Acerto ap aspirado - pat. ii
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por esse motivo que sua marcha lenta com menos ponto precisa de mais tempo de injeção e vise-versa.
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é isso ai, o projetinho tem um longo caminho pra ficar perfeito. pra ter noção, to com o kit nitro encostado aqui.
primeiro de tudo é limpar as caganças do outro pseudopreparador. e isso leva tempo e dindim, mas está sendo feito. mesmo porque o novo preparador não tem só meu carro pra mexer, dedicação exclusiva, e lá tem dia e hora marcada agora hehehe.
vamos lá.
o mapa que o preparador fez tá canhão, bruto, ignorante absurdo. mas o mapa dele é tudo por tps, ele é contra aquele filtro de combustivel de moto que eu coloquei pra estabilizar o map.
pra andar forte, o mapa dele tá muito bom e ficando cada vez melhor, mas o lado negativo é o uso civilizado. difícil rodar tranquilo, muito excesso, sonda marca 0.79~0.83 facil facil. então o consumo vai lá pras picas. ainda não tirei a média por causa da pecinha que liga o sensor no cambio, com isso o hodômetro tb não funciona corretamente.
mas é só olhar o marcador de combustível, é visível ele descendo rsrs. chuto uma média de 2km/l.
a ml nesse mapa fica em 890~900rpm, com sonda de 0.76~0.73.
copiei esse mapa pra outro perfil pra tentar mexer na baixa. não dá, se eu seco a mistura, o giro sobe pra 1200rpm, se diminuo o ponto, não faz efeito, pra tentar deixar pelo menos a ml na casa do 1.00.
anotei o mapa dele, vi que usa muito ponto e muita mistura, de acordo com ele, devido a minha taxa, seria o equivalente a um ap com 0,6kg de pressão. então o mapa deu pra sentir que ta meio que voltado pra turbo. ta canhão? sim, bom só pra brincar, uso diário fica dificil.
o meu mapa map que ferrou tudo. se uso com o map ainda por cima me dá uns estouros no escapamento quando tiro o pé de alguma aceleração seja forte ou não. no mapa dele não da estouro.
no map procurei manter a sonda em 0.86 a 0.90 pra ter um consumo aceitável, fazia 5,5km/l rodando de boa. e não era tão forte igual ao mapa dele todo em tps, ou seja é tudo ou nada.
o que estou pensando. pegar a escala de ponto de ignição dele, colocar no meu mapa map, e pela pressão (map) tentar chegar nos valores de injeção do tps dele. porém ao anotar os 2 mapas no papel, percebi que em map usa mais injeção pra ter uma sonda pobre, enquanto que no tps se eu usar esse valor de injeção, ele da erro de tanto excesso.
exemplo:
mapa preparador por tps -> ml 1,12ms 5% sonda 0.73~0.76 e 19º de ponto.
meu mapa por map com injeção rápida por tps -> ml fica na faixa de -0.36bar ~ -0.28bar com 1.75ms 13% e a sonda bate 1.05 com 14º em 1000rpm
o que quero tentar é somar o mapa do preparador que ficou forte, só de relar o pé no acelerador o motor urra forte, seja na reta ou na subida com um consumo aceitável que eu tinha por map e maior linearidade na aceleração.
será que consigo?
os mapas são básicos, sem correção de ponto por tps, map, ar, etc… deixamos isso pro final. por enquanto é injeção e ponto por rotação apenas.
em relaçao aos estouros…provavelmente no mapa dele...o cut-off...da desabilitado...e no teu ta habilitado
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lee sua injeção não da para fazer a parte de baixa em map e depois em tpsó se sim seria uma boa, quanto mais ponto usa menos combustivel.
infelizmente não tem como fazer isso na ft, ou é tudo por tps, ou map ou tps com correção por map (essa ultima alternativa nunca testei, pq se estou apanhando com algo simples, imagine colocar mais variáveis hehe).
pois bem, hoje usei o mapa do preparador pro uso diário, pra sentir realmente. não deu outra, pipoco no escapamento, parece cg dando tiro, tá horrível. fui no cara do escape e pedi pra ver se tinha entrada de ar falsa, não tem.
estranho que agora o pipoco dá tanto com mistura pobre, rica, pouco ponto, muito ponto, acelerando, tirando o pé, é inevitável que dê o pipoco. nessa hora tenho até vergonha de andar no carro hehehe, todo mundo olha. ta muito escroto.
outro pau que apareceu agora a noite. de dia rodei tranquilo dando meus tiros pra lá e pra ca. a noite saindo a loja o carro morria toda hora. era so pisar na embreagem e ele morria. lembrando, mapa do preparador por tps. fiquei encucado porque antes não morria e a marcha lenta ficou na casa dos 700rpm a 800rpm até morrer.
de repente lembrei do fator voltagem. olhei na cpu de bordo da ft e a disgrama estava em 11,8 / 11,5 / 12,3 no máximo 12,7 pronto, agora apareceu essa porcaria e todos sabem que com voltagem baixa ferra com a injeção, ainda mais com a ft que o normal de trabalho é 14v. mesmo com tudo desligado (a noite) farol, farol de neblina, farolete, a bendita voltagem não subia.
agora é ver esse problema. não adianta nada eu tentar fazer um mapa com a voltagem baixa desse jeito.
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será q seu alternador ou regulador de voltagem foi pro pau?
pq essa tensão aí é o q a bateria entrega
não descarto essa possibilidade, quarteto.
quando instalou a ft na outra oficina a minha tensão era baixinha tb, ai trocou o regulador de voltagem e ficou top, nos 14v. isso tem o que? uns 2 anos quase. e mesmo acelerando o carro a voltagem não sobe. lembro que antes ela passava dos 14v, chagava até uns 14,3v.
estou esperando o outro carro (de uso diário) sair da revisão pra encostar o golzin de novo pra verificação desses itens e arrumar o sensor da velocidade e numa dessa ver se não tá com junta do coletor de escape estragada, ou mal colocada, senão, não sei de onde pode estar vindo tanto pipoco no escape..
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marcos, mas não seria o contrário, +ponto +injeção?
é que quando você aumenta o ponto de ignição você cria mais vácuo (menos pressão) logo menos combustivel.
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o vácuo que estou falando é no coletor de admissão, configura a injeção para 1000 rpm com 10º acerta a mistura de combustivel para lambda de 1,00 mede a pressão e depois faz isso com 18º e mede, você vai constatar que diminuiu a pressão (aumentou o vácuo, vácuo é quando a pressão é menor que 1 atm) e diminuiu a quantidade de combustivel, esses valores é só para o teste em questão.
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se a marcha lenta ficar com o mesmo rpm sim.
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o vácuo que estou falando é no coletor de admissão, configura a injeção para 1000 rpm com 10º acerta a mistura de combustivel para lambda de 1,00 mede a pressão e depois faz isso com 18º e mede, você vai constatar que diminuiu a pressão (aumentou o vácuo, vácuo é quando a pressão é menor que 1 atm) e diminuiu a quantidade de combustivel, esses valores é só para o teste em questão.
esse comportamento é chamado de reserva de torque, como a alteração do avanço é de forma imediata e o combustivel e massa de ar admitido tem um certo atraso (vc altera o motor de passo/borboleta) ai entra mais ar e ai o combustivel será injeto e até chegar ao cilindro e ser queimado leva um certo tempo… então vc qdo calibra a marcha lenta de um veículo faz sempre com o ponto que dá o máximo torque (depende do comando, desenho do cabeçote, etc etc etc), mas ai se deixar desta forma qualquer alteração no consumo do motor (ligar ventoinha, pisar no freio, etc etc) faria variar a rotação do motor...então se atrasa o ponto nesta condição fazendo com que o motor fique mais estável nestas variações de consumo de potência.
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zorlac, eu ando hoje de 2.0 com 276° e ft200.
o melhor acerto que eu consegui foi com o mapa por tps com correção por map
só no tps nao dá pra tirar os excessos, e se tirar fica magro e outro ponto.
com a correção consegui estabilizar a lenta em todos os regimes entre 0.88 e 0.92
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fsobral, seria muito pedir pra postar como ficou esse mapa de injeção de tps com correção por mapo so esse mapa, pra eu ter idéia de como começar. pq nunca mexi. a racepro tem essa opção tb.
eu te passo, add no msn que fica mais facil, [email protected].
eu pego e te passo.
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manda no meu email [email protected]
tem anos que nao uso msn, nem tenho mais ele instalado.
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galera, outra coisa que percebi, quando tiro o pé da embreagem faz um barulho feio, uns tec tec tec , ai coloco o pé na embreagem e fica silencioso. será que é a minha embreagem de ceramica pedindo arrego?
uso ff de 980lb com 6 discos e mola. poxa não usei nem 10.000km.
não deu pra fazer os testes no final de semana, correria de finalizar a loja não deixou.
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no marea, qdo aconteceu isso era rolamento de embreagem fudido