Turbinando o sevel 1.9
-
qto à spa, a minha blow off que veio junto no kit que comprei lá não prestou.
ela deixa vazar qdo pressuriza, pois apesar de parecer ser guiada, a membrana nem sempre encosta paralela ao assento.
por enquanto estou andando sem ela, mas pretendo comprar uma da forge.
não é barata (u$ 175,00 nos eua), mas pelo menos é certeza que funciona.
ricardo, primeiro essa informação de que as hks da spa não seriam, vamos dizer assim, merecedoras de crédito me entristeceu.
e agora essa que comprastes deles vedam ma non troppo , piorou a situação.
a forge que você mencionou aparece no site deles o seguinte:
unlike single piston or diaphragm diverter valves, this uses counter balanced springs and dual pistons to prevent the valve from leaking air into the intake system at idle.
ao contrário das válvulas com pistão simples …, esta (forge) usa molas contrabalanceadas e dois pistões para evitar que a válvula vaze ar no sistema de admissão em marcha-lenta.
é isso que gostaria de ler a respeito das prioridades brasileiras.
a impressão que dá é que somos todos ignorantes no assunto e qualquer coisa que se pareça com uma válvula de prioridade é vendida sem problemas, contanto que faça barulho.
bastaria não comprarmos estas porcarias, logicamente com as exceções já mencionadas aqui, que algo deveria mudar e para melhor.
no ebay achei essa forge , é um pouco diferente da sua imagem mas seria equivalente, não?
vem via ups, ou seja, em uma semana estará aqui, é pequena, cabe no espaço que tenho e que se lasque o imposto.
-
lancia, o que acontece é que em alguns casos vêm escrito aumento de cilindrada/potencia e mudanca de combustível eu pensei que o que mandava era de cada detran, mas como o cara me disse que o que manda é o que o eng. mecânico coloca no laudo do inmetro mais fácil ainda, só dialogar que resolve-se.
valeu pela info, quando estiver lá levo um lero com o cidadão e resolvo conforme nos convém mais.
-
na hora de fazer o laudo vale alguns artificios, primeiro é que vc deve ir com pressão o mais baixa possivel, segunda é que vc deve se preocupar com o estado geral do carro porque é o que costuma reprovar (no seu caso já sei que não será o caso, mas pneus, step, extintor, luzes, etc devem ser fielmente vistoriados antes do inspetor), segunda coisa é que o visual do cofre é importante (aonde passam mangueiras, como são presos valvulas, fios, etc) o que tbm no seu caso ja sei que não será caso pra nenhuma reclamação.
coloque suas credenciais como ex-funcionário da área de desenvolvimento a conhecimento do engenheiro e tenho certeza de que ele irá ter um respeito ainda maior pelo seu ótimo projeto…
posso ir compressão baixa sim mas, porque? o infeliz lá vai saber medi-la? tem dinamômetro no inmetro?
estado do carro é zero, fico até sem graça falar isso aqui, peço que desculpem a falta de modéstia.
o cofre está feito com o mesmo esmero que eu gerenciava e exigia da minha equipe. logicamente hoje não disponho dos mesmos materiais e ferramentas…
quando eu estava na ativa em cassino, protótipos descartados depois dos testes eram disputados a braço pelos diretores em geral. era uma festa quando saia um do depto p&d.
-
só acrescentando, na vistoria eles além de olhar tudo (aparência) eles testam emissões de gases e reprova mesmo (com pressão alta isso vai para as cucuias, vão levar em consideração o valor do modelo do carro (o meu aceleraram pra cacete até soltou uma mangueira que não estava muito presa, testam também suspensão em geral, outra coisa o que vem escrito no documento exemplo: aumento de cilindrada/potencia e mudanca de combustível ou turbo ou sei la oque, na prática é a mesma coisa tem o mesmo valor, ai é só não deixar um policial pegar correndo que pode ser parado em qualquer lugar e por qualquer policial.
-
posso ir compressão baixa sim mas, porque? o infeliz lá vai saber medi-la? tem dinamômetro no inmetro?
estado do carro é zero, fico até sem graça falar isso aqui, peço que desculpem a falta de modéstia.
o cofre está feito com o mesmo esmero que eu gerenciava e exigia da minha equipe. logicamente hoje não disponho dos mesmos materiais e ferramentas…
quando eu estava na ativa em cassino, protótipos descartados depois dos testes eram disputados a braço pelos diretores em geral. era uma festa quando saia um do depto p&d.
aqui em são paulo tem que passar no dinamometro sim, e fazem emissões de poluentes… ou elo menos éra pra ser assim de uns tempos pra ca ( a uns 3~4 anos eu parei de acompanhar isso)
sim imagino pelas fotos e pelo que vc descreve o total prezo pelo tecnicamente correto... é um dos motivos de eu estar acompanhando o topico de perto, aprende-se muito vendo quem vc percebe saber do que esta falando, mesmo que as vezes esteja com duvidas... duvidas estas que a gente que mexe com isso a muito tempo ou nunca deu valor adequado ou as vezes ia no que a manada fazia . alguns soluções que vc encontrou soam exageradas pra muita gente aqui, mas fazem todo o sentido pra quem fez engenharia e sabe o que fator de segurança, confiabilidade, soluções de contorno, etc. são importantes num projeto...
-
só acrescentando, na vistoria eles além de olhar tudo (aparência) eles testam emissões de gases e reprova mesmo (com pressão alta isso vai para as cucuias, vão levar em consideração o valor do modelo do carro (o meu aceleraram pra cacete até soltou uma mangueira que não estava muito presa, testam também suspensão em geral, outra coisa o que vem escrito no documento exemplo: aumento de cilindrada/potencia e mudanca de combustível ou turbo ou sei la oque, na prática é a mesma coisa tem o mesmo valor, ai é só não deixar um policial pegar correndo que pode ser parado em qualquer lugar e por qualquer policial.
quanto as emissões, tipo sempre passa e sempre esteve sem catalizador.
se utilizarem o mesmo roteiro e parâmetros das inspeções anuais, onde medem em ml e a 2500 rpm, 3%, 6% e 700 ppm não vejo problemas, mesmo com o motor em carga de dinamômetro.
em 1993 o tipo estava de acordo com todas as normas do proconve e não creio que eles, por lei, possam exigir mais.
outro assunto em aberto: como o ic deverá chegar em duas semanas reagendei o dino para o início de maio.
assim mede-se o projeto completo, inclusive com uma prioridade nova.
-
aqui em são paulo tem que passar no dinamometro sim, e fazem emissões de poluentes… ou elo menos éra pra ser assim de uns tempos pra ca ( a uns 3~4 anos eu parei de acompanhar isso)
sim imagino pelas fotos e pelo que vc descreve o total prezo pelo tecnicamente correto... é um dos motivos de eu estar acompanhando o topico de perto, aprende-se muito vendo quem vc percebe saber do que esta falando, mesmo que as vezes esteja com duvidas... duvidas estas que a gente que mexe com isso a muito tempo ou nunca deu valor adequado ou as vezes ia no que a manada fazia . alguns soluções que vc encontrou soam exageradas pra muita gente aqui, mas fazem todo o sentido pra quem fez engenharia e sabe o que fator de segurança, confiabilidade, soluções de contorno, etc. são importantes num projeto...
muito obrigado pelas palavras mas você está aqui porque és um cara muito bacana (desculpe as gírias antigas mas são as que eu tenho. meu avc de 9 anos atrás andou apagando muita coisa.), sempre prestativo e disposto a ajudar.
percebe-se nas entrelinhas que você vibra com os vários tentos alcançados e alertando sabiamente todos os becos sem saída à tempo de se desviar.
reconheço que isto é uma simbiose muito legal onde todos saem ganhando.
-
mais uma novidade. hoje de manhã fui à cidade e no meio do caminho o display do his apagou.
sem o his, tomei cuidado de dirigir sempre com vácuo e voltei sem problemas.
aí o dilema, abro ou não abro, exijo garantia e leva-se semanas de espera ou meto a mão e vamos em frente.
abri o bichinho e não havia nada visivelmente queimado e procurei por um fusível que seria bom mas é inexistente.
na bancada, simulei a alimentação de 12 volts com uma fonte e, efetivamente nada de ligar - descartei a cabeação do carro.
mede aqui, mede ali e, para facilitar fiz um rascunho da fonte que é super simples por sinal.
na fonte de alimentação, colocaram um bc327 em série com o regulador de tensão 7805 que alimenta os ci digitais de modo que aquele interrompa a alimentação quando não há tensão de 12v no fio laranja que é o fio da pós-chave (ignição).
o fio laranja alcança o bc327 através do ci uln2003 que nada mais é do que um array de darlington.
como todas as tensões estavam corretas e nada do bc327 saturar enviando tensão ao 7805 desconfiei dele e, tiro e queda. bc327 queimado.
substitui por um bc177 que é um equivalente mas é metálico, dissipando melhor a corrente que passa por ele e que não é baixa.
qual será o próximo? urucubaca?
-
depois qdo falam mal da eletrônica nacional, nego chia
-
lancia… eu to achando muita preocupacao com detalhes que nao influenciam em turbo mottadela...
né não, flávio. é o esmero profissional que exigia da minha equipe e de mim mesmo.
nao me leve a mal lancia, o que to dizendo é:
pra que se preocupar com pequeno vasamento em uma valvula num sistema de 0.7bar, quando vc vai perder ai? 1%?
estas se preocupando em colocar valvula para sistemas de 3+ bar com nivel de competicao… no qual esta brigando por migalhas...
todo mundo aqui na entendeu que seu projeto é top, mais pelo menos eu, ainda to achando que estais fabricando algo que vai servir pra matar formigas, porem usando material nuclear...
quanto turbos mortadelas temos por ai rodando a anosó mesmo com valvula de alivio e prioridade nacional? essa ar que entre pela prioridade é minimo ao meu ver...
um belo exemplo é o user motorbola aqui do forum, que andou somente dez anos com kit coxinha spa, turbina kkk, num bol 1.8, 1 extra, his e priu... os defeitos do carro foram de uso comum: um tps, embreagem (a original e depois ceramica), uma sonda... sobre motor/kit, tranquilo....
so desmontou em 2011 quando apos fazer mais de 43 anos sua primeira filha nasceu... ai mudou de foco... nem aqui no forum aparece...
ah.. esse kit viria pra mim, e provavelmente estaria em uso até hoje... pena que foi furtado na oficina que o retirou.
-
caras é ar não filtrado… poeira e outras sujeiras podem entrar...
anda sem???anda... dura 10 anos???? dura.. mas é errado, e precisamos nos livrar desse pensamento fulano anda de kit coxinha tudo gambiarrado e funciona bem e buscar soluções corretas, trazendo um turbo adaptado mais próximo de um original, e não um amontoado de gambiarra que vive dando problemas.
-
caras é ar não filtrado… poeira e outras sujeiras podem entrar...
anda sem???anda... dura 10 anos???? dura.. mas é errado, e precisamos nos livrar desse pensamento fulano anda de kit coxinha tudo gambiarrado e funciona bem e buscar soluções corretas, trazendo um turbo adaptado mais próximo de um original, e não um amontoado de gambiarra que vive dando problemas.
faço das suas as minhas palavras.
-
É a busca profissional pela perfeição, é o motor funcionando na sua máxima eficiência reduzindo consumo. afinal o apelo pela ecologia nos tem levado a melhores carros.
É a satisfação de estar sentado num carro e não numa ratoeira onde tudo pode explodir a qualquer momento pois não houve nenhum critério de criação, fabricação, qualidade naquele componente vendido na praça como bom.
como o menegotto afirmou, é o ar não filtrado esculhambando e riscando paredes de cilindros levando a um aumento boçal de consumo de óleo e perda de compressão.
porque temos que aturar isso? em prol de uma indústria que não está nem aí para a gente? falsificando produtos ou inventando peças que não funcionam?
seria como comprarmos água mineral em vez de pura com só alguns milhõezinhos de staphylococcus aureus ou escherichia coli. se der diarréia (e vai dar) é só tomar bactrim e seguir em frente?
comprei uma tial na tial usa mesmo. assim tenho certeza de que não é falsa. $250 sem frete pois um piloto a está trazendo.
-
depois qdo falam mal da eletrônica nacional, nego chia
pellegrino, mas sabes que o projeto é bom?
os cálculos da fonte estão corretos mas o suprimento da materia prima é péssima. veja na foto que o bc327 não tem marca nenhuma, é (mal) feito na china.
devem ter pago um ou dois centavos cada pelo lote de 1000 peças.
falta qualidade, falta iso 9000, 9001, 9002 e 14000.
vão dizer que é indústria pequena e o custo da implantação dos isos é alto.
pombas, então criem ambiente interno próprio de iso e trabalhe-se imbuídos de que nem sempre preço baixo nas compras é lucro.
façam seu próprio iso, não é reconhecido por ninguém, não permite divulgar o código em sites e papéis timbrados mas é barato e dá lucro
é só ter a vontade de fazer com qualidade e fazer bem feito.
-
foi exatamenteo disso que eu falei, lancia. qdo trabalhava com eletrônica, com meu pai (sinto saudades disso), podíamos ser pequenos, mas fazíamos questão de comprar componentes de qualidade. temos placas rodando 24/7 há anos, sem um problema sequer, inclusive um plc que meu pai desenvolveu do zero, utilizando pic.
não duvido da qualidade do projeto. mas, esses componentes do estilo carimba no que o mercado precisa detonam a reputação de uma empresa…
-
foi exatamenteo disso que eu falei, lancia. qdo trabalhava com eletrônica, com meu pai (sinto saudades disso), podíamos ser pequenos, mas fazíamos questão de comprar componentes de qualidade. temos placas rodando 24/7 há anos, sem um problema sequer, inclusive um plc que meu pai desenvolveu do zero, utilizando pic.
não duvido da qualidade do projeto. mas, esses componentes do estilo carimba no que o mercado precisa detonam a reputação de uma empresa…
é exatamente esta dedicação que vocês tinham é que precisava permear boa parte desta pequena e nova indústria de suprimentos de turbo compressores.
ela está muito nova, imatura, o mercado é ávido por isso (quem não gosta de um carro turbo?) e de qualquer maneira que é feito o produto acaba vendendo, infelizmente.
cria-se até uma assertiva que não se precisa de determinada especificação, parecendo que no brasil as coisas funcionam de outra maneira.
cabe a nós não comprar mais válvulas prioridade que não consigam ser estanque na marcha-lenta, por exemplo.
em todas as válvulas fabricadas nos usa nem de longe se pensa em falhar neste ponto crucial.
eu já montei uma placa megasquirt que veio em kit para um amigo meu e não tinha nenhum componente que não fosse de qualidade. e era um kit.
a tial é essa, bv 50mm (só que azul):
-
eu não comprei um turbo timer mas está embutido no gerenciador de boost chinês que comprei.
ainda não o usei mas o do bcu+ funciona em duas maneiras.
um modo manual onde você lança os minutos que o motor tem que ficar ligado ao retirar a chave da ignição e outro em que ele mesmo calcula o tempo em função da pressão media do turbo utilizada durante a viagem.
os timer de análise de o2 eu não conheço.
-
[turbo timer apexi](turbo timer apexi)
_- model: apexi
-
color: black
-
1.0 3-digit red led display
- first time to utilize o2 sensor voltage to calculate the necessary amount of after idling time automatically
-
144 different settings to ensure the most optimum countdown setting from the widest array of vehicle
-
16 way adjustment of countdown timing from 0-10 minutes
-
o2 sensor voltage, a/f value can be displayed
-
display a/f ration as rich or lean
-
displays battery voltage. also warns of extremely low battery voltages
-
comes with english / japanese user manual_
primeiro a utilizar voltagem do sensor o2 para calcular a quantidade de tempo necessária após marcha lenta.
-