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Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

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  • S Offline
    S Offline
    SóGM
    escreveu em última edição por
    #14

    entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?

    eh isso ou to errado?

    o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000

    [snapback]450201[/snapback]

    num tem essa de muito ou pouco….a questão é pra qual finalidade o motor foi projetado...

    1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      GUBH
      escreveu em última edição por
      #15

      continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        Carbon
        escreveu em última edição por
        #16

        continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

        [snapback]450329[/snapback]

        mantendo a simplicidade:

        tempo de abertura do bico.

        quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          streit
          escreveu em última edição por
          #17

          top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.

          essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.

          a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.

          o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

          a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SemControle
            escreveu em última edição por
            #18

            poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....

            gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SóGM
              escreveu em última edição por
              #19

              o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

              [snapback]450345[/snapback]

              por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação :humpft:

              no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...

              quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....

              se alguém quiser calcular, aí vai..

              sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva

              onde:

              ce em g/kwh, g/cvh

              mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s

              potência em cv ou kw

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                TopFuel
                escreveu em última edição por
                #20

                a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]

                era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber :humpft:

                porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
                  T Offline
                  TopFuel
                  escreveu em última edição por
                  #21

                  ahhhh sim, sei que mini block não existe, mais suponhamos sua existencia…

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    Cleber T.
                    escreveu em última edição por
                    #22

                    tem um limite tb de peças moveis…

                    o melhor que existe esta ai no mercado

                    ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      TopFuel
                      escreveu em última edição por
                      #23

                      tem um limite tb de peças moveis…

                      o melhor que existe esta ai no mercado

                      ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                      [snapback]450655[/snapback]

                      sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 :humpft:) não seria bem mais divertido ????

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        Carbon
                        escreveu em última edição por
                        #24

                        dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          TopFuel
                          escreveu em última edição por
                          #25

                          dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                          [snapback]450802[/snapback]

                          o padula (ex- mazdav6) conhece bem esse motor

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            streit
                            escreveu em última edição por
                            #26

                            tem um limite tb de peças moveis…

                            o melhor que existe esta ai no mercado

                            ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                            [snapback]450655[/snapback]

                            sim, mais peças m?veis são mais pontos em potencial pra dar problema.

                            ? por isso que, mesmo sabendo que um motor de baixa cilindrada unit?ria (pouco volume por cilindro), seja mais eficiente, não é muito usual devido ao custo proibitivo para uso em rua. imagine ter de trocar o dobro de peças num motor de mesmo tamanho? a perca de tempo na regulagem, etc.

                            mas não se esque?a que os compromissos para rua são bem diferentes dos para pista.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              GUBH
                              escreveu em última edição por
                              #27

                              mantendo a simplicidade:

                              tempo de abertura do bico.

                              quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                              [snapback]450342[/snapback]

                              então seria uma relação consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
                                E Offline
                                epinheirojr
                                escreveu em última edição por
                                #28

                                então seria uma relação  consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                [snapback]451651[/snapback]

                                ops

                                um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                                t+

                                eduardo pinheiro

                                manaus-am

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
                                  R Offline
                                  Ricardo
                                  escreveu em última edição por
                                  #29

                                  agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                  o indicador de nível de combustável tem ligação com a central da injeção; cada vez que se abastece o carro, a central faz uma rotina de checagem na mistura cheirando o g?s do escape com a sonda e efetuando as devidas correções de mistura (tempo de injeção).

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    Ricardo
                                    escreveu em última edição por
                                    #30

                                    um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                                    não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • E Offline
                                      E Offline
                                      epinheirojr
                                      escreveu em última edição por
                                      #31

                                      não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                                      [snapback]451672[/snapback]

                                      tens raz?o cafundi com o conector de octanagem do zetec. sorry

                                      t+

                                      eduardo pinheiro

                                      manaus-am

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
                                        R Offline
                                        Rix
                                        escreveu em última edição por
                                        #32

                                        os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • T Offline
                                          T Offline
                                          TopFuel
                                          escreveu em última edição por
                                          #33

                                          os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                          [snapback]451686[/snapback]

                                          :olhos:

                                          pensava que era pela lambda…

                                          vivendo e aprendendo :hauhau:

                                          1 Resposta Última resposta

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