Turbinando o sevel 1.9
-
é 1.9 gente, pistão de gm mais vira longo de linea, bloco original sevel modificado, taxa de 10,1:1, comando de fiat 124 e só andando com pódium.
um pequeno frankstein.
deu 141 hp @ 6000rpm no dino da multimarcas no rio, não sei onde coloquei o printout senão postava por aqui.
uhm… com essa potencia e aí neste giro, acho que enche com a .63 bem rapido ainda... lembra que torque e em que rotação ?
-
amigos, de início era para parar só com a modificação para 1.9
o turbo apareceu em uma conversa de amigos de que não daria para turbinar o 1.9
então, vamos (com a ajuda de vocês) provar que dá.
quanto ao eixo 49 talvez fosse pequeno com as geometrias antigas, apl por exemplo.
essa caixa fria da spa deve fazer milagres (conversei com um dos donos que conheço de longa data) junto com a quente .63 mas vamos ver na hora da onça beber água.
porque 0,6 ou 0,7 ou 0,8?
porque quero parar nos 200hp, nem um pingo à mais senão o motor explode.
não tem pistões nem bielas forjadas.
se soubesse na época da mudança de 1.6 para 1.9 que iria depois turbiná-lo, com certeza a meta seria 300hp e não os 200 que pretendo alcançar sem explodir tudo.
e só abri o motor porque já tinha 250000km rodados e precisava de uma guaribada.
informação do menegotto é que na argentina esse motor sevel 1.9 tem vários adeptos, pelo menos postando em forums por lá.
agora turbo não sei, acredito que será o primeiro.
na spa tem a tal bengalinha sim de saída de wg e custa r$60,00 aquela que talvez poderia ser aproveitada.
mas eu queria só a flange virgem de modo a poder completar o escape em inox.
a flange quando já vem soldada, tenho quase certeza, está com deformações e derretimentos da solda original.
a de fusca não serve, é pequena.
marcos, quanto aos parafusos de cabeçote, vou dar uma ligada então, obrigado pela dica.
e o fiat que quis dizer é o 128 rallye e não 124.
foi para os 128 que o aurelio lampredi criou o motor sevel.
e o comando dele é um pouco mais brabo que o original do tipo.
finalizando, o que estamos fazendo provavelmente não irá parar por aqui.
depois que funcionar neste primeiro estágio, pequenas e/ou grandes modificações virão, com certeza.
portanto continuem com as ideias pois estou anotando tudo.
nada me passa em vão.
-
quanto ao eixo 49 talvez fosse pequeno com as geometrias antigas, apl por exemplo.
justamente por isso acho que vai vir mais cedo ainda. apl é um eixo antigo, que eu tenho conhecimento que se usa a mais de 15 anos (desde 1995 mais ou menos vejo gente usando apl 240)…provavelmente é mais antigo que isso
com os novos materiais e desenhos das pás, a tendência é que o turbo lag seja menor ainda....daí eu acho q vai vir cedo e de uma vez mesmo com a caixa quente .63, não vai ser progressivo ou ter lag demasiado pra justificar um controle eletrônico de pressão
se o carro fosse meu eu ainda tinha ficado com a turbonectics, mesmo com o eixo maior....
no mais, apesar das opiniões divergentes, tá todo mundo aqui na torcida pra ver o motor funcionar
-
eu acho que pra o que tem, é usar bala de canhão pra matar formiga.
eu tava pensando nisso…
mais deixa quieto... se ele continuar frequentando esse forum... jaja ele contamina e vai ver que 200+ cvs bem acertado no alcool nao esplode motor nenhum...
-
é 1.9 gente, pistão de gm mais vira longo de linea, bloco original sevel modificado, taxa de 10,1:1, comando de fiat 124 e só andando com pódium.
um pequeno frankstein.
deu 141 hp @ 6000rpm no dino da multimarcas no rio, não sei onde coloquei o printout senão postava por aqui.
uhm… com essa potencia e aí neste giro, acho que enche com a .63 bem rapido ainda... lembra que torque e em que rotação ?
torque 183 nm (135 lb/ft) @ 4500 rpm
isso me surpreendeu pois com 1.6 de cilindrada mas já multipoint o torque estava na faixa dos 3500 rpm
provavelmente isso é mais devido ao comando do 128
-
justamente por isso acho que vai vir mais cedo ainda. apl é um eixo antigo, que eu tenho conhecimento que se usa a mais de 15 anos (desde 1995 mais ou menos vejo gente usando apl 240)…provavelmente é mais antigo que isso
com os novos materiais e desenhos das pás, a tendência é que o turbo lag seja menor ainda....daí eu acho q vai vir cedo e de uma vez mesmo com a caixa quente .63, não vai ser progressivo ou ter lag demasiado pra justificar um controle eletrônico de pressão
se o carro fosse meu eu ainda tinha ficado com a turbonectics, mesmo com o eixo maior….
no mais, apesar das opiniões divergentes, tá todo mundo aqui na torcida pra ver o motor funcionar
eu desisti pois o turbonetics t4/t3 não encaixava por trás do motor conforme esta t3 da spa encaixa.
-
eu acho que pra o que tem, é usar bala de canhão pra matar formiga.
eu tava pensando nisso…
mais deixa quieto... se ele continuar frequentando esse forum... jaja ele contamina e vai ver que 200+ cvs bem acertado no alcool nao esplode motor nenhum...
flávio, já estou contaminado mas mais de 0,8 kg/cm2 sem intercooler também não dá, o ar esquenta demais devido a compressão.
e a colocação de intercooler você sabe que é muito complicada, ainda mais no tipo.
-
passa pra pinga e tome 2 bar na cabeca
brincadeira, eu ja to enchendo o caco com isso
ps: tudo vai mudar deposi da primeira benga, mesmo pra quem nao conte de competir
-
um pequeno frankstein.
isso me surpreendeu pois com 1.6 de cilindrada mas já multipoint o torque estava na faixa dos 3500 rpm
puxa, um resultado excepcional hein é vou chutar que deva ter seus 150n.m lá pelos 2.000rpm ou seja vai ter boost threshold bem baixo mesmo usando .63…e pode esquecer de lag tbm...pelo que imagino da curva de torque mesmo com pressão baixinha o negocio vai vir com qualquer triscadinha maior do acelerador...
-
um pequeno frankstein.
puxa, um resultado excepcional hein é vou chutar que deva ter seus 150n.m lá pelos 2.000rpm ou seja vai ter boost threshold bem baixo mesmo usando .63…e pode esquecer de lag tbm...pelo que imagino da curva de torque mesmo com pressão baixinha o negocio vai vir com qualquer triscadinha maior do acelerador...
holly shit, tens certeza? caraca, bom vai ser bem divertido no dia em que ligar a chaleira.
vou procurar o gráfico se não achar peço outro por email. é que eu tenho um dachshund que adora mastigar os meus papeis que caem da escrivaninha.
tô quase fazendo uma loteria, apostas em que rpm a bichinha vai pegar…
bom pode começar a pegar em baixo também, isso não me incomodaria, mas que se estenda aos 6000rpm.
boa notícia, a spa me ligou dizendo que irão mandar a flange da wg por sedex.
o patrão mandou separar uma para ser vendida sem bengala, boa notícia mesmo, já tinha separado uma peça de aço para fazê-la.
-
lancia, no cdt tem um cara que tem um tipo 1.9 pistão forjado iapel não sei mais detalhes montado por ele ha algum tempo já, e turbo no alcool com 1,2bar não me lembro bem.
mais quanto ao seu projeto sem dúvida nenhuma é belissimo parabéns, você é um cara muito capacitado e grande conhecimento e pesquisa, estuda tudo nos mínimos detalhes antes então é show mesmo, sua montagem está muito bem feita também…eheheh
tem as especificações desse comando de valvulasó é facil de achar para comprar?
[]s
-
lancia, no cdt tem um cara que tem um tipo 1.9 pistão forjado iapel não sei mais detalhes montado por ele ha algum tempo já, e turbo no alcool com 1,2bar não me lembro bem.
mais quanto ao seu projeto sem dúvida nenhuma é belissimo parabéns, você é um cara muito capacitado e grande conhecimento e pesquisa, estuda tudo nos mínimos detalhes antes então é show mesmo, sua montagem está muito bem feita também…eheheh
tem as especificações desse comando de valvulasó é facil de achar para comprar?
[]s
velho cacoete de fábrica, no r&d tudo tem que ser bem digerido, estudado e meticulosamente testado.
quanto ao comando são poucos os que ainda existem por ai e este era o último disponível em turim.
na realidade eu havia pedido o do 1.6 montado no tipo mas o amigo de lá achou por bem enviar essa, e no fim acertou.
aliás, tive que recorrer a fábrica porque por aqui não existem também.
-
ah gostei do resultado comparando com o tipo 2.0 16v sedicivalvole, pois bem é outro motor e melhor por sinal que tem comando duplo e é um carro 2.0 16v esportivo de fabrica então foi projetado para isso…na europa com gasolina boa pódium tinha seus 145cv e aqui no brasil 137cv gasolina ruim e talvez um remapeamento diferente para essa gasolina, carros novos 2.0 16v está por volta de 140cv claro que é possivel aumentar mexendo na programação da injeção mas..., bom o seu 1.9 8v com um comando mais esperto 141cv está muito bom mesmo...execelente resultado. heheh
-
to achando que o torque maximo e potencia máxima com muito rpm não, não deveria vir mais cedo?
-
como disse, me surpreendeu também mas não posso mudar pois 99% é oriundo dos cames do comando do 128 rallye.
mas, em carros modernos, é o que se encontra por aí. e a tendência para uma direção mais esportiva.
quanto ao motor 2.0 16v tinha a admissão não muito bem feita.
era o que se podia fazer com as tecnologias da época e com o espaço no cofre.
sem falar na horrível ignição.
e não falo da cretina tendência das fábricas de se ajustar a potência do motor para a classe comercial onde o carro se encaixa.
o motor sevel 1.6 de 82hp passa para mais de 100hp só mudando a admissão de monoponto para multiponto e fazendo-a mais eficiente.
e o custo fabril era praticamente o mesmo.
-
caraca, 145cv… muito bom ein lancia esse motor com 0,6kg bem acertados vai a quase 250cv...
a biela aguenta 300cv, mais que testados.. o pistão que tenho pé atras... a minha aposta é que em 3k rpm terá 0,1 de pressão e acima de 4krpm terá 0,6 em diante...
minha sugestão lancia é acertar o turbo no dino pela sua meta de potência... esqueça a pressão, trace a meta ali pelos 220-240cv e acerte combustível e ponto para ter essa potência com a menor pressão possível.
quanto ao intercooler, pois bem nada é impossível no nosso mundo... se vc fabricar suportes novos para o radiador/condensador do a/c, consegue deslocar eles em torno de 70mm para trás. terá que usar o deslocador do filtro de óleo da palio 16v e retrabalhar o suporte do compressor do a/c para este também trabalhar mais atrás com uma correia menor. eu iria efetuar essa modificação no meu carro, porém preferi manter mais original e andar com menos potência.
-
caraca, 145cv… muito bom ein lancia esse motor com 0,6kg bem acertados vai a quase 250cv...
a biela aguenta 300cv, mais que testados.. o pistão que tenho pé atras... a minha aposta é que em 3k rpm terá 0,1 de pressão e acima de 4krpm terá 0,6 em diante...
minha sugestão lancia é acertar o turbo no dino pela sua meta de potência... esqueça a pressão, trace a meta ali pelos 220-240cv e acerte combustível e ponto para ter essa potência com a menor pressão possível.
quanto ao intercooler, pois bem nada é impossível no nosso mundo... se vc fabricar suportes novos para o radiador/condensador do a/c, consegue deslocar eles em torno de 70mm para trás. terá que usar o deslocador do filtro de óleo da palio 16v e retrabalhar o suporte do compressor do a/c para este também trabalhar mais atrás com uma correia menor. eu iria efetuar essa modificação no meu carro, porém preferi manter mais original e andar com menos potência.
145hp não, são só 141hp mas boa parte disso foi na gestão da g7 milimetricamente ajustada ao motor e o comando do 128 rallye.
sem falar na ignição sequencial cop com 40.000v e injeção também sequencial.
mas, devo baixar esta potência pois usarei junta de 2mm resultando em 9,5:1 já tentando prevenir pré-detonação.
se sua aposta sobre a rotação se confirmar ganhas outro brinde pois é exatamente ai que quero que o turbo opere, vamos torcer.
ótimo quanto as bielas mas o pistão da s10, pelo menos teoricamente, são mais fortes, com projeto e liga mais moderna que os do tipo já que a s10 atinge 147hp de fábrica.
acho que não teremos problemas nessa área.
intercooler é um problema sério… como você, não pretendo, pelo menos no momento, deslocar o radiador/ac para trás.
senão não acabo nunca de mexer no carro.
se conseguir os 200hp (são só 60hp que faltam) com 0,6 de pressão não haverá muito aquecimento do ar, portanto por enquanto, intercooler dispensável.
nandoo, para que 16v se estou colocando um turbo? um cabeçote 16v faz parecido com o turbo, melhora a aspiração.
ou seja, no meu caso, ou um ou outro.
mas nada impede que alguém com motor 16v coloque um turbo, lógico.
-
lancia, injeção sequencial é tudo de bom né, maior potencia, mais economia de combustivel…qual sensor está usando no comando? coloca imagens desse sensor do comando, é do tipo hall? está usando sensor de detonação?
gostaria de ver sua tabela de ignição se não for segredo.
seria possivel colocar o cabeçote do brava 16v no sevel, será que bate as ´furações de óleo, agua e fixação, ja li alguns relatos do cabeçote step b mais nada confiavel, se eu estive-se com o motor aberto e um cabeçote desse ja daria para saber mas...ehehehe