Colocando pistao no lugar
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bom pelo menos as ferramentas basicas pra desmontar e montar um ap, que eu me lembro:
-cinta de aneis.
-torquêmetro
-chave estriada pra soltar o cabeçote
-chave allen pra esgotar o oleo
-pito 19 pra soltar o agregado
-pito 10 com extensão pra tirar o c?rter e soltar a tampa de valvulas
-chave de 1/2 pra soltar a flange do escape da tubina
-esticador da correia dentada
-chave 15 pra apertar o esticador da correia dentada e soltar o alternador.
-fenda pra soltar as abra?adeiras das mangueiras d agua
-chave 13 pra soltar o distribuidor e o alternador.
-pistola de ponto
que eu me lembre é só, isso fora peças, gasolina, oleo, panos, filtros, etc…
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nunca deixe a abertura dos pistões viradas pros pinos…
atenção com os casquilhos, nenhuma sujeira é aceitavel, o maximo de limpeza possivel e imaginavel...
torque do cabeçote vê aos poucos até chegar em 8, é a mesma coisa q o zoega falou, mas sem a chave pra medir graus vc não conseguira dar 180 graus, etc... então vê até 8 kg no cabeçote e 5 nas bielas...
? sempre bom ter alguém pra te ajudar, te lembrar do q vc pode esquecer e tal… ferramenta nunca é demais, arrume mais do q precisa... lixas tb são bem vindas e querosene, redutor e tal, é o lance da limpeza em excesso, importantissimo...
tudo q for entrar no motor deve entrar oleadissimo, inclusive pistões, anéis, pinos e principalmente, muito oleo nos casquilhos, mancais, capas das bielas, munhões, etc....
se eu lembrar de mais coisa, posto aki depois... se vc tivesse no rio eu te ajudava mais com certeza....
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tem que ver a folga de cada cilindro,brunir….
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existe uma ferramenta que voce coloca no cilindro e ve amedida dele,todo carro tem uma medida max de desgaste se passar dessa medida voce e obrig. a retificar o bloco(estand,0.25,0.50,1.00)e trocar o pistao para a medida do bloco que foi retificado.
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bom, lah vai mais uma pergunta imbecil…
quando tem lah, 30nm + 90 graus
isso significa que se eu apertar o parafuso com 30nm de torque, assim que chegar e esse torque, eu tenho que pegar e girar o parafuso mais 90 graus?
tipo pode pegar uma chave normal mesmo... e girar ele 90? eh isso?
como eh essa medida de 90 graus pra torque... pelo que sei .. 5 pra biela e 7 pra mancal.. mas eu vi que biela eh 30nm + 90... 90 = 20nm?
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bom, lah vai mais uma pergunta imbecil…
quando tem lah, 30nm + 90 graus
isso significa que se eu apertar o parafuso com 30nm de torque, assim que chegar e esse torque, eu tenho que pegar e girar o parafuso mais 90 graus?
tipo pode pegar uma chave normal mesmo... e girar ele 90? eh isso?
como eh essa medida de 90 graus pra torque... pelo que sei .. 5 pra biela e 7 pra mancal.. mas eu vi que biela eh 30nm + 90... 90 = 20nm?
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isso, 30nm mais 90 graus de virada, normal mesmo…
sendo que 10nm = 1kg
mas sem a chave pra medir graus vc não conseguira dar 180 graus, etc…
não entendá la em cima qdo o akuba comentou isso…
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como nao? meia volta = 180 graus, 1/4 de volta = 90 graus.
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eu sei disso…
quero dizer o comentário que ele fez em relação é chave pra medir graus, que sem ela, não daria pra apertar 180? por exemplo.
por que pra mim eu sempre faão no angulo mesmo, normal...
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legal zoega e akuba.
isso sim é sinal de companheirismo, nada fica dificil se tem alguem para dar umas dicas.
ha alguem tem ai uma tabela de torque para o cambio dos ap, pois desmontei um e agora to sem parametro para reapertar.
abraços e parabens a voces
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existe uma ferramenta q vc usa pra medir grau, não confio nessa medição de 1/4 de volta, meia volta, por exemplo… tendo a ferramenta, melhor usa-la, não tendo, ao inves de dar 3 kg nas bielas + 90 graus no olho, dá se logo 5 kg... isso q eu quis dizer...
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existe uma ferramenta q vc usa pra medir grau, não confio nessa medição de 1/4 de volta, meia volta, por exemplo… tendo a ferramenta, melhor usa-la, não tendo, ao inves de dar 3 kg nas bielas + 90 graus no olho, dá se logo 5 kg... isso q eu quis dizer...
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ahm, entend?…
nunca vê essa ferramenta, sempre apertei no z?io mesmo, hehehe
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pra tirar o cambio precisa:
-chave torque pra soltar os bolachões.
-pito 19 pra soltar o coxim do cambio e os parafusos que prendem o cambio no motor ( não lembro se é 19 ou 17)
-chave 10 pra soltar a latinha quevai em baixo, entre o motor e o cambio.
-soltar o cabo do veloc?metro e o terra.
-chave 13 pra soltar o trambulador
-pedaão do eixo piloto pra servir de guia se for mexer na embreagem.
que eu lembre é só.
agora, pra desmontar o cambio, é soda…eu nem me atrevo,hehehe
cambio é facil de tirar, mas pra colocar que é o foda pacas.
ah e tb é bom sempre ter um macaco e pelo menos 2 cavaletes pra subir e segurar o carro. agora se tiver um elevador ou box, é bem mais sussa...