Radiador de oleo
-
mais si montar de lado ou com a entrada e saida pra baixo, cada vez q apagar o motor ele não vai esvaziar tudo deixando o motor sem oleo por un certo tempo??
e si deixar ele com a entrada e saida pra cima, cuando for trocar o oleo vai ter q soltar ele pra tirar todo o oleo, e si for alguem como eu que troca a cada 60 dias pois não ando nem 500km neste tempo, vai ser foda rsrs.
o pessoal que usa radiador de oleo tem como??????
-
marcio voce troca o oleo a cada 60 dias / 500 km
eu acho assim, se voce deixar ele de lateral, entrada do oleo em cima e a saida p/ carter em baixo não vejo o porque não sair o oleo na hora da troca.
agora o caso de deixar o motor sem óleo não acho que tenha problema, só na partida pode ser que ainda esteja seco o que não acredito, mas se voce pensar o motor qdo vc desliga e deixa um tempo o cabeçote escorre o óleo p/ o carter. tb estaria seco, por alguns segundos.
-
só que o percurso que o oleo corre até encher o os dutos e lubrificar o cabeçote é bem menor do que encher os 350ml que tme esses radiadores. por isso que tá aki grilado com isso
e tem o lance tambein, si o oleo tiver a saida en cima, ele não vai funcionar muito bem eu acho.
ps: jf, troco a cada 60 dias o oleo do carro, e neste periudo não rodo acho q nem 500km, só que uso oleo mineral, e troco mais pra garantir mesmo, sei lá, tenho muito medo de dar alguma zica e fuder com meu bloco, por que aki é un saco pra trocar de motor, por causa do documento
un pouco pode ser por que tive muito problema com turbina esses tempos, talvez cuando montar uma novinha e tal, eu pare de trocar assim
-
pode até ser que fique, mais si não ficar, a longo prazo vai dar zica.
vamos esperar pra ver si alguem ai manja sobre isso e diz pra nois si dá u não problema e cual seria a posição correta do radiador.
eu troco a cada 500km por que estava usando uma turbina não confiavel e com problemas, então fazia isso, mais agora que tá con outra turbina e logo vou montar a nova, vou trocar a cada 1000 a 1500km e usar militec1
-
o óleo que é utilizado na librificação do motor é o do carter, não é naum? que eu saiba ?…
então nao tem com o que se preocupar do motor fikar sem lubrificação durante os instantes iniciais depois da partida...
pouco ou nada influencia a posição, pq a viscosidade do óleo nao muda muito em se tratando de temperatura normal pro que ele foi projetado...... a não ser que o carro esteja super aquecendo...
creio que a viscosidade em um recipiente grande como a tubulação que leva até o radiador não vê mudar muito...
nada que a bomba nao consiga suprir...
acho que deixaria o radiador de lado... com a entrada em cima e a sa?da por baixo...
mas ae tem que ver ponto de fixação...
hehehehe
-
sobre o radiador, vou dar uma olhada na fiat strada a diesel do meu pai, ela tem, vamos ver como a fabrica coloca e tiramos nossas concluções, só que agora ele saiu com ela, assim q voltar eu olho.
sobre a troca, antes no meu corsa original eu trocava a cada 5000km usava havoline 20w50.
sempre tive mania de trocar oleo com pouca km, o oleo que eu usava no corsa era sintetico, segundo o fabricante pra 10.000km.
sou assim mesmo, sempre troco as coisas antes do limite delas, mania mesmo.
-
o óleo que é utilizado na librificação do motor é o do carter, não é naum? que eu saiba ?…
então nao tem com o que se preocupar do motor fikar sem lubrificação durante os instantes iniciais depois da partida...
pouco ou nada influencia a posição, pq a viscosidade do óleo nao muda muito em se tratando de temperatura normal pro que ele foi projetado...... a não ser que o carro esteja super aquecendo...
creio que a viscosidade em um recipiente grande como a tubulação que leva até o radiador não vê mudar muito...
nada que a bomba nao consiga suprir...
acho que deixaria o radiador de lado... com a entrada em cima e a sa?da por baixo...
mas ae tem que ver ponto de fixação...
hehehehe
[snapback]375500[/snapback]
amigo, vc sabe como é instalado o radiador de oleo? é colocado uma flange no lugar onde o filtro de oleo é rosqueado e o filtro é rosquesdo nesta flange, ai o oleo sai do carter sugado pela bomba, vem pela tubulação e entra no suporte do filtro entra nesta flange e vai pro radiador, passa por ele e volta pra esta flange que manda pra dentro do filtro, limpa ele e manda por fim pro motor. por tanto, cuanto maior o percurso que ele percorer, mais vai demorar pra chegar no destino, pois ele não sai direto do carter e vai pros pontos de lubrificação, ele vai primeiro pro filtro para ser filtrado.
pra vc entender melhor, olha a flange ai.
-
-
posso estar enganado, mais pelo que eu saiba o oleo passa primeiro no filtro pra depois lubrificar o motor.
deixa alguem explicar isso pra nois então. pois pela logica teria q ser assim
carter>bomba>filtro>partes a serem lubrificadas.
si for assim
carter>bomba>partes a serem lubrificadas>filtro
ele só serviria pra não entrar sugeira no carter, mais não é o carter q queremos protejer e sim o motor. sei que vão falar que ele vem limpro pra proxima vez, mais ai quero que me expliquem o porque q tem limalhas dentro do carter en algums motores mal feitos e tal.
eu acho q sai do carter, entra na bomba, passa pelo filtro e depois vai pro motor. e si usar essa flange ai, dá pra ver bem q antes de entrar no filtro vai ir pro radiador.
-
marcio achei esse link aqui
http://jfjaa.no.sapo.pt/radiador.htm
da uma olhada..
[snapback]375534[/snapback]
olhei mais não diz nada sobre o posicionamento nem sobre si a ou não risco de faltar lubrificação por algums segundos oque pode causar folgas e desgastes en determinados pontos.
-
? interessante tb saber se o óleo q vai pra turbina já passou pelo radiador de óleo ou naum, pelo menos no link q o jaime passou cita o fato do óleo mucho quente zoar a turbina…
-
? interessante tb saber se o óleo q vai pra turbina já passou pelo radiador de óleo ou naum, pelo menos no link q o jaime passou cita o fato do óleo mucho quente zoar a turbina…
[snapback]375573[/snapback]
zoa pq ele afina demais quando tah mucho queeeente…
hehehe
vou fu?ar nas minhas revistas aki e ver em que posição geralmente os caras prendem o radiador de óleo... hehehe
se bem que a massa é burra ...
-
pessoal, analizen comigo por favor..
o oleo está dentro do carter certo, a bomba puxa ele e manda pro filtro certo, de maneira a filtrar ele, e colocando a flange q postei, ela vai desviar o oleo que iria pro filtro e vai mandar primeiro pro radiador e depois retornar pra flange e jogar no filtro que depois de ser filtrado ir? para o motor e para a turbina, eu tenho cuase certeza disso, tá nos 99%.
pois si não for assim, si digamos que primeiro o oleo passa pelo motor e depois é filtrado, como fica nos blocos como o meu que tem un esguichador de oleo embaixo dos pistão que apos pegar no pistão escore devolta pro carter
por isso tenho certeza que sai do carte, vai pra bomba e depois passa pelo filtro para ser filtrado e apos isso vai pro motor e lubrifica os pontos necessarios. só resta analizar aquela flange para saber si ele pega o oleo antes ou depois de ser filtrado.
-
olha, tem uma coisa simples que vc esta desconsideranto… manter pressao no sistema...
a bomba nao passa oleo para o radiador e este volta para o carter... vc tem que ter pressao no sistema, e para ter pressao, vc precisa de uma resistencia a passagem do oleo... que pode ser a turbina e/ou ocircuito original de passagem de oleo
vamos lá, vc pode usar o radiador para refrigerar apenas o oleo que vai para a turbina, montando o radiador entre a tomada de oleo e a turbina... isso faz muito bem a turbina porem pouco bem ao resto do conjunto...
ou entao, montar com essa flange que vc postou la em cima, como vai ficará a bomba vai retirar do carter, jogar o sistema, mais a flange desvia para o radiador e volta pra a flange que manda para o sistema original do carro... isso faz muito bem ao conjunto...