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Coletores de escape

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • J Offline
    J Offline
    JESUS
    escreveu em última edição por
    #1

    qual o melhor? o curtinho ou o longo?

    o dinam?metro não mente jamais

    maiores informações:

    http://www.mustang50magazine.com/techarticles/4328/

    1 Resposta Última resposta
    • J Offline
      J Offline
      JESUS
      escreveu em última edição por
      #2

      ah sim, observem bem os valores de torque, não apenas os de potência.

      tá aí o que eu falei a vida toda sobre dimensionados e pouca gente acreditou.

      abraços

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        fsobral86
        escreveu em última edição por
        #3

        bacana,

        o longo rende mais, claro

        1 Resposta Última resposta
        • J Offline
          J Offline
          JESUS
          escreveu em última edição por
          #4

          bacana,

          o longo rende mais, claro

          [snapback]322215[/snapback]

          reparou no torque máximo?

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            fsobral86
            escreveu em última edição por
            #5

            reparou no torque máximo?

            [snapback]322216[/snapback]

            sim, perdeu um pouco de torque.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #6

              repara-se q no curto nao existe linearidade qto ao comprimento dos tubos…

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                FabioRR
                escreveu em última edição por
                #7

                muito interessante …

                o longo gera mais torque em baixa, só que tem um pico menor. em compensação a curva de queda é mais plana que no curto, assim sustentando o motor ainda com mais torque até rotações mais elevadas

                moral da história ... o coletor curto rende apenas um pico maior de torque.

                não sei se me expliquei bem ... mas foi isso que eu entendi :ninja:

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  AGOSTINI
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  muito bom este tópico eu podia jurar que o menor seria melhor, ?m algumas faixas de rpm até foi melhor, mas o longo foi mais estavel , e se fizesse um m?dio ai em, tipo meio termo o que daria?????rssss

                  1 Resposta Última resposta
                  • J Offline
                    J Offline
                    JESUS
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    convóm lembrar que os dois são dimensionados, ou seja, provavelmente são bem melhores que o coletor original de ferro fundido.

                    tá aí uma coisa que eu sempre disse: um coletor nunca é igual ao outro, muita coisa se esconde nesses dimensionados e um servião bem feito faz toda a diferença, pode ser coisa de chato, mas pra mim coletor de escape sempre foi uma das peças mais importantes.

                    duro é achar o coletor ideal para cada aplicação.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Flavio Cruz
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      a potencia máxima tb foi jogada um pouco pra cima…. as vexes, em rotacao mais baixa, o crto vem mais potencia, mais basta girar mais um pouco e o longo atropela..

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        m4c4c0
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        melhor seria comprimento variável , longo em baixa, curto em alta…

                        pra quem entende mais, é resultado apenas de maior ou menor restrição ou também influenciam fatores como turbilhonamento e temperatura dos gases?

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          fiz um grafico potencia x rpm pra vcs poderem comparar mais facilmente:

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
                            J Offline
                            JESUS
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            fiz um grafico potencia x rpm pra vcs poderem comparar mais facilmente:

                            [snapback]322322[/snapback]

                            tem no site citado

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              Rix
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              interessante

                              1 Resposta Última resposta
                              • H Offline
                                H Offline
                                hernani.vila
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                realmente, desenho de coletores é uma arte. em competição, h? casos em que uma pessoa pode desejar desenhar um coletor errado de proposito, isto ?, com dutos de comprimentos diferentes para cada cilindro, necessário quando o pico de torque gerado com o coletor corretamente equalizado causa uma perda de tração. nesses casos, o coletor é redesenhado para que cada cilindro tenha seu próprio pico de torque, distribuidos pela faixa de rpm na qual o motor vai ser utilizado

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  mephisto
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  isso eh 4c é eh mt taxado é comando é volume do motor é sobrealimentado?

                                  n? fatores para se fazer um coletor, nada disso ai se aplica a qualquer motor eh uma base para algum tipo de preparacao, cuidado com conclusoes precipitadas

                                  motor girando ateh 5500 tb neh, seilah

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • J Offline
                                    J Offline
                                    JESUS
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    isso eh 4c é eh mt taxado é comando é volume do motor é sobrealimentado?

                                    n? fatores para se fazer um coletor, nada disso ai se aplica a qualquer motor eh uma base para algum tipo de preparacao, cuidado com conclusoes precipitadas

                                    motor girando ateh 5500 tb neh, seilah

                                    [snapback]322624[/snapback]

                                    ? um ford 302 v8 dos mustangs 5.0, origineba de tudo.

                                    se o pessoal tivesse de dado ao trabalho de ler o artigo citado não estariam fazendo essas perguntas.

                                    abraços

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
                                      T Offline
                                      Trapizumba
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      no caso de turbinado…. qual o melhor a usar o curto ou o longo?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • X Offline
                                        X Offline
                                        Xucrute
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        eu acho que é só um exemplo dentre os vêrios (n? é ?) que temos por ae…. e não dá pra generalizar.

                                        o coletor longoficou melhor pra esse caso, mas c/ ctz pode-se ter outro cujo coletor curto seja melhor.

                                        []s

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • J Offline
                                          J Offline
                                          JESUS
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          eu acho que é só um exemplo dentre os vêrios (n? é ?) que temos por ae…. e não dá pra generalizar.

                                          o coletor longoficou melhor pra esse caso, mas c/ ctz pode-se ter outro cujo coletor curto seja melhor.

                                          []s

                                          [snapback]322703[/snapback]

                                          discordo.

                                          a não ser que você tenha um motor com válvulas no bloco.

                                          1 Resposta Última resposta

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