Turbinando o sevel 1.9
-
lancia vamo trocar o apzão aqui no tipo? te volto 3k… mas se quiser recusar. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
nem se a volta fosse de 30k.
já me ofereceram uma banheira fusion pau a pau e mandei o cara se catar hehehehehe.
kkkkkk
o coletor spa turbo não conheço então pode ser que consiga apertar as porcas de dentro do coletor de admisão, mais tive que usinar um pouco o coletor de admissão e mesmo assim é trash, outra dica é comprar porca de inox m8 para chave 11mm segue o link:
ah o menegotto também passa esse sufoco, ele uma vez deu a dica de esmerilhar no coletor também.
acho que agora vendo as suas fotos é que entendi o sufoco de vocês dois.
é a banheirinha do coletor de admissão com tbi monoponto que atrapalhou a montagem de vocês.
no meu caso (mpi) o coletor é muito mais leve e menor, não tendo aquela área de montagem de carburador que precisa estar quente para atomizar corretamente.
o seu coletor de escape, mesmo não sendo spa, com certeza foi fundido com o mesmo molde.
é só comparar com o meu aqui:
aqui mostro uma área que planifiquei para a montagem da wastegate também spa em cima do coletor. é a única wg importada que eles tem que permite ser montada diretamente sobre o coletor, facilitando o conjunto.
e a admissão de 8 bicos que se vê é só o protótipo.
cacoete de fábrica, sempre faço dois pois é sempre no segundo que se corrige a maioria dos problemas.
-
-
ahhhh o coletor é mpi mas este do tipo e do uno turbo fica esparramado em cima desta área central crítica pois tem a borboleta no meio, bloqueando o acesso.
na época foi uma discussão bem polemica porque achavam que só assim teriam o fluxo de ar equilibrado para os quatro cilindros.
pouco tempo depois, com o surgimento do fluxo cruzado passaram a fazer o plenum com entrada lateral e com fluxo otimizado, que nem o do pálio, por exemplo.
como eu tenho o corpo da borboleta à direita visto de frente (como a maioria dos carros tem) fica fácil montar e desmontar o dito cujo facilmente.
-
ah entendi, interessante, posta umas fotos ai para eu ver.
-
kkkkkk
o coletor spa turbo não conheço então pode ser que consiga apertar as porcas de dentro do coletor de admisão, mais tive que usinar um pouco o coletor de admissão e mesmo assim é trash, outra dica é comprar porca de inox m8 para chave 11mm segue o link:
ah o menegotto também passa esse sufoco, ele uma vez deu a dica de esmerilhar no coletor também.
marcos, hoje a tarde me sobrou um tempinho e fui exercitar os encaixes da admissão e do escape no cabeçote sobressalente.
e vocês tem razão. a porca original quase que não roda na mão e é impossível apertar direito mesmo com o cabeçote fora.
-
agora sim tem coisas que só na prática… hehehehe
essas duas porcas são o inferno dentro do motor de tipo turbo hehehehehe
já realizei a façanha de soltar a admissão com o cabeçote no carro.. mas fiquei umas duas horas na volta dessas duas porcas, tive que afastar bomba da dh e o cano d agua e ralei bastante os braços... de uma atenção especial nesse detalhe da montagem, pois caso precise fazer alguma manutenção futura (re-soldar admissão, etc) vai dar um bom trabalho
-
já realizei a façanha de soltar a admissão com o cabeçote no carro.. mas fiquei umas duas horas na volta dessas duas porcas, tive que afastar bomba da dh e o cano d agua e ralei bastante os braços... de uma atenção especial nesse detalhe da montagem, pois caso precise fazer alguma manutenção futura (re-soldar admissão, etc) vai dar um bom trabalho
ou seja, lute, relute, se contorça, use alongador flexível e tudo mais que ajudar para colocar a porca no lugar sem danificar o mínimo do sextavado, porque se precisar tirar depois…
-
estou percebendo o que vocês padeceram… é soda.
talvez refaça a montagem com o cabeçote fora e usando o sobressalente.
além de facilitar, ele estaria com uma compressão em torno de 9,5:1 medido com junta sabó de 2,00mm.
isso iria melhorar a gestão de batida de pino da ecu g7 agravada pelo turbo.
mas de qualquer maneira vou passar a retífica em volta da porca para que, pelo menos um soquete possa entrar sobre ela.
ai sim, como o jonas escreveu, usar o alongador pivotado para aperto e retirada.
marcos, já comprei as porcas de m8 de 11mm. boa dica.
-
que tal usar porca de aço?
-
flávio, pode ser a de inox só passa graxa antes que não trava.
-
-
não seria mais simples apenas substituir o parafuso por com cabeça allen como nos vw?
pensei a mesma coisa, mas tem um detalhezinho básico que descarta isso já de cara: se fizer isso, analisando as fotos, acho que não vai sobrar espaço pra apertar ele nem com chave allen de cabeça abaulada,
-
não seria mais simples apenas substituir o parafuso por com cabeça allen como nos vw?
usamos prisioneiros mais porca devido ao fato que neste motor já antigo tem o escape e a admissão, no mesmo lado.
é um peso enorme, lembrando que para piorar, temos uma turbina mais wastegate externa com 11 kilos pendurada e a mais.
imagino uns 20kg total presos só por 7 prisioneiros. o momento de força devido ao balanço do carro em movimento é altissimo.
eu não teria coragem de confiar em cabeça de allen pois basta um ir pro saco que os outros vão atrás, um por um, em avalanche.
-
pensei a mesma coisa, mas tem um detalhezinho básico que descarta isso já de cara: se fizer isso, analisando as fotos, acho que não vai sobrar espaço pra apertar ele nem com chave allen de cabeça abaulada,
sim, precisaria observar este detalhe.
usamos prisioneiros mais porca devido ao fato que neste motor já antigo tem o escape e a admissão, no mesmo lado.
é um peso enorme, lembrando que para piorar, temos uma turbina mais wastegate externa com 11 kilos pendurada e a mais.
imagino uns 20kg total presos só por 7 prisioneiros. o momento de força devido ao balanço do carro em movimento é altissimo.
eu não teria coragem de confiar em cabeça de allen pois basta um ir pro saco que os outros vão atrás, um por um, em avalanche.
não vejo pq disso, este problema irá acontecer com qualquer parafuso. basta achar parafusos com as mesmas características que eles funcionaram igual, independente de ser allen ou sextavado.
-
extamente isso.
além da força e peso não tem como colocar parafuso não tem espaço o coletor fica na frente e mesmo tentando colocar parafusos meio inclinado para desviar do coletor não dá sem chances tem que ser prisioneiro e porca.
outra coisa as minhas roscas do cabeçote refiz todos com parafuso m12 com a rosca dentro m8 para ficar rosca de aço e mais firme assim consigo colocar um pouco mais de torque e aguenta o peso da turbina e tudo mais que o lancia escreveu ai em cima, quando era rosca de aluminio do cabeçote andou me dando problemas espanando ai fiz isso e nunca mais…eheheh a ultima vez que me deu problema essas roscas eu perdi a hora do dino la no piu porque queimoua junta do escape e vazou compressão.
-
É um peso enorme, lembrando que para piorar, temos uma turbina mais wastegate externa com 11 kilos pendurada e a mais.
extamente isso.
além da força e peso não tem como colocar parafuso não tem espaço o coletor fica na frente e mesmo tentando colocar parafusos meio inclinado para desviar do coletor não dá sem chances tem que ser prisioneiro e porca.
outra coisa as minhas roscas do cabeçote refiz todos com parafuso m12 com a rosca dentro m8 para ficar rosca de aço e mais firme assim consigo colocar um pouco mais de torque e aguenta o peso da turbina e tudo mais que o lancia escreveu ai em cima, quando era rosca de aluminio do cabeçote andou me dando problemas espanando ai fiz isso e nunca mais…eheheh a ultima vez que me deu problema essas roscas eu perdi a hora do dino la no piu porque queimoua junta do escape e vazou compressão.
se não há espaço fisico para encaixar o parafuso já é mais complicado mesmo.
infelizmente em todos os carros em que queremos adaptar turbo, seja com produtos nacionais ou importados, sempre há problemas de encaixe. parece que é feito apenas para mecanico poder mostrar que ta trabalhando e perdendo tempo, cobrando mais por um serviço que deveria ser simples.
-
extamente isso.
nos meus dois cabeçotes estas sete e famigeradas roscas m6 dos prisioneiros estão com reforçadas com helicoil.
assim não espanam e ficam bem mais fortes.