acharia legal partir para uma ie??? pergunto isso pq sei q seu carro é bem monstro e vc gosta de andar na rua com ele.
[snapback]379150[/snapback]
sim, quero muuuuito passar pra injeção, mas desencanei de usar ie de carro original, tava pensando em por um digipulse full, 8 bicos, borboleta de 80mm, tps e só, nada de um monte de sensores pendurados no motor. o ajuste de tudo fica a meu crit?rio.
o carro não é mooonstro, anda legal, mas tem outros muito mais fortes la na oficina
-
sim, quero muuuuito passar pra injeção, mas desencanei de usar ie de carro original, tava pensando em por um digipulse full, 8 bicos, borboleta de 80mm, tps e só, nada de um monte de sensores pendurados no motor. o ajuste de tudo fica a meu crit?rio.
o carro não é mooonstro, anda legal, mas tem outros muito mais fortes la na oficina
[snapback]379155[/snapback]
já pensei em pegar um digifull mas depois q conversei com uma galera q tem, acabei mudando de ideia é uma regulagem a cada clima, verdadeiro porre
agora tem o tal do maxy, q parece q cria mapas… pode ser q seja melhor nesse ponto mas ainda não acho q vale oq custa (1000 reias)...
-
sim, quero muuuuito passar pra injeção, mas desencanei de usar ie de carro original, tava pensando em por um digipulse full, 8 bicos, borboleta de 80mm, tps e só, nada de um monte de sensores pendurados no motor. o ajuste de tudo fica a meu crit?rio.
gostei do só. 8 bicos e borboleta de 80 mm num é quase nada mesmo, né?
-
gostei do só. 8 bicos e borboleta de 80 mm num é quase nada mesmo, né?
[snapback]379193[/snapback]
olha, perto da estupides de acerto q ele(a) usa no weber atualmente, achei ate bem normal essa receita de ie ai
claro q jaja vem o post com o tamanho dos bicos para nos deixar com vergonha hahahahaha…
-
já pensei em pegar um digifull mas depois q conversei com uma galera q tem, acabei mudando de ideia é uma regulagem a cada clima, verdadeiro porre
agora tem o tal do maxy, q parece q cria mapas… pode ser q seja melhor nesse ponto mas ainda não acho q vale oq custa (1000 reias)...
[snapback]379169[/snapback]
o digi full tb ta nessa faixa de preço. qto a pequenas alterações qdo muda o clima, blz, isso é o de menos, afinal nem precisa abrir o capo pra regular
gostei do só. 8 bicos e borboleta de 80 mm num é quase nada mesmo, né?
[snapback]379193[/snapback]
aheehueahueauh o s? seria:
imagina o coletor de admissão de carburado, sem o carburador em cima, blz, e ali teria a borboleta e mais nada
-
agora me tirem uma duvida quando se rodam com 3 4 ou 5 bombas, elam ficam todas na capcidade maxima (os 12 bar ou 9 bar que eles poderiam cuspir)?
[snapback]379937[/snapback]
não.
as bombas são capazes de gerar altas pressões, mas a vazão na pressão maxima não é a melhor possivel. sem contar que nenhum sistema de alimentação (sem ser a diesel) suporta trabalhar nem @ 7 bar por muitos minutos.
-
bom entaum usam-se varias bombas, para nao sobrecarregar uma no caso?
tendo em vista que uma bomba nao trabalha acima de 7 bar, to chutando, mas digamos assim, seu sistema necessita necessita de 12 bar pra ser alimentado, ao inves de sobrecarregar uma que cospe 12 e fode-la em minutos, vcs usam ou 3 bombas cuspindo 4 bar, ou 4 bombas cuspindo 3 bar seria mais ou menos isso?
-
não…
na verdade, se vc tem bombas em paralelo, a pressão de trabalho de todas é a mesma, só que a vazão é somada...
ou seja, vamos supor q vc tem um sistema trabalhando a 3 bar com 2 bombas iguais...se a sua linha suportar, a vazão de comb será o dobro do que com 1 bomba só...
-
se eu dosador pregar 7 bar, a de monza vai keimar, pois ele vai kerer soprar num ambiente que ja tem pressao maxima suportada por ela…
-
bom entaum usam-se varias bombas, para nao sobrecarregar uma no caso?
tendo em vista que uma bomba nao trabalha acima de 7 bar, to chutando, mas digamos assim, seu sistema necessita necessita de 12 bar pra ser alimentado, ao inves de sobrecarregar uma que cospe 12 e fode-la em minutos, vcs usam ou 3 bombas cuspindo 4 bar, ou 4 bombas cuspindo 3 bar seria mais ou menos isso?
eu vejo que muita gente confunde vaz?o com pressão.
tenham em mente que pressão só aparece quando existe resist?ncia é passagem do fluido. ou seja, quando todos os bicos estão fechados, é fácil para a bomba manter até, sei lá, 6 bar por exemplo, que é uma pressão que quase ninguém usa.
a partir da hora que os bicos estão pulsando ou a agulha do carburador abriu, aí a coisa muda de figura, pois é o como se aparecessem pontos de vazamento no circuito de alimentação. nesse momento, se a bomba não for forte o suficiente para manter a vazão necessária, a pressão cair?.
portanto, conforme frisado acima, o sistema não consome 12 bar , mas sim consome 2, 4, 6 (ou mais) litros por minuto.
se uma bomba tem vazão de 2,2 litros por minuto e o sistema consome 4, serão necessárias pelo menos duas bombas nesse caso.
-
marcio, vazão somada, só com bomba em paralelo.
colocar bomba em série funciona em casos onde não se precisa de vazão absurda (o meu e o seu, por exemplo) porque a segunda bomba da linha trabalha com pressão positiva na entrada, ao invós de ter que succionar combustável ela só tem que recalcar.
acredito que isso até aumente um tiquinho a vazão da linha, mas é pouca coisa.