Ajuda fiat 1.6 16v t
-
cara não o topicoa dos amigoa mas ja digo a vc um rceita legal para estrada nesse mille 6 16v
.50 .58 rotor 50mm eixo 58mm
iria com um eixo bem menor e mais leve. até mesmo um de 49 mm.
coletor e turbina pulsativa.
escape completo de 3 polegadas
-
uma coisa que cv tera que fazer praticamente em paralelo a turbina e trocar os freios.
esse freio não aguenta
pode pegar um par de pinças do marea ou palio locker para disco de 284mm
estou a caça para o meu porque esse original de 256mm fazendo brincadeiras leves já abre o bico facil.
quanto a turbina eu andei no apl240 e na k16 e gostei das duas, porem são niveis de pegada completamente diferentes.
a k16 começava a pegar ja com 2300 e assoprava bonito ate o corte.
porem o grande segredo é um bom gerenciador ja adianto que o da hardware não funciona o avanço e atraso de ponto. as que eu conheço que funcionam legal com esse motor é unichip, perfectpower, uma do sul ( mais o dono é meio esquisito) e do fireplus.
ai os preços segue a ordem que coloquei do mais caro para o mais barato.
valeu pelas dicas tucano, o freio realmente tem que ser trocado… já fumaço alumas vezes com umas brincadeiras
estava pensando no disco e pinça de doblo, (acho q são maiores né?) não sabia que dava pra colocar disco e pinça de marea. bom saber. já que estamos falando em freio, estou pensando em colocar disco na traseira tbm
é, no inicio vou usar um gerenciador mesmo, mas depois pretendo usar só a megasquirt.
em relação as turbinas me surgiu uma outra dúvida:
será que compensa um k16 recondicionada ao invés de uma garrett apl525 nova??? pelo visto essas kkk sõa realmente muito boas
-
amigo seu carro ate 3300 3500 vai ser o carro de 106cv que vc usa diariamene depois disso vai ser o que vc citou ai em cima
costuma pegar estradas
sem falar que o consumo vai ficar om e não um carro gastão
0,7kg 0,8 ñessa turbina e nesse mtor vai casar muito bem…
pode confiar
é bem isso que eu espero mesmo porque na hora de acelerar é uma pra baixo e pé no porão então sempre vou estar a mais de 3k
-
minha vontade de entender deve torrar o saco de vcs heheh, e ainda é só a escolha do caracol
na hora da montagem tenho certeza que vão surgir muitas dúvidas, ainda mais pq a instalação vai ser d.i.y. na garagem
pelo que eu entendi, com essa .50.58 vou ter um carro aspro pra uso civil até 3k, 3.5k , e acima disso um pouco de marginalidade?
se for isso, fechou
caso eu fique mesmo com uma turbina com essas specs, o coletor que vendem por ai, é para apl240, o mesmo coletor vai me servirá ou vou ter que mandar fazer um tubular?
pelo que vi, essas .50 dependendo da marca, tem algumas opções tipo reflow e pulsativo, acho que esses detalhes são bem vindos né? caso caiba no meu orçamento.
-
k16 e apl 240 e pra motor 1.6 8v com kit padaria
um mille 6 16v com essa turbinas e de morrer….
discordo de vc
eu achei que casou muito bem com esse motor , ficou um tesão do inicio ao fim.
vc tem uma pegada relativamente cedo, e gradual sem dar porradas e nem o carro ficar morto em baixa.
outra trabalhando com o ponto avançado no aspro e atrasando para o turbo no alcool fica coisa de loco pira o cabeção de qualquer um.
esse motor com 0,4 esta proximo dos 160cv
biriba
o freio da doblo tambem é 284mm, adaptação acho que só a locker que não precisa.
na realidade o suporte que prente a pinça tem que ser maior só nao lembro quanto.
o nosso freio traseiro apesar de ser tambor e bem grande e funciona muito bem, não vejo necessidade de troca por discos.
faça um teste depois para vc sentir a pegada atras quando estiver andando puxe o freio de mão 1 ou 2 dentes e pise no freio, depois vc me fala ehehehe
quanto a turbina depente o que foi feito nela geralmente as dnt recon são boas.
-
iria com um eixo bem menor e mais leve. até mesmo um de 49 mm.
coletor e turbina pulsativa.
escape completo de 3 polegadas
ah sei la carol mas eu nunca gostei de usar eixo menor que rotor…. um gera um certo lag na turbina pelo fato do rotor ficar mais pesado que o eixo assim demorando para acender a turbina....
esse eixo gera uma inercia muito maior que que esse rotor de 50mm assim dando uma poegada mais rapida da turbina....
bom falo isso por experiencia propia....
-
minha vontade de entender deve torrar o saco de vcs heheh, e ainda é só a escolha do caracol
na hora da montagem tenho certeza que vão surgir muitas dúvidas, ainda mais pq a instalação vai ser d.i.y. na garagem
pelo que eu entendi, com essa .50.58 vou ter um carro aspro pra uso civil até 3k, 3.5k , e acima disso um pouco de marginalidade?
se for isso, fechou
caso eu fique mesmo com uma turbina com essas specs, o coletor que vendem por ai, é para apl240, o mesmo coletor vai me servirá ou vou ter que mandar fazer um tubular?
pelo que vi, essas .50 dependendo da marca, tem algumas opções tipo reflow e pulsativo, acho que esses detalhes são bem vindos né? caso caiba no meu orçamento.
se vc tiver com tempo sobrando $$$ faça de tubular muito melhor que esse de ferro fundido ok
e outra as caixas .58 todas são pulsativas, e esses coletor de de ferro para fiat acredito que todos sejam mono….
se não tiver como fazer de canos pulsativo ai vc vai ter que usar caixa quente .63....
fique tranquilo que essa caixa não e muitoooo maior que a .58 bi, tanto que se vc medir o fluxo dessas duas caixas e .58 bi tem mais fluxo que uma .63 mono
so se atende a fazer uma adimisão de ar bem fria ok puxando ar mais frio possivel, ainda mais nesse motor que a turbina fica atraz do motor temp alideve ser bem alta.....
bom e isso qualquer duvida tamo ai
-
**discordo de vc
vc tem uma pegada relativamente cedo, e gradual sem dar porradas e nem o carro ficar morto em baixa.
outra trabalhando com o ponto avançado no aspro e atrasando para o turbo no alcool fica coisa de loco pira o cabeção de qualquer um.
esse motor com 0,4 esta proximo dos 160cv**
biriba
o freio da doblo tambem é 284mm, adaptação acho que só a locker que não precisa.
na realidade o suporte que prente a pinça tem que ser maior só nao lembro quanto.
o nosso freio traseiro apesar de ser tambor e bem grande e funciona muito bem, não vejo necessidade de troca por discos.
faça um teste depois para vc sentir a pegada atras quando estiver andando puxe o freio de mão 1 ou 2 dentes e pise no freio, depois vc me fala ehehehe
ehh quando eu tinha minha parati 1.8 8v com uma apl240 .42 .48 achava que era o melhor carro do mundo kkkk ate eu chegar uma turbina e gente grande hehehe
sai da apl fui para .50 48 rotor 46 eixo 49,5 depois para .50 .63 rotor 52mm e eixo 64 e por fim uma .70 .70 rotor 56 eixo 58mm
falo pra vc que nessa ultima turbina muita gente veio me encher o saco dizendo que o carro ia ficar uma merda não ia encher de jeito nenhum….. enfim depois de pronto carro ficou muito bom bem ao estilo do nosso amigo, pelo que ele disse ele quer um carro bem tranquilo para o dia a dia e em estradas o carro fique mais esperto ou seja depois dos 3k.
cara pensa num ap 1.8 8v cabeçote original 38x33 com g49, carbura 2e. vem algo da mais ai
nada ne,,, então isso ai empurrava uma .70.70 que dava gosto. claro que com uma pressão meio alta coisa 1,7 1,8 kg
mas falo isso so a nivel de comparação entendeu uma .50 .58 nesse 1.6 16v não fica grande nunca hehehe
ai falo pra vc qual turbina vai dar mais manutenção do motor uma k16 ou uma .50 .58 ?
cara so o fato de toda hora essas k16 estarem ja com pressão no manometro pqp encheo saco vc não tem meio termo isso para uso diario fica incomodo.
qual turbina vai forçar mais o cambio ?
k16 ou .50 .58.
sem fala em embreagem homocineticas enfim... turbina pequena assim não vira.
por isso falo que k16 e apl240 e so para 1.6 8v mortadela.
pessoal isso e so o meu pnto de vista.... ok
-
oque se ouve muito falar é que turbina pequena é bom pra farol a farol, e turbina grande para estrada.
porém, normalmente quando se faz um farol a farol com carro aspro, eleva-se a rotação e sai, trocando de marcha quase em rpm de corte, fazendo a próxima marcha iniciar com 5000rpm por ai. nesses casos, com uma turbina grande seria o mesmo esquema . certo?
outra dúvida, antes da turbina começar a soprar, meu carro vai ser o carro que estou acostumado ou vai ser mais manco até encher a turbina?
provavelmente vou fazer tubular pulsativo. os de ferro fundido são todos mono. tenho um pouco de medo de quebrar solda como dizem por ai mas….
e essas tal de reflow? é vantagem?
-
discordo de vc
esse motor com 0,4 esta proximo dos 160cv
biriba
é eu sei pq tenho uns amigos que tem uno preparado e é doido pra pegar os freios traseiro do meu carro. heheh
o disco traseiro é mais pra dar um toque no visual, sem perder eficiencia claro
-
ah sei la carol mas eu nunca gostei de usar eixo menor que rotor…. um gera um certo lag na turbina pelo fato do rotor ficar mais pesado que o eixo assim demorando para acender a turbina....
esse eixo gera uma inercia muito maior que que esse rotor de 50mm assim dando uma poegada mais rapida da turbina....
bom falo isso por experiencia propia....
isso é uma questão de escolha das carcaças quente e fria.
e com eixo levinho, vai acordar tudo bem cedo.
o motor do colega não ficará tão rápido em baixa como é hj, ja q o escape ficara mais amordaçado por ter uma turbina ali amarrando a saida. então qto mais cedo vier pressão, melhor. claro q sempre pensando tb na alta, ja q é um motor 16v.
um eixão 58 nesse motor iria matar ele em baixa e média.
-
isso é uma questão de escolha das carcaças quente e fria.
e com eixo levinho, vai acordar tudo bem cedo.
o motor do colega não ficará tão rápido em baixa como é hj, ja q o escape ficara mais amordaçado por ter uma turbina ali amarrando a saida. então qto mais cedo vier pressão, melhor. claro q sempre pensando tb na alta, ja q é um motor 16v.
um eixão 58 nesse motor iria matar ele em baixa e média.
mata não carol ele mesmo disse quer um carro que venha a 3000 3500 antes disso vai ser a fase aspro dele e pelo que sei um motor em 3k 3,5k ja tem uma boua dose de carga para acordar uma turbina mesmo com um eixo de 58mm que não e nada grande não.
grande seria se fosse um eixo 64mm mas 58 e de boua… o que engana a gente são esse mancais pesados pra caraio o que faz confundir e achar que um eixo seja pesado para certo motor....
-
ehh quando eu tinha minha parati 1.8 8v com uma apl240 .42 .48 achava que era o melhor carro do mundo kkkk ate eu chegar uma turbina e gente grande hehehe
sai da apl fui para .50 48 rotor 46 eixo 49,5 depois para .50 .63 rotor 52mm e eixo 64 e por fim uma .70 .70 rotor 56 eixo 58mm
falo pra vc que nessa ultima turbina muita gente veio me encher o saco dizendo que o carro ia ficar uma merda não ia encher de jeito nenhum….. enfim depois de pronto carro ficou muito bom bem ao estilo do nosso amigo, pelo que ele disse ele quer um carro bem tranquilo para o dia a dia e em estradas o carro fique mais esperto ou seja depois dos 3k.
cara pensa num ap 1.8 8v cabeçote original 38x33 com g49, carbura 2e. vem algo da mais ai
nada ne,,, então isso ai empurrava uma .70.70 que dava gosto. claro que com uma pressão meio alta coisa 1,7 1,8 kg
mas falo isso so a nivel de comparação entendeu uma .50.58 nesse 1.6 16v não fica grande nunca hehehe
ai falo pra vc qual turbina vai dar mais manutenção do motor uma k16 ou uma .50 .58 ?
cara so o fato de toda hora essas k16 estarem ja com pressão no manometro pqp encheo saco vc não tem meio termo isso para uso diario fica incomodo.
qual turbina vai forçar mais o cambio ?
k16 ou .50 .58.
sem fala em embreagem homocineticas enfim... turbina pequena assim não vira.
por isso falo que k16 e apl240 e so para 1.6 8v mortadela.
pessoal isso e so o meu pnto de vista.... ok
entendi
tenho uma camarada que tem um passat com .70.84 e o carro dele é liso e começa a dar pegada em 2500 é muito lindo e bem regulado.
uma .70 por questões de espaço físico só seria possível no brava, na palio tenho quase certeza que não iria entrar.
a carcaça iria bater no cofre do motor, e outra que para pegar ar frio nesse motor ira ter que investir em termotape e mais um intercooler fora o radiador de oleo, pois a parada ali fica realmente quente.
meu irmão teve que elevar a parte traseira do capo para dar uma aliviada na temperatura.
esse motor é show para uma preparada biela é forte, com pouca pressão vc ja tem uma potencia legal o cambio tambem e bem escalonado apesar de achar curto. a da linha 2001 a 2003 mudou é mais longa.
mais vamos deixar rolar.
-
agente fala bastante em entrar a 3k, mas como vai ser essa entrada da turbina nos 3k? vai ser gradativo? ou vai ser numa paulada só?
vai ser bem prgrossivo amigo, não vai ser aquela coisa de apl quando entra, parace que carro fica igual uma vaca louca kkkk
abraços
-
.42 .48 deve ficar pequena pro teu carro, fica igual uns manulo que coloca .32 .38 em chevette 1.6 fica ruim para andar..
uma turbina maior para oque vc quer ta de bom tamanho..
-
todo mundo fala em turbinao e q da pegada cedo etc… mas 99% dessas pessoas baseiam a experiencia nos ap 8v da vida...
afinal, cada motor eh um motor e responde de maneira diferente... pra que uma turbina grande pra ter pouco mais de cavalaria em alta e perder em baixa-media e media, onde o 16v eh justamente mais fraco ?
nao eh dificil de se notar, na pratica, que turbo pequeno da menos potencia, eh fato, mas sao raros os casos q da pra andar com um monte e ao (turbinao, pressaozao, comandao, cabecotao e bicao) sem muita dor de cabeca... se o cara pega muita estrada, a ultima coisa que ele vai querer eh carro quebrado.