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Turbinando o sevel 1.9

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    marcossilvass
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    #274

    no meu tem um restritor regulavem mais deixo totalmente aberto e a turbina não fuma e nem baba, quanto mais vazão de óleo para turbina melhor, como o flavio falou quanto maior o retorno melhor também.

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      svcglobal
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      #275

      eu só usaria resritor se a turbina abrisse o bico…

      e é claro.. faça um retorno bem exagerado (diametro), se possivel maior que a saida da turbina...

      retorno tem 1/2 interno, desce reto com menos de 30cm e só com uma curva bem leve na entrada do cárter.

      ok, vou verificar na primeira ligada se baba ou não.

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        marcossilvass
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        #276

        1/2 interno já está ótimo

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          menegotto
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          #277

          lancia a minha turbina garrett já veio de fábrica com a entrada de óleo com um furo calibrado… porém a antiga apl o furo tinha os mesmos 4,5mm do aeroquip e fumava...

          como a sua é spa, acredito que a entrada de óleo dela seja calibrada... se não seria bom ligar na spa e conversar com algum engenheiro e ver o que recomendam

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          • S Offline
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            svcglobal
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            #278

            lancia a minha turbina garrett já veio de fábrica com a entrada de óleo com um furo calibrado… porém a antiga apl o furo tinha os mesmos 4,5mm do aeroquip e fumava...

            como a sua é spa, acredito que a entrada de óleo dela seja calibrada... se não seria bom ligar na spa e conversar com algum engenheiro e ver o que recomendam

            falei nesta manhã com a spa e garantiram que esta turbina não tem problema de pressão.

            contanto que se limite em 8 bar no máximo é só ligar o aeroquipe da saída da cebolinha do óleo.

            bom, como está na garantia não vejo porque não tentar dessa maneira.

            capitulo ii, junta do cabeçote:

            não consegui achar sabó, nem na loja que tinha até ontem.

            então, me lembrei de uma de aço que comprei uns 4 anos atrás e estou com ela na mão.

            composta de uma junta central de aço inox mais duas bem finas onde existem o-rings estampados em alto relevo e as três então formando um sanduíche.

            salvo erro ou omissão, o vendedor disse para apertar nos valores convencionais 4 + 90° + 90°, ligar o motor em ml e aquecê-lo até chegar na temperatura normal porém sem a tampa do reservatório de modo a manter a pressão da água baixa enquanto a tinta cor violeta das faces dela não curar .

            confere?

            e estes o-rings estampados não irão magoar a superfície do cabeçote de alumínio irreversivelmente?

            ah os parafusos de cabeçote taranto, que imaginei ser outro parto para conseguir, achei numa loja aqui de teresópolis e o preço foi de r$30,00. fantástico.

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              menegotto
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              #279

              lancia, não machuca o cabeçote não… são esses relevos que garantem a vedação...

              eu usaria junta de papel... pois ela é o fusível do motor... se tiver algum problema no acerto de ponto (detonação em turbo nem se houve só vê a fumaça pelo escape) a junta de aço aguenta muito mais, e daí alguém tem que se entregar né... melhor perder uma junta do que um jogo de pistão/anél...

              eu uso sabó com 1 kg de turbo e 8,3:1 de taxa, sem maiores problemas...

              me diga para quando precisa da junta que tenho ela aqui, só me confirme seu endereço amigo lancia

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                marcossilvass
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                #280

                fiquei devendo uma puxada boa e verificar a temperatura do ar com o meu intercooler que aliás fica no mesmo lugar do intercooler no a3, bom mesmo com o parachoque novo paralelo que tem os frisos menores para entrada de ar, andei uns 30min com uma boa parte do trajeto com o pé embaixo com 1,3bar de turbo e deu 85cº ponto final 31,5º no alcool taxa de 8,7:1.

                espero que ajude

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                  svcglobal
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                  #281

                  menegotto, aceito sim com máximo prazer, porque como disse, está difícil de achar uma sabó nas minhas bandas.

                  mas confirme se tem 2,0mm porque já vi algumas com 1,4mm e até com 1,6mm.

                  acho que tem umas para álcool, outras para cabeçote retificado, sem falar na gasolina.

                  com 2,0mm fico com 9,5:1 e com as outras acima de 10 que é o que estou rodando atualmente.

                  e outra, a sabó não necessita de retorque como algumas taranto precisam (+30° após 1000km).

                  marcos, 85°c na temperatura do ar admitido depois do intercooler, correto?

                  mensagem meia telegráfica mas foi o que entendi.

                  qual foi a temperatura ambiente?

                  se no futuro achar que deva por intercooler eu faria como muitos americanos fazem num honda.

                  eles recortam o para-choque e deixam o intercooler à vista.

                  não parece muito feio não.

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                    marcossilvass
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                    #282

                    estava falando de temperatura do ar por isso não mencionei, ah após a borboleta (admitido), temperatura ambiente não sei estava bem quente, se conseguir colocar o intercooler como esse ai, é o melhor local.

                    1 Resposta Última resposta
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                      #283

                      lancia ela é de 1,4mm, padrão original

                      1 Resposta Última resposta
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                        #284

                        se tem 1,4mm é igual a taranto nova que tenho em estoque, ou seja, vai dar mais que 10:1.

                        todas as sabó que comprei na nafil são de 2,0mm. tenho três já usadas antes da modificação de 1.6 para 1.9.

                        bom, como só resta a de aço, será ela mesmo a escolhida.

                        ou tenho uma branil novinha, também com 2,0 mm - serve? não tenho experiência prática com esta marca.

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                          #285

                          estava falando de temperatura do ar por isso não mencionei, ah após a borboleta (admitido), temperatura ambiente não sei estava bem quente, se conseguir colocar o intercooler como esse ai, é o melhor local.

                          ok, intercooler será matéria para se pensar assim que conseguir juntar todas as pontas deste novelo e botar tudo para funcionar…

                          tá fácil não, é muita coisinha, muitos detalhes, testes, perguntas, etc... mas chegaremos lá.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
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                            menegotto
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                            #286

                            branil, fuja para as colinas hehehehe muitooo ruim

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              #287

                              branil, fuja para as colinas hehehehe muitooo ruim

                              menegotto, já está longe, fique tranquilo. vou usar a de aço mantendo a adequada atenção para não expelir bielas pela estrada…

                              bom, como já tenho todas as peças para juntar neste quebra-cabeças, comecei ontem encaixando no lugar os coletores no cabeçote recém chegado da retífica.

                              aparentemente está tudo dando certo como se vê nas fotos.

                              a wg que inventei de colocá-la diretamente sobre o coletor de escapamento não colidiu com os tubos da admissão.

                              a saída dela será ligada no topo do downpipe da spa. este se vê em primeiro plano na primeira foto.

                              é só furar o downpipe por cima e soldar o cano da wg curvo que aparece só apontado na foto.

                              como este downpipe tem saída para 3 irei cortá-lo gradativamente até caber justo um tubo inox de 2 1/2 . depois o encaixo e soldo tig.

                              e este downpipe faz o milagre de só crescer 70mm para o lado do alternador.

                              como este espaço é de aproximadamente 100mm sobram 30mm dando uma boa folga para o alternador.

                              agora que o peso pendurado gerado pela turbina é grande, isso é.

                              provavelmente é devido a isso que coletores tenham trincado.

                              imagino uns 40 kg total com saída de escape e tudo. antes de montá-lo definitivamente vou passar uma balança para satisfazer a curiosidade.

                              no cabeçote aspirado se consegue colocá-lo com as mãos, já este novo conjunto só com guincho e removendo-se o capô.

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #288

                                essa tranqueira vai entrar no cofre?

                                no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #289

                                  esse corpo de borboleta é de qual carro?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
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                                    #290

                                    tá com cara de ser de palio 16v

                                    esse corpo de borboleta é de qual carro?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #291

                                      essa tranqueira vai entrar no cofre?

                                      no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?

                                      flávio, sinceramente? não sei rsrsrs, na hora tento por uma vaselina…

                                      a turbina fica na parte de trás no tipo. tanto o escapamento como a admissão ficam entre o motor e a parede corta-fogo.

                                      vai ser que nem lata de sardinha mas deve entrar sim.

                                      o motor foi projetado assim de modo a colocá-lo no cofre do fiat 128 bem encostado no para-choque dianteiro e assim permitir colocar-se o pneu step por trás e dentro do cofre também, que nem nos fiat 147. maluquices comerciais da fiat, vai entender.

                                      eu teria preferido um cabeçote cross-flow e um step na mala, que nem os outros 99.9% dos fabricantes.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #292

                                        esse corpo de borboleta é de qual carro?

                                        marcos, é de tempra 2.0 16v (a mesma da injeção g7).

                                        ele tem borboleta com abertura parcial em curva exponencial.

                                        ou seja abre pouco nos primeiros 45° e depois disso abre proporcional até os 90°.

                                        reduz muito o consumo e cria mais dirigibilidade.

                                        outra vantagem é a boca de 3 (76,2mm).

                                        sem falar no custo, r$100,00 em qualquer desmanche.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #293

                                          imaginei que fosse do tempra…ehehe 3 é bruto essa entrada heim...kkkk para a fase turbo fica exelente e como tem esse esquema de abertura parcial você acaba tendo um torque bom em baixa né, a borboleta do fiat tipo 1.6 mpi também é assim? analizando o dispositivo de abertura da borboleta aquela roldana meio ovalizada.

                                          1 Resposta Última resposta

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