Projeto bora t 2006
-
fala rapaziada, frequento o forum da oktane, vwgolfclub e vectraclube ( sou moderador ) entao vêrios ja me conhecem, mas para quem nao conhece, meu nome é bruno gili, e atualmente tenho um vectra, mas o meu sonho de consumo sempre foi um bora.
estou na eminencia de receber uma grana legal, mas ainda vai demorar algum tempo, coisa de 1 ano ou ate mais, entao, gostaria da ajuda de todos, para ir montando e aperfei?oando o projeto do bora t.
nao pretendo montar o carro da noite para o dia, pode demorar mais um ano montando o carro depois de compra-lo, mas quero tudo perfeito, nos minimos detalhes.
os principais objetivos do projeto são:
satisfação pessoal de ter um bom carro turbo, mas nao vai ser nada de extremo, a ponto de ter risco de quebra, tem que ser acima de tudo confiavel e dentro do bom senso.
nao pretendo ficar acelerando com ninguem, gosto de fazer isso sozinho, e o carro vai ser exclusivamente de fim de semana.
1 - coletor de tubo inox pulsativo
2 - turbina gt25r, gt28r ou k16 ( ja li o outro tópico inteiro, ja esta pra ser descartada pra potencia que acredito alcançar ) ou bipulsativa .70/.50 da master power 810003 (ex: to4e 58,0 rt: to4e 56,5) t4 st1 ou 810005 t4 st2 (ex: to4 64,0 rt: st2 t4 58,16)
3 - pistões e bielas forjados ( je, crower, iasa, iapel, powertech… )
4 - comando de valvula gringo 272 + polia ( erson, crane, crower..... )
5 - trabalho no cabeçote, priorizando dutos de escape
6 - intecooler grande, o maior que couber no parachoque original
7 - unichip ( ja tenho )
8 - bicos iw 330 + bico extra abrindo em alta
9 - alcool, qual bomba?
10 - escape 3
11 - embreagem 6 pastilhas e plato de 750 libras, com mola
12 - upgrade nos freios
estimativa de 300cv com 1,2bar
algumas considerações sobre os itens:
1 - vale realmente a pena esse coletor ao inves do de ferro fundido? to falando de potencia.
2 - acho que esse item vai ser um dos mais polemicos, ja li varios topicos aki no forum sobre turbina, e acho que isso é opiniao pessoal mesmo de pegada em baixa e alta, mas ocorre que nunca tive carro turbo, e nao tenho opiniao formada em relação a isso mas penso em algo girando bem na faixa dos 2500-6500, dentro das specs do comando que for escolhido tbm. estou tendencioso pra gt28r, mas acho que nao é duplo, entao posso ir pro lado de uma dessas mp que o leo multi ta representando agora, ainda tenho que conversar com ele.
3 - essencial no projeto, principalmente as bielas que pelo o que ja pesquisei sao o ponto fraco desse 2.0, mas me preocupo com a folga que fica com pistao forjado, existe algum jeito de regular essa folga com os aneisó qual a melhor marca? no vw vortex vejo muito je.
4 - melhor priorizando escape ou admissao? tem que levar em conta a preparação do cabeçote tbm. qual marca?
5 - cabeçote a principio ira pra pf, mas qual trabalho fazer? dutos, sede, angulos?
6 - alguem sabe calcular intercooler ou posso por o maior que couber no parachoque? alguem sabe qual cabe? nao quero mexer no parachoque
7 - unichip + turbo module controlando a pressao com n75 ( talvez pico de 1,5 estabilizando em 1,2 )
8 - alguem sabe se esses bicos cabem no bora? ou de algum outro com vazao melhor?
9 - bomba extra? qual? ligada em serie? e a bomba interna? qual? regulador de pressao original?
10 - menos restrição possivel ( ja li o topico sobre isso )
11 - esta boa pro projeto? qual marca?
12 - powerbrakes ou quem sabe uns wilwood da vida
galera, falem bem, falem mal, critiquem, indiquem lojas, serviços, qualquer linha escrita é bem vinda pra ir lapidando esse pre-projeto que fiz a grosso modo.
grande abraão a todos
-
cara, sinceramente não cheguei a ler com atenção o seu tópico, mas se eu fosse você compraria uma motor 1.8t do golf/a3 e trabalharia em cima, fica um tesão e cabe como uma luva no futuro bora.
-
cara, sinceramente não cheguei a ler com atenção o seu tópico, mas se eu fosse você compraria uma motor 1.8t do golf/a3 e trabalharia em cima, fica um tesão e cabe como uma luva no futuro bora.
[snapback]188144[/snapback]
ja busquei algumas info sobre essa mudança, ate onde me informaram tem que trocar tudo, até a central eletronica, chicote, bomba de oleo, …... e no final das contas ainda vai ficar uma adaptação.
quero carro 100% confiavel, mas essa possibilidade nao esta totalmente descartada.
vlw
abs
-
mas a idéia não é aproveitar nada do motor 2.0…
você compra o motor inteirinho, câmbio, chicotes, central, tudo mesmo.. tira um e coloca o outro.
porém acaba ficando caro
mas esse motor 2.0 também fica bem bacana turbinado, é só ter alguém que saiba mexer na injeção dele.
-
boa pergunta. se ele disser o código do motor, eu posso descobrir.
[snapback]188418[/snapback]
galera, ate onde eu sei é biela longa, nem sabia essa historia de alguns ja virem com biela curta.
e eu tbm nao sei o ano do carro que vou pegar, vai depender de $$$, estado de conserva?ao, cor ( quero preto )….
alguem sabe com certeza se a partir de qual ano tem bielinha ?
abs
-
se não me engano foi no ano que começou o acelerador eletrúnico que eles vieram bielinha
-
golf gti do 1.8 t = biela de ap, o comprimento.
? mais larga uns 4mm.
-
curti o projeto, sem turbina de carrinho de rc, só acho que com uma turbina bem dimensionada, unichip, intercooler, e um tapa que vai dar no cabeçote, vara os 300cv com menos de 1bar
-
o motor do golf é biela de 149mm, mas isso não influencia em nada já que vc vai colocar forjada. eu colocaria a gt-28 r mas eu duvido vc encontrar uma dessa aki no brasil, provavelmente vc só vai achar a gt-28. eu acho que essas mp que vc citou são muito grandes….depois eu vou calcular pra vc, agora eu to sem saco
-
o motor do golf é biela de 149mm, mas isso não influencia em nada já que vc vai colocar forjada.
[snapback]188762[/snapback]
sim, antes todos 2.0 dessa familia vinham com biela longa e bloco alto. porem com mudanças de carrocerias nas linhas novas, a engenharia optou por voltar a usar bloco mais baixo e com isso bielas curtas. o lance seria procurar um que ainda tenha bloco alto. o lcs se propos a ajudar nisso.
quanto ao comprimento das bielas, passando elas a serem forjadas ou não, existe uma diferença sutil no funcionamento de um 2.0 com biela curta e um com biela longa.
-
o motor com biela curta e pistão grande tende a vibrar bastante… aí alonga-se a biela, ela não trabalha em inclinação tão grande e você ganha torque e conforto.