Ajuda fiat 1.6 16v t
-
todo mundo fala em turbinao e q da pegada cedo etc… mas 99% dessas pessoas baseiam a experiencia nos ap 8v da vida...
afinal, cada motor eh um motor e responde de maneira diferente... pra que uma turbina grande pra ter pouco mais de cavalaria em alta e perder em baixa-media e media, onde o 16v eh justamente mais fraco ?
nao eh dificil de se notar, na pratica, que turbo pequeno da menos potencia, eh fato, mas sao raros os casos q da pra andar com um monte e ao (turbinao, pressaozao, comandao, cabecotao e bicao) sem muita dor de cabeca... se o cara pega muita estrada, a ultima coisa que ele vai querer eh carro quebrado.
fato… turbina grande é legal qdo vc tem espaço pra acelerar, e coisa e tal... mas pra cidade uma menor as vezes é muito mais agradável, da mais torque em intermediária, responde mais prontamente... tudo depende do que a pessoa quer ou aceita perder em troca...
-
como sempre, tem q se preparar um motor/carro para o uso dele, e não somente pendurar um kit e achar q tem o carro mais forte do mundo…
-
basicamente, oq eu quero é um carro que de pra mir ir trabalhar, ir para a faculdade e viajar em alguns finais de semana normalmente, não precisa ser forte nesses trajetos, porém quando precisar me divertir seja só afundar o pé de verdade. praticamente um carro com 2 personalidades.
pelo que entendo, uma turbina um pouco maior vai me trazer isso, não é?
nunca tive carro t, mas acho q andar no dia a dia com a turbina pressurizando deve ser divertido mas deve encher o saco.
para vcs terem um idéia do meu objetivo, antes de optar pelo turbo, tinha comprado um kit nitro, que normalmente só pode ser acionado acima de uns 3k, e com pé no fundo.
-
vou falar pela experiência que tive de janela na oficina do meu irmão:
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina muito pequena: o torque vem numa rotação bem mais baixa que a do seu motor aspirado:
-
você adora a pegada em giro baixo (mas num agrada tanto acima de uns 5.000)
-
você adora a desenvoltura que o carro tem no transito normal (tipo vc ta andando e quer acelerar pra entrar numa vaga no transito)
-
você adora vir de boa na estrada e ultrapassar de quinta marcha mesmo
ou seja o comportamento é um tesão… mas o dia que acelerar com alguem com turbina maior e mais inve$timento vai levar um toco...se vc for do tipo que num gosta de ser segundo lugar vai querer imediatamente uma turbina maior...se num ligar pra isso e preferir o dia a dia...continua na pequena
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina media (melhor relação torque/potência):
num muda a rotação de torque ou potencia máxima
-
voce gosta mais de acelerar de meia rotação (dos 4 pros 5.000rpm) do que de baixo giro onde num muda tanto qdo na turbina pequena
-
andando de boa (até digamos uns 3.000rpm) o carro é praticamente igual a original, se vc precisa dar uma espetada pra entrar numa vaga vc precisa estar com o motor um pouco mais cheio
-
num ultrapassagem vc precisa baixar no máximo uma marcha (5ª pra 4ª)
mas novamente se vc é do tipo que gosta de enfiar todas as marchas até cortar...vai sentir que ainda pode ser melhor
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina grande:
-
você odeia o comportamento no transito (só acelera mesmo se baixar marcha e acordar a turbina)
-
vc odeia qdo ta do lado de outro carro e quer entrar na frente dele... só consegue se baixar marcha
-
vc odeia qdo vai ultrapassar porque tem que fazer quase igual qdo era aspirado, precisa enfiar muitas vezes uma terceira pra acordar a turbina.
mas, vc ama qdo o motor passa dos 4.500rpm e começa a empurrar sem fim, ama qdo chega no corte de injeção e o motor ainda tá crescendo com um gosto de quero mais .
enfim... escolha da turbina depende do que vc usa e do que vc gostaria de mudar... eu sou fã de turbina menos do que o povo usa aqui... tem mais uma coisa é a turbina encher com 3.000 uns 0,5bar... ams num empurra... outra é ela já empurrar desde giro mais baixo... tem gente que fala que a turbina enche e com 3.000 já tem 0,3bar...´só que o carro num caminha com essa pressão...e muitas vezes outra menor com menos que isso o carro caminha muito mais nessa fase...
-
-
melhor explicação over.
eu peguei a k16 justamente porque quero o resultados em ultrapassagens e mais força nas subidas, a potência sera um extra.
e eu antei em um palio com ela, e falei é isso que eu quero.
apesar de acharem pequena, para o que eu quero ela me atende se um dia eu achar pouco passo para uma k24
-
eu recomendo uma k24 no padrao dnt eixo 53,5 e rotorzinho 47…..
é uma turbina pra intermediaria, e que vai pegar cedo e nao vai estrangular em alta....
e depois vc ainda tem a possibilidade de aumentar o rotor dela....
eu tinha uma dessa no meu uno turbo 1.6 8v... com 3000 ela ja começava a me fazer feliz hehehe
agora ta vindo com uma um pouco maior... com eixo 53,8 e rotor 52,4, porem roletada..
-
amigo, para o setup std no seu carro, vá sem medo de k16.
o motor é fraco de torque em baixa e ela irá dar uma compensada.
ja rodei com uma no meu antigo projeto e ela girava 8300 com ft,
e 1.6bar (sei que tava ultrapassando todos os limites, mas só to postando
para tu ter ideia que n tera problemas de estrangulamento, tão facil assim).
esse motor é um tesão, tu vai curtir muito
boa sorte
-
vou falar pela experiência que tive de janela na oficina do meu irmão:
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina muito pequena: o torque vem numa rotação bem mais baixa que a do seu motor aspirado:
-
você adora a pegada em giro baixo (mas num agrada tanto acima de uns 5.000)
-
você adora a desenvoltura que o carro tem no transito normal (tipo vc ta andando e quer acelerar pra entrar numa vaga no transito)
-
você adora vir de boa na estrada e ultrapassar de quinta marcha mesmo
ou seja o comportamento é um tesão… mas o dia que acelerar com alguem com turbina maior e mais inve$timento vai levar um toco...se vc for do tipo que num gosta de ser segundo lugar vai querer imediatamente uma turbina maior...se num ligar pra isso e preferir o dia a dia...continua na pequena
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina media (melhor relação torque/potência):
num muda a rotação de torque ou potencia máxima
-
voce gosta mais de acelerar de meia rotação (dos 4 pros 5.000rpm) do que de baixo giro onde num muda tanto qdo na turbina pequena
-
andando de boa (até digamos uns 3.000rpm) o carro é praticamente igual a original, se vc precisa dar uma espetada pra entrar numa vaga vc precisa estar com o motor um pouco mais cheio
-
num ultrapassagem vc precisa baixar no máximo uma marcha (5ª pra 4ª)
mas novamente se vc é do tipo que gosta de enfiar todas as marchas até cortar...vai sentir que ainda pode ser melhor
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina grande:
-
você odeia o comportamento no transito (só acelera mesmo se baixar marcha e acordar a turbina)
-
vc odeia qdo ta do lado de outro carro e quer entrar na frente dele... só consegue se baixar marcha
-
vc odeia qdo vai ultrapassar porque tem que fazer quase igual qdo era aspirado, precisa enfiar muitas vezes uma terceira pra acordar a turbina.
mas, vc ama qdo o motor passa dos 4.500rpm e começa a empurrar sem fim, ama qdo chega no corte de injeção e o motor ainda tá crescendo com um gosto de quero mais .
tenho saudades dessa escolha kkkkk eita noissss
-
-
amigo, para o setup std no seu carro, vá sem medo de k16.
o motor é fraco de torque em baixa e ela irá dar uma compensada.
kkkk pqp motor com 106 cv restrigidos vc acha fraco pqp
ja rodei com uma no meu antigo projeto e ela girava 8300 com ft,
e 1.6bar (sei que tava ultrapassando todos os limites, mas só to postando
para tu ter ideia que n tera problemas de estrangulamento, tão facil assim).
esse motor é um tesão, tu vai curtir muito
boa sorte
.50 .58 e ponto kkkk sem sobra de duvidas
o nosso amigo overspeed pode fazer um talentinho na injecao original com ponto de ing e combustivel
-
orra, bela explicação overspeed, acho q agora reforçou mais ainda a ideia de uma turbina maior. não quero um carro mais forte para uso normal , quero ele forte na hora de me divertir. não me importo em baixar uma e soca a bota, tanto que eu faço isso a anos e nunca me importei.
sendo assim, tbm vou ter um carro mais econômico né
só pra dar uma exemplificada, qual seria a turbina pequena, a media e a grande +ou-?
-
bom galera depois de muito estudar, e ler as sugestões de vocês, por falta de opção fui na turbo anhanguera comprar uma turbina no caso seria a tal .50 .58
chegando lá, como sempre o péssimo atendimento, me falaram que essa caixa quente era e-n-o-r-m-eee para meu carro, (quase me chutaram da loja).
até citaram uma .50 .48 mas que ainda assim era gigante segundo eles.
quanto falei a turbina , me pergutaram qual era o carro, me responderam do fundo da loja :
- essa turbina é muito grande não vai ficar boa, e se ele comprar não vai poder trocar depois. essa turbina é para ap2.0 e olha a cilindrada e a potencia comparada com seu motor.
-pra vc tem que ser no máximo uma apl que ainda é grande para esse motor. o ideal seria uma .36
e para finalizar : - com essa turbina vc vai até a praia e não vai encher
conclusão, me senti um extraterrestre que não sabia do que estava falando, e acabei voltando pra casa sem meu caracol, e ainda voltei bem imputecido
e ae, volto lá e insisto na masterpower .50 .58, ou vou em outra loja? alguém tem alguma para me indicar?
-
ja tinha mandado esse cara da t.a tomar no cu
como a que eu achar melhro pro meu carr e acabo
fala que pra ap 2.0 kkk pelo amor de deus
-
po biriba…. parece que tamos no mesmo caminho...
tenho um 1.6 que tambem queria dar uma apimentada mas uso o carro pro dia a dia....... ai estou estudando as opções...
diferentemente de vc eu prefiro o motor esperto em baixa rotação, não me vejo esticando muito o bixo a mais de 5000 rpm.... queria um caracol pequeno mesmo.... tambem com uma pressão baixa....
mas uma coisa me chamou atenção: devido a facilidade de instalação e remoção do kit nitro, eu estava pendendo pra um desses.... mas vc no primeiro post disse que teve problemas com um desses.... que tipo de problema? como era o carro com o kitá sem acionar ficava igual original? tava querendo compra um no ml tb... as vezes até é o seu.....
vou acompanhando o seu topico e se quiser acompanhe o meu e de umas ideias tb...:
-
só para terem idéia dos preços fornecido pela ta :
apl 525 = r$1000
apl388 = r$880
.50.48 ou .50.36 = r$1000
gt25 = r$1140
queria muito comprar na dnt achei os preçoes e o atendimento muito bom, além de ter outras marcas alem da mp.
a dnt é muito boa de atendimento.
não realizei nenhuma compra, mas tinha interesse em comprar uma turbina pro meu ex gol 1.8 e o cara foi super paciente, me explicou direitinho…
-
hauuhauhuaauhua eeeeeeeee lá em casa rsrs
-
po biriba…. parece que tamos no mesmo caminho...
tenho um 1.6 que tambem queria dar uma apimentada mas uso o carro pro dia a dia....... ai estou estudando as opções...
diferentemente de vc eu prefiro o motor esperto em baixa rotação, não me vejo esticando muito o bixo a mais de 5000 rpm.... queria um caracol pequeno mesmo.... tambem com uma pressão baixa....
mas uma coisa me chamou atenção: devido a facilidade de instalação e remoção do kit nitro, eu estava pendendo pra um desses.... mas vc no primeiro post disse que teve problemas com um desses.... que tipo de problema? como era o carro com o kitá sem acionar ficava igual original? tava querendo compra um no ml tb... as vezes até é o seu.....
vou acompanhando o seu topico e se quiser acompanhe o meu e de umas ideias tb...:
então, eu não cheguei a instalar o kit nitro eu tinha comprado mas antes de buscar mudei de idéia.
a dnt é muito boa de atendimento.
não realizei nenhuma compra, mas tinha interesse em comprar uma turbina pro meu ex gol 1.8 e o cara foi super paciente, me explicou direitinho…
então to querendo comprar lá mesmo principalmente pelo atendimento. problema é que só trabalham de segunda a sexta, e eu tbm. hehehhe
-
-
bom, tenha em mente também que isso de falar que a turbina vai entrar em 3k não é uma certeza…
tudo depende do pé para falar a verdade, eu consigo facilmente chegar aos 110km/h de uma forma legal sem encher nem 0.2 de turbo.. acho que uma turbina pequena - intermediaria e bom por isso quando você quer potência e só pisar lá no fundo que ela vem com pouco lag, com uma turbina maior você vai ter o stress de esperar o motor acordar, mas não tem o incomodo da turbina assoviando toda hora...
minha turbina e uma biaggio 42.48 e ela atende perfeitamente para o meu carro que tinha 90cv e creio que para o seu de 106 com bastante torque ela ficaria pequena.. você podia partir para algo tipo .50.60 algo deste porte pois você iria consegui andar na boa e teria potência quando tivesse afim ( tipo um nitro. )
tenha em mente também que carro turbo quebra e se alguém te falar o contrário não acredite.. existem preparações que vão quebrar, as meio termo e as que não vão quebrar mas que tambérm não rendem, faça a instalação do kit turbo se você estiver disposto a passar raiva porque não e só alegria não..
um amigo meu trocou o motor 1.0 dele pelo 1.6 16v tork snme. e vou te falar, este motor e ignorante para andar, e eu realmente acredito que tu leve até ap milinove por ai..