Turbinando o sevel 1.9
-
lancia me arrisco a dizer que o tipo da foto não possui ar condicionado… ic ali na frente com a/c ao menos pelas minhas avaliações é impossível
dá sim, meu amigo.
pode ser que pela parte de baixo ele fique para fora do alinhamento uns 5 mm mas como tudo é preto só dará para notar olhando bem de frente, enfiando a cara no para-choque.
vai ficar encostado nos outros radiadores da mesma maneira que o do a/c está encostado com o radiador da água. não fica ótimo mas razoável também serve neste caso.
bom ontem à noite descobri e resolvi dois problemas.
o óleo que achei na tubulação da admissão não é da turbina não. É graxa silicone que escorreu de dentro da válvula de prioridade da beepturbo.
antes da válvula até a boca da compressora está tudo sequinho, devo ter posto o restritor de 1,5mm à toa. mas já que está instalado vai ficando.
outra, a válvula de prioridade estava sempre aberta visto que a força da mola é insuficiente e o vácuo do 1.9 é muito alto.
então, na marcha-lenta, estava aspirando ar não filtrado, que bom né?
ela só fechava em ml com o parafuso de ajuste todo enfiado mas, deste maneira, a mola está toda comprimida e nunca abre para proteger a turbina do surge.
solução, fiz outra mola e coloquei por dentro da original conseguindo mantê-la fechada em ml e permitindo abrir em surge.
caraca, o fabricante poderia ter dito que esta válvula seria para 1.0 ou motores equivalentes.
percebo que esta válvula é critica para cacete e não é que nem uma lâmpada que se põem em farol.
-
que eu saiba não. ela só deve abrir em desacelerações abruptas aliviando o excesso de pressão que não vai ser usada neste instante.
é o tal do surge que esculhamba a turbina se não houver esse alívio.
no restante do tempo a prioridade deve estar fechada pois não serve para mais nada (além de eliminar o surge).
-
lancia toda prioridade nacional fica aberta na lenta, infelizmente, puchando ar sem filtrar….
é com esses detalhes que a gente vai entendendo os motivos dos projetos originais... taxa baixa... prioridade aliviando ar na boca da turbina e com isso não puchando ar sem filtrar, intercooler, etc etc etc
-
pessoal que compra turbo original, geralmente quer comprar, usar, e não quer nem saber o que tem debaixo do capô…
-
menegotto, eu conversei pessoalmente com o pessoal da turbonetics ao telefone e é deles que obtive esta informação.
dizem que, se a mola está fraca a prioridade também vai abrir sob pressão normal desviando um fluxo de pressão útil para o ar em vez do coletor de admissão.
eu testei o tipo nesta nova opção e ficou muito melhor.
o gerenciador de booster agora mantém firme a pressão nos dois ajustes hi e lo que ele tem (no caso 7 e 10 psi).
antes, com a prioridade com a mola fraca, o manômetro de pressão ficava oscilando muito.
artigo em inglês de outra empresa que também fez a gentileza de me responder por email:
_rather, the purpose of the spring in a bov is to hold the bov closed when your throttle plate is closed, ie during idle and deceleration conditions.
under these conditions, the pressure in your intake manifold is much lower than the pressure in your intake piping (therefore under the bov piston) so the bov has a natural tendency to spring open.
being open isn t even a problem if you are recirculating your bov into your intake.
however if you are not recirculating, it can either allow unfiltered air into your intake or push metered air out of your intake which can be a problem._
tradução via google que retoquei um pouco (bov = blow of valve ou prioridade):
_em vez disso, o objetivo da mola em uma bov é segurar a bov fechada quando a borboleta está fechada, isto é, durante condições de marcha-lenta e desaceleração.
sob estas condições, a pressão no seu colector de admissão é muito menor do que a pressão no seu coletor de admissão (portanto sob o pistão bov), de modo a bov tem uma tendência natural para saltar aberta.
ser livre não é mesmo um problema se você estiver recirculação do seu bov em sua admissão.
no entanto, se você não está de recirculação, ele pode permitir que o ar não filtrado no seu consumo ou empurrar o ar medido fora de sua entrada que pode ser um problema._
bastaria ler a primeira linha sublinhada.
-
é amigo lancia, esse é o padrão das peças de performance nacionais.
compre uma legítima hks ssqv e seja feliz com os disparos sequenciais, uma dúvida que já fica como pergunta aos mais entendidos: tem como regular separadamente cada stage de uma ssqvó
-
então lancia analisemos o seguinte:
-
na lenta, o motor trabalha com uma depressão de 0,65bar. logo, a mangueira da prioridade ligada na admissão aplica 0,65bar de pressão na mola, que em função da área da válvula vai gerar uma força xkg na mola. a mola deve suportar essa carga sem ceder.
-
pressurizado, temos 1 bar na admissão. logo, a mangueira aplica 1bar na mola, que gera uma força y + a força da mola para manter fechada. o que ocorre é que na pressurização sempre temos 0,2 ou 0,3bar a mais que o coletor. ou seja, 1 bar no coletor e 1,3bar na pressurização efetivamente.
-
em cutt-off, que é onde a prioridade deve aliviar o motor gera 0,8bar de depressão. ou seja, com 0,65bar a mola tem que estar fechada, e 0,8bar tem que abrir. é um delta de somente 0,15 bar.
aí que está o pulo do gato. temos apenas 0,15bar de variação na pressão entre aberto e fechado e até 0,3 bar de variação na pressão aplicada no pistão da valvula que fica pro lado da pressurização.
resumindo. se sua válvula veda na lenta, ela deve abrir somente com 0,3bar de diferença no vácuo da lenta e da desaceleração. ou então ela não vai vedar completamente.
eu hoje uso uma hks chinesa, cópia bem sem vergonha… o carro melhorou muito para a antiga prioridade, pois ela vaza menos e segura mais pressão na troca de marcha. porém em algumas trocas de marcha em baixo giro ela não alivia por causa do pouco vácuo
-
-
acho que compliquei demais a idéia… mas o que acontece é que pressão é uma coisa, e força é outra... e a mola só encherga força... logo se na lenta/cutt-off temos um delta de 0,15, e na pressurização/coletor um delta de 0,30, a área do corpo da válvula tem que ser o dobro da área do pistão, para assim as diferenças de pressões causar a mesma força na mola e com isso conseguir o acerto de vedar na lenta, vedar pressurizado e aliviar em cutt-off
com isso temos válvula com corpo monstro ou então pistão pequeno, o que não dá vazão suficiente e tb causa surge... logo a maioria de modelos nacionais que peguei na mão e avaliei, não seguem esse padrão... o padão do fabricante nacional é usar o maior pistão que couber, sem se preocupar com esse jogo de forças na mola
quem já viu uma tial na mão??? é um monstrinho né???? por isso funciona bem, obedece a relação pistão/corpo. no caso das hks, ela tem um sistema com duas molas e mais elaborado, por isso tb funciona bem.
-
-
menegotto concordo contigo nos números e explanações.
com certeza, o que me foi referido por telefone e por email supõe-se usando prioridades de boa qualidade e não as nossas.
bom, não quero comentar de todas as brasileiras mas por enquanto só a beepturbo que ainda estou usando porém com dupla mola para que não aspire sujeira na marcha-lenta (é mole?).
depois da chuvarada que caiu aqui em tere o que mais se vê nas ruas por aqui é pó de barro…
o que me chateia nesta história é que gostaria de saber das especificações delas antes de comprá-las de modo que, se não me conviesse, não a teria comprado e isso você não acha em site nenhum (talvez só na spa, ainda não vi).
realmente o delta da pressão é muito curto baseando-me nos seus números e só um sistema mecânico muito bem feito o atende.
o preço da hks, a original japonesa, que vocês comentaram não é nada assustador, meros 70 dólares mais frete.
outra coisa, menegotto, lembra-se daquela ideia que você me deu sobre o solenoide atuando na wg, logo no início deste tópico? e que me levou a comprar um gerenciador?
pois bem, gerenciar tal delta de 0,15 bar ou até menor eletronicamente é bem fácil. partir daí para controlar uma prioridade assim ficaria 100%.
-
com certeza, um gerenciador eletrônico pra prioridade ia ficar 10
jonas, eu uso uma bem pior do que essa… essa cópia é bem feita, a que eu uso custou 20 dólares um par no ebay kkkkk é muito sem vergonha a válvula mas até que funciona
kkkkkk, pelo menos o sequencial funciona?
eu estou para comprar uma dessa no dealextreme, só estou esperando eles expedirem outro pedido meu, para não fazerem caca e enviarem tudo no mesmo pacote e as chances de ser taxado subirem abruptamente.
-
eu uso no coletoria tial 41mm e na pressurizacao (antes do ic) uma nacional da macktech, não sei se a macktech veda igual vcs relataram, mas o produto e top.
-
o lambert usa macktech no gol que é recordista tração dianteira no otd em jacarepaguá. fala mto bem da válvula. ela só é meio granalhona.
-
lancia, será que a de 70 dólares é a genuina? no ebay está girando em torno de $350, mas também sabe-se lá se é a original.
jonas não é não, me enganei.
no ebay as originais rolam por us$150 ou mais. us$350 seria o preço de tabela no site da hks mas sabe-se que ninguém compra por este preço.
no câmbio atual e incluindo frete (sem contar eventual taxação) vale mais a pena comprar a hks original na spa com nota fiscal e garantia (conheço um dos donos) por r$350,00 + r$20,00 de frete.
vou partir para essa mas fiquei nesta dúvida: menegotto, hks só acima de 1,2 bar? é isso mesmo ou interpretei errado?
essa macktech em buscas no google.br não aparece à venda, só achei o reparo dela.
tial muito boa também mas é enorme e tenho que reservar espaço para a tubulação do intercooler. está quase chegando ao ponto de não caber nem um alfinete no cofre.