Turbinando o sevel 1.9
-
não, elas são chinesas, me custaram na época menos de us$20 e as comprei em 2009 para inicio dos testes com a cd.
sendo chinesa, até que esta durou bastante com quatro anos de pau dentro.
preferi usar estas importadas porque na época a renault pedia quase 200 mangos por cada uma, tá louco sô…
mesmo queimando serviriam ao escopo do teste com a cd e assim estão cumprindo com o seu dever (bom, menos uma).
hoje, comprei uma no ml por r$42,00 + 13 de frete. assim valeu à pena comprar aqui.
mudando de assunto, ontem fui ao rio e pude novamente exercitar e anotar o desempenho do motor.
um detalhe que me agradou foi de poder manter 133km/h em 5ª marcha, com o motor em 4500 giros e 0 de pressão no manômetro.
ou seja, nem vácuo nem pressurização. acho que isso se deve a borboleta exponencial do tempra 16v que uso.
estou satisfeito porque motor está se comportando exatamente conforme o meu desejo que externei no início deste tópico.
e com 0,9 bar consegui 200km/h em 6000 rpm, sempre em 5ª marcha.
muito rapidamente e receoso, fui até os 6500 rpm mas confesso que o cagaço era tanto que não li nem o velocímetro nem o manômetro da pressão.
só queria ver se o afr se mantinha de acordo com o necessário e marcou 12.2/1. foi o único instrumento que li antes de desacelerar.
tenho que dar um jeito de prender uma sony blog do meu lado e filmando o painel de modo a fazer um log que possa ser estudado com calma em casa.
mesmo em retas, os 200 km/h não deixam que o cérebro raciocine corretamente na hora e muitos detalhes do painel passam desapercebidos.
-
kkkkkk,
perai, a pessoa que queria 0,6bar no máximo já chegou aos 0,9?? é amigo, você já foi contaminado.
sua câmera possui um furo rosqueado para tripé? se sim compre um suporte com ventosa e pendure-a no vidro.
! …alguém avisa lá na race master que tem um tipo capa de revista rodando por aí...
-
escrevam ai…
esse motor vai rodar com 1.5bar...
-
amigos,
li no autosped (site australiano) sobre o deslocamento do alternador.
no nosso caso, em que a turbina superaquece o alternador, será que não seria o caso de deslocar o alternador pra longe ga turbina?
acredito que o esquema seria o seguinte:
-
deslocamento no pé do alternador, via obilongo nos parafusos ou uma base deslocada para o mesmo, parafusada no bloco, e com prisioneiros ou rosca para prender a base antiga.
-
uma sobrepolia sobre a do virabrequim, pra colocar uma correia mais curta, a qual pegaria o alternador na nova posição.
-
uma correia mais curta para tocar apenas a bomba d agua.
seria mais ou menos isto:
-
-
amigos,
li no autosped (site australiano) sobre o deslocamento do alternador.
no nosso caso, em que a turbina superaquece o alternador, será que não seria o caso de deslocar o alternador pra longe ga turbina?
acredito que o esquema seria o seguinte:
-
deslocamento no pé do alternador, via obilongo nos parafusos ou uma base deslocada para o mesmo, parafusada no bloco, e com prisioneiros ou rosca para prender a base antiga.
-
uma sobrepolia sobre a do virabrequim, pra colocar uma correia mais curta, a qual pegaria o alternador na nova posição.
-
uma correia mais curta para tocar apenas a bomba d agua.
seria mais ou menos isto:
bem, no cofre do tipo não dá para mexer fisicamente no alternador nem um milímetro (aliás, cofres de carros com motor transversal, 16v, com dh e ar então sempre lotados).
o mais simples e eficiente no meu caso foi uma chapa de teflon de 15x15cm como antepara entre a turbina/saída de escape e o alternador.
-
-
bem, no cofre do tipo não dá para mexer fisicamente no alternador nem um milímetro (aliás, cofres de carros com motor transversal, 16v, com dh e ar então sempre lotados).
humm… será?
nóis mizeraveis ainda achamos lugar pra enfiarmos:
coletor, turbina, descarga maior, retorno de oleo, dosador, radiadior de oleo, intercooler, segunda bancada de bicos, pressurizaçaõ, prioridade, valv de alivio...
kkkkkkkkkkkkkkk
o resto sao detalhes
-
humm… será?
nóis mizeraveis ainda achamos lugar pra enfiarmos:
coletor, turbina, descarga maior, retorno de oleo, dosador, radiadior de oleo, intercooler, segunda bancada de bicos, pressurizaçaõ, prioridade, valv de alivio...
kkkkkkkkkkkkkkk
o resto sao detalhes
sim, sim, me esqueci dos milagres…
-
aproveito a oportunidade para informar que o paciente encontra-se em baixa de hospital.
a junta dos coletores taranto não aguentou o rojão (literalmente) e queimou totalmente nas quatro bocas do escape, como se vê na foto.
só sobrou a alma de aço (onde encosta no escape) e o resto do papel foi-se, dava para ouvir o sopro do vazamento dentro da cabine e foi o que me chamou atenção ao problema.
na parte de baixo da foto está a nova junta que irei colocar, composta de três lâminas de aço de 0,3mm cada, totalizando 0,9mm montada.
eu retirei o cabeçote pois é mais fácil assim do que se contorcer para retirar as duas porcas mais internas que prendem os coletores a ele (quem tem tipo sabe do problema).
a agradável surpresa foi ver a turbina como se fosse nova (vê-se até o tracinho azul do balanceamento) e a junta sabó inteiríssima conforme o menegotto havia sugerido só com as marcas de sempre no estreitamento da água que vai dos cilindros ao cabeçote.
nota zero para a wastegate spa que custa quase 500 dilmas hoje (paguei 390 no início do ano) e que vaza horrores pressurização pelo eixo da válvula, um absurdo. é a azul na foto.
nova estava justinha (testei) e agora após 6000 km precisa de bucha nova, pode? parece um novo capítulo da novela da válvula de alívio da beepturbo…
enquanto não chega a tial (só assim se resolve) coloquei outra spa que tinha em estoque , nova, que é mais barata (uns 200 paus), é bem maior com 41mm mas que irá durar até a importada chegar (espero).
ela aparece um pouquinho na foto, prateada e montada sobre o coletor de escape.
-
junta taranto uma época foi boa, hoje em dia não mais… nem as de cabeçote aguentam
pois é, desde que retiraram o asbestos na composição das juntas todas vão para o saco antecipadamente, especialmente estas mistas (escape e admissão).
a solução para a troca do amianto custa cara e só aparece disponível nos novos projetos de motores.
os antigos iguais aos nossos ficaram muito para trás em termos tecnológicos.
se bobear, um jogo completo de juntas feitas com a tecnologia moderna vai custar quase o preço de um tipo no mercado de usados… e ninguém (ou quase) vai comprar.
-
qual é esse turbo mesmo? é um padrao spa?
-
e num ja tem pronta em aluminio?
-
engraçado…
olhando de perto o coletor, achei que deveria ter mais um ponto de fixação, marcado em vermelho... pois ao meu ver, fica uma grande área sem torque, marcado em amarelo, que deve ser onde está vazando.
claro que eu sei que agora é tarde ou nao?
-
viajei msm…
so achei estranho as cores, por isso me confundi..