Turbinando o sevel 1.9
-
viu, tem isso na spa pra vender….
tem não, falei hoje de manhã com o frederico e ele me indicou comprar em qualquer loja de escapamento.
mas deve ser qualquer loja de sp ou rj capital. aqui não tem, tenho que achar na internet.
desenho da flange de saída seria esse:
ridículo mas vou acabar fazendo uma se eu demorar para achar…
-
a minha foi feita… nao pra deslocar a alivio.. e sim a turbina mesmo... ficou folgando os parafusos direto do lado do coletor... ai me arretei e mandei soldar a flange que desloca no coletor, virando uma peça só, entao so tinha parafusos e porcas no lado da turbina... cabou...
essa historia de pressao de 0.6k em turbo de taxa baixa, sem intercooler e turbina de média pra grande.... é cilada bino... se fosse um alcool/alcool de 11 de taxa eu tava calado...
é a mema coisa de dizer que vai por so a cabeçinha, num baile de carnaval. numa mina que vc ninca viu e nunca vai mais ver na vida
-
eu disse o no máximo porque durante os ajustes é possível acontecer um 0,8.
mas, repito, 0,4 e 0,6 kg/cm2 as duas pressões de trabalho.
no meu caso não precisar ser prisioneiros, basta o parafuso.
tinha para vender numa loja aqui os da taranto por r$90,00 e não achei caro não.
não comprei pois acabou….
outra coisa que procuro a muitos dias e não acho é a flange de saída da wg para direcionar a saída para o escapamento, se não me engano com tubo de 1 1/2 .
o pessoal costuma usar pedaço de coletor de escape de fusca pra esses casos mais simples, mas confesso que não sei o diâmetro…
lancia, se vc vai usar pouca pressão assim, e valores muitos próximos um do outro, pra q usar controle de overbooster e adicionar complexidade num negócio q é pra ser simples?
acerta com 0,6 bar no pé e pronto...de 0,4 pra 0,6 a diferença não vai justificar o gasto extra com controles eletrônicos e suas horas de trabalho na injeção pra acertar com essas 2 pressões...
foi uma ideia do menegotto e que eu achei muito válida.
seria controlar a abertura da válvula de alívio não só pela pressão mas por solenoide mantendo assim a pressão constante e por uma gama mais larga.
pensei em fazer um controlador com um map e um smith-trigger maaasss deu preguiça e comprei pronto.
também já estou cheio de tarefas por conta deste projeto que estou simplificando um pouco no gerenciamento dele.
amanhã vou ver este escape de fusca para ver se resolve.
algumas fotos da coisa seguem abaixo. porcas e fixações por enquanto só à mão para verificar encaixes e outro bichos.
a admissão está parecendo mais um alambique do que outra coisa devido ao uso de tubos de cobre.
depois de pintada epoxi deve melhor o aspecto.
será que já houve algum outro maluco que tenha colocado a wastegate em cima do coletor para sevel?
-
então vc vai usar 0,6 bar direto, mas com controle eletrônico pra abrir a válvula qdo ela atingir a pressão?
cara, pode ser só um palpite meu, mas agora q vc vai usar o turbo menor, isso seja desnecessário….a pressão deve vir bem mais rápido e de uma vez, acho difícil de perceber melhora em lag com pressão baixa e essa traquitana funcionando...
em vários carros turbo originais, usa-se uma válvula solenóide n75 pra controlar a pressão do turbo....talvez esse seja um caminho até mais simples pro q vc quer...
-
ainda acho que esse turbo não é pegueno nao hein…
-
o flávio tem razão, recebi duas caixas quente: uma .48 e outra .63 gentileza do alexandre.
pretendo começar com a .63 (a da foto se bem que diferença externa é de 10mm entre as duas) e que chamaria bem adequada para o 1.9.
se não ficar bom, pegando acima de 4500 por exemplo, passo para a outra, a .48 que espero que não comece em 2000
ah para quem não sabe a compressora spa 300 / t3 tem .42 de a/r, acabei de medir e calcular.
por eles não divulgam esta informação no site? é pra gente adivinhar?
o que estou fazendo são experiencias, amigos e todos os comentários de vocês tem sido positivíssimos.
para piorar a experiência, é um motor completamente diferente de todos os sevéis por ai, admissão completamente recalculada, injeção dos anos 90 e o belíssimo coletor de escape da spa que faz a gentileza de colocar o cilindro 1 cuspindo na cara do cilindro 4 -> não me falem em turbulência…
portanto vamos (aliás vou) pagar para ver. se der certo, ótimo. se não der, a gente vai fazer dar.
-
falando em junta, alguém sabe onde posso encontrar os 8 parafusos do cabeçote para sevel novos?
estes que estou usando da taranto já foram usados duas vezes e não queria por a perder um projeto por estiramento demasiado deles.
achei com um mecânico amigo meu por 38,00 o jogo original de parafusos taranto na http://www.menil.com.br/ mais acho que só compra quem tem oficina/cadastro, ja encomendei um joguinho pra mim…heheh
-
ainda acho que esse turbo não é pegueno nao hein…
mas não tinha trocado o turbonectics num menor?
e outra, é um 1.9, não é um 1.6…
bom...é apenas minha opinião...se fosse meu eu dispensaria essa parafernália toda pra 0,6 bar
também acho é 1.9 e não 1.6, vai começar a pressurizar com 2,5k e com 3,5 ja pressurizou 1 a 1,2bar como vai usar 0,6 vai encher antes com a .63.
se usar pressão diferente com controle de booster não vai atrapalhar o acerto? não vai ser o mesmo acerto de mistura com as pressões diferentes né? apesar que 0,4 para 0,6 pouca diferença.
-
é 1.9 gente, pistão de gm mais vira longo de linea, bloco original sevel modificado, taxa de 10,1:1, comando de fiat 124 e só andando com pódium.
um pequeno frankstein.
deu 141 hp @ 6000rpm no dino da multimarcas no rio, não sei onde coloquei o printout senão postava por aqui.
-
achei com um mecânico amigo meu por 38,00 o jogo original de parafusos taranto na http://www.menil.com.br/ mais acho que só compra quem tem oficina/cadastro, ja encomendei um joguinho pra mim…heheh
fui lá e só tem para vw, por que será que não me espantei?
-
fui rever o tópico pra ver os dados do turbo novo e reafirmo o q eu disse:
turbo com eixo 49 em um 1.9 vai vir cedão, de uma vez e não precisa de controle eletrônico pra abrir a válvula só qdo atingir a pressão máxima…aliás, dependendo do ímpeto do motor, o controlador eletrônico vai se embananar na hora de abrir
-
é 1.9 gente, pistão de gm mais vira longo de linea, bloco original sevel modificado, taxa de 10,1:1, comando de fiat 124 e só andando com pódium.
um pequeno frankstein.
deu 141 hp @ 6000rpm no dino da multimarcas no rio, não sei onde coloquei o printout senão postava por aqui.
vixi forte heim…ehehhe esse comando é o do tipo 1.6? consegui isso no meu com 0,6/0,7bar de turbo aliás vou postar depois minha tabela de ponto atual para você olhar e opinar pode será agora acretido que esteja com uns 180cv com 1,2bar mais ainda preciso levar no dino denovo e terminar de acertar.
-
fui lá e só tem para vw, por que será que não me espantei?
lancia liga á que eles tem, no catalogo não consta mais tem.
-
fui rever o tópico pra ver os dados do turbo novo e reafirmo o q eu disse:
turbo com eixo 49 em um 1.9 vai vir cedão, de uma vez e não precisa de controle eletrônico pra abrir a válvula só qdo atingir a pressão máxima…aliás, dependendo do ímpeto do motor, o controlador eletrônico vai se embananar na hora de abrir
concordo, mais agora com tudo na mão ja monta assim mesmo.
-
viu, tem isso na spa pra vender….
tem não, falei hoje de manhã com o frederico e ele me indicou comprar em qualquer loja de escapamento.
mas deve ser qualquer loja de sp ou rj capital. aqui não tem, tenho que achar na internet.
desenho da flange de saída seria esse:
ridículo mas vou acabar fazendo uma se eu demorar para achar…
ué…. no kit de upgrade do meu a3 que comprei lá veio a bengalinha e o flange, só precisei soldar na posição correta. estranho eles falarem que não tem...
mas isso é o de menos, bengalinha de fusca, e boa
-
olhe… to com o quarteto...
8 bicos, admissao especial, injecao reprogramada., curso, diametro, pistao, vira, junta, taxa, turbo especial, wastgate especial.... e o escambau alterado....
pra no final virar turbo 0.4 ou 0.6k? com turbo grandinho?
num seria muito mais facil um sevel 1.6 std com 1 bar, o resultado deve ficar até melhor? e 90% mais facil?
pq se o projeto fosse aspro.. se compararia ao velho ap 2.1cc, que realmente faz estrago..... e um sevel 1.9cc com limitação de ser um turbao... pra que tanto investimento pra andar com 06k com 70% de folga? poe esse trem com 0.8 no alcool no pé e 2 conto no botão e curte seu novo miolo aparentemente exelente
meus 2cents...
-
olhe… to com o quarteto...
8 bicos, admissao especial, injecao reprogramada., curso, diametro, pistao, vira, junta, taxa, turbo especial, wastgate especial.... e o escambau alterado....
pra no final virar turbo 0.4 ou 0.6k? com turbo grandinho?
num seria muito mais facil um sevel 1.6 std com 1 bar, o resultado deve ficar até melhor? e 90% mais facil?
pq se o projeto fosse aspro.. se compararia ao velho ap 2.1cc, que realmente faz estrago..... e um sevel 1.9cc com limitação de ser um turbao... pra que tanto investimento pra andar com 06k com 70% de folga? poe esse trem com 0.8 no alcool no pé e 2 conto no botão e curte seu novo miolo aparentemente exelente
meus 2cents...
frávio
a bola q eu levantei não foi essa
eu particularmente achei mto fera ele ter metido a cara e feito 1.9, até pq sevel 1.9 eu até agora só tive notícia do dele….foi o único q eu vi de fórums q teve coragem de fazer algo que até então eu só tinha visto especulação, e isso é louvável
1.6 sevel turbo tem de monte por aí
eixo 49 pra motor 1.9 é pequeno, não é grande, independente de qual fabricante seja o motor...o pessoal costuma usar isso em motor 1.6 com kit coxinha....pra referencial, eixo apl é 49,5mm
o que eu acho desnecessário, e postei minha opinião aqui, é controle eletrônico da válvula de alívio pra tentar minimizar o lag, considerando motor grande + eixo pequeno + caixa quente pequena (se usar a a .48) + pressão baixa sem um overboost que justifique tal parafernália...eu ainda acho que vai vir pressão rapidão e cedo, ao ponto que esse controle eletrônico não fará diferença perceptível no lag...0,4 bar pra 0,6 bar não é nada
-
eu acho que pra o que tem, é usar bala de canhão pra matar formiga.