Projeto gol dt-c
-
salve pessoal
to montando um golzinho quadrado que tava parado e vamos enquadrar ele na categoria turbo-c do brasileiro de arrancada.
antes de entrar nos detalhes mais tecnicos, gostaria de saber qual a potencia o pessoal ta tirando nos turbo-c aí do sul ?
qual bomba de combustivel tão usando é aqui o pessoal ta preferindo a da spa de 12 bar.
bobina de ignicao ?
turbina nao tem muito pra onde correr, mas tem umas hibridas com eixo bem aletado e leve que custa 1800,00 mas nao tem a minima condicao de comprarmos ela agora….hehehee....
o cabeçote velho apodreceu e o novo ta sendo o grande x da questao:
como o motor é 2.0 forjado mas sem alivio nem balanceamento dinamico temos que fazer um cabeçote que forneca bom fluxo mas com boa velocidade de saida de gases tambem, já que a turbina é o fator limitante do fluxo. então, qual comando indicariam pra giros nao maiores que 7.500 rpm ?
se dependesse de mim faria um motor pequeno (1.6l) com cabecote visando velocidade de fluxo e comando por volta de 300 graus..........mas isso e outra historia....
e entao pessoal, o que me dizem ?
abraços.
-
pressão de bomba não diz muita coisa… o que interessa é vazão... qts litros/hora essa bomba dá a 3 bar???
bobina de gol mi dá conta do recado... afinal turbo-c pelo que sei não pode msd e afins
turbina se ainda não pegou uma boa pedida é a biagio turbo-c... mas tem um campo muito vasto para ser testado e obter bons resultados
na parte do comando a carol vai fazer falta... q saco ein...
tem 201m e 402m ou só 402m??? se tiver os dois, será bom pensar uma relação para cada pista...
-
pressão de bomba não diz muita coisa… o que interessa é vazão... qts litros/hora essa bomba dá a 3 bar???
bobina de gol mi dá conta do recado... afinal turbo-c pelo que sei não pode msd e afins
turbina se ainda não pegou uma boa pedida é a biagio turbo-c... mas tem um campo muito vasto para ser testado e obter bons resultados
na parte do comando a carol vai fazer falta... q saco ein...
tem 201m e 402m ou só 402m??? se tiver os dois, será bom pensar uma relação para cada pista...
eu disse spa 12 bar so como referencia…....tai o grafico da vazao:
com 2kg de pressao de turbo (nao dá mais que isso) usamos por volta de 4kg de pressao de combustivel e segundo o grafico deve dar uns 3,5l/min de vazao…..mas eu queria mais, pois se conseguissemos uma turbina com eixo mais eficiente no escoamento dos gases ja poderiamos pensar em aumentar a pressao e dai precisariamos de mais combustivel, ainda mais com a intencao de usar metanol.
temos golzinho turbo-c aqui na oficina batendo quase 390cv no motor com essa bombinha, turbina mp e comando 296 no alcool.....
o que aconteceu com a tia carol ???
sobre a pista tem 300m (saco....) e a caixa é uma sapinho bem curta, pois estava em um aspirado super.
só trocamos o diferencial pra 3,88 e vamos usar o excellence 205/65-15 pra ver como ficou o escalonamento, mas acho que vai dar certinho....hehehe...
abraço fio.
-
a carol?? antes era já tinha dado alguns indicios de descontentamento aqui no pp… depois essa semana passada ela postou num topico, e em seguida passou para guest , ou seja, apagou a conta dela...
acho que se foi, e nem deu tchau... uma pena, uma grande pessoa...
acho que essa bomba com 210 litros/hora consegue alimentar 400cv no alcool... no metanol já complica...
-
a carol?? antes era já tinha dado alguns indicios de descontentamento aqui no pp… depois essa semana passada ela postou num topico, e em seguida passou para guest , ou seja, apagou a conta dela...
acho que se foi, e nem deu tchau... uma pena, uma grande pessoa...
acho que essa bomba com 210 litros/hora consegue alimentar 400cv no alcool... no metanol já complica...
hum…..vi um guest postando mesmo..... que pena.... mas a carol de vez em quando dá uma sumida mesmo.....acho que pra limpar a alma das impurezas........faz bem......... se ela tiver lendo por aqui saiba que o forum não é nada sem voce, tia.....
quanto ao metanol, será que 255l/h dariam pra 400cv ?
goiano, quais são as restrições de motor, transmissão, etc. pra essa categoria?
motor e cabeçote (8v side-flow) e cambio são livres a preparacao e este ano liberaram o escape.
o que limita o carro são:
-turbina com eixo 49,5mm (apl-ixo) e rotor pequeno tambem (nao lembro o tamanho) e nao pode intercooler.
-01 bomba modelo gti ou similar / 01 dosador / 01 carbura nacional sem retrabalho ninja (aumentar cuba, etc.) e mangueira comb. de 8mm e nao pode injecao eletronica nao.
-nao pode chegar motor pra frente nem usar chumbo (em lugar nenhum) nem barras de tracao que fixem na frente do carro e bandeijas, por exemplo. se bem que acho que esses itens tão deixando passar na vistoria…..sei lá...
- enfim...........o que acontece nesse motor é que voce faz um motorzao grande com cabeçotao com bastante fluxo dai a turbina engasga logo, entra em overspeed, sai da eficiencia, nao dá mais que 2,0kg de pressao e a temperatura do ar e back pressure vão lá na estratosfera.....
como eu ja to com o motor 2.032cc aberto pra revisar, com belas bielas cuningham e pistoes pwt pino deslocado (cabeça plana mas é testaxado) vou usar ele mesmo, mas na minha cabeça, se fizesse um motor menor, tipo 1.6l bem leve internamente com um cabeçote de boa velocidade de saida de escape e uma turbina com eixo mais livre (maior numeros de pás no rotor e maior leveza de material) teriamos o projeto pra turbo c.............mas enquanto isso quero me virar com o que tenho.
a proposito, o que posso fazer no cabeçote tucho hidraulico pra aguentar mais giro é molas é aumentar o furo de oleo do tucho ???
to perguntando pq acho que até o cabeçote fodão ficar pronto vamos rodar com um 2.0 original tucho hidraulico e 27.7............
abraços
-
não adianta um cabeçotão com comandão (296) que fica tudo pra alta… mais ai vem a turbina rotor 49,5mm que amarra o carro a apos 6.500.
também não adianta uma mega bomba de combustivel sendo que as turbinas da turbo c não mandam mais que 2.2 /2.3 de pressão.
o lance é montar carro basico... cabeçotinho 40x33 comandinho ( até mesmo 49g bem enquadrado), 3e feitinha , turbina mp ou biagio com caixa quente 1.06 e uma bombinhas dessas dinamica ligt ja da pra andar no metanol se for no alcool de gti original mesmo.
o esquema é fazer um cambio bom para o carro e uma suspenção.
-
humilde opnião, receita de bolo é o que mais tem, e sempre dá no mesmo… o que tem de ser feito é buscar brechas no regulamento e inovar...
um comando 296 não necessariamente é pra alta... vai depender muito do lobe center/overlap/enquadramento dele...
-
desculpa gordinho, mas essa configuracao que voce passou tá longe de ganhar alguma coisa na turbo-c.
e esse comando 296 da samcams tem 113 de lobe e da pra andar na rua sim…..se bem que nem é essa a intensao.
achei que ia achar alguem pra discutir mais a fundo o lance de velocidade do fluxo, dinamica de fluidos e afins......mas enfim....
-
desculpa gordinho, mas essa configuracao que voce passou tá longe de ganhar alguma coisa na turbo-c.
e esse comando 296 da samcams tem 113 de lobe e da pra andar na rua sim…..se bem que nem é essa a intensao.
achei que ia achar alguem pra discutir mais a fundo o lance de velocidade do fluxo, dinamica de fluidos e afins......mas enfim....
eu sei como é 296 0350t da sans cam uso ele no meu carro de pista e quero trocar pelo 033t com 112 de lobe mas com 11,2 de levante contra 12,7 do 350t.
desculpo goiano mas esse seu comentario foi infeliz…
12.190 em curitiba em um turbo c não ganha nada mesmo é so record da categoria e campao 2009
isso que esse carro usa turbina master power... nada de turbina feita....
categoria simples.
estou aqui pra discutir o que vc quizer mecânica de fluidos e tudo mais.
a respeito do sub-titulo do topico sou engenheiro mecânico e piloto da turbo b.
-
eu sei como é 296 0350t da sans cam uso ele no meu carro de pista e quero trocar pelo 033t com 112 de lobe mas com 11,2 de levante contra 12,7 do 350t.
desculpo goiano mas esse seu comentario foi infeliz…
12.190 em curitiba em um turbo c não ganha nada mesmo é so record da categoria e campao 2009
isso que esse carro usa turbina master power... nada de turbina feita....
categoria simples.
estou aqui pra discutir o que vc quizer mecânica de fluidos e tudo mais.
a respeito do sub-titulo do topico sou engenheiro mecânico e piloto da turbo b.
opa….....agora sim achei um dotô pra conversar
me esclarece uma coisa:
essa configuracao de cabeçotinho 40x33 e comando 049g + bombinha de gti original é do carro do xandele ?
se for parabens........o preparador dele deve ser de outro planeta..........ou tá usando nitrometano igual um louco...hehheee.....
sabe a potencia dese motor e em qual giro ocorre ?
ou melhor.......me descreva como engenheiro que és, qual set-up de motor acharia o ideal pra categoria ?
e se motor for o de menos, o que os carros daí do sul tão usando pra tracionar ?
lembro de quando o leandro romera corria com o golzinho montado pelo mago doninha......tinha declarados 388cv nas rodas e brigava pau-a-pau com o daud e seu gol mandador de pistão pra lua.....
tambem gostaria que voce comentasse da minha ideia de fazer um motor pequeno e com comando grande visando uma maior velocidade de saida dos gases (talvez até um comando assimetrico com mais duracao de escape) em relacao a um motor maior.
e pra finalizar:
pq vai mudar seu comando ja que a turbo-b é bem mais liberal ?
abraço
-
e so pra atualizar: o recorde da dt-c no velopark é do fabricio copinni com 11.776s e pela materia na superspeed do primeiro turbo-c dele, com comando e cabeçote tudo argentino (leia-se 10.000rpm) e agora correndo pela equipe lelo que nem gosta de pressão e chumbo, fico intrigado de como seriam esses 2 setups (coppini e xandele) tao distintos rendendo tao bem….
abraxxx
-
opa….....agora sim achei um dotô pra conversar
me esclarece uma coisa:
essa configuracao de cabeçotinho 40x33 e comando 049g + bombinha de gti original é do carro do xandele ?
se for parabens........o preparador dele deve ser de outro planeta..........ou tá usando nitrometano igual um louco...hehheee.....
sabe a potencia dese motor e em qual giro ocorre ?
ou melhor.......me descreva como engenheiro que és, qual set-up de motor acharia o ideal pra categoria ?
e se motor for o de menos, o que os carros daí do sul tão usando pra tracionar ?
lembro de quando o leandro romera corria com o golzinho montado pelo mago doninha......tinha declarados 388cv nas rodas e brigava pau-a-pau com o daud e seu gol mandador de pistão pra lua.....
tambem gostaria que voce comentasse da minha ideia de fazer um motor pequeno e com comando grande visando uma maior velocidade de saida dos gases (talvez até um comando assimetrico com mais duracao de escape) em relacao a um motor maior.
e pra finalizar:
pq vai mudar seu comando ja que a turbo-b é bem mais liberal ?
abraço
carro do xandele sei que é 40x33 sim com um erson se não me engano, com uma bomba de silverado o carro anda no metanol não anda com nitrometano. deve girar coisa de 7200 . o carro do cara n tem o que fala é basicão mas um conjunto que vira 2.0 5.3 8.0
motor ideal eu já falei o que eu acho.
esse carro do leandro romera virava 11.7 direto é tb era basicão.. quando ele ando com o gol chaleira da grid bateu o redord da b 3x ele pilota pra kct
sobre o motor pequeno eu acho legal 1.6/1.7 girador com comandão mas tudo vai acabar parando no rotor de 49.5mm pode por caracol quente até 1.36 ( eu ja testei amarra mesmo).
agora tem umas turbinas marcktech dentro do regulamento que manda 3.0kg pra dentro ou seja não deve amarrar tanto de alta em quanto as biagio/master manda 2.2kg vedada.
sobre meu carro quero ele mais linear com uma curva mais suave o carro dispara muito de giro.
-
e so pra atualizar: o recorde da dt-c no velopark é do fabricio copinni com 11.776s e pela materia na superspeed do primeiro turbo-c dele, com comando e cabeçote tudo argentino (leia-se 10.000rpm) e agora correndo pela equipe lelo que nem gosta de pressão e chumbo, fico intrigado de como seriam esses 2 setups (coppini e xandele) tao distintos rendendo tao bem….
abraxxx
vc ta mais por fora que braço de caminhoneiro
se atualiza
esse 11.776 foi com um uma hx35 que a dnt fez errado sem querer pro carro do copinni ai vem pressao mesmo hehehe
não foi validado
10.000 rpm não viaja
pode ser mola prato valvula comando argentino mas quem faz o cabeçote dele é o neno de sbc.
esse 12.1 do xandele foi na orelha do copinni eles subiram juntos o copinni viro 12.3
acho que vc tem que se informar melhor sobre ambos os carros…
-
vc ta mais por fora que braço de caminhoneiro
se atualiza
esse 11.776 foi com um uma hx35 que a dnt fez errado sem querer pro carro do copinni ai vem pressao mesmo hehehe
não foi validado
10.000 rpm não viaja
pode ser mola prato valvula comando argentino mas quem faz o cabeçote dele é o neno de sbc.
esse 12.1 do xandele foi na orelha do copinni eles subiram juntos o copinni viro 12.3
acho que vc tem que se informar melhor sobre ambos os carros…
ok…..vamos por partes entao:
tenho que avisar o pascoal pra atualizar o site.....pois o record do copinni tá lá no dragsterbrasil.com como 11.776s e nao sei o set-up do carro dele, apenas falei que era todo argentino o trem de valvulas e citei 10.000rpm querendo dizer que o setup é girador e nao necessariamente que ele vire isso.
o que eu ouvi de quem corre e/ou esteve por aí em curitiba foi que essa puxada do xandele foi unica (leia-se cagada) e que ele nunca mais chegou sequer perto desse tempo. tambem falaram que o carro tava uma lerda no festival, mas enfim.......se foi campeao no final, isso é o que importa.
e sobre me informar melhor sobre os carros, é o que estou tentando fazer, mas apareceram poucas pessoas pelo topico e os poucos tão mais preocupados em se firmar como os fodões entendedores, do que passar alguma informação que valha a pena.
saudades dos tempos antigos dessa casa....
abraços...
-
e sobre me informar melhor sobre os carros, é o que estou tentando fazer, mas apareceram poucas pessoas pelo topico e os poucos tão mais preocupados em se firmar como os fodões entendedores, do que passar alguma informação que valha a pena.
saudades dos tempos antigos dessa casa….
abraços...
ue ???
ta se doendo agora pq tomou um monte de patada ?
nao foi isso que tu fez com o cara que queria usar uma mola dentro da outra ?
viu como é ruim tomar patada de graca ?
é bom ser o ogro ne ?