Motor md
-
então, o lift deste comando é 9,8. com o diâmetro da válvula de admissão do cabeçote que você citou tem 38 mm, vamos fazer as contas:
9,8/38= 0,2578. para efeitos de cálculo eu colocaria 0,26
essa relação é adimensional e por isso não tem nenhum unidade como m, mm ou cm. trata-se de um coeficiente que diz o quanto veloz ou turbulenta entra no cilindro. os livros de engenharia orientam que esta relação não deve ultrapassar o intervalo de 0,25 ou 0,35. abaixo de 0,25 temos uma turbulência tão alta que atrapalhará a queima quando a vela lançar a centelha. acima de 0,35 tem-se uma velocidade de admissão muito alta a ponto de diminuir a turbulência e dificultar a atomização perfeita da mistura fazendo com que o motor tenha dificuldade de subir o giro. como no seu caso os valores estão dentro do que é preconizado pelos livros e também dentro do que bons preparadores estimam podemos prosseguir.
-
minha net não me ajuda!
o que nos falta? praticamente nada. falta juntar todos os dados em uma única equação que muito chamam de Índice de mach ou simplesmente número de mach que é uma comparação entre a velocidade com que a mistura passa pelos dutos e chega ao cilindro com a velocidade do som. É consenso que este número deve ser o mais próximo possível de 0,5 e se possível, não ultrapassá-lo.
-
desculpe-me, mas esqueci de perguntar o diâmetro do pistão do 1.6? É 79,5 mm mesmo?
-
Índice de mach=(diâmetro do cilindro/diâmetro da válvula de admissão)² x [velocidade média do pistão/velocidade do somx constante de escoamento x (lift do comando de válvula)]
então, vamos preencher o quebra cabeças e verificar o que casa ou não.
-
im=(79,5/38)²x[16/340x1,45x(9,8/38)]
-
casantosef,curti esses calculos,mas agora me surgiu um monte de duvidas,da uma força pra entendermos isso melhor,como faço para achar o lift do comando?bom no meu caso estou montando um ap 1.9 com valvula de admição 40 e esc 33 comando 49g pistão 83.3 curso 86.4,segundo o calculo de valvula e comando ficou um valor de 24.5,pensei nesse diametro pois estou usando tbi e adm do 2.0,então pensei em um fluxo maior,sera errado?
-
cara não consegui entende esses valores
-
fernando, o lift do comando é uma informação obtida quando se compra a peça. se você obtém um comando sem uma nota ou através de troca ele não vem com as especificações, a solução é utilizar um relógio comparador ligado a um suporte com um transferidor. o procedimento é quase que universal: coloca-se o comando em suporte com mancais para poder girá-lo e acopla-o ao suporte com o relógio. a seguir zera o relógio e começa a girar o comando a partir da parte mais baixa e longe do ressalto(esse ressalto, assim como todo ressalto ou quina rotaciona em contato com algo chamamos de came). quando o relógio comparador chegar ao ponto mais alto você obter o levante(lift) do comando.
no seu caso lift da admissão do comando 49g é 9,8 mm e você pretende usar válvulas de 40 mm. então fazemos: 9,8/40= 0,245. nesse caso você ultrapassa um pouco os 0,25 da relação que, na teoria, seria necessários. assim o motor vai ter um nível muito turbulento da admissão da mistura a ponto de atrapalhar a centelha da vela. recomendo que dê uma ultra caprichada no sistema de ignição, pois se não o fizer, o motor vai apresentar "buracos" no funcionamento. outra solução seria usar válvulas um pouco menor, 38 mm por exemplo. daria 9,8/38=25,78.
uma pergunta: que coletor é este?
-
vou tentar esclarecer: a relação diâmetro da válvula/lift pode ser comparada à regulagem daqueles borrifadores de água. quando você gira você altera a altura daquele pino obturador sairá na forma de de jato ou na forma de spray de acordo com a regulagem que você deixa.
-
im=(79,5/38)²x[16/340x1,45x(9,8/38)]
im=(2,09)²x[16/340x1,45(0,2578)]
im=4,3681x[16/340x0,37381]
im=4,2681x[16/127,0954]
im=4,2681x[0,12588]
im=0,537
se levarmos em consideração o im ideal é 0,5 pode-se ficar quase feliz, pois ele ficou bem próximo. significa que o motor vai girar razoavelmente bem até próximo do limite da rotação fornecida pelo comando, porém isto não é o ideal porque 0,537 não é 0,500.
o que fazemosó vamos discutir as possíveis intervenções e, juntos, vamos perceber que coisas simples fazem muita diferença nos resultados.
-
fernando, desculpe não por não ter sanado suas dúvidas, acredito que minha abordagem não foi didática o suficiente. assim que ajustarmos o im do motor md em questão irei pormenorizar tudo com a maior cautela possível, afim de melhorar este post ok?
-
vai interferir sim, mas não na busca pelo melhor preenchimento do cilindro(maior eficiência volumétrica) e sim na eficiência térmica, pois a luz(distância entre a borda do pistão e o cabeçote vai ser um item a mais no cálculo da taxa de compressão. a luta agora é pela escolha e ajuste pormenorizado de cada peça do cabeçote, pois será ele quem vai determinar o quanto seu motor será eficiente.
-
esta configuração está próxima do ideal, porém o problema será usar o cabeçote de um motor ap em um bloco de um md, pois se não estou enganado terá que fazer modificações nos dutos de óleo. não sei ao certo todos os pormenores. agora se for usar um cabeçote md o ideal seria usar um comando com as especificações do 49g e as válvulas de 38 mm para que o fluxo esteja próximo do im que a gente calculou.
-
ficaria perfeito. no caso, você terá duas opções: usar válvulas 36 mm ou manter as de 38 mm e usar 2 ângulos nas válvulas(vai ter que achar um cara bom em uma tornearia ou uma retífica muito especializada)
-
acredito que aí há apenas um inconveniente: o diagrama de distribuição do comando de válvula do 49g é diferente do diagrama do comando do md.