Turbinando o sevel 1.9
-
se colocar um intercooler é um impeditivo, coloque um bico pulsando álcool na pressurização só pra resfriar o ar mesmo.
-
se colocar um intercooler é um impeditivo, coloque um bico pulsando álcool na pressurização só pra resfriar o ar mesmo.
tanque extra para o álcool? porque vou de pódium tanto nos bicos principais como nos auxiliares.
verdade, havia esquecido.
-
lancia, injeção sequencial é tudo de bom né, maior potencia, mais economia de combustivel…qual sensor está usando no comando? coloca imagens desse sensor do comando, é do tipo hall? está usando sensor de detonação?
gostaria de ver sua tabela de ignição se não for segredo.
seria possivel colocar o cabeçote do brava 16v no sevel, será que bate as ´furações de óleo, agua e fixação, ja li alguns relatos do cabeçote step b mais nada confiavel, se eu estive-se com o motor aberto e um cabeçote desse ja daria para saber mas...ehehehe
marcos o meu sensor é um sensor hall não automotivo preso na tampa que cobre a correia dentada. e pus um imã bem preso na polia do comando.
não dá para fotografar agora pois fica por dentro da tampa mas quando for desmontar para trocar cabeçote/admissão/escapamento tiro uma foto dele no local.
por enquanto segue a foto dele sozinho ao lado do pequeno imã cilíndrico.
é um melexis us5881 que custa us$0,20.
não creio que seja plug & play a colocação do cabeçote 16v no bloco sevel, acho impossível pois passagens da água e do óleo são muito diferentes.
é mais fácil tocar o cabeçote e o bloco juntos do que fazer esta cambalhota mecânica.
quanto a tabela não a tenho na forma que você me mostrou por mp.
o software que uso para mexer na g7 é muito simples, não tem gráfico e só roda em dos.
mas vou transcrever os valores e te mando por mp, ok?
-
lancia, vc disse que usa cop certo?
está usando bobinas de que carro? estou achando que meu carro está com uma certa deficiência na parte das faíscas.
as bobinas são de renault k4m e tenho quatro pares de mosfet irf840n comutando-as sequencialmente e a partir de um conversor dc-dc de 400v.
tudo made in home.
-
lancia, injeção sequencial é tudo de bom né, maior potencia, mais economia de combustivel…qual sensor está usando no comando? coloca imagens desse sensor do comando, é do tipo hall? está usando sensor de detonação?
seria possivel colocar o cabeçote do brava 16v no sevel, será que bate as ´furações de óleo, agua e fixação, ja li alguns relatos do cabeçote step b mais nada confiavel, se eu estive-se com o motor aberto e um cabeçote desse ja daria para saber mas...ehehehe
marcos o meu sensor é um sensor hall não automotivo preso na tampa que cobre a correia dentada. e pus um imã bem preso na polia do comando.
não dá para fotografar agora pois fica por dentro da tampa mas quando for desmontar para trocar cabeçote/admissão/escapamento tiro uma foto dele no local.
não creio que seja plug & play a colocação do cabeçote 16v no bloco sevel, acho impossível pois passagens da água e do óleo são muito diferentes.
é mais fácil tocar o cabeçote e o bloco juntos do que fazer esta cambalhota mecânica.
o software que uso para mexer na g7 é muito simples, não tem gráfico e só roda em dos.
ok, colocou o imã no dente que coincide o comando em pmsó vou montar o meu em sequencial também ta muito gastão…heeheh bom ai ja melhora tudo potencia, aceleração rápida (ja tiro um pouquinho de combustivel também), usa polia original?
quanto ao cabeçote 16v também concordo com você mas se desse...né, curiosidade pagou quanto no virabrequim de linea 1.9 e no comando rally?
agradeço muito você me passar seu mapa de ponto, vai me servir de estudo, estou na briga para conseguir o original 1.6 mas não tenho muito tempo para estudo então estou bem devagarinho.
[] s
-
ok, colocou o imã no dente que coincide o comando em pmsó vou montar o meu em sequencial também ta muito gastão…heeheh bom ai ja melhora tudo potencia, aceleração rápida (ja tiro um pouquinho de combustivel também), usa polia original?
quanto ao cabeçote 16v também concordo com você mas se desse...né, curiosidade pagou quanto no virabrequim de linea 1.9 e no comando rally?
agradeço muito você me passar seu mapa de ponto, vai me servir de estudo, estou na briga para conseguir o original 1.6 mas não tenho muito tempo para estudo então estou bem devagarinho.
[] s
o imã é fixo na polia na posição pms do 1º e 4º cilindros em relação ao sensor de efeito hall.
mas infelizmente, esta polia precisa ser ajustável pois com os rebaixamentos de 3,2mm no cabeçote mais 0,5mm na face do bloco necessários para o acerto da compressão do motor 1.9 (pistão gm tem na cabeça uma banheirinha de 20cm3) com a polia original a correia dentada sairia fora do alinhamento.
no comando paguei nada e no vira foram 700 pratas com frete, mas consegui ele novo.
-
lancia, você poderia fazer uma parceria com o carlini e produzir algumas cópias desse comando… talvez né...
pode passar as especificações desse comando pra nósó
ansioso pra ver esse motor funcionando...
mostra o gráfico do dinamometro???????
abraço..
-
lancia, você poderia fazer uma parceria com o carlini e produzir algumas cópias desse comando… talvez né...
pode passar as especificações desse comando pra nósó
ansioso pra ver esse motor funcionando...
mostra o gráfico do dinamometro???????
abraço..
gráfico fico devendo pois sumiu ou foi mastigado, não sei. quando for ao rio testar novamente e acertar com turbo pego outra cópia.
especificações sobre este comando também não tenho mas se fizeres uma busca no google sobre o 128 rallye vais achar com certeza.
como já disse, eu havia pedido o original em turim e o colega de lá mandou essa já que a do tipo não tem nem terão mais em estoque.
quero dizer, não foi uma coisa programada e sim do acaso de usar o que se tinha ao alcance da mão. podia dar certo ou não.
uma diferença que percebi é na marcha-lenta. precisa ficar acima de 950rpm senão soluça e cai.
impossível de se ter 850rpm oficiais do motor.
ver motor funcionando? posso fazer um filminho mas repito, sem extravagâncias…
-
valeu lancia pelas dicas, comprei um transistor por efeito hall para adapatar no meu comando de valvulas mais acho que o modelo da minha injeção não faz sequencial somente o processador acima (ms2), e é preciso de 4 boninas independentes (multiplas) mais quem sabe mais para frente não rola.
estou em mente aliviar o voltante forjar o motor e quem sabe ja passar para 1.9 também …hehehe ja me contagiou...kkkkk ah uma bobina mais forte..eeheheh
-
pergunta prática sobre a lubrificação da turbina.
pressão de óleo com motor quente varia com a rotação de 1,3 a 5,0 bar (18 a 72 psi).
aeroquip de 1 metro que vou usar para lubrificar turbina já tem diâmetro interno de 4,5mm.
preciso por um restritor ou estes 4,5mm já resolveriam?
-
eu só usaria resritor se a turbina abrisse o bico…
e é claro.. faça um retorno bem exagerado (diametro), se possivel maior que a saida da turbina...
-
no meu tem um restritor regulavem mais deixo totalmente aberto e a turbina não fuma e nem baba, quanto mais vazão de óleo para turbina melhor, como o flavio falou quanto maior o retorno melhor também.
-
eu só usaria resritor se a turbina abrisse o bico…
e é claro.. faça um retorno bem exagerado (diametro), se possivel maior que a saida da turbina...
retorno tem 1/2 interno, desce reto com menos de 30cm e só com uma curva bem leve na entrada do cárter.
ok, vou verificar na primeira ligada se baba ou não.
-
1/2 interno já está ótimo
-
lancia a minha turbina garrett já veio de fábrica com a entrada de óleo com um furo calibrado… porém a antiga apl o furo tinha os mesmos 4,5mm do aeroquip e fumava...
como a sua é spa, acredito que a entrada de óleo dela seja calibrada... se não seria bom ligar na spa e conversar com algum engenheiro e ver o que recomendam
-
lancia a minha turbina garrett já veio de fábrica com a entrada de óleo com um furo calibrado… porém a antiga apl o furo tinha os mesmos 4,5mm do aeroquip e fumava...
como a sua é spa, acredito que a entrada de óleo dela seja calibrada... se não seria bom ligar na spa e conversar com algum engenheiro e ver o que recomendam
falei nesta manhã com a spa e garantiram que esta turbina não tem problema de pressão.
contanto que se limite em 8 bar no máximo é só ligar o aeroquipe da saída da cebolinha do óleo.
bom, como está na garantia não vejo porque não tentar dessa maneira.
capitulo ii, junta do cabeçote:
não consegui achar sabó, nem na loja que tinha até ontem.
então, me lembrei de uma de aço que comprei uns 4 anos atrás e estou com ela na mão.
composta de uma junta central de aço inox mais duas bem finas onde existem o-rings estampados em alto relevo e as três então formando um sanduíche.
salvo erro ou omissão, o vendedor disse para apertar nos valores convencionais 4 + 90° + 90°, ligar o motor em ml e aquecê-lo até chegar na temperatura normal porém sem a tampa do reservatório de modo a manter a pressão da água baixa enquanto a tinta cor violeta das faces dela não curar .
confere?
e estes o-rings estampados não irão magoar a superfície do cabeçote de alumínio irreversivelmente?
ah os parafusos de cabeçote taranto, que imaginei ser outro parto para conseguir, achei numa loja aqui de teresópolis e o preço foi de r$30,00. fantástico.
-
lancia, não machuca o cabeçote não… são esses relevos que garantem a vedação...
eu usaria junta de papel... pois ela é o fusível do motor... se tiver algum problema no acerto de ponto (detonação em turbo nem se houve só vê a fumaça pelo escape) a junta de aço aguenta muito mais, e daí alguém tem que se entregar né... melhor perder uma junta do que um jogo de pistão/anél...
eu uso sabó com 1 kg de turbo e 8,3:1 de taxa, sem maiores problemas...
me diga para quando precisa da junta que tenho ela aqui, só me confirme seu endereço amigo lancia
-
fiquei devendo uma puxada boa e verificar a temperatura do ar com o meu intercooler que aliás fica no mesmo lugar do intercooler no a3, bom mesmo com o parachoque novo paralelo que tem os frisos menores para entrada de ar, andei uns 30min com uma boa parte do trajeto com o pé embaixo com 1,3bar de turbo e deu 85cº ponto final 31,5º no alcool taxa de 8,7:1.
espero que ajude