Troca de motor uno: de 1.0 fire para 1.4 fire
-
e aí pessoal? blz?
pô me apresentei no fórum, lí bastante coisa mas não participei…
pra quem não tá lembrado, meu tópico de apresentação, está aqui: http://www.preparados.com.br/topic/44637-apresentacao-e-ae-turma/
enfim, voltei pra contar a boa... o motor 1.4 q citei no tópico de apresentação foi adquirido e estava guardado aqui em casa desde maio/2011... isso mesmo estava guardado...
deixei ele ontem na oficina pra abrir e checar como estão as coisas e em breve vou encostar a botinha ortopédica.
carro:
meu carro é um mille fire 2003/04.
É a gasolina, 55cv de pura emoção
a injeção é multi-ponto e mono-combustível (não flex).
motor:
o motor q vai entrar é o fire 1.4 2010 oriundo de uma strada. está com 18.000km rodados e muito bem cuidado.
foi deixado no meu mecânico/preparador e já abrimos ele para assegurar que está tudo ok, sem borras ou arruelas e porcas jogadas lá dentro por alguém mau intencionado. e até para averiguar a integridade geral dele.
pro enquanto o carro será 1.4 original, pretendo montar ele com a injeção original do 1.0, trocando só os bicos injetores, pelos do 1.4 originais. próximos ups provavelmente serão: escape 4x1 ou 4x2x1, não decidi ainda e a troca do corpo de borboleta (a do 1.0 é minúscula).
a caixa de câmbio será a mesma original do mille fire, que dos 1.0 creio ser uma das mais longas e creio que pro 1.4 ficará perfeito pelo torque do motor e peso do carro, a tocada vai ficar gostosa.
o motor foi desmontado a tampa de válvulas, cabeçote e retirado o carter do bloco. comando de valvulas liso, tuxos zerados, nos cilindros era possível ver ainda as marcas do brunimento original de fábrica, pistões todos queimadinhos homogeneamente, enfim... realmente o motor é pouquíssimo rodado...
a princípio só isso foi feito.
hoje, 14/06/2012 comprei junta de cabeçote, cola silicote loctite, correia dentada, esticador, correia do alternador, rolamento do esticador do alternador, filtro de óleo e óleo lubrax tecno 15w40.
devemos montá-lo na sexta-feira e deixar pronto pra encostar o carro, que a princípio está marcado pro dia 25, mas é possível q seja adiantado.
por enquanto é isso )
que venham as críticas e sugestões
-
não creio, nando, afinal, os sensores são todos compativeis. fora que ele pode usar os sensores originais do bloco 1.0 dele, e chipar o carro, adequando ao novo motor
-
acho que os bicos também são os mesmos, pelo menos nos palios 1.0 e 1.5 fiasa eram os mesmos, daí vai ter os mesmos sensores e parâmetros enviados à injeção, porém vai dar falta de combustível na sonda lambda e a injeção vai endoidar entrando em modo de emergência, se remapear eu digo que funciona, agora deixando original toda a injeção continuo achando que nao vai funfar legal.
qualquer coisa leva pro overspeed aqui do fórum que ele deve remapear isso rapidinho, acho que ele é de sp capital.
-
amigo
se vc for gastar algo na injeção da uma pensada e uma pesquisada.
em adquirir uma programavel legal tipo megasquirt, dmt (eu uso esta)
vc mesmo pode instalar e cada vez que fizer uma alteração neste motor, pode alterar na injeção na hora.
mas se quiser manter a injeção original tb da. mas se tu quer mudar as preparações com o tempo a programavel vai bem.,,inclusive turbo ou supercharger
e usa todos os sensores e atuadores que tu ja tem, alguma eventual troca talves ocorra mas é bem facil e legal de trabalhar cm a ie.
http://dmteletronica.com.br/arquivos/manualecusdmt-r3.pdf da uma olhada nesse link.
outra coisa esse teu motor é 80/81cv ou 85/86cvó
-
acho que os bicos também são os mesmos, pelo menos nos palios 1.0 e 1.5 fiasa eram os mesmos, daí vai ter os mesmos sensores e parâmetros enviados à injeção, porém vai dar falta de combustível na sonda lambda e a injeção vai endoidar entrando em modo de emergência, se remapear eu digo que funciona, agora deixando original toda a injeção continuo achando que nao vai funfar legal.qualquer coisa leva pro overspeed aqui do fórum que ele deve remapear isso rapidinho, acho que ele é de sp capital.
pois é, fazer o remap com o overspeed está sim nos planos, ainda mais q ele está programando uma vinda pra curitiba e vai ser bem na época q estarei finalizando o carro…
amigo 1.4 usa a injeção iaw 4sf quanto o 1.0 usa a iaw4afb, a diferença básica é de no 1.0 nÃo tem sensor de fase e não 1.4 tem.resumindo, vai funcionar com a 4af tranquilo mas vai precisar remapear
reparei nisso tb… todos os sensores são compatíveis, só q o 1.4 tem o variador de fase q fica na tampa de válvula e o 1.0, não. será q tem mais algum sensor a mais ou só esse?
amigo se vc for gastar algo na injeção da uma pensada e uma pesquisada.em adquirir uma programavel legal tipo megasquirt, dmt (eu uso esta)vc mesmo pode instalar e cada vez que fizer uma alteração neste motor, pode alterar na injeção na hora.mas se quiser manter a injeção original tb da. mas se tu quer mudar as preparações com o tempo a programavel vai bem.,,inclusive turbo ou supercharger e usa todos os sensores e atuadores que tu ja tem, alguma eventual troca talves ocorra mas é bem facil e legal de trabalhar cm a ie.http://dmteletronica.com.br/arquivos/manualecusdmt-r3.pdf da uma olhada nesse link.outra coisa esse teu motor é 80/81cv ou 85/86cvó
então julian, pensei em emplacar uma programável sim… mas aí seria bastante gasto a mais, até pq eu tb não manjo o bastante de mecânica/eletônica pra eu mesmo montar, então teria q pagar alguém pra fazer...
acho q vou deixar a programável pra um futuro não muito distante.. mas tinha pensando numa fueltech mesmo.
meu motor é o 85/86cv.
valeu pela sugestão, já estou dando uma olhada e achando beeem interessante... vou analizar esta dmt com carinho e tentar me informar mais sobre ela...
tem alguma noção de preço deste módulo programável?
-
julian. pra por o carro pra rodar, eu iria de original mesmo. concordo que uma ms seria legal, mas, acho desnecessário agora.
-
http://autoclube.blog.br/2010/02/veloce-fueltech-conceito-carro-corrida/
só tem escape 4x1 e comado 276. 110cv
-
http://autoclube.blog.br/2010/02/veloce-fueltech-conceito-carro-corrida/
só tem escape 4x1 e comado 276. 110cv
eles fabricam ali no velopark mesmo esses carrinhos
sao atentadinho pra anda hhh
-
-
http://autoclube.blog.br/2010/02/veloce-fueltech-conceito-carro-corrida/
só tem escape 4x1 e comado 276. 110cv
show… 110cv num carro de 400 e poucos kilos é sacanagem eihn
que comando é esse? de alguma marca especial? ou original de algum outro fiaté dei uma garimpada na net e não encontrei nada sobre ele.
estou com dúvidas quanto ao corpo de borboleta, o original do 1.0 é de 33mm o original d 1.4 é de 38mm, pensei em adaptar um maior pq o do 1.4 é por acionamento eletrônico. aceito sugestões
outra idéia q surgiu foi de fazer um coletor de admissão tipo plenum, mas construção diy, tenho um amigo q desenha em solid, tem acesso a tubos, soldas e tudo mais e está disposto a encarar essa comigo, rs... claro, só cogitando e estudando as possibilidades, apesar de que este foi apenas um devaneio pois o carro não é pra performance extrema.
bom, tenho todas essas coisas pra decidir até encostar o carro, até pq o overspeed vem pra curitiba dia 7 de julho, e gostaria de ter um corpo de borboleta decente já montado pra não ter q reprogramar a central e depois trocar o corpo da borboleta e perder o acerto...
-
e o corpo de borboleta dos fire 1.3 8v, são por cabo? pode ser uma saída
-
http://autoclube.blo…-carro-corrida/
só tem escape 4x1 e comado 276. 110cv
show… 110cv num carro de 400 e poucos kilos é sacanagem eihn
que comando é esse? de alguma marca especial? ou original de algum outro fiaté dei uma garimpada na net e não encontrei nada sobre ele.
estou com dúvidas quanto ao corpo de borboleta, o original do 1.0 é de 33mm o original d 1.4 é de 38mm, pensei em adaptar um maior pq o do 1.4 é por acionamento eletrônico. aceito sugestões
outra idéia q surgiu foi de fazer um coletor de admissão tipo plenum, mas construção diy, tenho um amigo q desenha em solid, tem acesso a tubos, soldas e tudo mais e está disposto a encarar essa comigo, rs… claro, só cogitando e estudando as possibilidades, apesar de que este foi apenas um devaneio pois o carro não é pra performance extrema.
bom, tenho todas essas coisas pra decidir até encostar o carro, até pq o overspeed vem pra curitiba dia 7 de julho, e gostaria de ter um corpo de borboleta decente já montado pra não ter q reprogramar a central e depois trocar o corpo da borboleta e perder o acerto...
não se anime muito não porque na realidade o peso do uno 1.0 fire é de 830kg, o dobro que o amigo está pensando…
-
e o corpo de borboleta dos fire 1.3 8v, são por cabo? pode ser uma saída
são por cabo, mas são de ínfimos 33mm também. oq favorece bastante o torque em baixa…
http://autoclube.blo…-carro-corrida/
só tem escape 4x1 e comado 276. 110cv
show… 110cv num carro de 400 e poucos kilos é sacanagem eihn
que comando é esse? de alguma marca especial? ou original de algum outro fiaté dei uma garimpada na net e não encontrei nada sobre ele.
estou com dúvidas quanto ao corpo de borboleta, o original do 1.0 é de 33mm o original d 1.4 é de 38mm, pensei em adaptar um maior pq o do 1.4 é por acionamento eletrônico. aceito sugestões
outra idéia q surgiu foi de fazer um coletor de admissão tipo plenum, mas construção diy, tenho um amigo q desenha em solid, tem acesso a tubos, soldas e tudo mais e está disposto a encarar essa comigo, rs… claro, só cogitando e estudando as possibilidades, apesar de que este foi apenas um devaneio pois o carro não é pra performance extrema.
bom, tenho todas essas coisas pra decidir até encostar o carro, até pq o overspeed vem pra curitiba dia 7 de julho, e gostaria de ter um corpo de borboleta decente já montado pra não ter q reprogramar a central e depois trocar o corpo da borboleta e perder o acerto...
não se anime muito não porque na realidade o peso do uno 1.0 fire é de 830kg, o dobro que o amigo está pensando…
amigo, não sei se vc viu oq estava dentro da citação, é o veloce, q tem 400 e poucos quilos e 110cv…
eu sei o peso do uno, e não estou buscando um foquete pra andar na pista, apenas um carrinho mais esperto pra andar na rua.
por uma simples comparação de peso/potência, calculando q o uno fique com 850kg e originalzinho com acerto de injeção nos 90cv, a relação peso potência já fica abaixo da de um punto 1.6 16v e-torq (1150kg/116cv), ficaríamos aí com uma relação 9,4 pro uno, contra uma relação 9,9 pro punto...
apenas uma comparação sem muitos fundamentos, só pra animar...
abs
-
alguém aí conhece os cálculos a serem feitos para dimensionamento da tbi?
quero uma tbi maior, mas nada absurdo, a do 1.4 original é de 38mm, mas por ser eletrônica está descartada.
pensei em tentar abrir a minha tbi, retrabalhar ela até uns 38mm ou até o máximo q conseguir, elevando a rotação do torque e potência máxima.
pitacosó
-
fotos dos bicos injetores iwp-046 originais do 1.4 fire flex, comprados hoje, 19/06/2012 e são os originais do meu motor, comprados na mesma loja, ou seja, tão usados quanto o motor.
amanhã, dia 21/06/2012 vou no mecânico para montar o motor q até então estava desmontado desde o dia que levei pra lá…
amanhã teremos mais fotos