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Dúvida sobre carcaça fria de turbinas

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  • J Offline
    J Offline
    jgl
    escreveu em última edição por
    #1

    opa, e ae galera beleza?

    então, tenho uma dúvida boba, mas que está me incomodando hehehe

    é o seguinte:

    eu estava vendo numa tabela de turbinas biagio, existem turbinas com rotores de 53,5mm montados em carcaças frias .42, .50 e .70. dai me surgiu a dúvida, se é o rotor que adminte e comprime o ar (na carcaça fria) qual a diferença de ele estar em uma carcaça .42, .50 e .70?

    tipo a mudança de carcaça quente é muito perceptivel, e pra mim é fácil de entender, pois a carcaça quente pequena aumenta a velocidade dos gases, para entrar no eixo, adiantando a pegada e gerando uma consideravel perda de carga.

    mas e quanto a carcaça fria? para o mesmo rotor qual a vantagem e desvantagem de se usar uma carcaça fria maior?

    valeu galera, desculpe a dúvida de calouro hehehe.

    1 Resposta Última resposta
    • A Offline
      A Offline
      ANDER*SOM
      escreveu em última edição por
      #2

      opa, e ae galera beleza?

      então, tenho uma dúvida boba, mas que está me incomodando hehehe

      é o seguinte:

      eu estava vendo numa tabela de turbinas biagio, existem turbinas com rotores de 53,5mm montados em carcaças frias .42, .50 e .70. dai me surgiu a dúvida, se é o rotor que adminte e comprime o ar (na carcaça fria) qual a diferença de ele estar em uma carcaça .42, .50 e .70?

      tipo a mudança de carcaça quente é muito perceptivel, e pra mim é fácil de entender, pois a carcaça quente pequena aumenta a velocidade dos gases, para entrar no eixo, adiantando a pegada e gerando uma consideravel perda de carga.

      mas e quanto a carcaça fria? para o mesmo rotor qual a vantagem e desvantagem de se usar uma carcaça fria maior?

      valeu galera, desculpe a dúvida de calouro hehehe.

      isso muito me interessa

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        flavioracingtean
        escreveu em última edição por
        #3

        up

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Leandrinho Gol 86 Turbo
          escreveu em última edição por
          #4

          isso tmb me interessaa to pensando em aumenta a minha fria de .50 pra .60 :hauhau:

          depende do qe os cara fala aki né :o_o:

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            AVILA GTS
            escreveu em última edição por
            #5

            acho que tem a ver com volume, quanto maior o ar maior o volume de ar soprado.

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              Gaucho
              escreveu em última edição por
              #6

              acho que tem a ver com volume, quanto maior o ar maior o volume de ar soprado.

              além do volume….....altera tb a pressão e temperatura do ar

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                smk. 0
                escreveu em última edição por
                #7

                e o backpressure…

                1 Resposta Última resposta
                • J Offline
                  J Offline
                  jgl
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  opa, então

                  eu penso que a grosso modo o que manda no vazão da turbina, é o inducer do rotor.

                  a carcaça fria manda tanto assim?

                  sendo assim devo preferir, sempre que possivel, uma carcaça fria maior (para o mesmo eixo)?

                  alguém já fez a troca de de um turbina com carcaça fria maior e com mesmo eixo pra dar um depoimento?

                  valeu galera

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    segundo livro do corky bell, no caso das caixas quentes não é só a questão de fluxo de uma maior para menor mas também o angulo que a caixa joga o gás no rotor.

                    só não se deve esquecer que .42 ou .50 ( ar ) não é uma medida e sim uma proporção. pegue uma .42 t2 e uma .42 apl na mão e vai ver a gritante diferença.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Mega
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      volume e suas consequencias…

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        pepsimanbr
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Leandrinho Gol 86 Turbo
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?

                          na pratica sim ..

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio Dela Marta
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            o tamanho da caixa fria está relacionado com a capacidade de captação e consequentemente a vazão de todo ar admitido pelo rotor do turbo. um exemplo para ilustrar: (numeros fictícios)

                            você tem um rotor de 45mm que tem capacitade de admitir 10 m³/minuto de ar a 1kfg/.², e tem uma caixa fria .42 que te oferece uma capacidade de escoamento de 12m³/minuto de ar 1kfg/.² na qual supre perfeitamente a demanda de ar enviada pelo rotor. se voce colocar uma caixa fria maior, .50 de capacidade de 18 m³/minuto 1kfg/.² nesse mesmo rotor, você não estará fazendo vantagem nenhuma, porque quando aumentamos a capacidade de escoamento (aumento de área), diminui-se a velocidade do mesmo, criando um pequeno delay e no caso a .42 estava dentro de sua capacidade para atender o volume de ar admitido pelo compressor.

                            então, o compressor tem que estar de acordo com a capacidade de admissão do rotor a uma determinada pressão. não há vantagens em superdimencionar o mesmo além de ganhar uma pegada mais demorada pela menor velocidade do fluxo.

                            podem notar que todas os compressores .70 são utilizados em rotores generosos, com alta capacidade de admissao e também pressões mais elevadas, explicando sua necessidade de ser grande o suficiente para escoar o volume de ar com a menor perda de carga possível.

                            não sei se consegui explicar de maneira compreensiva, mas tentei

                            abraço

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fabio Dela Marta
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              o centímetro abreviado por c e m não saiu na resposta acima por causa do filtro do forum, que entende diferente de centímetro… ok? hehehe

                              kfg/centímetro²

                              abraco...

                              1 Resposta Última resposta
                              • J Offline
                                J Offline
                                jgl
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                opa, valeu fábio

                                acho que deu pra entender sim, a carcaça fria deve ser dimensionada conforme a vazão e a pressão de ar fornecidas pelo rotor certo?

                                sendo assim uma carcaça fria menor que o recomendado irá causar um perda de carga alta, e uma carcaça maior que o ideal pode aumentar o lag pelo fato de ter uma menor velocidade do ar; e o ganho em fluxo é despresível (visto que a carcaça fria está superdimensionada).

                                valeu mesmo deu pra dar uma clareda por aqui

                                1 Resposta Última resposta

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