Turbinando o sevel 1.9
-
sim, bom com helicoil fica muito bom pois agora todos os prisioneiros precisam estar bem apertados…eheheh eu fiz com m12 pois tenho torno e macho a disposição ehhehehe
-
lancia você consegue vizualizar a tabela de ponto da sua injeção e modidificará se conseguir pode fazer uma jogadinha com o ponto para adiantar ou atrasar um pouco a entrada da turbina.
-
marcos, sim tenho acesso a qualquer coisa nesta injeção por isso que usei-a inicialmente num motor 1.6 e agora no 1.9.
o comando do tempra é esquisito, tem os lobes mais para carburador do que injeção e a g7 é ajustada de fábrica para aquela característica.
no motor sevel tive que refazer praticamente todo o mapa, especialmente a ignição.
sem falar na rotina da marcha-lenta que é um horror. tive que refazer ela toda.
seria como o projetista original esquecesse de que um motor envelhece a passa a ter desgastes nos cames do comando e fugas na borboleta, no canister, na aspiração dos vapores do cárter, mangueiras de vácuo e etc…
então para o motor novo e sem fugas funciona muito bem mas, na hora que começam as fugas de vácuo o motor mal administrado pela g7 original, a marcha-lenta entra numa oscilação perpétua entre 900 e 1100 rpm que enche o saco.
-
legal então se adiantar o ponto demora um pouco mais para encher a turbina e se atrasar a turbina enche um pouco mais rápido, isso que falei é só na região que entra a turbina.
que software está usando para editar a injeção?
-
entendi que é só na região que entra a turbina que, nesse caso, é uma região onde tanto a g7 como o his estarão gerenciando.
sinceramente ainda não emulei mentalmente como é que será a coisa nesta região pois o map estará fixo indicando borboleta totalmente aberta e o tps a meio caminho ou não (pura incógnita) mas indicando fielmente a posição angular dela.
então, nessa confusão preciso verificar como se comportará o ponto para então poder ajustá-lo conforme a sua informação.
outra surpresa ontem foi receber por email a cópia do pedido que o meu amigo alexandre fez na spa.
o sacana (entre aspas) comprou duas caixas quentes a .48 e a .63
eu tinha dito a ele que iria testar uma de cada vez, a .48 primeiro e, se caso esta ficasse de calças curtas, trocaria para a .63
bom, fazer o que…
já que virão as duas minha tendência seria iniciar com a .63
prefiro ter a turbina entrando acima dos 3000 pois este motor 1.9 está com muito torque, não necessita de nenhuma ajuda nessa área.
desta maneira o turbo irá complementar o motor em vez de entrar em paralelo aumentando o torque desnecessariamente e consequentemente faltando na alta.
-
quando falei na região que a turbina entra seria a faixa com menos rpm e mais carga mais não pressurizado antes, com mais angulo o motor desenvolve mais força porém perde um tempinho a mais para conseguir subir o giro.
-
quando falei na região que a turbina entra seria a faixa com menos rpm e menos carga até começar a pressurizar depois ir tirando ponto devagar mas isso é preciso mudar tudo em volta daonde foi adicionado ponto para ficar suave a tabela de ponto com a alteração, com mais angulo o motor desenvolve mais força porém perde um tempinho a mais para conseguir subir o giro.
-
lancia, seus relatos estão quase me convencendo à comprar uma g7 pra por no lugar da monomotronic, o conhecimento torna td tão fácil, hehe. teus tópicos são uma aula
-
já que tem as duas caracaças quentes então não vai ter problemas…e não vai ser preciso mexer no mapa de ignição ehhehee
-
já que tem as duas caracaças quentes então não vai ter problemas…e não vai ser preciso mexer no mapa de ignição ehhehee
é isso a que me referia em começar com a .63
creio que esta caixa quente irá dar menos trancos na transição pois a g7 provavelmente estará já em lambda open loop ou bem perto.
pellegrino, obrigado pelas palavras. qual é o seu motor?
se bem que os americanos sempre dizem if it s not broken, don t fix it ou seja, se a sua ecu atual funciona, para que mexer?
-
se é que serve para comparação, no meu ex ap 1.9 eu usava uma .50 com eixo 52 e caixa quente .58 pulsativa, a pegada vinha lá pelos seus 3500 rpm mais ou menos.
eixo menor pega mais rápido, então acho q essa .63 vai casar certinho com o que você pretende.
-
lancia, meu motor é um peugeot tu9m, 4 cilindros, 954cm^3, cujo módulo encontra-se sob suspeitas
-
sacana esse seu amigo eim lancia.agora o senhor tem a faca e dois queijos na mão pra escolher qual saborear. kkk
se a .63 for a melhor, devolvo para ele a .48 para ele pendurar no pescoço e deixar de ser bobo… hehehe
se é que serve para comparação, no meu ex ap 1.9 eu usava uma .50 com eixo 52 e caixa quente .58 pulsativa, a pegada vinha lá pelos seus 3500 rpm mais ou menos.eixo menor pega mais rápido, então acho q essa .63 vai casar certinho com o que você pretende.
é o que eu penso; como comparação, em motores 2000 (se bem que o sevel está com exatos 1890cc) a maioria que li por aí em forums usa caixa quente .63
e quem tinha a .63, o compressor variava de .42 a .50 mas o que toca mesmo o bumbo é a turbina, salvo falha ou omissão.
lancia, meu motor é um peugeot tu9m, 4 cilindros, 954cm^3, cujo módulo encontra-se sob suspeitas
amigo, mal entendo de fiat, peugeot então nem se fala.
só de curiosidade qual é a ecu dele? sagem?
-
uma pergunta pros donos de tipo 1.6, como fica a adaptação pra usar o 2.0 8v do tempra ???
quero comprar um tipo 2p e quero fazer ele 2.0, vai ser um carro mais pra conforto, viajar e etc, pensei no 2.0 pq dá pra soltar na 5º bem longa e viajar em silêncio com conforto…
dêem me um desconto quando falo em conforto, até hoje só tive uno... hahaha...
sobre o 1.9 do amigo lancia, com esse coletor de fofo dá pra usar uma flange tubular pra deslocar ela???
-
lancia, a mesma monomotronic que lhe infernizava, no meu caso, é a ma3.2
-
lancia, a mesma monomotronic que lhe infernizava, no meu caso, é a ma3.2
wow, ridículo isso de injeção monoponto, coisa de bosch mesmo.
invenção em função da euro 2 se não me engano.
a bosch vendeu isso que nem água para quase todas as montadoras europeias nos anos 80/90 que aproveitavam este tipo de injeção para usar nos motores carburados já existentes com muito pouca modificação mas que a partir disso passaram a se enquadrar na norma.
-
uma pergunta pros donos de tipo 1.6, como fica a adaptação pra usar o 2.0 8v do tempra ???quero comprar um tipo 2p e quero fazer ele 2.0, vai ser um carro mais pra conforto, viajar e etc, pensei no 2.0 pq dá pra soltar na 5º bem longa e viajar em silêncio com conforto… dêem me um desconto quando falo em conforto, até hoje só tive uno... hahaha...sobre o 1.9 do amigo lancia, com esse coletor de fofo dá pra usar uma flange tubular pra deslocar ela???
bom, eu pessoalmente não tenho experiência nenhuma de se colocar motores de tempra no cofre do tipo.
como é um tópico interessante acredito que o amigo será melhor atendido se abrir um tópico específico.
me perdoe mas não entendi direito a sua pergunta. o que um fofo e deslocar para onde?
-
-
fofo = ferro fundido
não terá problemas de deslocamento..
pelegrino, seu problema no seu carro e de muitos outros são mecânicos desqualificados… leve para alguém que entenda e abra o bolso que o carro fica lisinho. esse sistema tem um sensor de posição bem complicadinho, gosta de dar trabalho.
mauricio, pra que adaptar um motor de tempra no tipo se já sai versão do tipo com motor 2.0??? é mais fácil comprar pronto. se quer realmente 2 portas, procure um sedici valvole, aí terá um esportivo digno de respeito e conforto ao mesmo tempo.