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Palio 1.4 twincharger

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    dj_igor
    escreveu em última edição por
    #11

    200 cvs num 1.0 8v é um valor bem alto, sobretudo sabendo que da pra aumentar esse numero ao se apertar um parafuso , ja q conta com pistões e bielas forjadas e a pressão máxima usada ali foi 1,6 bar.

    porém, lembrando que se não tiver um grande retrabalho em tudo ali (cabeçote, comando, e todo tipo de otimização possível), fica meio estranho esse numero declarado, ja que apenas pressão em cima não faz mágicas…devido ao fato de ser um motor de apenas 1 litro.

    qto ao resultado da medição, onde ela foi feita? naquele famoso dino de sbc?

    ...

    aí que tá carol..o carro é 1.4 8v, por isso acho que deveria ter rendido mais potencia…

    1 Resposta Última resposta
    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
      escreveu em última edição por
      #12

      só achei que rendeu pouco…205cv pro nivel do projeto realmente foi estranho...

      eu achei que está plausível…apesar do nome blower+turbo impressionar, os sistemas não se somam pra gerar mais potência...

      rendeu pouco mesmo.

      e os 2 estão ligados juntos sem nenhum tipo de valvula p/ desacionar o blower.

      o projeto do celta é igual, porem no celta foi investido uma fortuna. é tudo forjado inclusive o câmbio é bertolotti…e é 1000 mesmo.

      então o blower e o turbo estão gerando a mesma pressão, no final das contas?

      200 cvs num 1.0 8v é um valor bem alto, sobretudo sabendo que da pra aumentar esse numero ao se apertar um parafuso , ja q conta com pistões e bielas forjadas e a pressão máxima usada ali foi 1,6 bar.

      porém, lembrando que se não tiver um grande retrabalho em tudo ali (cabeçote, comando, e todo tipo de otimização possível), fica meio estranho esse numero declarado, ja que apenas pressão em cima não faz mágicas…devido ao fato de ser um motor de apenas 1 litro.

      qto ao resultado da medição, onde ela foi feita? naquele famoso dino de sbc?

      ...

      como o palio é 1.4, o resultado fica menos mentiroso…mas como o dinamômetro não é confiável, não dá pra ter certeza de nada.

      agora, uma concepção errada q o pessoal tem é q o blower gera pressão desde a lenta ...isso é um dos maiores mitos de internet basta pegar um fiestinha 1.0 supercharges e passar o scanner na ie pra ver que a coisa não funciona assim...se o blower gerasse pressão positiva desde a marcha-lenta, ela seria a uns 5000 rpm pelo menos e precisaria de uma bomba de vácuo pra acionar o hidrovácuo do sistema de freios :)

      dá pra diminuir bastante a rotação onde se tem pressão positiva trabalhando na relação de polias, mas pressão na marcha-lenta além do compressor acabar girando a uma rotação surreal em alta, a lenta não estabilizaria baixa nem fodendo

      uma pergunta: o compressor mecânico desse palio é do fiesta 1.0?

      1 Resposta Última resposta
      • D Offline
        D Offline
        dj_igor
        escreveu em última edição por
        #13

        eu achei que está plausível…apesar do nome blower+turbo impressionar, os sistemas não se somam pra gerar mais potência...

        uma pergunta: o compressor mecânico desse palio é do fiesta 1.0?

        então pelo que lí o blower está regulado em 0,6 e o turbo em 0.6 também…somando 1,2kg segundo o dono...

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          Pix
          escreveu em última edição por
          #14

          estranho essa soma.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SantosAutoParts Banido
            escreveu em última edição por
            #15

            acho que seria legal dividirmos as coisas pois umas pessoas estão falando sobre o palho e outras sobre o celta..

            1 Resposta Última resposta
            • J Offline
              J Offline
              Joel_RS
              escreveu em última edição por
              #16

              teteto, o compressor é um m24. não sei o modelo do compressor do fiesta.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gui_Jpa
                escreveu em última edição por
                #17

                teteto, o compressor é um m24. não sei o modelo do compressor do fiesta.

                é o mesmo compressor.

                m24.

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  teteto, o compressor é um m24. não sei o modelo do compressor do fiesta.

                  é o eaton m24

                  neste caso, um turbo corretamente dimensionado pra um motor 1.4 e trabalhando a 1.2 bar daria um resultado melhor com menos complicação…mas vale o projeto mais a título de curiosidade...

                  apenas para constar nos autos: a lancia delta s4 usava um sistema de compressor mecânico + turbo, só que com um propósito diferente: como o motor contava com um turbo gigante, a engenharia optou por colocar um compressor que atuava até mais ou menos 4500 rpm...o fluxo maior de ar fazia com que o turbo acordasse mais cedo, e a partir dessa rpm havia uma válvula que desviava o fluxo da admissãi do blower pro turbo, e, se não me engano, ainda tinha uma polia com embreagem eletromagnética pra que o blower não pesasse no motor

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Pix
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    s4… :)

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      wagnerls
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      desvirtuando o topico so um pouquinho.

                      pq o dino de sbc nao e confiavel? marca? modelo?

                      pq se for por causa de quem opera a maquina, sei la, o cara tem o dino a varios anos ja, snme e engenheiro e trabalha na vw aqui em sbc, entao ja teria que ter aprendido a mexer nele nao e nao???

                      abracao

                      wagner luis

                      :nnn:

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                      • K Offline
                        K Offline
                        Ktulu
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        tem specs desse projeto em algum lugar?

                        no vídeo não dá pra ter ideia de nada, não tem 1 foto do motor.

                        só vi que o carro nem mantem a lenta depois de uma puxada, morreu na mesma hora…

                        1 Resposta Última resposta
                        • V Offline
                          V Offline
                          vwfan
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          tem specs desse projeto em algum lugar?

                          no vídeo não dá pra ter ideia de nada, não tem 1 foto do motor.

                          só vi que o carro nem mantem a lenta depois de uma puxada, morreu na mesma hora…

                          pensei exatamente a mesma coisa.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            gti-xxe
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            eu montaria um sistema destes mas nao para ter potencia e sim um carro esperto desde as baixas rotaçoes, diverção no transito

                            mas se a finalidade é potencia ai ou é blower ou é turbo os dois vao se atrapalha

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
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                              tripazzzz
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              blower pra mim só em v8… em carro 4 cil :ban: to fora... só pela correia vc perde +- 25% da potência total do motor pra movimentar o blower

                              se fosse tão fácil pendurar os 2 juntos pra dar alguma coisa, não precisariam de engenheiros estudando um projeto para isso como na lancia...

                              acredito que o motor 1.4 renda seus 200 e poucos cvs sem precisar de tanta tranqueira pendurada, apenas fazer um estudo de eficiência para ver qual o melhor turbo para ser usado

                              tenho o exemplo do motor do punto t-jet, é um pouco diferente mas o pessoal da abarth (lá fora) vende pacotes de mais de 200cvs para ele sem alterar durabilidade e respeitanto limite de emissões imagina se vc não se importar com essas duas coisas...

                              outra.

                              todo mundo fala que passou no dyno e deu xxx cvs... trampo com isso e duvido que algum dyno do br seja confiável o suficiente e faça a aferição de torque mensalmente como é recomendado

                              como meu camarada biriba fala: se dino fosse tudo, fazia o laudo e jogava super trunfo kkkk

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                Maran
                                escreveu em última edição por
                                #25

                                eu acho que o giro só subiu desse jeito pq tava quase sem carga.

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
                                  Q Offline
                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  eu acho que o giro só subiu desse jeito pq tava quase sem carga.

                                  +1

                                  queria ver andando em um autódromo, onde o carro tem q cortar o ar, tem resistência ao rolamento de 4 pneus, etc.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
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                                    Dr.147
                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    acredito que o motor 1.4 renda seus 200 e poucos cvs sem precisar de tanta tranqueira pendurada, apenas fazer um estudo de eficiência para ver qual o melhor turbo para ser usado

                                    concordo, usem como exemplo o palio do lost, 1.3 fire na época que ele usava a t2 já rendia esta potência com a mesma pressão.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      pra mim, o que importa é a eficiência pra q ficar pendurando tranqueiras que nada ajudam no carro… aí os defensores do charger vão falar: ah, mas vc ganha em baixa...

                                      ganha em baixa mas perde muito em alta, é sempre um equilibrio, tudo depende da proposta para o carro, pista, rua, circuito, etc... mas uma coisa ou outra

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        #29

                                        como meu camarada biriba fala: se dino fosse tudo, fazia o laudo e jogava super trunfo kkkk

                                        essa foi soda

                                        mas concordo.

                                        1 Resposta Última resposta

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