Turbinando o sevel 1.9
-
menegotto, aceito sim com máximo prazer, porque como disse, está difícil de achar uma sabó nas minhas bandas.
mas confirme se tem 2,0mm porque já vi algumas com 1,4mm e até com 1,6mm.
acho que tem umas para álcool, outras para cabeçote retificado, sem falar na gasolina.
com 2,0mm fico com 9,5:1 e com as outras acima de 10 que é o que estou rodando atualmente.
e outra, a sabó não necessita de retorque como algumas taranto precisam (+30° após 1000km).
marcos, 85°c na temperatura do ar admitido depois do intercooler, correto?
mensagem meia telegráfica mas foi o que entendi.
qual foi a temperatura ambiente?
se no futuro achar que deva por intercooler eu faria como muitos americanos fazem num honda.
eles recortam o para-choque e deixam o intercooler à vista.
não parece muito feio não.
-
estava falando de temperatura do ar por isso não mencionei, ah após a borboleta (admitido), temperatura ambiente não sei estava bem quente, se conseguir colocar o intercooler como esse ai, é o melhor local.
-
se tem 1,4mm é igual a taranto nova que tenho em estoque, ou seja, vai dar mais que 10:1.
todas as sabó que comprei na nafil são de 2,0mm. tenho três já usadas antes da modificação de 1.6 para 1.9.
bom, como só resta a de aço, será ela mesmo a escolhida.
ou tenho uma branil novinha, também com 2,0 mm - serve? não tenho experiência prática com esta marca.
-
estava falando de temperatura do ar por isso não mencionei, ah após a borboleta (admitido), temperatura ambiente não sei estava bem quente, se conseguir colocar o intercooler como esse ai, é o melhor local.
ok, intercooler será matéria para se pensar assim que conseguir juntar todas as pontas deste novelo e botar tudo para funcionar…
tá fácil não, é muita coisinha, muitos detalhes, testes, perguntas, etc... mas chegaremos lá.
-
branil, fuja para as colinas hehehehe muitooo ruim
menegotto, já está longe, fique tranquilo. vou usar a de aço mantendo a adequada atenção para não expelir bielas pela estrada…
bom, como já tenho todas as peças para juntar neste quebra-cabeças, comecei ontem encaixando no lugar os coletores no cabeçote recém chegado da retífica.
aparentemente está tudo dando certo como se vê nas fotos.
a wg que inventei de colocá-la diretamente sobre o coletor de escapamento não colidiu com os tubos da admissão.
a saída dela será ligada no topo do downpipe da spa. este se vê em primeiro plano na primeira foto.
é só furar o downpipe por cima e soldar o cano da wg curvo que aparece só apontado na foto.
como este downpipe tem saída para 3 irei cortá-lo gradativamente até caber justo um tubo inox de 2 1/2 . depois o encaixo e soldo tig.
e este downpipe faz o milagre de só crescer 70mm para o lado do alternador.
como este espaço é de aproximadamente 100mm sobram 30mm dando uma boa folga para o alternador.
agora que o peso pendurado gerado pela turbina é grande, isso é.
provavelmente é devido a isso que coletores tenham trincado.
imagino uns 40 kg total com saída de escape e tudo. antes de montá-lo definitivamente vou passar uma balança para satisfazer a curiosidade.
no cabeçote aspirado se consegue colocá-lo com as mãos, já este novo conjunto só com guincho e removendo-se o capô.
-
essa tranqueira vai entrar no cofre?
no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?
-
esse corpo de borboleta é de qual carro?
-
essa tranqueira vai entrar no cofre?
no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?
flávio, sinceramente? não sei rsrsrs, na hora tento por uma vaselina…
a turbina fica na parte de trás no tipo. tanto o escapamento como a admissão ficam entre o motor e a parede corta-fogo.
vai ser que nem lata de sardinha mas deve entrar sim.
o motor foi projetado assim de modo a colocá-lo no cofre do fiat 128 bem encostado no para-choque dianteiro e assim permitir colocar-se o pneu step por trás e dentro do cofre também, que nem nos fiat 147. maluquices comerciais da fiat, vai entender.
eu teria preferido um cabeçote cross-flow e um step na mala, que nem os outros 99.9% dos fabricantes.
-
esse corpo de borboleta é de qual carro?
marcos, é de tempra 2.0 16v (a mesma da injeção g7).
ele tem borboleta com abertura parcial em curva exponencial.
ou seja abre pouco nos primeiros 45° e depois disso abre proporcional até os 90°.
reduz muito o consumo e cria mais dirigibilidade.
outra vantagem é a boca de 3 (76,2mm).
sem falar no custo, r$100,00 em qualquer desmanche.
-
imaginei que fosse do tempra…ehehe 3 é bruto essa entrada heim...kkkk para a fase turbo fica exelente e como tem esse esquema de abertura parcial você acaba tendo um torque bom em baixa né, a borboleta do fiat tipo 1.6 mpi também é assim? analizando o dispositivo de abertura da borboleta aquela roldana meio ovalizada.
-
jonas, para a parte aspirada serão os mesmos novos bicos plásticos da marelli para fiat dobló ipe019 e que já estou usando.
para a parte gerenciada pelo his efic estou pensando em usar inicialmente os iwp143 que tenho guardado.
se forem demais passo para o iwp119.
bomba por enquanto a mesma, 3 bar bosch e que tem vazão razoável.
e vou ajustar/balancear tudo de acordo com a wideband.
marcos, não me lembro muito bem da borboleta do tipo mpi.
mas basta dar uma olhada na borboleta: se uma parte permanece fechada enquanto a outra está abrindo seria exponencial.
o nome não é bem exponencial para esta característica (seria mais gradativa) mas é o que me está vindo em mente.
-
sua bomba tem quanto de vazão? acho que não vai dar conta mesmo usando gasolina.
-
uma bomba pra 8 bicosó acho pouco…
-
jonas, para a parte aspirada serão os mesmos novos bicos plásticos da marelli para fiat dobló ipe019 e que já estou usando.
para a parte gerenciada pelo his efic estou pensando em usar inicialmente os iwp143 que tenho guardado.
se forem demais passo para o iwp119.
bomba por enquanto a mesma, 3 bar bosch e que tem vazão razoável.
e vou ajustar/balancear tudo de acordo com a wideband.
marcos, não me lembro muito bem da borboleta do tipo mpi.
mas basta dar uma olhada na borboleta: se uma parte permanece fechada enquanto a outra está abrindo seria exponencial.
o nome não é bem exponencial para esta característica (seria mais gradativa) mas é o que me está vindo em mente.
então a borboleta do tipo mpi não é exponencial como a do tempra, aliás acelerou abriu
em relação a bomba de combustivel sugiro essa aqui, é o suficiente eu uso uma dessa é boa pra caramba.
essa bomba é externa mais adaptei dentro do copo original da bomba interna.
ou liga outra bomba em paralelo.
-
qual o diâmetro interno dos tubos do alambique? e qual o processo de soldagem que o sr. usou?
jonas meu amigo, sr. é o escambau, sou velho mas só na idade. você é mais que adequado…
diametro 32mm.
é uma liga eutética onde se usa maçarico convencional.
[já comentei isso neste tópico.](já comentei isso neste tópico.)