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Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

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  • T Offline
    T Offline
    TopFuel
    escreveu em última edição por
    #20

    a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]

    era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber :humpft:

    porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)

    1 Resposta Última resposta
    • T Offline
      T Offline
      TopFuel
      escreveu em última edição por
      #21

      ahhhh sim, sei que mini block não existe, mais suponhamos sua existencia…

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        Cleber T.
        escreveu em última edição por
        #22

        tem um limite tb de peças moveis…

        o melhor que existe esta ai no mercado

        ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          TopFuel
          escreveu em última edição por
          #23

          tem um limite tb de peças moveis…

          o melhor que existe esta ai no mercado

          ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

          [snapback]450655[/snapback]

          sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 :humpft:) não seria bem mais divertido ????

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            Carbon
            escreveu em última edição por
            #24

            dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TopFuel
              escreveu em última edição por
              #25

              dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

              [snapback]450802[/snapback]

              o padula (ex- mazdav6) conhece bem esse motor

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                streit
                escreveu em última edição por
                #26

                tem um limite tb de peças moveis…

                o melhor que existe esta ai no mercado

                ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                [snapback]450655[/snapback]

                sim, mais peças m?veis são mais pontos em potencial pra dar problema.

                ? por isso que, mesmo sabendo que um motor de baixa cilindrada unit?ria (pouco volume por cilindro), seja mais eficiente, não é muito usual devido ao custo proibitivo para uso em rua. imagine ter de trocar o dobro de peças num motor de mesmo tamanho? a perca de tempo na regulagem, etc.

                mas não se esque?a que os compromissos para rua são bem diferentes dos para pista.

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  GUBH
                  escreveu em última edição por
                  #27

                  mantendo a simplicidade:

                  tempo de abertura do bico.

                  quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                  [snapback]450342[/snapback]

                  então seria uma relação consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    epinheirojr
                    escreveu em última edição por
                    #28

                    então seria uma relação  consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                    [snapback]451651[/snapback]

                    ops

                    um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                    t+

                    eduardo pinheiro

                    manaus-am

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo
                      escreveu em última edição por
                      #29

                      agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                      o indicador de nível de combustável tem ligação com a central da injeção; cada vez que se abastece o carro, a central faz uma rotina de checagem na mistura cheirando o g?s do escape com a sonda e efetuando as devidas correções de mistura (tempo de injeção).

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Ricardo
                        escreveu em última edição por
                        #30

                        um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                        não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • E Offline
                          E Offline
                          epinheirojr
                          escreveu em última edição por
                          #31

                          não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                          [snapback]451672[/snapback]

                          tens raz?o cafundi com o conector de octanagem do zetec. sorry

                          t+

                          eduardo pinheiro

                          manaus-am

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            Rix
                            escreveu em última edição por
                            #32

                            os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
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                              TopFuel
                              escreveu em última edição por
                              #33

                              os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                              [snapback]451686[/snapback]

                              :olhos:

                              pensava que era pela lambda…

                              vivendo e aprendendo :hauhau:

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
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                                epinheirojr
                                escreveu em última edição por
                                #34

                                os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                [snapback]451686[/snapback]

                                será que cada montadora tem um sistema diferente?

                                eu já tinha ouvido falar de sensor no tanque, mas ontem fui googlear e só achei reportagens citando que os próprios sensores da injeção já conseguiam saber o combustivel, no caso usando a lambda mesmo.

                                t+

                                eduardo pinheiro

                                manaus-am

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  Ricardo
                                  escreveu em última edição por
                                  #35

                                  os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                  não tem dens?metro não.

                                  a idéia inicial, quando começou o desenvolvimento desse tipo de injeção, era essa mesmo. depois, por motivos de força maior ($$$$$ - ia ficar mais caro assim, tinha que usar sensor a mais, a ecu teria que ter mais uma entrada para interpretar esse sinal, e por aí vai), botaram a cabeça para pensar e descobriram que tinha jeito de fazer só com a sonda mesmo.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    GUBH
                                    escreveu em última edição por
                                    #36

                                    não tem dens?metro não.

                                    a idéia inicial, quando começou o desenvolvimento desse tipo de injeção, era essa mesmo. depois, por motivos de força maior ($$$$$ - ia ficar mais caro assim, tinha que usar sensor a mais, a ecu teria que ter mais uma entrada para interpretar esse sinal, e por aí vai), botaram a cabeça para pensar e descobriram que tinha jeito de fazer só com a sonda mesmo.

                                    [snapback]451849[/snapback]

                                    ai é que está a dúvida maior em relação ao consumo, pois se é uma relação entre a o tempo em que o bico fica aberto como ele sabe os tempos necessário para a gasolina e para o alccol? sei que os carros funcionam, porém o seguinte aqui em bh pelo menos usar a gasolina em termos é mais vantajoso, a grande maioria de carros flex, usam sempre alcool….e ai nunca vi ninguém comentando quanto o carro consome usando gasolina. por exemplo o mille flex, a gasolina o motor fazia uns 16 17 brincando, e agora flex? quanto ele faz na gasolina?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      Rix
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                                      #37

                                      gente, não é possível ser só pela lambda. apesar que quem pode responder isso com boa certeza é o overspeed.

                                      se for assim, um carro injetado comum, que te?ricamente tem os mesmos sensores de um carro flex, pode ser transformado pra flexfuel decentemente só pela reprogramacão da ecu, coisa que nunca vi. trocando em mi?dos, só de trocar os chips já resolveria, supondo que a vazão dos bicos sejam iguais.

                                      penso eu (posso estar totalmente errado, hein ? ?) que esses carros flex tenham ecus de 16 bits exatamente para ter mais espaco de enderecamento e abrigar alguns sensores a mais, sem dizer no ganho de potencial de processamento.

                                      de qualquer maneira, procurarei me informar mais.

                                      []s

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
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                                        #38

                                        já vim pra me desculpar.

                                        os carros flex do exterior que usam sensor no tanque.

                                        os brasileiros são feitos via sonda lambda mesmo.

                                        descobri lendo aqui:

                                        http://inventabrasilnet.t5.com.br/flexfuel.htm

                                        desculpa aí galera. falha minha :(

                                        []s

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • T Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #39

                                          então eu estava certo :(

                                          1 Resposta Última resposta

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