Turbinando o sevel 1.9
-
enquanto não tenho a tial perdi uma tarde fazendo molas na tentativa de ir usando a bt.
se tivesse aço de mola em diversos tamanhos até que teria conseguido o sucesso total.
ela agora fecha em marcha-lenta, um pouco timidamente, mas fecha.
descobri, após zilhões de testes, que o parafuso de ajuste não deveria ter tanto range a ponto de comprimir a mola totalmente, isso é óbvio.
melhor dizendo, não deveria haver parafuso nenhum. a mola viria certa conforme o vácuo da admissão do motor (como fazem a maioria das grandes marcas).
e ela tem que ter sua força de compressão variando-se só o diâmetro do aço e mantendo-a sempre no comprimento correto.
assim a pressão é uniforme e constante sobre a membrana ou pistão, seja lá qual for o método usado no fechamento e ela atua com a eficiência esperada.
então, após os ajustes, primeira vez eu consegui ouvir o nenê chorando neste motor, incrível mas é verdade.
taí o filme com os primeiros tsssss do sevel 1.9, desculpem a tremedeira mas tive que segurar a filmadora com uma mão e acelerar com a outra.
deveria estar dando surge sobre surge, coitada da turbina.
[media]http://www.youtube.com/watch?v=4hf9zeyuioq&feature=youtu.be[/media]
-
update no projeto:
semana praticamente parada por falta de matéria prima, ainda faltam chegar o ic, a blow off tial, tubos de alumínio que finalmente encontrei em guarulhos por indicação do zinhoabreu e algumas curvas de silicone da asllan.
faltam mais coisas, especialmente curvas em alumínio de 90° e 45° que deverei comprar na spa cujo valor deste pedido deve chegar a r$ 320,00 sem frete. quem disse que colocar ic é barato?
está me custando mais ele do que toda a turbina instalada.
e na quinta-feira estarei levando o carro ainda sem intercooler no inmetro para uma seção de fotos.
-
eu parei com o intercooler pelos custos… fazer uma boa instalação realmente fica o preço de outro turbo ou até mais.
menegotto, o que me quebrou foi o curvador de tubos de aço inox não virar tubo de alumínio.
então tenho que seguir com ele sempre reto e colocar, no total, 8 curvas de 90° e uma de 45°.
tenho visto preços de epdm, silicone e alumínio.
quase empatam sendo o epdm o mais barato e mais feio por sinal.
alumínio vai me dar um trabalho danado para soldá-lo pois curvas e tubos não encaixam, só ficam justapostos.
penso em fazer assim: a saída da compressora vai passar por baixo da bateria, este trecho usa 4 curvas de 90° e atinge o ic perto da tubulação do a/c e o retorno do dele para a admissão (+ 4 curvas) sobe 45° ao lado da correia dentada, dobra 90° e irá reto por sobre a tampa do comando e finalmente dobra 90° em direção ao tbi.
-
eu parei com o intercooler pelos custos… fazer uma boa instalação realmente fica o preço de outro turbo ou até mais.
menegotto, o que me quebrou foi o curvador de tubos de aço inox não virar tubo de alumínio.
então tenho que seguir com ele sempre reto e colocar, no total, 8 curvas de 90° e uma de 45°.
tenho visto preços de epdm, silicone e alumínio.
quase empatam sendo o epdm o mais barato e mais feio por sinal.
alumínio vai me dar um trabalho danado para soldá-lo pois curvas e tubos não encaixam, só ficam justapostos.
penso em fazer assim: a saída da compressora vai passar por baixo da bateria, este trecho usa 4 curvas de 90° e atinge o ic perto da tubulação do a/c e o retorno do dele para a admissão (+ 4 curvas) sobe 45° ao lado da correia dentada, dobra 90° e irá reto por sobre a tampa do comando e finalmente dobra 90° em direção ao tbi.
então lancia,
se tiver uma máquina do tipo policorte, essas serras de disco de mesa, você pode baratear bastante o custo da pressurização. as curvas realmente são muito caras, mas meio metro de tubo pode virar muitas curvas.
tipo dessa aqui da foto:
-
buxim, não sei se entendi direito a sua mensagem mas o problema não é o corte e sim a dobra.
tenho a disposição uma curvadeira para tubos de inox e ela não vira alumínio.
com ele a máquina ou rasga na curva externa ou enruga na interna.
só descobri isso testando com um pedaço de cano de alumínio que recebi recentemente.
-
acho que o que o amigo quis sugerir foi fazer as curvas desta forma:
-
mas o polimento neste caso é viável? o brilho permanece? digo pois as peças de alumínio que já poli, depois de um certo tempo voltam a escurecer, dizem que uma camada de verniza segura o brilho, mas e o verniz, neste caso aguenta a temperatura do cofre?
imagino que os cofres polidos e brilhantes sejam apenas para fotos ou exposição, sendo assim, são polidos todas as vezes que se deseja.
-
wow eu já estava triste de soldar só as curvas, imaginem eu fazer esse picadinho aí
no way, já comprei as 7 curvas de silicone, muito caro eu sei, mas muito mais fácil de montar, bom visual, usam só uma braçadeira por encaixe nos tubos de alumínio e no total são 8kg mais leves.
aliás, o retorno frio do ic em vez de alumínio vou usar um metro de mangote de silicone dividido ao meio.
custou também uma baba mas deverá evitar um pouco o reaquecimento do ar ao passar por cima do motor.
já na ida vai de alumínio pois aí ele ajuda a dissipar a caloria antes de entrar no ic.
passei hoje à tarde o carro no inmetro do rio, juntou uma galera de mais de sete para ver o motor e no fim foi aprovado. pareciam moscas no mel.
testaram tudo, desde gases e até frenagem dianteira e traseira.
pediram também as notas fiscais da turbina e tiraram um monte de fotos.
não perguntei mas me deu a impressão que anualmente terei que fazer esta inspeção, como se fosse um carro a gás ou como se fosse qualquer carro modificado.
-
heheheh é muito bom essa admiração, parabéns que passou em tudo na inspeção, ah não é preciso passar todo ano, só se sua cidade tem aquela inspeção anual.
eles pedem nota fiscal do turbo, aqui em são carlos não fiz porque o pessoal é muito zica, nota fiscal detalhada de cada peça e no nome do proprietário do carro nota fiscal do mecânico que instalou …ehh blá bla bla aqui não conheço ninguém que passou então levei em uma cidade aqui perto.
-
heheheh é muito bom essa admiração, parabéns que passou em tudo na inspeção, ah não é preciso passar todo ano, só se sua cidade tem aquela inspeção anual.
eles pedem nota fiscal do turbo, aqui em são carlos não fiz porque o pessoal é muito zica, nota fiscal detalhada de cada peça e no nome do proprietário do carro nota fiscal do mecânico que instalou …ehh blá bla bla aqui não conheço ninguém que passou então levei em uma cidade aqui perto.
pois é, marcos, saindo um pouco do tópico parece que vivemos em países separados com cada um seguindo um critério aleatório.
nos anos 60 (se não me engano) criaram entre outras coisas, o contran que era o ente nacional de unificação e distribuição de legislação pois antes do contran era tudo uma zona.
e agora voltou a zona, o menegotto por exemplo, não consegue colocar nem uma vírgula nos documentos dele quanto mais uma turbina.
quando me pediram notas de serviço do mecânico valeu minha palavra de que eu mesmo tinha feito a montagem (com ajuda de todos do pp, é claro).
-
achei esse sevel aqui turbinado, trouxe a foto aqui mais pra compartilhar mesmo.