Turbinando o sevel 1.9
-
fofo = ferro fundido
não terá problemas de deslocamento..
pelegrino, seu problema no seu carro e de muitos outros são mecânicos desqualificados… leve para alguém que entenda e abra o bolso que o carro fica lisinho. esse sistema tem um sensor de posição bem complicadinho, gosta de dar trabalho.
mauricio, pra que adaptar um motor de tempra no tipo se já sai versão do tipo com motor 2.0??? é mais fácil comprar pronto. se quer realmente 2 portas, procure um sedici valvole, aí terá um esportivo digno de respeito e conforto ao mesmo tempo.
não seria fefu?
-
eu pensei na flange pq dá pra fazer ela em ângulo, desloca pro lado favorável, mas a turbina fica mais baixa, tem q ver se gera algum problema…
sobre a turbina, se utilizar uma gt25, dá pra adaptar uma parte fria maior ??? por exemplo, usar uma fria .50 com refluxo...
menegotto, penso no 2.0 do tempra pq o do tipo usa aquele eixo auxiliar que segundo alguns mecânicos dá problema facilmente... outra que achar um tipo 2p aqui tem por 4k com motor fumando, já um sedici cheio de problema custa 10k....
-
bom, como tive muito tempo para pensar e poder medir e remedir a entrada de uma turbina por trás do motor do tipo, cheguei a conclusão de que o que dificulta e muito a entrada da turbina sem bater no alternador é a wastegate integrada.
só a flange com válvula de uma t2 tem quase 40mm de largura justamente para poder abrigar o deslocamento da válvula e acrescente-se mais x para a curvatura do cano.
de início relutei muito em usar a wastegate externa pela facilidade que a interna daria por não ser necessário pendurar a externa em algum lugar no coletor e fazer o respectivo cano de descarga.
mas, em contrapartida, a saída de uma t3 por exemplo e no meu caso, sem flange/válvula, permite confortavelmente fixar-se a curva de saída e ainda mantendo livres uns 10 a 20 mm do alternador.
outra vantagem, pode-se usar wastegate com válvula cônica em vez da plana quando ela é interna.
não sei se estou chovendo no molhado, ou seja, que isso seja de conhecimento de todos, mas achei interessante divulgar.
-
eu pensei na flange pq dá pra fazer ela em ângulo, desloca pro lado favorável, mas a turbina fica mais baixa, tem q ver se gera algum problema… sobre a turbina, se utilizar uma gt25, dá pra adaptar uma parte fria maior ??? por exemplo, usar uma fria .50 com refluxo... menegotto, penso no 2.0 do tempra pq o do tipo usa aquele eixo auxiliar que segundo alguns mecânicos dá problema facilmente… outra que achar um tipo 2p aqui tem por 4k com motor fumando, já um sedici cheio de problema custa 10k....
interessante, que problemas ocorrem no eixo auxiliar? o amigo saberia descrevê-los?
-
o único problema dos eixos balanceadores são a falta de manutenção, que é a troca da correia bi-dentada e rolamentos.
pois é, coincide com as informações que tenho.
será que há alguma novidade que ainda desconhecemos sobre ele? por isso a minha curiosidade.
-
-
o vira é de linea 1.9, pistão gm s10 2.4 e bielas originais porém embuchadas para 21mm.
o bloco precisa de ser retificado em 0,5mm para que o pistões fiquem rente ao topo em pms.
[tem um tópico aqui que explica tudo](tem um tópico aqui que explica tudo), dê uma olhada lá para mais detalhes, ok?
-
ja pensou na junta do cabeçote agora que vai ser turbo? vai precisar de uma junta de aço as outras não aguentam nada
recomendo esse fabricante e vendendor: http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-219356497-junta-cabecote-aco-fiat-1500-fiasa-turbo-aspirado-ou-nitro-_jm
-
ja pensou na junta do cabeçote agora que vai ser turbo? vai precisar de uma junta de aço as outras não aguentam nada
recomendo esse fabricante e vendendor: http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-219356497-junta-cabecote-aco-fiat-1500-fiasa-turbo-aspirado-ou-nitro-_jm
marcos, eu não pretendo passar dos 0,8 kg/cm2 e sinceramente vou ficar 99% entre 0,4 e 0,6 kg/cm2.
comprei um electronic boost da hdi e ele permite ter duas pressões e que serão estas duas acima.
repito, não tenho muita experiência mas creio que uma sabó de 2mm irá aguentar sem problemas.
colocando esta junta a compressão irá cair de 10,1:1 para 9,5:1 ajudando na possível temida batida de pino também.
falando em junta, alguém sabe onde posso encontrar os 8 parafusos do cabeçote para sevel novos?
estes que estou usando da taranto já foram usados duas vezes e não queria por a perder um projeto por estiramento demasiado deles.
a turbina chegou ontem da spa junto com outras tranqueiras.
já comecei a instalar a wastegate da spa em cima do coletor, aparentemente deve funcionar.
fiz o furo dos gases da base dela com 35mm que deve ser teoricamente suficiente para a potência/cilindrada que estou usando.
preferi 35 em vez dos 36mm usuais para ter mais parede em volta do fechamento da válvula. melhor estanqueidade.
a admissão está quase pronta, flautas testadas com 7 bar de ar comprimido, sem vazamento e a bancada extra pulsando devidamente com o his efic.
exercitei ele na bancada, com sinal de rpm vindo da g7 e ar comprimido.
fiquei satisfeito em ver que os pulsos de abertura dos bicos vistos no osciloscópio estão corretíssimos conforme vai-se programando.
depois posto umas fotos.
-
mesmo com a pressão baixa creio que não irá aguentar, evite ter que abrir o motor denovo e já coloca um junta de aço, carros turbos originais usando junta de aço mesmo com pouca pressão.
estou procurando os parafusos do cabeçote também mais quero prisioneiros e de boa qualidade, o duro é o preço será que tem com preço melhor? vamos aguardar…eheh
-
0,8bar não era 0,6bar…kkkkk isso é contagioso eu também não pretendia passar de...kkkkk rs mesmo sendo um senhor isso não vai ficar ai..hehehe
-
eu disse o no máximo porque durante os ajustes é possível acontecer um 0,8.
mas, repito, 0,4 e 0,6 kg/cm2 as duas pressões de trabalho.
no meu caso não precisar ser prisioneiros, basta o parafuso.
tinha para vender numa loja aqui os da taranto por r$90,00 e não achei caro não.
não comprei pois acabou….
outra coisa que procuro a muitos dias e não acho é a flange de saída da wg para direcionar a saída para o escapamento, se não me engano com tubo de 1 1/2 .
-
eu disse o no máximo porque durante os ajustes é possível acontecer um 0,8.
mas, repito, 0,4 e 0,6 kg/cm2 as duas pressões de trabalho.
no meu caso não precisar ser prisioneiros, basta o parafuso.
tinha para vender numa loja aqui os da taranto por r$90,00 e não achei caro não.
não comprei pois acabou….
outra coisa que procuro a muitos dias e não acho é a flange de saída da wg para direcionar a saída para o escapamento, se não me engano com tubo de 1 1/2 .
o pessoal costuma usar pedaço de coletor de escape de fusca pra esses casos mais simples, mas confesso que não sei o diâmetro…
lancia, se vc vai usar pouca pressão assim, e valores muitos próximos um do outro, pra q usar controle de overbooster e adicionar complexidade num negócio q é pra ser simples?
acerta com 0,6 bar no pé e pronto...de 0,4 pra 0,6 a diferença não vai justificar o gasto extra com controles eletrônicos e suas horas de trabalho na injeção pra acertar com essas 2 pressões...