Turbinando o sevel 1.9
-
lancia, você poderia fazer uma parceria com o carlini e produzir algumas cópias desse comando… talvez né...
pode passar as especificações desse comando pra nósó
ansioso pra ver esse motor funcionando...
mostra o gráfico do dinamometro???????
abraço..
-
lancia, você poderia fazer uma parceria com o carlini e produzir algumas cópias desse comando… talvez né...
pode passar as especificações desse comando pra nósó
ansioso pra ver esse motor funcionando...
mostra o gráfico do dinamometro???????
abraço..
gráfico fico devendo pois sumiu ou foi mastigado, não sei. quando for ao rio testar novamente e acertar com turbo pego outra cópia.
especificações sobre este comando também não tenho mas se fizeres uma busca no google sobre o 128 rallye vais achar com certeza.
como já disse, eu havia pedido o original em turim e o colega de lá mandou essa já que a do tipo não tem nem terão mais em estoque.
quero dizer, não foi uma coisa programada e sim do acaso de usar o que se tinha ao alcance da mão. podia dar certo ou não.
uma diferença que percebi é na marcha-lenta. precisa ficar acima de 950rpm senão soluça e cai.
impossível de se ter 850rpm oficiais do motor.
ver motor funcionando? posso fazer um filminho mas repito, sem extravagâncias…
-
valeu lancia pelas dicas, comprei um transistor por efeito hall para adapatar no meu comando de valvulas mais acho que o modelo da minha injeção não faz sequencial somente o processador acima (ms2), e é preciso de 4 boninas independentes (multiplas) mais quem sabe mais para frente não rola.
estou em mente aliviar o voltante forjar o motor e quem sabe ja passar para 1.9 também …hehehe ja me contagiou...kkkkk ah uma bobina mais forte..eeheheh
-
pergunta prática sobre a lubrificação da turbina.
pressão de óleo com motor quente varia com a rotação de 1,3 a 5,0 bar (18 a 72 psi).
aeroquip de 1 metro que vou usar para lubrificar turbina já tem diâmetro interno de 4,5mm.
preciso por um restritor ou estes 4,5mm já resolveriam?
-
eu só usaria resritor se a turbina abrisse o bico…
e é claro.. faça um retorno bem exagerado (diametro), se possivel maior que a saida da turbina...
-
no meu tem um restritor regulavem mais deixo totalmente aberto e a turbina não fuma e nem baba, quanto mais vazão de óleo para turbina melhor, como o flavio falou quanto maior o retorno melhor também.
-
eu só usaria resritor se a turbina abrisse o bico…
e é claro.. faça um retorno bem exagerado (diametro), se possivel maior que a saida da turbina...
retorno tem 1/2 interno, desce reto com menos de 30cm e só com uma curva bem leve na entrada do cárter.
ok, vou verificar na primeira ligada se baba ou não.
-
1/2 interno já está ótimo
-
lancia a minha turbina garrett já veio de fábrica com a entrada de óleo com um furo calibrado… porém a antiga apl o furo tinha os mesmos 4,5mm do aeroquip e fumava...
como a sua é spa, acredito que a entrada de óleo dela seja calibrada... se não seria bom ligar na spa e conversar com algum engenheiro e ver o que recomendam
-
lancia a minha turbina garrett já veio de fábrica com a entrada de óleo com um furo calibrado… porém a antiga apl o furo tinha os mesmos 4,5mm do aeroquip e fumava...
como a sua é spa, acredito que a entrada de óleo dela seja calibrada... se não seria bom ligar na spa e conversar com algum engenheiro e ver o que recomendam
falei nesta manhã com a spa e garantiram que esta turbina não tem problema de pressão.
contanto que se limite em 8 bar no máximo é só ligar o aeroquipe da saída da cebolinha do óleo.
bom, como está na garantia não vejo porque não tentar dessa maneira.
capitulo ii, junta do cabeçote:
não consegui achar sabó, nem na loja que tinha até ontem.
então, me lembrei de uma de aço que comprei uns 4 anos atrás e estou com ela na mão.
composta de uma junta central de aço inox mais duas bem finas onde existem o-rings estampados em alto relevo e as três então formando um sanduíche.
salvo erro ou omissão, o vendedor disse para apertar nos valores convencionais 4 + 90° + 90°, ligar o motor em ml e aquecê-lo até chegar na temperatura normal porém sem a tampa do reservatório de modo a manter a pressão da água baixa enquanto a tinta cor violeta das faces dela não curar .
confere?
e estes o-rings estampados não irão magoar a superfície do cabeçote de alumínio irreversivelmente?
ah os parafusos de cabeçote taranto, que imaginei ser outro parto para conseguir, achei numa loja aqui de teresópolis e o preço foi de r$30,00. fantástico.
-
lancia, não machuca o cabeçote não… são esses relevos que garantem a vedação...
eu usaria junta de papel... pois ela é o fusível do motor... se tiver algum problema no acerto de ponto (detonação em turbo nem se houve só vê a fumaça pelo escape) a junta de aço aguenta muito mais, e daí alguém tem que se entregar né... melhor perder uma junta do que um jogo de pistão/anél...
eu uso sabó com 1 kg de turbo e 8,3:1 de taxa, sem maiores problemas...
me diga para quando precisa da junta que tenho ela aqui, só me confirme seu endereço amigo lancia
-
fiquei devendo uma puxada boa e verificar a temperatura do ar com o meu intercooler que aliás fica no mesmo lugar do intercooler no a3, bom mesmo com o parachoque novo paralelo que tem os frisos menores para entrada de ar, andei uns 30min com uma boa parte do trajeto com o pé embaixo com 1,3bar de turbo e deu 85cº ponto final 31,5º no alcool taxa de 8,7:1.
espero que ajude
-
menegotto, aceito sim com máximo prazer, porque como disse, está difícil de achar uma sabó nas minhas bandas.
mas confirme se tem 2,0mm porque já vi algumas com 1,4mm e até com 1,6mm.
acho que tem umas para álcool, outras para cabeçote retificado, sem falar na gasolina.
com 2,0mm fico com 9,5:1 e com as outras acima de 10 que é o que estou rodando atualmente.
e outra, a sabó não necessita de retorque como algumas taranto precisam (+30° após 1000km).
marcos, 85°c na temperatura do ar admitido depois do intercooler, correto?
mensagem meia telegráfica mas foi o que entendi.
qual foi a temperatura ambiente?
se no futuro achar que deva por intercooler eu faria como muitos americanos fazem num honda.
eles recortam o para-choque e deixam o intercooler à vista.
não parece muito feio não.
-
estava falando de temperatura do ar por isso não mencionei, ah após a borboleta (admitido), temperatura ambiente não sei estava bem quente, se conseguir colocar o intercooler como esse ai, é o melhor local.
-
se tem 1,4mm é igual a taranto nova que tenho em estoque, ou seja, vai dar mais que 10:1.
todas as sabó que comprei na nafil são de 2,0mm. tenho três já usadas antes da modificação de 1.6 para 1.9.
bom, como só resta a de aço, será ela mesmo a escolhida.
ou tenho uma branil novinha, também com 2,0 mm - serve? não tenho experiência prática com esta marca.
-
estava falando de temperatura do ar por isso não mencionei, ah após a borboleta (admitido), temperatura ambiente não sei estava bem quente, se conseguir colocar o intercooler como esse ai, é o melhor local.
ok, intercooler será matéria para se pensar assim que conseguir juntar todas as pontas deste novelo e botar tudo para funcionar…
tá fácil não, é muita coisinha, muitos detalhes, testes, perguntas, etc... mas chegaremos lá.
-
branil, fuja para as colinas hehehehe muitooo ruim
menegotto, já está longe, fique tranquilo. vou usar a de aço mantendo a adequada atenção para não expelir bielas pela estrada…
bom, como já tenho todas as peças para juntar neste quebra-cabeças, comecei ontem encaixando no lugar os coletores no cabeçote recém chegado da retífica.
aparentemente está tudo dando certo como se vê nas fotos.
a wg que inventei de colocá-la diretamente sobre o coletor de escapamento não colidiu com os tubos da admissão.
a saída dela será ligada no topo do downpipe da spa. este se vê em primeiro plano na primeira foto.
é só furar o downpipe por cima e soldar o cano da wg curvo que aparece só apontado na foto.
como este downpipe tem saída para 3 irei cortá-lo gradativamente até caber justo um tubo inox de 2 1/2 . depois o encaixo e soldo tig.
e este downpipe faz o milagre de só crescer 70mm para o lado do alternador.
como este espaço é de aproximadamente 100mm sobram 30mm dando uma boa folga para o alternador.
agora que o peso pendurado gerado pela turbina é grande, isso é.
provavelmente é devido a isso que coletores tenham trincado.
imagino uns 40 kg total com saída de escape e tudo. antes de montá-lo definitivamente vou passar uma balança para satisfazer a curiosidade.
no cabeçote aspirado se consegue colocá-lo com as mãos, já este novo conjunto só com guincho e removendo-se o capô.
-
essa tranqueira vai entrar no cofre?
no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?