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Gasolina + alcool

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    SGFrank
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    #1

    opa, beleuza ?

    hj eu tava lá no extra e vê um carinha abastecendo o carro dele (gol 1.8mi) que é original a gasolina. o moleque pagou por 20 litros de gasosa e 20 de alcool. ou seja 50% gasosa + 50% alcool, e segundo ele, não tem nada - chip, unichip ou qq outra coisa pra converter ou funcionar como um flex.

    minha pergunta é … tá certo isso é quais os prós e contra ?

    ps: ele me disse que o consumo quase nem muda e q o carro não perdeu nada em força e que já faz isso desde que tem o carro a uns 3 anos e meio e não tem do que reclamar e sim só ganhou na hr de abastecer com menos dinheiro.

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      Visitante
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      #2

      isso tira potência sim do motor. é q tem gente que não sente o motor do carro, o cara acha q o carro estando andando ja ta bom demais.

      muita gente faz isso, muuuita…

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      • S Offline
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        SGFrank
        escreveu em última edição por
        #3

        complementando e criando mais uma pergunta.

        aqui em cotia, a gasosa tá por 2,20/litro e o alcool tá por 1,17/litro.

        vale a pena transformar pra alcool é no meu caso é um motor ap vw 1.8mi orignal gasosa.

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
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          Visitante
          escreveu em última edição por
          #4

          motor convertido geralmente consome 30% a mais. o lance é fzr as contas e ver se ai na sua região vale a pena a conversão.

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          • T Offline
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            TopFuel
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            #5

            cara aqui no rj eu fiz isso uma vez no peugeot, vo te dizer que senti o carro mais preso, o consumo mexeu um pouco, depois coloquei mais alcool que gasolina dai o senti o carro mais solto, mais o consumo foi absurdo, ai pensei melhor e vi que o carro foi feito pra consumir gasosa e o melhor é abastecer com gasosa :)

            ficar dando uma de cientista maluco é dar um tiro no proprio bolso, jeja por perda no consumo, seja por perda de peça.

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            • S Offline
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              SGFrank
              escreveu em última edição por
              #6

              meu cunhado aqui do lado tem um kit de conversão pra alcool.

              d i z e n do ele, é tipo plug and play. universal. tá instalado no peugeot dele. e tá andando bem. pelas contas dele, tá economizando no final sim. como tá vendendo o carro semana que vem, me ofere?eu por 200 reias. vale a pena ?

              o site do kit é esse aqui: www.br6.com.br

              ka … se eu fizer as contas como vc falou, vale a pena sim.

              tipo ... sendo o consumo 30% maior e a diferença de preão tá em 53% ... tem nem o que pensar.

              ou tá fazendo a conta do jeito errado?

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              • E Offline
                E Offline
                ernest
                escreveu em última edição por
                #7

                opa, beleuza ?

                hj eu tava lá no extra e vê um carinha abastecendo o carro dele (gol 1.8mi) que é original a gasolina. o moleque pagou por 20 litros de gasosa e 20 de alcool. ou seja 50%  gasosa + 50% alcool,  e segundo ele, não tem nada - chip, unichip ou qq outra coisa pra converter ou funcionar como um flex.

                minha pergunta é … tá certo isso é quais os prós e contra ?

                ps: ele me disse que o consumo quase nem muda e q o carro não perdeu nada em força e que já faz isso desde que tem o carro a uns 3 anos e meio e não tem do que reclamar e sim só ganhou na hr de abastecer com menos dinheiro.

                [snapback]398326[/snapback]

                cara fazia isso a mais ded 3 anos num uno fire 2002, o consumo aumentava um pouco e no final andava um pouco mais.

                ja cheguei a colocar 100% alcool sem converter, ai sim gastava mais e andava menos.

                agora aumentei os bicos em 50%, isso porque nao tinha outros e uso so alcool e faão 6,5 na cidade e 11 na estrada.

                :

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                  TopFuel
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  na boa, eu não faria a conversão so na injeção, pense que o alcool é corrosivo, as peças que vão entrar em contato diretamente com o alcool seram destruidas rapido sem tratamento especifico para tal.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SGFrank
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    top … a bomba já é pra alcool. deu pau no in?cio do ano e mandei minha mulher comprar uma já pensando no futuro. fora ela ... o que mais vai dá ou poderia dá pau ?

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fernando_221
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      na boa, eu não faria a conversão so na injeção, pense que o alcool é corrosivo, as peças que vão entrar em contato diretamente com o alcool seram destruidas rapido sem tratamento especifico para tal.

                      [snapback]398371[/snapback]

                      isso é passado, atualmente unica coisa que difere é a bomba, se não for igual. unica coisa que tem contato com o combustivel é a bomba, tanque, mangueiras, filtro e bicos.

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        TopFuel
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        top … a bomba já é pra alcool. deu pau no in?cio do ano e mandei minha mulher comprar uma já pensando no futuro. fora ela ... o que mais vai dá ou poderia dá pau ?

                        [snapback]398374[/snapback]

                        filtro, bicos, valvulas, pistões…

                        vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo :) e o filtro não filtrava nem pedra.

                        o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SGFrank
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo :) e o filtro não filtrava nem pedra.

                          o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.

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                          vixe … anotado aqui. :) :) :p :)

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                          • G Offline
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                            Gustavo
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            fiz isso num gol 1.0 o carro ficou muito mais manco doq jah era, nunca mais, ou converte de vez pra alcool ou deixa soh na gasolina.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fernando_221
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              filtro, bicos, valvulas, pistões…

                              vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo :) e o filtro não filtrava nem pedra.

                              o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.

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                              muito estranho, metal é metal, nao tem diferença pra combustivel, o que causa isso aí que vc disse é gnv.

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                #15

                                filtro, bicos, valvulas, pistões…

                                vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo :) e o filtro não filtrava nem pedra.

                                o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.

                                [snapback]398380[/snapback]

                                a maioria (praticamente todas as atuais) das bombas de combustivel tem proteção contra corrosão

                                valvulas de gasolina são iguais as de motor a alcool

                                bicos idem, só muda a vaz?o

                                pistões são do mesmo material.

                                demais peças são de borracha/plastico, q sofrem muito mais com gasolina.

                                esse desgaste relatado nas valvulas nada mais é do que um motor ja desgastado mesmo, tanto faz se com alcool ou gasolina.

                                o pessoal (instrutores em geral) do senai são bitolados igual a mecânico de concession?ria.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  assino embaixo do que o ka falou…

                                  nada do que foi relatado iria mudar seja com alcool ou gasolina...

                                  isso ai ta com cara de mistura pobre e superaquecimento....aconteceria com qualquer combustivel...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    #17

                                    ? fria.

                                    o cara que poe 100 litros, 50 de alcool e 50 de gasolina está levando…

                                    37,5 litros de gasolina pura.

                                    12,5 de agua pura (que vem no alcool hidratado)

                                    e 50 litros de alcool anidro.

                                    agora eu pergunto em são consciencia vc misturararia mais 10% de agua na gasolina do carro pra economizar?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #18

                                      04. o que acontece quando misturamos álcool com gasolina para tentar economizar?

                                      r: misturar álcool com gasolina tem sido a alternativa de um número cada vez maior de motoristas para diminuir gastos com combustável. mas a prática, conhecida como ?rabo de galo?, pode causar danos irrevers?veis ao motor.

                                      muitos motoristas desconhecem que a economia moment?nea que essa mistura proporciona não compensa os danos que ela seguramente vai causar ao motor, pois, a mistura de álcool hidratado (que pode conter até 7,4% de água na sua composição) é gasolina pode ser tão ou mais prejudicial do que o uso de combustável adulterado.

                                      a gasolina comum não cont?m água e possui 20% de álcool anidro, que é um componente fundamental. no entanto, quando o motorista faz o rabo de galo , ele mistura na gasolina álcool hidratado (que cont?m água). **a presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água.

                                      como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. a gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. a retirada de álcool da gasolina reduz a octanagem da gasolina comum e provoca perda de potência e aumento de consumo, podendo causar ainda a chamada ?batida de pino?. esse carro, a m?dio e longo prazo terá sórios problemas mecânicos.**

                                      por conta da grande quantidade de água no álcool, essa prática cria uma espocie de sujeira que altera o funcionamento não só do motor como de todas as peças por onde o combustável passa. no in?cio, os problemas são impercept?veis. normalmente, o veículo anda de 15 a 20 mil quil?metros até que o defeito seja detectado. com o tempo, o motor começa a falhar e a bater pino.

                                      vale destacar ainda que o motor que foi desenvolvido para gasolina comum passa a utilizar um combustável contaminado com água. a presença da água causa danos ao filtro e é bomba de combustável e provoca corrosão nas partes metálicas do sistema de alimentação, principalmente desgaste nos bicos injetores. além disso, o rabo de galo , por ter um poder energ?tico menor do que a gasolina comum, aumenta consideravelmente o consumo de combustável.

                                      como o álcool hidratado é mais barato, na hora de abastecer h? uma economia. o que o motorista não está contabilizando é o aumento de consumo e o desgaste prematuro de peças, exigindo trocas antecipadas. sem contar com o tempo que o veículo fica parado na oficina.

                                      para mostrar que a economia moment?nea com o rabo de galo pode custar caro, veja esta simulação:

                                      um motorista que esteja hoje consumindo 200 litros de gasolina por mês a um preão hipot?tico de r$ 2,10, gasta mensalmente r$ 420,00.

                                      fazendo o rabo de galo (misturando meio a meio os dois combust?veis) temos a seguinte situação:

                                      combustável: gasolina c

                                      preço: r$ 2,10

                                      litros: 100

                                      custo: r$ 210,00

                                      combustável: álcool hidratado

                                      preço:r$ 1,30

                                      litros:100

                                      custo:r$ 130,00

                                      custo da mistura: r$ 340,00

                                      devemos levar em consideração que, por ter o álcool menor poder energ?tico, um carro consome uma quantidade maior de rabo de galo do que consumiria de gasolina para percorrer um mesmo trecho. o consumo desta mistura para o mesmo percurso poder? ser cerca de 20% maior, ou seja, um custo de r$ 408,00.

                                      a economia do motorista mensalmente seria de:

                                      r$ 420,00 - r$ 408,00 = r$ 12,00.

                                      doze reais de economia.

                                      confira abaixo os custos de peças como bomba de combustável, válvula reguladora de pressão, mangueiras, bicos injetores e filtros que podem ser afetados pela mistura:

                                      peça preão (r$)

                                      filtro de combustável 20,00

                                      bicos injetores (limpeza) 100,00

                                      bicos injetores (troca) 800,00

                                      bomba de combustável 500,00

                                      mangueiras 50,00

                                      vólvula reguladora de pressão 200,00

                                      http://www.ficpetroleo.com.br/faq.asp#resposta11

                                      errei ali, nao é tanta agua assim quanto eu pensei, mas mesmo assim é bastante.

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                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        amarchetti
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        se vc pensar numa ocnversão pra alcool via caixinhas ninja, vc tem q mijar pelo menos 30% mais combustivel do q mijaria na gasolina…sob pena de trabalhar pobre e um belo dia ter seu motor ido pras cucuia....

                                        a caixinha aind até forçando teus bicos a trabalhar com 30% a mais de vazão nos bicos...

                                        tua ie origes não vai dar esta compensação de vaz?o...

                                        por + q eu não curta a 4 rodas, eles fizeram uma coisa legal com um palio fire: rodaram com alcool num fire gasolina...

                                        nem 10mkm depois abriram o motor....tinha anel q nem segurava mais compressão....

                                        fora a questão de bmba e perda de rendimento....

                                        tá cheio de gente, como o ka disse...muuuuita gente q faz isso...e tá rodando assim a mais de um ano...

                                        qual a média do brasileiro? 12 mkms/ano....

                                        espera + 1 ano pra ver onde este motor vai chegar,...

                                        outro dia chegou um krinha no cpt dizendo q rodava ocm alcool no palio gasola dele h? anos e q já tinha rodado 120mkm assim eo carro era perfeitinho... :)

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • K Offline
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                                          Konig
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          depois vem chora q a gasolina brasileira é ruim. que ferra o carro, primeiro q nunk confiei em gasolina do extra, segundo fica fazendo isso e depois reclama.

                                          assim fica facil vim reclamar da gasolina brasileira.

                                          1 Resposta Última resposta

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