Booster em turbo carburado
-
na verdade ele só entra em atividade em alta, se o vacuo do dosador estivesse ligado e controlando pressão para o bico, rapidamente bateria no pico de 3 bar, da? nem vale a pena mesmo.
-
perguntinha anderson…
como controla o ponto? anda com o ponto de gasolina?
pq his naum atrasa ponto....
e sua injecao original naum atrasa o suficiente se o ponto estiver corretamente regulado , por exemplo pro alcool....
acho que o preco que ele se referiu foi pra colocar um com atraso de ponto...
mas parece que o papo eh combustivel, mas eu falo que ponto tb eh importantissimo ...
naum to comprando ideia de ninguem... to soh perguntando....
[snapback]432355[/snapback]
opa, me desculpe meu amigo, no meio de tanta mensagem eu acabei não lendo a sua, só vi agora… :-)
respondendo:
meu carro não é injetado, uso 3e. his não mexe no ponto mesmo.
meu carro tem uma curvinha de avanço (aquele velho e conhecido trabalho das batentes do distribuidor) que leva o ponto maximo ate 25 graus.
-
o motor é turbo? não esque?a que o bico precisa do diferencial de pressão de forma q a pressão de combustivel dele se mantenha sempre 2 bar (pressão padrão de trabalho do bico onde se obtem a vazão padr?o) acima da pressão de turbo, isso é regra e obrigatério, não tem como fugir disso.
dessa forma precisa de um dosador hpi ou hp + bomba + linha toda individual.
deixar a pressão do bico fixa não é o certo, vc vai conseguir a vazão total desse bico só até a pressão do turbo sair do zero. dai em diante qto mais o turbo pressuriza, menos o bico consegue vencer a pressão dentro da pressurização e com isso o volume de injeção vai caindo cada vez mais e comprometendo a alimentação do motor.
o manometro de pressão se faz necessário tanto como item de segurança, qto como ferramenta de ajuste, ele é tão necessário qto o manometro da linha principal, ja que vc pode ter muito ou pouco combustivel vindo tanto do bura qto do bico.
[snapback]432832[/snapback]
quer dizer que uma bomba não consegue manter a pressão na linha com um dosador de 35 reais?
-
sobre varios topics atras ( nem entrei direito no pp essa semana ) , sobre acerto de carbura sem suplementar, não é que econostato seja um negocio fixo, vc define e é aquilo…
tudo tem que funcionar junto no carbura senão nao vai, desanda.
vc tem de variaveis pra mexer e fazer uma curva de mistura x cfm perfeita ( essa curva abrageria todos angulos de abertura, pressão e rpm, uma vez que estes estão intimamante ligados ) :
econostatos: 1 ou mais, sendo como variaveis de acerto a posição, altura espessura do cano. no caso de mais de 1 econostato, dá pra regular cada um de um geito pra cada um cobrir determinada situação.
gicle de ar principal: controla a curva toda de enriquecimento de mistura.
caneta: controla tb a curva de enriquecimento, podendo fzer correções no meio da progressão.
gicle de combustivel: controla a quantidade de combustivel injetada
lembre-se que cada estagio podem ser alterados esses elementos, alem existem acertos a serem feitos em certos casos no difusor, na curva de abertura do segundo corpo...
ufa
dá trabalho mas com cteza fica bom...
-
quer dizer que uma bomba não consegue manter a pressão na linha com um dosador de 35 reais?
[snapback]433750[/snapback]
não marcos, vc entendeu mal. manter pressão constante na linha blz, qualquer dosador faz. mas não é de pressão constante (na linha) que se precisa em motor turbo, e ai só um dosador regulavel tipo hp ou hpi. não esquece q é um turbo carburado e não um turbo injetado onde o dosador fica na flauta.
-
sobre varios topics atras ( nem entrei direito no pp essa semana ) , sobre acerto de carbura sem suplementar, não é que econostato seja um negocio fixo, vc define e é aquilo…
tudo tem que funcionar junto no carbura senão nao vai, desanda.
vc tem de variaveis pra mexer e fazer uma curva de mistura x cfm perfeita ( essa curva abrageria todos angulos de abertura, pressão e rpm, uma vez que estes estão intimamante ligados ) :
econostatos: 1 ou mais, sendo como variaveis de acerto a posição, altura espessura do cano. no caso de mais de 1 econostato, dá pra regular cada um de um geito pra cada um cobrir determinada situação.
gicle de ar principal: controla a curva toda de enriquecimento de mistura.
caneta: controla tb a curva de enriquecimento, podendo fzer correções no meio da progressão.
gicle de combustivel: controla a quantidade de combustivel injetada
lembre-se que cada estagio podem ser alterados esses elementos, alem existem acertos a serem feitos em certos casos no difusor, na curva de abertura do segundo corpo...
ufa
dá trabalho mas com cteza fica bom...
[snapback]433759[/snapback]
-
não marcos, vc entendeu mal. manter pressão constante na linha blz, qualquer dosador faz. mas não é de pressão constante (na linha) que se precisa em motor turbo, e ai só um dosador regulavel tipo hp ou hpi. não esquece q é um turbo carburado e não um turbo injetado onde o dosador fica na flauta.
[snapback]433796[/snapback]
mais o que vc estava falando que era um sistema meia boca e o anderson tentou lhe explicar mais vc pareceu que não quiz entender é que a segunda linha de combustivel com 1 bico extra mono não precisa de regulagem e na minha opinião está certo. um bico mono é projetado para trabalhar com 3bar na linha de combustivel constante, tendo uma bomba de combustivel boa e um dosador que mantenha esses 3 bar mesmo com o bico aberto, q é a função basica de todo dosador e o que toda bomba eletrica deve ter capacidade, já deve trabalhar perfeitamente essa linha extra.
-
mais o que vc estava falando que era um sistema meia boca e o anderson tentou lhe explicar mais vc pareceu que não quiz entender é que a segunda linha de combustivel com 1 bico extra mono não precisa de regulagem e na minha opinião está certo.
[snapback]433884[/snapback]
não q eu não quis entender filhote, conheão esses dois sistemas a fundo, sei como e porque cada um funciona ou não funciona a muitos anos. isso dai pra mim não é novidade nenhuma. nem tudo é questão de opnião , tem coisas que a parada funciona ou não funciona como se espera. esse é o fato ja mostrado no tópico e acho que vc é que não esta entendendo.
e infelizmente sua opnião esta equivocada. vc tb esquece que se precisa de diferencial de pressão qdo o turbo começa a soprar.
o que o anderson fez foi deixar a pressão do bico ja no máximo durante o tempo todo e nisso ele cancelou uma parte da progressão do sistema de injeção auxiliar que é comandado pela subida proporcional da pressão na linha de combustivel de acordo com q a pressão do turbo tb sobe.
um bico mono é projetado para trabalhar com 3bar na linha de combustivel constante,
bico mono é feito para trabalhar com 1,0 a 1,5 bar (vw) e 2,0 bar (gm).
quem trabalha com 3 bar é bico multi.
tendo uma bomba de combustivel boa e um dosador que mantenha esses 3 bar mesmo com o bico aberto, q é a função basica de todo dosador e o que toda bomba eletrica deve ter capacidade, já deve trabalhar perfeitamente essa linha extra.
não marcos, não é assim que funciona. na linha de combustivel vc precisa da pressão constante padrão do bico + a pressão do turbo.
turbo com 2 bar = 4 bar na linha de combustivel.
turbo com 1 bar = 3 bar na linha de combustivel.
turbo com 0,5 bar = 2,5 bar na linha de combustivel.
estranho vc que ja teve carro turbo injetado ainda ter dúvidas nessa parte, ja que alimentação auxiliar em motor turbo carburado e alimentação prim?ria em motor turbo injetado tem exatamente o mesmo principio de funcionamento.
ou no seu carro a pressão de combustivel tanto em lenta quanto @ 2 bar de turbo era a mesma?
-
ka ta certo nesse ponto mesmo, tem q ter diferencial de pressão mesmo. o lance é q em casos como o meu, os 3 bar travados já atendem o perfeito funcionamento do bico em toda a curva, já q não uso mais de 1,5 bar, ai já existe o diferencial de pressão.
agora oq não acho certo de forma alguma é colocar um bico mono para trabalhar a 5 bar ou ate mais como o ka disse aqui q um usuário usa. ai acho melhor partir logo para o uso de bicos multi-ponto. bico quando trava da um preju…
sai do topico não ka, vamos negociar um acordo hahahahahahaha... :-)
-
ka ta certo nesse ponto mesmo, tem q ter diferencial de pressão mesmo.? o lance é q em casos como o meu, os 3 bar travados já atendem o perfeito funcionamento do bico em toda a curva, já q não uso mais de 1,5 bar, ai já existe o diferencial de pressão.
agora oq não acho certo de forma alguma é colocar um bico mono para trabalhar a 5 bar ou ate mais como o ka disse aqui q um usuário usa. ai acho melhor partir logo para o uso de bicos multi-ponto.?? bico quando trava da um preju…
sai do topico não ka, vamos negociar um acordo ? hahahahahahaha... :-)
[snapback]433947[/snapback]
vc postou isso pouco depois de uma mp q te enviei falando basicamente a meeesma coisa q vc postou sobre os dois métodos
qto a pressão no bico mono bater mais de 5 bar (dei um jeito de não passar de 4,5 bar de pico no meu carro), acredito q não de problema pelo fato de ficar poucos segundos nessa pressão, só no pico mesmo. ja tive problema de bico travar fechado (por causa de pressão muito alta na linha) qdo estava regulando o dosador. pena que bico multi não tem tanta vazão q o mono de monza, sem contar q esse bico branco ainda da pra praticamente se dobrar a vazão com a mesma pressão na linha
-
mas sório anderson, ja falei tudo o que tinha pra falar de forma a exclarecer as coisas. dai pra frente deixo pro dono do tópico ler com calma tudo o q postamos.
[snapback]433950[/snapback]
hum… ai já melhorou, travando (e não travado) em 4,5 bar já ta ta legal sim, eu já faria sem muito medo... se bem q o meu abaria ficando muito tempo aberto na pressão maxima, mas não é todo mundo que da o uso maluco que eu dou ao carro.
hahahaha... quanto ao dono do topico, estou mesmo curioso para ler a opinião dele depois disso tudo :-p
-
não q eu não quis entender filhote, conheão esses dois sistemas a fundo, sei como e porque cada um funciona ou não funciona a muitos anos. isso dai pra mim não é novidade nenhuma. nem tudo é questão de opnião , tem coisas que a parada funciona ou não funciona como se espera. esse é o fato ja mostrado no tópico e acho que vc é que não esta entendendo.
e infelizmente sua opnião esta equivocada. vc tb esquece que se precisa de diferencial de pressão qdo o turbo começa a soprar.
o que o anderson fez foi deixar a pressão do bico ja no máximo durante o tempo todo e nisso ele cancelou uma parte da progressão do sistema de injeção auxiliar que é comandado pela subida proporcional da pressão na linha de combustivel de acordo com q a pressão do turbo tb sobe.
bico mono é feito para trabalhar com 1,0 a 1,5 bar (vw) e 2,0 bar (gm).
quem trabalha com 3 bar é bico multi.
não marcos, não é assim que funciona. na linha de combustivel vc precisa da pressão constante padrão do bico + a pressão do turbo.
turbo com 2 bar = 4 bar na linha de combustivel.
turbo com 1 bar = 3 bar na linha de combustivel.
turbo com 0,5 bar = 2,5 bar na linha de combustivel.
estranho vc que ja teve carro turbo injetado ainda ter dúvidas nessa parte, ja que alimentação auxiliar em motor turbo carburado e alimentação prim?ria em motor turbo injetado tem exatamente o mesmo principio de funcionamento.
ou no seu carro a pressão de combustivel tanto em lenta quanto @ 2 bar de turbo era a mesma?
[snapback]433930[/snapback]
só vou responder uma coisa pois não quero discutir.
apenas o que vc faz é o certo?
ps. como vc mesmo disse já tive carro turbo injetado com bico extra e conheão bem esse sistema.
-
[snapback]433930[/snapback]
para a linha extra sim, era pressão constante de combustivel. para a linha original havia sim o diferencial. mais aqui estamos discutindo sobre a linha extra e não a original .
-
só vou responder uma coisa pois não quero discutir.
apenas o que vc faz é o certo?
ps. como vc mesmo disse já tive carro turbo injetado com bico extra e conheão bem esse sistema.
[snapback]433999[/snapback]
do mesmo jeito que se eu virar o volante pra esquerda e o carro ir pra esquerda. só pq eu faão assim é q é o certo??
não, o carro vira pra esquerda pq isso é q faz ele virar pra esquerda, essa é a forma de fzr o carro virar vc gostando ou não. e da mesma forma é no caso desse tópico.
não é só pq eu faão q ? o certo , mas a forma que falei é a mais certa (basta um pouco de conhecimento em preparação pra compreender isso).
existe a forma certa, a errada é a que não é a certa mas tb funciona mesmo que não 100%.
a que citei é (vc gostando ou não) a certa, a do anderson não é totalmente certa mas no caso dele funciona. até ele mesmo ja entendeu isso, só vc que não…
e mesmo vc ja tendo tido carro injetado parece que não conhece muito a fundo, ja que disse que bico mono é feito pra 3 bar, qdo na verdade quem é feito pra isso é bico multi.
para a linha extra sim, era pressão constante de combustivel. para a linha original havia sim o diferencial. mais aqui estamos discutindo sobre a linha extra e não a original .
[snapback]434002[/snapback]
pois é, sua linha extra:
-
trabalhava com pressão excessiva constante
-
sem a progressão correta (ja expliquei o pq, agora pare e pense )
-
tinha pressão excessiva forçando o bico sem necessidade antes dele ser acionado. isso sim é q detona o bico. dar picos de pressão pouco mais alta é menos prejudicial do que deixar ele com mais q o dobro da pressão normal durante o tempo todo (ja q vc usava bico mono (verde né?) de gol a gasolina (1 bar))) com 3 bar direto desde a marcha lenta.
-
se a pressão do turbo passasse de 2 bar, seu sistema auxiliar ja se mostraria praticamente inutil, pois a pressão na frente do bico seria mais alta em relação a pressão atm do que o bico esta recebendo de pressão para injetar contra a pressão mais elevada vinda do compressor.
obs: lembro que vc sempre se queixava do seu carro depois q re-fez a pressurização com bico extra, que pipocava, que dava falta e excesso ao mesmo tempo e tal pouco antes de desanimar e desmontar tudo
acho q até tenho os logs de msn dessa época. talvez um dos problemas que vc tinha estava ai nessa parte da alimentação.
-
-
do mesmo jeito que se eu virar o volante pra esquerda e o carro ir pra esquerda. só pq eu faão assim é q é o certo??
não, o carro vira pra esquerda pq isso é q faz ele virar pra esquerda, essa é a forma de fzr o carro virar vc gostando ou não. e da mesma forma é no caso desse tópico.
não é só pq eu faão q ? o certo , mas a forma que falei é a mais certa (basta um pouco de conhecimento em preparação pra compreender isso).
existe a forma certa, a errada é a que não é a certa mas tb funciona mesmo que não 100%.
a que citei é (vc gostando ou não) a certa, a do anderson não é totalmente certa mas no caso dele funciona. até ele mesmo ja entendeu isso, só vc que não…
e mesmo vc ja tendo tido carro injetado parece que não conhece muito a fundo, ja que disse que bico mono é feito pra 3 bar, qdo na verdade quem é feito pra isso é bico multi.
pois é, sua linha extra:
-
trabalhava com pressão excessiva constante
-
sem a progressão correta (ja expliquei o pq, agora pare e pense )
-
tinha pressão excessiva forçando o bico sem necessidade antes dele ser acionado. isso sim é q detona o bico. dar picos de pressão pouco mais alta é menos prejudicial do que deixar ele com mais q o dobro da pressão normal durante o tempo todo (ja q vc usava bico mono (verde né?) de gol a gasolina (1 bar))) com 3 bar direto desde a marcha lenta.
-
se a pressão do turbo passasse de 2 bar, seu sistema auxiliar ja se mostraria praticamente inutil, pois a pressão na frente do bico seria mais alta em relação a pressão atm do que o bico esta recebendo de pressão para injetar contra a pressão mais elevada vinda do compressor.
obs: lembro que vc sempre se queixava do seu carro depois q re-fez a pressurização com bico extra, que pipocava, que dava falta e excesso ao mesmo tempo e tal pouco antes de desanimar e desmontar tudo
acho q até tenho os logs de msn dessa época. talvez um dos problemas que vc tinha estava ai nessa parte da alimentação.
[snapback]434016[/snapback]
primeiro. nunca vim aqui falar que o meu sistema era o melhor de todos, apenas falei que dava pra usar. e eu estou falando do sistema feito no santana que vc nem chegou a andar, apenas conhe?e por intermedio de outras pessoas, sistema esse que nunca me deu problema e só desmontei por problemas particulares que vc sabe muito bem quais foram (motivo pelo qual peguei o omega).
segundo, não to aqui pra defender nenhuma das duas partes, o sistema que vc usa é errado? não, é certo e pode ser usado muito bem, agora vir falar que o outro sistema é meia boca é demais. pode funciona bem e não apresentar nenhum tipo de problema.
acho que vc ta se confundindo. bicos mono são projetados para trabalhar com pressão maxima de 3bar, não 4,5 ou 6 como vc disse que usa, isso sim pode fazer com que os bicos com pouco tempo não vedem mais. bicos multi são projetados pra pressão máxima de 6 ~ 7bar, mais o que é usado nos carros originais é pensando para o bico durar anos e anos sem nunca da problema e não para rodarem no seu limite.
na porcaria do gol sim, tive varios problemas de alimentação, mais antes de desmontar andei sim com ele liso e perfeito e muito mais forte que varios carros que eu andei e vi até hj.
-