Leitura do pirometro.
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alguem saberia dizer qual seria a temperatura em ?c no pirometro de um carro turbo bem afinado?
o termopar está a uns 10 a 15cm da saida da turbina.
eu comprei um da beast racing, mas o manuel é péssimo e não fala nada.
[snapback]311602[/snapback]
vamp,
antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina
950 para motores a gasolina
850 para motores a alcool
750 para motores a diesel
depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores
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vamp,
antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina
950 para motores a gasolina
850 para motores a alcool
750 para motores a diesel
depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores
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no coletor entao né?
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vamp,
antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina
950 para motores a gasolina
850 para motores a alcool
750 para motores a diesel
depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores
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esses valores não variam de motor para motor?
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a temperatura da agua no mostrador q tem no próprio painel não altera nas puxadas mais fortes???
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no meu não.
vamp,
antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina
950 para motores a gasolina
850 para motores a alcool
750 para motores a diesel
depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores
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eu pensei nisso, em 4 pirometros, mas precisaria ter um display pequeno com a temp dos 4. não gosto de muito relógio e nem de relógio aparecendo.
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vamp,
antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina
950 para motores a gasolina
850 para motores a alcool
750 para motores a diesel
depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores
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gostei da ideia. não pensei nisso pois no manual diz para carros aspirados instalar no coletor e em turbos ?nstalar a 10cm da saida da turbina.
valeu leo obrigado.
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desculpen si estariei discirtualizando o o topico, mais q tipo de informasão o termopar envia pro reloginho, ou seja, quero ver si concigo fazer alguma coisa, usando 4 termopar mandando informação pra algum display ou algo assim, na verdade não sou eu quem vai fazer e sim un amigo q mexe com eletronica e tal,
vlw
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desculpen si estariei discirtualizando o o topico, mais q tipo de informasão o termopar envia pro reloginho, ou seja, quero ver si concigo fazer alguma coisa, usando 4 termopar mandando informação pra algum display ou algo assim, na verdade não sou eu quem vai fazer e sim un amigo q mexe com eletronica e tal,
vlw
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ele cria uma diferença de potencial, eu utilizo outros instrumentos para medir a saida pois acho o preão do relógio fora da realidade o valor da ddp vo?? pode pegar neste site: http://www.equipe-termopar.com.br/
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ele cria uma diferença de potencial, eu utilizo outros instrumentos para medir a saida pois acho o preão do relógio fora da realidade o valor da ddp vo?? pode pegar neste site: http://www.equipe-termopar.com.br/
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ok muito obrigado
si der certo posto aki os resultados.
flw
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esses valores não variam de motor para motor?
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esses números são declarados como seguros na saida do motor e não depois da turbina.
numero muito altos ali no coletor de escape evidenciam temperatura alta demais nas c?maras de combust?o.
o valor que não boto fã dessa tabela é nos de motor diesel.
até 18:1 de taxa constante (e muito mais se o motor for turbo-diesel), tem combustão sem sequer precisar de vela de ignição e ainda tem baixa temperatura nas c?marasó complicado…
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esses números são declarados como seguros na saida do motor e não depois da turbina.
numero muito altos ali no coletor de escape evidenciam temperatura alta demais nas c?maras de combust?o.
o valor que não boto fã dessa tabela é nos de motor diesel.
até 18:1 de taxa constante (e muito mais se o motor for turbo-diesel), tem combustão sem sequer precisar de vela de ignição e ainda tem baixa temperatura nas c?marasó complicado…
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então caio…
? que eu pensei que os valores variassem de acordo com a construção do bloco, da c?mara, materiais utilizados, etc..
e quanto aos diesel: a mistura ar + combustável não explode... ela se incendeia devido é temperatura do ar quando entra em contato com o combustável... acredito que seja esse o motivo deste valor...
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no coletor entao né?
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importante salientar que voce vai encontrar valores diferentes se colocar o termopar na saida do cabecote ou na entrada da turbina. os valores que o leo citou sao para a entrada da turbina, para a saida do cabecote deve-se considerar valores menores… coisa de no maximo 800oc, pra manter um criterio proximo ao utilizado pelas fabricas.
[]s
west
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importante salientar que voce vai encontrar valores diferentes se colocar o termopar na saida do cabecote ou na entrada da turbina. os valores que o leo citou sao para a entrada da turbina, para a saida do cabecote deve-se considerar valores menores… coisa de no maximo 800oc, pra manter um criterio proximo ao utilizado pelas fabricas.
[]s
west
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pq essa diferença tão grande numa dist?ncia tão pequena?
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então caio…
? que eu pensei que os valores variassem de acordo com a construção do bloco, da c?mara, materiais utilizados, etc..
e quanto aos diesel: a mistura ar + combustável não explode... ela se incendeia devido é temperatura do ar quando entra em contato com o combustável... acredito que seja esse o motivo deste valor...
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incendeia? que eu saiba a mistura explode sim, por auto-combustão devido é alt?ssima compressão.
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não sou engenheiro nem nada…
mas pelo que sempre li a respeito, a mistura se incendeia meso e não explode como nos ciclo otto...
fazes dos motores do ciclo diesel de 4 tempos
as fazes dos motores do ciclo diesel, como princ?pio de funcionamento, são semelhantes ao do ciclo otto.
os tempos ou fases são:
1? tempo : aspiração
na fase de aspiração o pistão desloca do ponto morto inferior, pmi ao ponto morto superior, pms, aspirando o ar atravṍs da válvula de aspiração.
2 é tempo: compressão
nesta fase o pistão desloca do pmi ao pms. no in?cio do deslocamento a válvula de aspiração se fecha e o pistão começa a comprimir o ar na c?mara de combust?o. o ar quando sujeito a esta compressão sofre um aumento de temperatura que ser?, tanto maior, quanto for a percentagem comprimida, taxa de compressão.
3? tempo: combustão ( expansão)
um pouco antes do pistão atingir o pms, o ar comprimido atinge uma ressão de 65 a 130 kgf/cm2; e uma temperatura de 600 a 800?c. por meio do injetor, o combustável é fortemente comprimido e pulverizado para o interior da c?mara. este combustável ao encontrar o ar, que se encontra na pressão e temperatura supra-citado incendeia-se expontaneamente, empurrando energeticamente, o pistão verso ao pmi.
4? tempo : descarga
um pouco antes do pistão atingir o pmi, de onde iniciar? o quarto tempo, a válvula de descarga se abre, permitindo a sa?da de uma parte dos gases se combustão que se encontram em alta pressão. ao deslocar para o pms expulsa o resto dos gases.
a figura abaixo representa os quatro tempos de um motor do ciclo diesel.
fonte: http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema00…iesel/motor.htm
mas sei lá… deixa alguém mais experiente falar sobre isso... mesmo pq eu não tenho certeza de que a temperatura menor é por causa disso ou não...
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esses niveis de temperatura são facilmente encontrados em qualquer literatura sobre motores a combustão interna.
não faz diferença medir na boca do coletor ou na entrada da turbina.
se quiser medir distribuição de mistura deve instalar um em cada cilindro
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sem esquecer que se o aparelho de medição não tiver uma boa aferição vai por água abaixo qualquer numero….
um amigo meu tem pir?metro no marea turbo dele e vem mais de 900?c após a turbina, anda fechado de final (mais de 240km/h) e não quebra motor.... como disse a ele... ou os limites são muito abaixo do que deveriam (e não são tenho certeza heheheh) ou tá lendo acima do que realmente está....