Turbinando o sevel 1.9
-
sabiamente, o mestre lampredi que cheguei a conhecer em pessoa, circundou todos os furos do escape com parafusos.
eu fiz mais um pouco mais, substitui os estojos m8 por parafusos de aço m10 12.9 allen pois o peso da turbina no cangote do cabeçote não lhe faria muito bem.
de cara as roscas já estão todas com helicoil.
se não me engano foi o marcos que sugeriu isso logo no início deste tópico.
-
update da 2ª fase onde passei para aceitável pontos que estavam fracos.
por exemplo, a tinta azul epóxi que usei para pintar a admissão não aguentou o calor e se borrou toda.
repintei com tinta silicone cor prata da dei e que é vendida pale spa - cobre muito bem, infelizmente é fosca mas permite retoques com facilidade.
sem mencionar a junta admissão/escape queimada (que já comentei recentemente) e a troca da wastegate.
se tudo correr bem, acho que amanhã taco fogo nele. vai depender dos desafios que ainda tenho que acertar como por exemplo, a conexão entre o radiador e a válvula termostática.
montei agora o outro cabeçote que tenho para sevel 1.6. este é o original que vinha no tipo, é 500 gramas mais leve e tem passagens de água mais abertas para reduzir a temperatura do cabeçote.
infelizmente esse não tem o local próprio para o sensor de detonação e então tive que improvisar (é o que mais faço) prendendo-o ao lado da válvula termostática.
em compensação tem um visual mais bonito pois a face dele é super lisa devido a máquinas de pressofusão usadas em cassino que na época eram as de ponta nessa tecnologia.
operavam quase com 5 vezes mais pressão na injeção de alumínio e o acabamento é indiscutivelmente melhor.
-
bom, já sabendo que a nova wastegate da spa irá durar uns 5000 km encomendei essa da turbosmart (empresa australiana).
[media]http://www.youtube.com/watch?v=-xpgfok0510&feature=player_embedded[/media]
felizmente usei o footprint das wastegate padrão 38mm 2 bolts na fixação dela no coletor de escape, assim a troca será rápida sem dificuldades.
preferi essa ultra-gate 38 em vez da tial porque tenho dois amigos que moram na europa que estão muito satisfeitos com elas e custa $50 a menos.
-
desculpe pela pergunta leiga,mais que dosador de combustivel voce usa?(aquele da foto)
-
desculpe pela pergunta leiga,mais que dosador de combustivel voce usa?(aquele da foto)
não precisa se desculpar. pode perguntar à vontade.
não é bem um dosador e sim um regulador de pressão da lp de 3,0 bar.
a vantagem é que é regulável até 4,5 bar e é vendido para tempra turbo e omega.
facilita os ajustes da injeção quando os parâmetros estão bem próximos do ideal.
-
vixe… nao sei se é pq hoje é sexta.. kkkkkkkk mais nao entendi a diferenca entre dosador e regulador de pressao com tomada de vácuo como o de tempra...
eu achava que era a msm coisa...
-
vixe… nao sei se é pq hoje é sexta.. kkkkkkkk mais nao entendi a diferenca entre dosador e regulador de pressao com tomada de vácuo como o de tempra...
eu acho que dosador é aquele treco que se usa em motores turbos carburados e regulador seria o convencional para motores com injeção eletrônica.
talvez seja um preciosismo da minha parte e então me corrijam se estou errado.
quanto ao lampredi, eu já havia mencionado que trabalhei na equipe dele, acho que no início deste trem de 87 páginas.
-
eu acho que dosador é aquele treco que se usa em motores turbos carburados e regulador seria o convencional para motores com injeção eletrônica.
quanto ao lampredi, eu já havia mencionado que trabalhei na equipe dele, acho que no início deste trem de 87 páginas.
eu lembro de vc ter mencionado q trabalhou na fiat….provavelmente eu perdi o post do lampredi no meio das 87 páginas...hehehehe
lampredi era um dos gênios projetistas de motores old school...
-
dosador é o nome popular em preparação para regulador de pressão…
nos tempos passados aonde os mecânicos mal falavam portugues, eles viam a peça que vinha nos kits importados (0,45bar, bicos 25% maiores e regulador de pressão já com pressão final e inicial pre-fixos pra o que seria necessário enriquecer em alta carga e empobrecer em baixa) e perguntavam o que éra aqueloa peça, ai éra respondido que ela (sic) regulava a pressão de combustivel pros novos parâmetros...e o termo pegou ( é a reguladora de pressão de combustivel )
a umas semanas pra trás fuçando no deposito de lix...ops, digo de peças antigas do mano na oficina atrás de um parafuso topei com um dosador italiano de um kit de bmw 325 que apareceu na oficina... isso nos idos de 1997~98
o kit era uma flange ou coletor (num lembro mais), uma turbininha valvulada (pequena pros padroes de hoje), pressurização padrão, valvula de preioridade, bicos com 20% mais vazão, um chip e a tal dosadora...
a pressão inicial éra de 2bar e a final de 4,5bar, não dispunha de regulagem e o chip fazia a parte de ponto e dava uma afinadinha e éra o que definia se o kit éra pra 0,45 ou 0,6bar de pressão (o modelo que eu tinha éra o de 0,6bar com mais enriquecimento em carga altas) e foi o que realmente me fez curioso sobre como funciona a injeção em vez de apenas saber o suficiente pra enriqucer aqui ou dar ponto ali .
-
eu lembro de vc ter mencionado q trabalhou na fiat….provavelmente eu perdi o post do lampredi no meio das 87 páginas...hehehehe
lampredi era um dos gênios projetistas de motores old school...
para você ver, ele era antes de tudo um mago em tecnologia de materiais e metalografia.
criava receitas do coque/gusa nos altos-fornos onde os químicos ficavam quase loucos para elaborar corretamente e que deixavam qualquer engenheiro de desenvolvimento mecânico de queixo caído nas posteriores medições de dureza brinell.
praticamente todos o blocos de fefu fiat/lancia/ferrari de uma determinada época para cá usaram receitas dele.
aço especial para válvulas e sedes que já na época refrigeradas a sódio nascia a cada mês. estas eram para a ferrari.
hoje já se partiu para o alumínio na fundição de blocos mas na época fazer o bloco resistir ao estresse que nós que usamos sevel estamos acostumados a fazer não era fácil.
ele partia do pressuposto (correto, quem sou eu para discordar) que tudo que se fazia na fiat estaria sujeito a ser turbinado pelo depto comercial.
eu sei o duro que dei para cortar alguns milímetros do bloco sevel para passarem as bielas com raio de giro maior do vira 1.9.
-
bom, desde sábado não se achava gasolina pódium de 95 octanas aqui em teresópolis nos dois únicos postos que a tem então percebi que era hora de testar a premium (91 octanas) da ipiranga.
já rodei uns 300 km misto rodovia e cidade e zero batida de pino mesmo a 12 psi (0,8 bar) de pressão.
não notei diferença nenhuma no desempenho e não estou ainda com o scanner ligado para monitorar o ponto.
vou manter o abastecimento neste posto ipiranga pelo menos durante um mês colocando a premium e anotando qualquer irregularidade.
-
achei que você fosse esperar a gaiola do comando, fazer o trabalho dos rolamentos e montar….ehheheh vai levar para o dino quando? não é pressão não..heheheh só espectativa.
se afundar o pé canta pneu até qual marcha? pneus 15 ?
-
gente amiga, essa será a única coisa que jamais farei. estou com embreagem convencional novinha em folha (uma sachs) e espero nunca ter que trocá-la antes dos próximos 150.000 km.
hoje quase fundi o motor. uma merda de um conector de 50 ampères que liga a ventoinha ao pwm simplesmente derreteu e, como sempre, por baixo onde uma inspeção visual nunca pegaria.
cacete, soldei os fios da ventoinha direto agora e se precisar trocar corto e refaço a ligação.
arrego, já é o segundo conector parrudo que me apronta uma dessas, o original e um amp importado especialmente para aguentar o tranco.
foi ao chegar em casa que percebi o gráfico de barras da temperatura da água com dois tracinhos a mais do 90°c que corresponderiam a 100°c.
imediatamente abri o capo cutuquei a titica do conector (que quase queimou a minha mão) e batata a bichona entrou parecendo um avião e arrefeceu tudo em poucos minutos.
se já não estivesse com uma junta de aço com miolo de amianto, com uma sabó por exemplo, esta teria ido para o saco.
quanto ao dino, está agendado para a última semana deste mês.
foi bom adiar porque havia inúmeros probleminhazinhos que juntos formaram um problemão que precisavam serem acertados antes do teste.
-
eu sofro com o conector da ventuinha do meu palio 96 tb… vira e mexe da problema... a mulher ja ficou na rua umas 5x
hoje está sem conector, direto os ponteiros dos fios encaixado direto na ventuinha bem firme (apertei com alicate) e preenchi com silicone de alta temperarura...
o chato que no meu gol bola ap 1.6 esse lance de ventuinha, cebolinha, etc... nunca me aperreou em 10 anos que tenho o carro.
-
é isso ai flávio, já soube de uma quantidade grande de motores da fiat que queimaram a junta por causa desta titica desta conexão do eletro-ventilador..
como a minha ventoinha já não é mais a original, ela possui fios na saída e não tem aquele conector moldado no motor. mesmo assim deu pau.
soldei tudo e pronto, afinal já virou mesmo um carro fora de série…
-
olha o que eu achei pessoal…..hehehehe
-
hehehe ficou show lancia particularmente em conteúdo prefiro o seu frente aos do d2.
parabéns