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Vólvulas de escape com sódio

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    Fabio
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    #1

    são mais fr?geis fisicamente?

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      Konig
      escreveu em última edição por
      #2

      são mais fr?geis fisicamente?

      [snapback]341389[/snapback]

      s?dio é o elemento na da tabela periodica ,familia 1a é se for, olha nunk ouvir falar, mas sodio explode.

      1 Resposta Última resposta
      • V Offline
        V Offline
        Vinicius L
        escreveu em última edição por
        #3

        alguns cabeçotes (q eu saiba o do c20xe) vinham com um teor de sodio no interior para melhorar a eficiencia termica das valvulas. não creio q sejam mais frageis que outras nao contendo sodio.

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          marcoselvagem
          escreveu em última edição por
          #4

          as válvulas de escape do gol 1.0 turbo tám sódio no miolo

          o sódio ajuda a resfriar a válvula, certo? :aaf:

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
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            Padula
            escreveu em última edição por
            #5

            o sodio é condutor de calor…. o gol turbo tem no miolo....acredito que deva ter mais vantagens mesmo sendo menos resistente...

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
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              Fahrell
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              #6

              e só pra tornar mais estranho ainda… o sódio no interior da haste da valvula fica em estado liquido na temperatura de funcionamento dos motores...

              sempre quis serrar uma haste dessas pra ver o sódio...

              ninguem tem valvula de gol mil t empenada pra matar nossa curiosidade não ??

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                m4c4c0
                escreveu em última edição por
                #7

                e só pra tornar mais estranho ainda… o sódio no interior da haste da valvula fica em estado liquido na temperatura de funcionamento dos motores...

                sempre quis serrar uma haste dessas pra ver o sódio...

                ninguem tem valvula de gol mil t empenada pra matar nossa curiosidade não ??

                [snapback]341912[/snapback]

                http://www.aerotecnologia.com.br/tecnicos/…es/aula_022.htm

                algumas válvulas de admissão e de esca?pamento são ocas e, parcialmente, cheias com só?dio metálico. esse material é utilizado porque é um excelente condutor de calor. o sódio ir? fundir a aproximadamente 1 10?c, e o movimento alternativo da válvula faz circular o sódio láquido, facilitando a retirada de calor da cabeça da válvula para a haste, onde é dissipado atravṍs da guia da cabeça do cilindro e das aletas de refrigeração. então, a temperatura de operação da válvula pode ser reduzida tanto a 167?c como a 230?c.

                sob nenhuma circunst?ncia deve uma válvula cheia de sódio ser cortada, ou sujeita a tratamento, o qual possa causar ruptura. a ex?posição do sódio, dessas válvulas ao ar exterior, ir? resultar em fogo ou explosão com possíveis ferimentos no pessoal.

                :aaf:

                qto a durabilidade, uma valvula com sódio é voltada para motores com desempenho mais alto, mesmo sendo oca deve ser pelo menos tao reesistente qto uma normal.

                acho que o vectra/calibra tb tem válvulas assim…

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  muitos carros esportivos (na maioria turbinados) usam esse recurso nas valvulas de escapamento.

                  valvula é feita pra subir e descer, abrir e fechar, e com isso não tem muito o pq temer por alguma fragilidade .

                  se acontecer algum choque entre valvula e pistão, ai sim é possível que o dano na valvula seja maior se comparada com uma em aão inox.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    mephisto
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    bom depois de ver valvulas forjadas numa revista esses dias hehehe meu humor ta melhor

                    sodio eh q nem saia grafitada, algo pra ajudar mas dah pra ficar sem :aaf:

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      bom depois de ver valvulas forjadas numa revista esses dias hehehe meu humor ta melhor

                      sodio eh q nem saia grafitada, algo pra ajudar mas dah pra ficar sem :aaf:

                      [snapback]342189[/snapback]

                      jaja vai aparecer algum :g?nio-entendido-sabe-tudo-mas-que-nunca-montou-um-motor-ap-turbo: dizendo que se seu cabeçote não tiver as tais valvulas forjadas seu motor é tranqueira, q é gambirarra e por ai vai hehehehe

                      da mesma forma q virou moda falar das camisas forjadas em motor ap. até hj nunca se teve problemas com blocos ap. agora lançaram isso no mercado e ja tão tunnnnnando mais essa parte do motor…

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Padula
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        eu queria saber o que acontece com o pistão que atropela uma valvula dessa…

                        imagina... o sodio liquido dentro da camara de combustão quente com ar e gasolina hehehe

                        olha o estrago ae geeente

                        1 Resposta Última resposta
                        • E Offline
                          E Offline
                          engenheiro_loko
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          as valvulas do marea turbo tb usam esse sistema hehe deve ser por isso q custa tao caro cada uma.

                          1 Resposta Última resposta
                          • K Offline
                            K Offline
                            Konig
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            s?dio é um metal extremamente reativo, porem maleavel. ele a temperatura ambiente chega a ser mole. poremmmmmmm, nao deixe cair em agua, ou entrar em contato com a humidade do ar, se nao, cabummmmmmmmmmmmmm.

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
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                              Lee
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              eu queria saber o que acontece com o pistão que atropela uma valvula dessa…

                              imagina... o sodio liquido dentro da camara de combustão quente com ar e gasolina hehehe

                              olha o estrago ae geeente

                              [snapback]342293[/snapback]

                              eu tbm to imaginando isso. explosão na certa. :aaf:

                              1 Resposta Última resposta
                              • V Offline
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                                Vicente Sprint
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                e só pra tornar mais estranho ainda… o sódio no interior da haste da valvula fica em estado liquido na temperatura de funcionamento dos motores...

                                sempre quis serrar uma haste dessas pra ver o sódio...

                                ninguem tem valvula de gol mil t empenada pra matar nossa curiosidade não ??

                                [snapback]341912[/snapback]

                                eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Fahrell
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...

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                                  eita :aaf: minhas valvulinhas de escape eaton, originais de tempra turbo, 28 conto cada tem sodio ??

                                  ixi gosto cada vez mais desse carrinho com + de 10 anos de idade se for verdade hein ?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    marcoselvagem
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    falando nisso, chegou uma parati 1.0 turbo lá na oficina com as 8 válvulas de admissão empenadas :)

                                    o carro bateu a frente, de modo que acertou em cheio a polia do virabrequim, e as correias viraram miojo …

                                    o azar foi a anta do dono querer dar a partida no carro depois do acidente... :aaf:

                                    curiosamente, nenhuma válvula de escape foi danificada. ali?s, até o que consatatamos, não havia nenhuma empenada.

                                    ##aproveito para perguntar aos senhores: as bielas podem ter sofrido algum dano pelo fato dos pistões terem acertado as válvulas?##

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
                                      O Offline
                                      overspeed
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      falando nisso, chegou uma parati 1.0 turbo lá na oficina com as 8 válvulas de admissão empenadas :)

                                      o carro bateu a frente, de modo que acertou em cheio a polia do virabrequim, e as correias viraram miojo …

                                      o azar foi a anta do dono querer dar a partida no carro depois do acidente...  :aaf:

                                      curiosamente, nenhuma válvula de escape foi danificada. ali?s, até o que consatatamos, não havia nenhuma empenada.

                                      ##aproveito para perguntar aos senhores: as bielas podem ter sofrido algum dano pelo fato dos pistões terem acertado as válvulas?##

                                      [snapback]342502[/snapback]

                                      acontece com mais frequência do que se imagina…

                                      sim, pode ter entortado alguma biela se der um (grande) azar... já vê acontecer

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • X Offline
                                        X Offline
                                        Xucrute
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...

                                        [snapback]342391[/snapback]

                                        isso é o que acontece quando vc joga sódio na água..

                                        diz a lenda que um quadrupede jogou em santos uma bolinha de sódio na água do lado de um barco pequeno… qndo o hidrogenio explodiu (formado pela reação do sódio com a água) viro o barco ... ahuhauhauhauhuah

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
                                          F Offline
                                          Flavio Cruz
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          valvula nao kebra, ela derrete…

                                          sodio é pra esfriar...

                                          quando empena é atropelamento, ai ela pode ser de titano que vai empenar...

                                          1 Resposta Última resposta

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