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Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

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  • S Offline
    S Offline
    SóGM
    escreveu em última edição por
    #12

    eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..

    a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)

    logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?

    [snapback]450215[/snapback]

    a cilindrada e dada pelo deslocamento do pistão, somando-se todos os cilindros….a c?mara de combustão não entra na conta....

    a quantidade de combustável deve ser proporcional a de ar, de acordo com a razão estequiom?trica do combustável utilizado.......

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      SóGM
      escreveu em última edição por
      #13

      por exemplo, um motor gm 2.0

      di?metro: 86mm

      curso: 86mm

      4 cilindros

      cálculo de cilindrada: pi (3,14) x di?metro? x curso x número de cilindros / 4

      convertendo pra centímetros, 3,14 x 73,96 x 8,6 x 4 / 4= 7988 / 4= 1997 cm?

      deslocamento, por cilindro, de 499,25 cm?

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        SóGM
        escreveu em última edição por
        #14

        entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?

        eh isso ou to errado?

        o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000

        [snapback]450201[/snapback]

        num tem essa de muito ou pouco….a questão é pra qual finalidade o motor foi projetado...

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          GUBH
          escreveu em última edição por
          #15

          continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            Carbon
            escreveu em última edição por
            #16

            continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

            [snapback]450329[/snapback]

            mantendo a simplicidade:

            tempo de abertura do bico.

            quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              streit
              escreveu em última edição por
              #17

              top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.

              essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.

              a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.

              o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

              a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SemControle
                escreveu em última edição por
                #18

                poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....

                gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SóGM
                  escreveu em última edição por
                  #19

                  o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                  [snapback]450345[/snapback]

                  por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação :humpft:

                  no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...

                  quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....

                  se alguém quiser calcular, aí vai..

                  sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva

                  onde:

                  ce em g/kwh, g/cvh

                  mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s

                  potência em cv ou kw

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    TopFuel
                    escreveu em última edição por
                    #20

                    a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]

                    era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber :humpft:

                    porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      TopFuel
                      escreveu em última edição por
                      #21

                      ahhhh sim, sei que mini block não existe, mais suponhamos sua existencia…

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        Cleber T.
                        escreveu em última edição por
                        #22

                        tem um limite tb de peças moveis…

                        o melhor que existe esta ai no mercado

                        ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          TopFuel
                          escreveu em última edição por
                          #23

                          tem um limite tb de peças moveis…

                          o melhor que existe esta ai no mercado

                          ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                          [snapback]450655[/snapback]

                          sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 :humpft:) não seria bem mais divertido ????

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Carbon
                            escreveu em última edição por
                            #24

                            dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              TopFuel
                              escreveu em última edição por
                              #25

                              dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                              [snapback]450802[/snapback]

                              o padula (ex- mazdav6) conhece bem esse motor

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #26

                                tem um limite tb de peças moveis…

                                o melhor que existe esta ai no mercado

                                ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                [snapback]450655[/snapback]

                                sim, mais peças m?veis são mais pontos em potencial pra dar problema.

                                ? por isso que, mesmo sabendo que um motor de baixa cilindrada unit?ria (pouco volume por cilindro), seja mais eficiente, não é muito usual devido ao custo proibitivo para uso em rua. imagine ter de trocar o dobro de peças num motor de mesmo tamanho? a perca de tempo na regulagem, etc.

                                mas não se esque?a que os compromissos para rua são bem diferentes dos para pista.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  GUBH
                                  escreveu em última edição por
                                  #27

                                  mantendo a simplicidade:

                                  tempo de abertura do bico.

                                  quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                                  [snapback]450342[/snapback]

                                  então seria uma relação consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • E Offline
                                    E Offline
                                    epinheirojr
                                    escreveu em última edição por
                                    #28

                                    então seria uma relação  consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                    [snapback]451651[/snapback]

                                    ops

                                    um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                                    t+

                                    eduardo pinheiro

                                    manaus-am

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
                                      R Offline
                                      Ricardo
                                      escreveu em última edição por
                                      #29

                                      agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                      o indicador de nível de combustável tem ligação com a central da injeção; cada vez que se abastece o carro, a central faz uma rotina de checagem na mistura cheirando o g?s do escape com a sonda e efetuando as devidas correções de mistura (tempo de injeção).

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
                                        R Offline
                                        Ricardo
                                        escreveu em última edição por
                                        #30

                                        um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                                        não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • E Offline
                                          E Offline
                                          epinheirojr
                                          escreveu em última edição por
                                          #31

                                          não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                                          [snapback]451672[/snapback]

                                          tens raz?o cafundi com o conector de octanagem do zetec. sorry

                                          t+

                                          eduardo pinheiro

                                          manaus-am

                                          1 Resposta Última resposta

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