Voltei, e com problemas no meu corsa…
-
a pressão do combustável sempre fica exatamente 3kg - a pressão no coletor… então o dosador aparenta estar ok...
o som eu mesmo que instalei, mas assim que comprei o carro, não fiz nenhuma alteração eletrica que possa ter originado esses problemas.
na parte de ignição eu troquei bobina, velas, medi os cabos, verifiquei o enquadramento do comando com a roda fonica, verifiquei o sensor de rpm…
eu acredito que seja alguma coisa elétrica, só que não consigo achar onde...
vou checar pela terceira vez o chicote, fio a fio...
vou checar mais uma vez o chicote inteiro, fio por fio...
[snapback]443010[/snapback]
se fosse qq otra pessoa dizendo isso, eu pensaria duas vezes antes de acreditar.. mas vc eu sei que realmente manja de verdade de eletrica/eletronica
como vc verifica o chicote? multimetro nas duas pontas de cada fio ?
entao luis, o dosador pode tar segurando 3kg na linha, mas como ta a vazao ?
um entupimento que esteja restringindo o fluxo de combustivel entre o dosador e os bicos ja daria esse problema. pq ai o dosador ia segurar 3 kg na linha, mas a maior parte do combustivel iria pro retorno.. pressão é proporcional (nao diretamente) a vazao somente se a linha de combustivel estiver perfeita. se vc usar um tubo mais estreito, ou se tiver um entupimento, a conta ja nao bate mais. pra mesma pressao, o volume de combustivel passa a ser bem menor.
mas axo q tu ja conferiu tbm a linha de combustivel de ponta a ponta neh..
abraçoo ..
martin
-
como vc verifica o chicote? multimetro nas duas pontas de cada fio ?
isso, eu solto os conectores do modulo e dos sensores/atuadores e vejo se tem condutividade entra as duas pontas. e também checo pra ver se não tá em curto com o terra, pois se um fio cortar e pegar na lata vai ficar aterrado…
entao luis, o dosador pode tar segurando 3kg na linha, mas como ta a vazao ?
um entupimento que esteja restringindo o fluxo de combustivel entre o dosador e os bicos ja daria esse problema. pq ai o dosador ia segurar 3 kg na linha, mas a maior parte do combustivel iria pro retorno.. pressão é proporcional (nao diretamente) a vazao somente se a linha de combustivel estiver perfeita. se vc usar um tubo mais estreito, ou se tiver um entupimento, a conta ja nao bate mais. pra mesma pressao, o volume de combustivel passa a ser bem menor.
mas axo q tu ja conferiu tbm a linha de combustivel de ponta a ponta neh..
o dosador fica após a saida pra todos os bicos (inclusive os suplementares) e o manometro, então se estivesse entupido depois do dosador acho que a pressão nos bicos ainda seria a do dosador, e apareceria algo no manometro…
não sei se já comentei aqui, mas liguei a mangueira dos suplementares na flauta, ali onde tem uma valvula igual de pneu, que é pra se ligar manometro...
mas já desliguei os suplementares e voltei a valvula pra ver se não era esse o problema, e não era...
-
isso, eu solto os conectores do modulo e dos sensores/atuadores e vejo se tem condutividade entra as duas pontas. e também checo pra ver se não tá em curto com o terra, pois se um fio cortar e pegar na lata vai ficar aterrado…
o dosador fica após a saida pra todos os bicos (inclusive os suplementares) e o manometro, então se estivesse entupido depois do dosador acho que a pressão nos bicos ainda seria a do dosador, e apareceria algo no manometro...
não sei se já comentei aqui, mas liguei a mangueira dos suplementares na flauta, ali onde tem uma valvula igual de pneu, que é pra se ligar manometro...
mas já desliguei os suplementares e voltei a valvula pra ver se não era esse o problema, e não era...
[snapback]443377[/snapback]
realmente, se o dosador fica depois dos bicos a minha teoria sobre o entupimento fica bem menos provavel..
mas acho que vale a pena dar uma boa checada em toda tubula?ao de combustivel.. pra quem ja desmonto meio carro, nao vai dar mto + trabalho.. o que é uma ferida a mais pra um lazarento
se todos os sensores tao aterrados direitinho, sera que o problema não é algum positivo de outra fonte (vidro eletrico? som?) encostado intermitentemente na lata..? da pra checar isso com o multimetro c/ o carro em movimento, nao da?
lembro que o gtb qdo foi montado pela 1a vez o motor e dada a partida, mal parava ligado.. falhava absurdo.
depois de horas revirando tudo, um cara q veio buscar um carro na oficina (leigo praticamente) notou um fiozinho desencapado (positivo) encostando na bomba dagua, perto do sensor de temperatura… aquilo tava pirando a ie. foi soh desencostar o fio de la q o motor ficou totalmente normal..
abs..
martin
-
ae martim comentou esse lance de curto circuito, acabo de lembrar de uma historia q ouvi certa vez, sobre uma saveiro q haviam tirado o motor pra fazer la com sei la o q ultra forte….
na hora de montar um conector atras do motor, nao sei ao certo se era dos bicos, ficou meio preso e provocou um curto minimo junto a parede de fogo, e qnd montado certinho o motor o funcionamento era de se chorar pelo $ gasto....foi retirado e remontado nao so 1 vez até se pegar esse minimo detalhe.....
mas confere tmb o sensor na roda fonica q nem conversamos no msn
sensor fela da mae, cheio de nove horas total esse....antes de fazer o motor parar de vez ou nao ligar vc viu q pode ter um longo caminho....
-
to verificando a injecao inteira denovo, aí encontrei uma informação no manual que me deixou em duvida:
3.7.2. código 44 e 45- sonda lambda indica mistura pobre ou rica
caso sejam apresentados os códigos 44 ou 45, faça os seguintes procedimentos:
…
verifique quanto a vazamentos nos coletores de admissão e de escape;
um vazamento ali entre o coletor e a turbina poderia estar causando esse meu problema??
ali é um ponto critico, aquela flange só entrou sem a junta e ainda tem 3 lambas penduradas… um vazamento ali pode ser o causador do meu problema??
-
to verificando a injecao inteira denovo, aí encontrei uma informação no manual que me deixou em duvida:
um vazamento ali entre o coletor e a turbina poderia estar causando esse meu problema??
ali é um ponto critico, aquela flange só entrou sem a junta e ainda tem 3 lambas penduradas… um vazamento ali pode ser o causador do meu problema??
[snapback]443573[/snapback]
talvez se fosse um vazamento medonho..
pouca coisa nao deve interferir nao…
mas a hipotese deve ser considerada com certeza
desmonta tudo e monta com cola de motor (tem uma especial pra escape) caso nao de pra usar junta.
abraão ..
martin
-
parte eletrica certamente não ?…
desconectei tudinho, fui medindo fio a fio, do sensor/atuador até o modulo, nada em curto, nada em aberto.
testei todos os sensores, resistencia, tudo certo. alimentacao e sinal dos bicos e bobinas ok, motor de passo da lenta ok, tps e map ok, sonda lambda ok, botei a sonda aquecida no lugar e continuou a mesma coisa...
sensor de rotacao tambem tá ok, tirei um pouco de graxa e sujeira que tinha nele, a resistencia tá como especificado, tudo certo... aterramento tambem ta certo...
quanto a esse possível vazamento, não h? barulho ali nas juntas... tem algum jeito de tentar detectar se tá vazando antes de soltar tudo? jogar agua com sabao acho que ia evaporar na mesma hora...
-
parte eletrica certamente não ?…
desconectei tudinho, fui medindo fio a fio, do sensor/atuador até o modulo, nada em curto, nada em aberto.
testei todos os sensores, resistencia, tudo certo. alimentacao e sinal dos bicos e bobinas ok, motor de passo da lenta ok, tps e map ok, sonda lambda ok, botei a sonda aquecida no lugar e continuou a mesma coisa...
sensor de rotacao tambem tá ok, tirei um pouco de graxa e sujeira que tinha nele, a resistencia tá como especificado, tudo certo... aterramento tambem ta certo...
quanto a esse possível vazamento, não h? barulho ali nas juntas... tem algum jeito de tentar detectar se tá vazando antes de soltar tudo? jogar agua com sabao acho que ia evaporar na mesma hora...
[snapback]443776[/snapback]
aquilo que eu cogitei, de ter algum positivo encostado na lata, com ctz tbm nao ??
ah, axo que isso nao tem nada haver, mas nao custa olhar..
com o carro ligado, a tensao no sistema é de 13~15 volts?
abs..
martin
-
quanto a esse possível vazamento, não h? barulho ali nas juntas… tem algum jeito de tentar detectar se tá vazando antes de soltar tudo? jogar agua com sabao acho que ia evaporar na mesma hora...
[snapback]443776[/snapback]
entrada de ar/vazamento de gases antes da sonda pode complicar as coisas que dependem dela. mesmo em turbo carburado qdo tem vazamento entre a turbina e a saida de escape (ali na flange) o halmeter ja marca bem menos voltagem.
-
aquilo que eu cogitei, de ter algum positivo encostado na lata, com ctz tbm nao ??
ah, axo que isso nao tem nada haver, mas nao custa olhar..
com o carro ligado, a tensao no sistema é de 13~15 volts?
abs..
martin
[snapback]444161[/snapback]
fio positivo encostado na lata voce vê logo, dá curto, queima fusivel, torra fio, pega fogo… se o fio for de sinal de algum sensor ia aparecer o curto...
a tensão da bateria tá certa sim, fica acima de 13v com o carro ligado, ali?s a luz da bateria acende se cai abaixo disso, descobri quando comecei a estourar correias no gol, aí o alternador parava, a tensao caia e acendia a luz...
-
entrada de ar/vazamento de gases antes da sonda pode complicar as coisas que dependem dela. mesmo em turbo carburado qdo tem vazamento entre a turbina e a saida de escape (ali na flange) o halmeter ja marca bem menos voltagem.
[snapback]444174[/snapback]
a sonda da injeção tá antes da turbina, e a outra depois.
as duas marcam a mesma coisa…
e ja fiquei muito tempo com o motor ligado e capo aberto e não sai nada de fumaca ali pelas juntas... só se for quando dá pressão ali, mas ai nao sei se o problema continuaria mesmo na lenta...