Primeira partida
-
realz posta seu mapa inteirinho que vou mostrar a um amigo que manja de pandoo vai ser mais rápido para te ajudar.
[] s
-
realz vou postar uma mapa de gol g5 com 1 banca de 4 bicos grande, roda fônica 60-2 para você dar uma olhada e assim vamos tentando achar o problema.
não da para anexar arquivo? te passo por e-mail então.
-
-
realz, meça se quando vira arranque mantém os 12v no sensor hall. as vezes o pessoal pega pós-chave que corta quando vira arranque.
outra coisa, consiga uma caneta de polaridade ou até mesmo um led com resistor e coloque entre os dois fios do hall. ele deve piscar com a rotação do motor.
se na pandoo não lê rotação quando vira arranque, o problema está por aí.
-
ai ai ai … compre um [dso nano](dso nano) é baratinho e que nunca mais vais querer usar outro instrumento.
lancia, acho que eu não saberia usar esse aparelho..heheh
realz vou postar uma mapa de gol g5 com 1 banca de 4 bicos grande, roda fônica 60-2 para você dar uma olhada e assim vamos tentando achar o problema.
não da para anexar arquivo? te passo por e-mail então.
marcossilvass, o meu problema não está sendo os mapas, e sim o sensor da roda fonica..
realz, meça se quando vira arranque mantém os 12v no sensor hall. as vezes o pessoal pega pós-chave que corta quando vira arranque.
outra coisa, consiga uma caneta de polaridade ou até mesmo um led com resistor e coloque entre os dois fios do hall. ele deve piscar com a rotação do motor.
se na pandoo não lê rotação quando vira arranque, o problema está por aí.
coloquei uma lampada na alimentação do sensor, tá de boa.
tudo que foi ligado da pandoo, eu puxei um positivo de 10mm pra dentro do carro e ele alimenta os reles de um lado… o pós chave só liga/desliga os reles.
esse esquema do led, ligo o catodo com resitor no 12v e o anodo onde seria o sinal do sensor?
é, ta marcando 0 rpm na pandoo quando ligo a chave.
de qualquer forma, soltei o cambio hoje, se não chover amanhã, vou deslocar ele pra trás e ver oque que dá.
-
uma noticia boa e outra ruim.
a boa, o sensor ta normal, liguei uma caneta de polaridade nele e ta normal. positivo no pino 1, negativo no 3, quando coloco algum metal na frente do sensor o pino 2 (sinal) fica negativo.
testei tanto na saida do sensor quanto no fim do chicote da pandoo, igual nos dois pontos.
então volto a estaca zero.
quando dou meia chave, pula uma faisca na vela do primeiro cilindro, e só.
bobina em curto ?
-
uma noticia boa e outra ruim.
a boa, o sensor ta normal, liguei uma caneta de polaridade nele e ta normal. positivo no pino 1, negativo no 3, quando coloco algum metal na frente do sensor o pino 2 (sinal) fica negativo.
testei tanto na saida do sensor quanto no fim do chicote da pandoo, igual nos dois pontos.
então volto a estaca zero.
quando dou meia chave, pula uma faisca na vela do primeiro cilindro, e só.
bobina em curto ?
só pra complementar, os bicos também não estão pulsando.
-
fuçando no manual da pandoo, ja tinha visto que falam pra usar um resistor de 1k entre o sinal e o positivo, para melhorar a leitura…
dei uma googleada:
será?
-
fuçando no manual da pandoo, ja tinha visto que falam pra usar um resistor de 1k entre o sinal e o positivo, para melhorar a leitura…
dei uma googleada:
será?
pensando alto:
-
seria ai que entraria um osciloscópio para te dizer se o sinal está certo ou não com motor girando no arranque (se está corretamente quadrado e amplitude certa ou ruidoso e disforme).
-
tens certeza de que a pandoo funcionaria com sinal quadrado de 0-5v conforme o seu hall deveria estar fornecendo? será que ela não estaria programada para receber 0-12vó li o manual duas vezes e não achei informação sobre isso.
-
absoluta certeza de que os mapas iniciais estão carregados na memória da pandoo?
-
não acredito em bobina pois ao menos uma centelha pula.
-
tal resistor pull-up de 1k instalado não irá piorar a historia e vale a pena tentar.
-
seria bom medir tensões de 12v na linha dos bicos, na bobina e todos os sensores durante a virada do arranque.
-
e se não for nada disso arranje uma pandoo emprestada para tirar a dúvida se não é ela mesmo que está ferrada.
-
-
dei uma googleada:
http://www.orkut.com…160038&hl=pt-br
será?
pensando alto:
-
seria ai que entraria um osciloscópio para te dizer se o sinal está certo ou não com motor girando no arranque (se está corretamente quadrado e amplitude certa ou ruidoso e disforme).
-
tens certeza de que a pandoo funcionaria com sinal quadrado de 0-5v conforme o seu hall deveria estar fornecendo? será que ela não estaria programada para receber 0-12vó li o manual duas vezes e não achei informação sobre isso.
-
absoluta certeza de que os mapas iniciais estão carregados na memória da pandoo?
-
não acredito em bobina pois ao menos uma centelha pula.
-
tal resistor pull-up de 1k instalado não irá piorar a historia e vale a pena tentar.
-
seria bom medir tensões de 12v na linha dos bicos, na bobina e todos os sensores durante a virada do arranque.
-
e se não for nada disso arranje uma pandoo emprestada para tirar a dúvida se não é ela mesmo que está ferrada.
agora entendi como funcionaria o osciloscópio… era uma coisa que nem me passava na cabeça.
sim, os mapas básicos estão criados na pandoo, e ela veio direto de uma revisão por parte do fabricante, antes de vir pra mim.
eu acredito que o resistor vá adiantar, já que não me vem mais nada errado na cabeça... nem bobina manda centelha quando gira o motor, nem bico pulsa...
se não der certo o resistor, vou procurar alguém que tenha pandoo.
-
-
mas tem uma coisa jão: numa primeira partida, você nunca deve deixar bicos e bobinas ligados. isso vc só faz depois que tem certeza que o sinal de rotação tá estável.
não tem isso no manual da pandoo?
se eu não estiver enganado, pede pra plugar a bobina após configurar na pando…nada mais,
-
o ricardo tem razão outro dia li isso no manual da pandoo e na megasquirt é a mesma coisa.
-
mas tem uma coisa jão: numa primeira partida, você nunca deve deixar bicos e bobinas ligados. isso vc só faz depois que tem certeza que o sinal de rotação tá estável.
se eu não estiver enganado, pede pra plugar a bobina após configurar na pando…nada mais,
esse fato da bobina desligada é para dar tempo de se medir a temperatura dela caso o dwell estiver exageradamente alto.
-
esse fato da bobina desligada é para dar tempo de se medir a temperatura dela caso o dwell estiver exageradamente alto.
no manual da pandoo pedem isso pra nego não configurar bobina sem ignição interna, sendo que ela tenha ignição interna, e queima-la.
enfim, depois de ter afastado cambio, testado o sensor ontem com caneta de polaridade, ter tirado coletor de admissao…
hoje remontei tudo, tirei o spagueti do chicote, conferi os fios, e tudo 100%.
coloquei o tal resistor entre o sinal e o + do sensor da roda fonica...
por desencargo tentei dar na chave e ameçou pegar...o coletor ainda tava desmontado, meu amigo disse que os bicos tinham pulsado e tinha pulado faisca da vela(também estava fora).
montamos tudo, e eram 22:45 tentamos a partida:
http://www.youtube.com/watch?v=9uw0fvcvw_w
o video foi rapido por causa do barulho…ta sem escape ainda e tava foda.